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Fortaleza: Manifestações em garagens e paralisações no segundo dia de greve

quarta-feira, 9 de junho de 2010


A população continua sofrendo com a greve dos trabalhadores rodoviários de Fortaleza. Nesta quarta-feira (09), segundo dia de paralisação da categoria, a situação está ainda pior do que nesta terça (08). Motoristas, cobradores e fiscais estão realizando manifestações em garangens de ônibus.
A categoria chegou a parar os veículos da empresa São José, na Parangaba, e em outra sede, na avenida Rogaciano Leite. Os grevistas também realizaram paralisações na empresa Timbira, na avenida José Bastos; e na empresa Dragão do Mar.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários, os próprios funcionários aceitaram essa paralisação. De acordo com a categoria, eles não estão deixando de cumprir a ordem do Tribunal Reginal do Trabalho (TRT-CE) de manter a frota em 70% em horários de pico e de 50% nos demais horários.
Só no terminal da Parangaba, são transportadas mais de 200 mil pessoas entre as 52 linhas disponíveis, diariamente. O cenário que se vê, nesta quarta-feira (09), são longas filas, atrasos e a população revoltada.

Fonte: Diário do Nordeste
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Recife: Campanha orienta passageiros sobre como usar o transporte público corretamente


Com a intenção de orientar os usuários de ônibus para usufruir melhor do serviço, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) está realizando durante esta semana várias ações com ajuda de arte-educadores. A campanha conta ainda com cartazes e publicidade nos abrigos.
A ação pretende conscientizar os usuários do transporte público quanto à forma correta de pedir parada, como deve ser o embarque e desembarque e a determinação de não pedir para subir ou descer do ônibus fora da parada.
Antes das ações voltadas para os usuários, a campanha foi realizada com motoristas e cobradores. A campanha interna orientou sobre os 10 passos para o sucesso incentivando os profissionais a se tornarem o “Rei das Paradas”. A proposta é que os motoristas e cobradores estejam atentos e cumprindo as orientações contidas no material como reduzir a velocidade do veículo ao se aproximar de uma parada, evitar fila dupla, usar a faixa da direita e observar se o embarque ou desembarque foi totalmente concluído antes de dar partida no ônibus.
Programação - Hoje, a campanha vai estar, das 17h às 21h, na Praça do Derby, na altura do banco Bradesco. Amanhã, das 7h às 11h, os arte-educadores orientam os usuários que passarem em frente ao viaduto e ao Hospital Barão de Lucena. À tarde, entre às 17h e 21h, é a vez de levarem a ação às proximidades do Parque de Exposições do Cordeiro, em frente à Celpe e ao banco do Brasil. Na quinta-feira (10), os arte-educadores estarão das 12h às 16h, na Avenida Cruz Cabugá (em frente ao Shopping Tacaruna e em frente à Igreja Universal) e na sexta-feira (11), das 17h às 21h, a campanha será realizada novamente na Praça do Derby.

Fonte: Diário de Pernambuco
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DF: 1 milhão de usuários podem ser afetados pela greve dos rodoviários


O sindicato dos rodoviários confirmou a previsão de uma greve geral para a próxima segunda-feira (14). Dentre as reivindicações estão um aumento salarial de 20% e a renovação do contrato coletivo, garantia de vários benefícios à categoria.

O presidente do sindicato dos rodoviários, João Osório da Silva, encaminhou um ofício ao representante dos empresários para a definição da quantidade mínima de funcionamento dos ônibus. De acordo com João Osório, o sindicato aguarda a confirmação de uma reunião para o final desta semana.

A greve será iniciada as 00hrs da segunda-feira, quando todos os ônibus serão estacionados nas garagens das empresas. A estimativa é que a paralisação afete aproximadamente um milhão de usuários, diariamente.

Fonte: Clicabrasília
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Recife: Prova de fogo chamada Agamenon Magalhães


Entre os grandes desafios de dirigir no Recife está a Avenida Agamenon Magalhães. Alguns motoristas dizem que se alguém for capaz de cruzar a avenida, em hora de rush, merece uma condecoração. Tanto pelo exercício de dirigir defensivamente - pois os cruzamentos da via com outras ruas e avenidas são um teste de atenção -, quanto pela lentidão do trânsito. Nos horários de pico, as velocidades médias são de 20,6 km/h (manhã) e de 16,3 km/ (noite).

"Essa Agamenon é uma prova de fogo", acredita o auxiliar administrativo Ubirajara Silva, 50 anos. Ele passa pela prova pelo menos cinco vezes por semana, quando se desloca de Rio Doce, bairro de Olinda, com destino à Zona Sul do Recife. E no sentido contrário. Experiência em dirigir na avenida Ubirajara tem. Mesmo assim, o auxiliar administrativo evita trafegar na via em horários de maior movimento ou assumir compromissos em diferentes pontos da avenida. "Procuro andar somente o que é indispensável", revela.

O caminho de Ubirajara ao trabalho coincide com parte do corredor PE-15/Ponte Paulo Guerra, analisado pela reportagem do Diario. No percurso, ele se depara com a Avenida Pan-Nordestina, onde o tráfego costuma fluir bem. A maior parte do melhor trecho do corredor para se dirigir, entretanto, fica de fora do roteiro de Ubirajara. É o de pistas triplicadas, que possui vias exclusivas para ônibus e outras destinadas aos demais veículos. Uma viagem por aí tem ares de passeio se comparada com o desafio imposto pelo girador do Complexo de Salgadinho, em Olinda, e a Agamenon Magalhães.

Do início da PE-15 ao Shopping Tacaruna, de manhã, podem ser feitas viagens a uma média de 30,6 km/h. Mesmo à noite, com o tráfego intenso, o percurso no sentido contrário ficou em 28,7 km/h. Lembre-se das "broncas" matinais do trânsito nos Bultrins, em Olinda, e das noturnas no semáforo ao lado terminal do Sistema Estrutural Integrado (SEI) da rodovia. O semáforo controla o acesso a Rio Doce e Jardim Atlântico. Superada a demora, argumenta o secretário de Transporte de Paulista Sérgio PinhoAlves, o que se vê é o exemplo de primeiro mundo. E que seja implantado em outros lugares da Região Metropolitana.


Fonte: Diário de Pernambuco
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Frota de Campinas roda com biodiesel 5%


As empresas VB Transportes e Turismo, Itajaí Transportes Coletivos, Onicamp Transporte Coletivo, Expresso Campibus e Coletivos Padova, concessionárias do transporte coletivo urbano de Campinas, adotaram recentemente o uso de combustível composto por 5% de biodiesel (B5) em todos os 931 ônibus que compõe a frota da cidade.
A principal vantagem da utilização deste combustível é a redução de mais de 20% na emissão de poluentes quando comparado ao diesel comum. No entanto, o biodiesel tem custo médio de R$ 1,75/litro, cerca de 8% mais caro que o comum. Além disso, a utilização do biocombustível exige manutenção mais frequente. Os filtros utilizados no motor, que tinham vida útil de 30 mil quilômetros rodados, por exemplo, duram no máximo 10 mil com o biodiesel. Isto se deve ao elevado nível de gordura animal presente no combustível (14%).

Campinas foi a cidade pioneira no Brasil a adotar o biodiesel em toda a frota de ônibus convencional (mais detalhes, abaixo). As experiências com esse combustível renovável começaram em 2005 com a antiga permissionária Empresa Bortolotto Viação Ltda. (EBVL). Em setembro de 2007, todos os veículos que compõem as frotas das concessionárias passaram a utilizar o biodiesel 2% (B2). Em setembro de 2009, os ônibus já utilizavam o B4, ou seja, combustível com 4% de biodiesel e, agora, estão utilizando o B5.
O biodiesel é um biocombustível derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão ou, conforme regulamento, para geração de outro tipo de energia que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil (lei 11.097, de 13 de janeiro de 2005).
Ele pode ser produzido a partir de plantas oleaginosas como a mamona, o dendê, o algodão, a soja e o girassol, ou ainda de gordura animal. Em Campinas é utilizado o biodiesel derivado da mamona. Misturado ao diesel convencional (derivado de petróleo), o biodiesel apresenta muitas vantagens ambientais, entre elas a diminuição das emissões de gás carbônico (CO2), a ausência de enxofre e a menor geração de partículas poluentes formadoras de fumaça negra.
Uma tonelada de biodiesel evita a emissão de 2,5 toneladas de CO2 para a atmosfera. No caso de Campinas, por exemplo, o uso do biodiesel contribui para que 100 toneladas de gás carbônico deixem de ser lançadas na atmosfera todos os meses.
O programa brasileiro para a produção e uso do biodiesel foi aprovado em 2004. A lei 11.097 estabelece metas e prazos para introdução desse novo combustível na matriz energética do Brasil. E, desde 2005, a adição de 2% de biodiesel no diesel foi autorizada pelo Governo Federal e a meta brasileira é que em 2013 a mistura passe para 5%, percentual que já é utilizado em Campinas.

Fonte: Transurc
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Audiência discute segurança do transporte coletivo de Teresina


Acontece nesta quarta-feira (9), a audiência pública, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Piauí, que discutirá o transporte coletivo de Teresina e da chamada 'grande Teresina'. A audiência foi pedida pela deputada Flora Izabel (PT).

De acordo com a deputada, a audiência tem como objetivo analisar, debater e avaliar as condições de funcionamento do Sistema de Transporte de Teresina e da Grande Teresina. "É importante debate sobre a questão da segurança das ruas e das estradas, das condições físicas dos ônibus, das condições de trabalho dos condutores, do cumprimento dos horários", afirmou a deputada Flora Izabel.

Deverão participar das discussões, representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Teresina, Secretaria de Transportes do Estado, prefeitos dos municípios que englobam a 'grande Teresina' e do Ministério Público Estadual.

A deputada teve também aprovado requerimento solicitando que seja enviado expediente ao prefeito Elmano Ferrer, ao presidente do Sindicato dos Empresários de Transporte Urbano de Teresina (SETUT), solicitando uma série de informações sobre a veiculação de peças publicitárias nos ônibus que circulam na capital.

Fonte: TV Canal 13
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