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Rio de Janeiro: Greve de ônibus vai prejudicar cerca de 3,5 Milhões de Passageiros

sábado, 22 de maio de 2010


O Sindicato dos Rodoviários ratificou, ontem à tarde, a decisão da categoria de entrar em greve por tempo indeterminado, a partir da zero hora de segunda-feira, no Rio de Janeiro. A primeira reação dos empresários foi chamar a polícia.

O presidente do Rio Ônibus, Lélis Teixeira, requisitou apoio da Secretaria de Segurança Pública contra os piqueteiros, para garantir o trabalho dos motoristas que não aderirem à paralisação e a saída dos veículos das garagens.

Os empresários também decidiram ir à Justiça contra o sindicato para que a greve seja decretada ilegal. O Rio Ônibus reclama do descumprimento do acordo coletivo firmado em março, pelo qual os rodoviários da capital receberam aumento salarial de 5% e seus colegas das outras cidades da Região Metropolitana ganharam 7%. Com isso, os salários foram equiparados, criando-se um piso regional.

Agora, a categoria reivindica reajuste de 15%, além de vale-refeição de R$ 150, auxílio para compra de uniforme e o fim da dupla função de motoristas que atuam como cobradores. Ao todo, há 40 mil profissionais na capital.

Metrô, trens e barcas são opção

A cidade tem uma frota de 6.800 ônibus, que transportam 3,4 milhões de passageiros por dia. Para amenizar os transtornos para a população, a Secretaria estadual de Transportes solicitou à SuperVia, à Barcas S/A e ao Metrô Rio o reforço de suas frotas, para dar opção a quem não puder ir para o trabalho de ônibus.

— A greve será por tempo indeterminado. Nem se pode dizer que os empresários fizeram uma contraproposta, de tão ridícula que era. Eles ofereceram um aumento no valor do tíquete-alimentação, de R$ 63 para R$ 70 — disse o diretor financeiro do sindicato, Samuel Freire de Souza.

Pressão de opositores
Em nota, o presidente do Rio Ônibus, Lélis Teixeira, reclamou que o acordo coletivo com os empregados foi homologado na Delegacia Regional do Trabalho. Quanto à requisição da polícia, Teixeira pediu para que “aja com o máximo rigor contra aqueles que estiverem de alguma forma prejudicando o bom andamento dos serviços prestados”.

A greve foi provocada por duas paralisações promovidas em abril por opositores do sindicato. O grupo criou outro sindicato, o Sintraturb, considerado ilegal pelo Ministério do Trabalho.


Fonte: Extra online
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Série Transporte pelo Mundo Chega a Washington



É fácil viajar em torno da área de Washington, DC utilizando os transportes públicos. Desde Washington, DC é freqüentemente o tráfego congestionado e o estacionamento é caro, tendo em transporte público pode ser uma forma conveniente para se locomover. Esportes, entretenimento, lojas, museus e atracções turísticas são acessíveis através dos transportes públicos. Pendulares para o trabalho de metrô, trem ou ônibus pode ser menos estressante e mais conveniente do que dirigir um carro a algumas áreas na região. Aqui está um guia para Washington, DC sistemas públicos de transporte.
O Washington Metropolitan Area Transit Authority (WMATA) fornece ônibus e serviço de transporte ferroviário em Washington, DC e Maryland e Virginia subúrbios. Metrobus funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana com cerca de 1.500 ônibus. Os intervalos de manutenção variam de acordo com a hora do dia e por semana / fim de semana para atender a demanda. Para Metrobus são designados com vermelho, branco, azul e sinais eo número de rota e destino são exibidos acima do pára-brisa e do lado de embarque do ônibus.


Metrobus Acessibilidade

Todos os ônibus da frota da Metro são acessíveis para pessoas com deficiência. Eles têm uma rampa de piso rebaixado ou elevador, equipado para torná-lo mais fácil de entrar e sair. As rampas dos ônibus de piso rebaixado pode ser operada manualmente, se o sistema hidráulico não. Lugares reservados para deficientes e de idosos está localizado nos bancos atrás do motorista do ônibus. Duas áreas de fixação da cadeira de rodas estão localizados perto da frente de cada ônibus e incluem baixos gravata e cinto de segurança subabdominal.
Washington, DC é uma das cidades mais acessíveis com deficiência no mundo. Este guia fornece informações sobre o transporte, estacionamento, acesso para as atrações populares, patinete e aluguel de cadeira de rodas, e muito mais.
O metrô de Washington é o sistema de metrô regional, oferecendo transporte limpo, seguro e confiável em todo o Washington, DC área metropolitana com cinco linhas de código de cores que se cruzam em vários pontos, tornando possível para os passageiros que trocar de trem e viajar para qualquer lugar no sistema.
Dizer que o tráfego é muito congestionado, em Washington, DC é um eufemismo. Para se locomover pela cidade, você deve ter paciência e um bom senso de direção. Estacionamento na rua é difícil de encontrar e mais garagens cobrar US $ 5 por hora ou US $ 20 por dia, equivalente a R$ 35 reais.
Para o recém-chegado, encontrar o caminho de volta pode ser muito confuso. A cidade é dividida em quadrantes, Nordeste (NE), Noroeste (NW), Sudeste (SE) e Sudoeste (SW). Estas seções da cidade se reúnem em torno do Capitólio E.U., que marca o centro da cidade. Endereços em Washington, DC incluem uma direção, que lhe diz que quadrante da cidade, o endereço é localizado dentro Você precisa ter cuidado porque o nome da mesma rua e número podem existir em, por exemplo, NE, bem como NW.
Você deve ter certeza de olhar para um mapa e planeje sua rota antes de aventurar-se a um novo local. Os semáforos da cidade estão nas laterais das estradas, em vez de cabeça. Tenha cuidado com os círculos de tráfego em toda a cidade. Você pode facilmente acabar no caminho errado, especialmente à noite quando os sinais podem ser difíceis de ler.
Washington, DC tem um sistema de ônibus para chegar ao redor do National Mall. DC Circulador Ônibus fornecer uma maneira barata de se locomover mais populares atrações da cidade. Os ônibus correm a cada 5 a 10 minutos e custam US $ 1 por viagem.
Metrô


A melhor maneira de obter toda a cidade e os subúrbios de Maryland e Virginia é por metro. O Washington Metropolitan Transit Authority é relativamente limpa e segura. Para encontrar as estações de metro, olhar para as colunas de alto marrom com o grande "M."

Metrô abre às 05h30 durante a semana e fins de semana 07:00. Ele fecha à meia-noite de domingo a quinta-feira. Na sexta-feira e sábado à noite, ele permanece aberto até 03:00 tarifas variam de preço de R $ 1,35 a $ 4,25 por base a distância da viagem. A menos que você quiser transportar os lotes de mudança, a certeza de ter abundância de US $ 1 contas para comprar seus bilhetes. As máquinas de bilhetes dará a você mudar para 5, 10 ou 20 notas de dólar, mas apenas nos bairros. As transferências são livres dentro do Metro.

cinco Metrorail diferentes linhas que passam em torno de Washington, Maryland e Virginia. Planeie a sua rota e certifique-se de perceber se é necessário alterar as linhas para chegar ao seu destino.
Uma vez que algumas áreas da cidade são uma longa caminhada das estações de Metro, autocarros e Circulador DC não correr toda a cidade, pode ser mais fácil chegar a alguns lugares por Metrobus. As paragens de ônibus tem o vermelho, branco e azul ou sinais de bandeiras. Quando o ônibus se aproxima da parada, olhar para o número de rota e destino exibido acima do pára-brisa. As tarifas variam de $ 1.25 a $ 3.10.

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Greve preocupa usuários do transporte coletivo de Marília


A greve anunciada pelos motoristas e cobradores da Circular, que inicia na segunda-feira, já preocupa a população que depende do transporte público para trabalhar. Mais de 43 mil pessoas utilizam diariamente o serviço. Apenas 35% dos 114 ônibus devem fazer as 51 linhas que cobrem a cidade. Zona sul, onde está a maioria das linhas, deve ser a mais prejudicada.
De acordo com a assessoria de imprensa da Circular, o esquema de transporte, vai depender de quantos funcionários não vão aderir à greve. Segundo o sindicato dos Motoristas, 50% dos 400 empregados vão participar.
A atendente Jociele Aparecida, 25 anos, moradora do bairro Fernando Mauro, necessita do transporte público diariamente para ir e voltar de seu trabalho, no centro. Ela ainda não sabe como fará nos dias de greve.
“Estou pensando em pegar mototaxi, porém não sei se terei condições de pagar e a pé é muito longe, levaria pelo menos uma hora e meia”, informa. Apesar da dificuldade que espera enfrentar, Juciele, está a favor da categoria. “A população será prejudicada, mas eles estão lutando por seus direitos”, destaca.
A moradora do bairro Santa Antonieta, Benedita Oliveira, 44, também pretende utilizar o mototaxi para ir trabalhar, mas não está irritada com o sacrifício que terá que fazer por reconhecer os baixos salários dos funcionários.
“A população que pagará o pato, porém se eu estivesse entre os funcionários da Circular, seria a primeira a levantar a bandeira”, ressalta.

Fonte: Jornal Diário
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Rio Ônibus vai entrar na Justiça contra greve dos rodoviários


Em nota divulgada pelo Rio Ônibus, o presidente Lélis Teixeira considera injustificada e ilegal a greve dos rodoviários marcada para segunda-feira. Ele argumenta que acordo coletivo entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores acabou de ser assinado.

O Rio Ônibus informou ainda que solicitou apoio à secretaria de Segurança na segunda-feira e que vai entrar na Justiça para que a greve seja decretada ilegal.

O Sindicato dos Rodoviários entrará em greve a partir da 0h da próxima segunda-feira. A informação foi dada pelo blog Casos de Cidade. A paralisação, que poderá prejudicar 3,4 milhões de pessoas, acontece dois meses após o sindicato firmar um acordo coletivo, com aumento de 5% na capital e de 7% no Grande Rio.

Entre as principais reivindicações, estão reajuste salarial de 15% e o fim da dupla função para motoristas que fazem as vezes de trocador. O Rio Ônibus, que representa as empresas de viação, ainda não se manifestou sobre a nova greve.

A assembleia desta sexta foi provocada por opositores que tentam criar outro sindicato. O mesmo grupo paralisou 11 empresas no dia 12 de abril, num movimento considerado ilegal pela Justiça do Trabalho e que deixou 120 mil passageiros a pé.- Daquela vez, faltou muita gente à assembleia e começaram a parar empresa por empresa, através desse sindicato fajuto.

Além disso, sempre ganhamos mais do que os colegas da Baixada e tem patrão que não paga hora extra e nem cumpre o acordo coletivo. A categoria se revoltou - diz o presidente do sindicato, Antônio Onil da Cunha, o Branco.

No próximo dia 9, a prefeitura promete divulgar o edital de licitação das linhas de ônibus, mas o Tribunal de Justiça deve publicar na próxima segunda uma decisão da 12ª Câmara Cível condicionando-a à indenização das empresas que perderem suas permissões. A Procuradoria-Geral do Município só se pronunciará após ser notificada, mas o prefeito Eduardo Paes já disse ser contra.

Fonte: O Globo
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Recife: Seis linhas de ônibus têm seus itinerários alterados na Avenida Bernardo Vieira de Melo


O Grande Recife Consórcio de Transporte irá modificar, a partir de amanhã (22/05), o itinerário de seis linhas que trafegam pela Avenida Bernardo Vieira de Melo. Com a alteração, as linhas passarão a trafegar pelas Avenidas Presidente Castelo Branco e Presidente Kennedy.

A mudança acontecerá em virtude da alteração do plano de circulação do trânsito feito pela Prefeitura de Jaboatão. As linhas 020-Candeias/Dois Irmãos, 070-Candeias/Joana Bezerra, 071-Candeias, 072-Candeias (Complementar), 910-Piedade/Rio Doce (Via Barra de Jangada) e 060-Conjunto Catamarã, que trafegam no sentido subúrbio/cidade não trafegarão mais pela Avenida Bernardo Vieira de Melo no trecho entre as ruas Capitão Médico Osias Ribeiro e Aniceto Varejão.

Com a mudança, essas linhas irão trafegar pela Avenida Ulisses Montarroyos, Rua Capitão Médico Osias Ribeiro, Avenida Presidente Castelo Branco, Avenida Presidente Kennedy, Rua Aniceto Varejão, Avenida Bernardo Vieira de Melo. Os usuários estão sendo informados da mudança por meio de cartazes informativos afixados nas linhas envolvidas e também cartazes nas paradas dessas linhas.

Os novos pontos de paradas no sentido subúrbio/cidade seguem abaixo:

Parada 1 - Av. Pres. Castelo Branco, (Candeias), em frente ao Nº7675.
Parada 2 - Av. Pres. Castelo Branco, (Candeias), ao lado do Nº6565, junto ao Aconchego da Magna.
Parada 3 - Av. Pres. Castelo Branco, (Candeias), em frente ao Restaurante do Bambam, junto o poste de concreto S/Nº.
Parada 4 - Av. Pres. Castelo Branco, (Candeias), em frente à Banca do Felipe, ao lado da Autofap.
Parada 5 - Av. Pres. Castelo Branco, (Candeias), em frente ao Nº5467, ao lado da Galeria Spazzio Samarino.
Parada 6 - Av. Pres. Castelo Branco, (Candeias), na lateral do Nº105/ Edifício Salomão.
Parada 7 - Av. Pres. Castelo Branco, (Candeias), em frente à Loteria Monte Carlo, ao lado da Panificadora Dona Rosa.
Parada 8 - Av. Pres. Castelo Branco, (Candeias), ao lado do Nº4813/MP Mundial Autopeças.
Parada 9 - Av. Pres. Castelo Branco, (Candeias), lado oposto ao Nº4334/Edf. Bertioga, a 2 metros da casa vizinha.
Parada 10 - Av. Pres. Castelo Branco, (Candeias), ao lado do Nº4321, próximo ao Cerpe.
Fonte: CGRT
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DF: Estudantes continuam sem o Passe Livre

Sem o repasse dos R$ 6 milhões os postos da Fácil ficaram vazios nesta sexta-feira, dia 21. Nenhuma recarga será feita até que a verba seja liberada. A previsão mais otimista é de que isso aconteça só na próxima terça-feira (25).
Os deputados não votaram o projeto que transfere o crédito da Secretaria de Obras para a de Transportes. "Essa questão do Passe Livre vai dar cadeia. Porque o que estão fazendo nesta cidade, o dinheiro está sumindo pelo ralo da incompetência e provavelmente da corrupção. Isso vai dar cadeia”, afirma o deputado Paulo Tadeu, líder do PT.
O governo tentou garantir a colocação dos créditos antes da transferência do dinheiro, mas o decreto infringe a lei que determina primeiro o repasse dos recursos. Desde o início do Passe Livre foram liberados mais de R$ 23 milhões. Em fevereiro, R$ 7 milhões para pagar as passagens dos estudantes. Em março, 8,2 milhões e em abril, mais R$ 8 milhões.
Durante a audiência pública sobre mudanças na lei, Wagner Canhedo, dono de empresa de ônibus e da Fácil, disse que o recurso é insuficiente para arcar com o Passe Livre. “Foi aprovado nesta Casa uma despesa de R$ 19,5 milhões, por mês, para atender 150 mil estudantes mês. E qualquer um que souber fazer conta vai chegar a essa conclusão”, enfatiza o empresário do transporte. Esse valor não está especificado no projeto, apenas a quantidade máxima de passagens por mês: 54.
O que a lei determina é a apresentação pela Fácil de um demonstrativo mensal da utilização dos créditos, por cada estudante beneficiado. De abril para maio, o cadastro dos estudantes aumentou 30%. Wagner Canhedo disse durante a audiência pública que faz o relatório quinzenalmente.
Mas, de acordo com o governo, até hoje não foi feita nenhuma prestação de contas detalhada ao DFTrans. E a Corregedoria tem tido dificuldade, inclusive, em ter acesso ao banco de dados da Fácil para fazer a auditoria na empresa. Canhedo disse que apresentaria os números ainda hoje à Câmara Legislativa.
Fonte: DFTV
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