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Letreiros de ônibus serão padronizados em todo o país

segunda-feira, 17 de maio de 2010


Os letreiros dos ônibus serão padronizados em todo o Brasil. Os novos modelos foram definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Inmetro. A fiscalização deve começar em julho. Estão obrigados a seguir as regras os ônibus fabricados a partir de 2002.

Para pegar ônibus, em Goiânia, muitas vezes os passageiros precisam decifrar o destino. “O ônibus chega no ponto e não consigo entender bem o número. Ele pisca muito rápido, não dá para ler direito”, reclama a aposentada Junias da Silva Alves.

Em Porto Alegre, os letreiros estão desbotados, com informações em duas cores e com letras diferentes. A confusão se repete em Belo Horizonte. Nos painéis, aparecem abreviações e itinerários escritos em diversas cores. “É importante ajustar o tamanho de letra com o que cabe no letreiro, estabelecer algum tipo de padrão. Quando o destino tem o nome maior, diminui o tamanho e também a largura de cada letra, comprometendo a visibilidade”, disse a oftalmologista Márcia Guimarães.
De acordo com as novas normas, as letras terão que medir 15 centímetros de altura, o que deve permitir ao passageiro enxergar o destino do ônibus a pelo menos 50 metros de distância _o que significa mais ou menos meio quarteirão. Também foram definidas cores para os letreiros. “Para os letreiros de pano, as informações, os caracteres têm de estar na cor verde limão ou amarelo-limão, no fundo preto. Já os letreiros eletrônicos precisam ter os caracteres na cor amarelo âmbar ou branco”, afirma o supervisor de inspeção veicular da BHtrans, Rodrigo Pimenta.



Fonte: G1
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Rodoviários discutem amanhã fim de greve em Belém


A audiência de tentativa de conciliação entre trabalhadores e patrões das empresas de ônibus de Ananindeua e Marituba será para manhã (18), às 10h, pelo juiz da 4ª Vara do Trabalho de Ananindeua, Fernando Lobato Júnior.

O juiz recebeu o processo nesta segunda-feira (16), encaminhado pela presidente em exercício do Tribunal Regional do Trabalho (TRT8), desembargadora Rosita Sidrim Nassar, que considerou que, como o dissídio e a greve acontecem em Ananindeua e Marituba, deve ficar sob jurisdição da 4ª Vara Trabalhista.

Caso não haja acordo, o processo retornará ao Tribunal e será distribuído para dois desembargadores, um relator e outro revisor, integrantes da Seção Especializada I, responsável por julgar casos de greve.

Na manhã de sexta-feira (14), a Federação das Empresas de Transportes Rodoviários da Região Norte (Fetranorte) entrou com pedido de dissídio coletivo junto ao TRT 8ª (PA/AP).

O processo foi autuado e distribuído à presidência do Tribunal para marcar a audiência de tentativa de conciliação entre trabalhadores e patrões das empresas de ônibus de Ananindeua e Marituba. (AL)

Fonte: Portalamazonia
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Cinco ônibus são depredados durante paralisação dos rodoviários em São Luís


Os motoristas, cobradores e fiscais de ônibus iniciaram uma paralisação nesta segunda-feira em São Luís. Cinco coletivos que faziam a linha Maiobão foram depredados nesta manhã. Por conta da greve, muitos usuários recorreram ao transporte alternativo para chegar ao trabalho.
Alguns coletivos das empresas Gonçalves, Primor, Maranhense, Taguatur Brasileiro e Menino Jesus Praga ainda tentaram circular pela ruas e avenidas da cidade, mas logo retornaram às garagens no início da manhã. Segundo determinação da Justiça do Trabalho, pelo menos 60% da frota de ônibus deveria estar nas ruas.
O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Dorival Silva, disse, em entrevista à rádio Mirante AM, que os ônibus não saíram das garagens por determinação dos empresários temendo quebra-quebra.
Representantes dos rodoviários e das empresas de transporte coletivo estão reunidos no Tribunal Regional do Trabalho(TRT), no bairro da Areinha. No fim da manhã desta segunda-feira, o TRT notificou os dois sindicatos para comparecerem à sede do tribunal para que se tente chegar a um acordo entre as partes. Segundo a Assessoria de Comunicação do TRT, a audiência de conciliação desta tarde é comandada pelo desembargador Américo Bedê Freire.

Fonte: O Globo
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Recife: Ponto de parada de quatro linhas é alterado no Terminal do Cais de Santa Rita


Em virtude de ajustes operacionais, o Grande Recife Consórcio de Transporte modificou, desde o início da operação de hoje (17/05), o ponto de embarque e desembarque de quatro linhas de ônibus que transitam diariamente no Terminal do Cais de Santa Rita.

As quatro linhas envolvidas na alteração fazem parte do grupo de 24 linhas que tiveram o seu ponto de parada modificados em decorrência da interdição parcial as plataformas A, B e C do Terminal do Cais de Santa Rita, no ultimo sábado (15/05).

As linhas envolvidas na mudança são 621-Alto Treze de Maio, 181-Cabo (Coahb), 183-Ponte dos Carvalhos e 185-Cabo.

O novo ponto de embarque e desembarque dessas linhas segue na lista abaixo. As dúvidas podem ser esclarecidas através da Central de Atendimento ao Cliente do Grande Recife pelo telefone 0800 081 01 58.

Linhas que tiveram o seu ponto de parada modificado:

621-Alto Treze de Maio
Alteração de itinerário Sentido: Subúrbio/Cidade ...Av. Martins de Barros, Cais de Santa Rita, Terminal do Cais de Santa Rita (Parada provisória – Plataforma C5), Av. Martins de Barros...

181-Cabo (COHAB)
183-Ponte dos Carvalhos
185-Cabo Alteração de itinerário:
Sentido: Cidade/Subúrbio ...Av. Martins de Barros, Cais de Santa Rita, Rua entre o armazém e o pátio da feira (Parada provisória 05- Abrigo de concreto existente ao lado da feira), Cais de Santa Rita, Travessa do Forte...

Fonte: CGRT
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Metrô em Curitiba provoca polêmica


A chegada do metrô a Curitiba está provocando discussões sobre o futuro do sistema de transporte urbano da capital paranaense, considerado exemplar e imitado em mais de 80 países.

Para alguns urbanistas, a implantação do transporte subterrâneo na capital paranaense é bem-vinda como um complemento para o sistema de transporte adotado no município, batizado de Bus Rapid Transport (BRT), que já exibe sinais de estrangulamento por conta do próprio crescimento da cidade. Para outros, entre eles o ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, que introduziu o BRT na cidade nos anos 70, o sistema de transporte por superfície necessita apenas de ajustes, dispensando-se a necessidade da introdução do metrô, um meio de transporte cuja implantação é considerada cara.

O metrô de Curitiba terá 22 quilômetros de extensão, repartidos entre 21 estações, ligando os terminais de ônibus de CIC Sul, na Zona Sul da cidade, e Santa Cândida, na zona Norte. O metrô atenderá a Zona Sul de Curitiba, a região da cidade que mais cresce, diz o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Cléver de Almeida.

Sua construção demandará investimentos de R$ 3,5 bilhões. A primeira fase, que abrangerá 13 quilômetros entre CIC Sul e a praça Eufrásio Correia, no centro da cidade, terá um custo de R$ 2 bilhões e deverá estar concluída no inicio de 2014, antes, portanto, do início da Copa do Brasil, que terá Curitiba como uma das cidades-sede.

Segundo ele, algumas características do projeto do metrô serviram para reduzir o seu custo. O presidente do Ippuc diz que 8 quilômetros do metrô serão construídos a uma profundidade mais baixa, com redução dos custos das suas obras. Além disso, o metrô será construído seguindo o traçado da Linha Verde, outro projeto de entroncamento de transporte por ônibus que está sendo implantado, que resultará em redução dos valores de desapropriações.

Precisamos fugir desse falso dilema da mobilidade urbana dividida entre o automóvel e o metrô, diz Lerner. A cidade não se viabiliza somente com o automóvel e não pode ficar aguardando o metrô, que às vezes não vem. Ele acrescenta que frequentemente, quando se pensa em metrô, se imagina que ele estará ali, na porta de casa, destacando que a construção de linhas do transporte subterrâneo exige vultosos investimentos.

Em artigo publicado na imprensa paranaense, Lerner afirmou que são transportados diariamente 2,3 milhões de passageiros no sistema de transporte em superfície, mais ou menos o mesmo que o metrô de São Paulo, ou o metrô e o trem de subúrbio do Rio de Janeiro, juntos.

Lerner defende a continuidade e aprimoramento do sistema.. Ele abriu um caminho para Curitiba. Temos pela frente um longo caminho no que se refere ao aperfeiçoamento desse sistema, diz. Confrontado com as críticas de que o sistema de transporte por ônibus articulados que trafegam em canaletas exclusivas apresenta pontos de estrangulamento, Lerner defende a retomada da eficiência com sincronia dos semáforos para que os ônibus parem o mínimo possível.

Tem de se manter uma frequência de passagem dos ônibus nas estações-tubo de no máximo 30 segundos.

Fonte: Intelog
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Salvador: Ônibus na Estação Pirajá só saem lotados


Uma garfada na comida, abotoar uma blusa, abrir o carro, comer um brigadeiro, beber um copo d'água e até ler esta frase. Muito se faz em 15 segundos. Mas, na Estação Pirajá, este é o tempo para que um ônibus fique completamente lotado, com mais de 100 passageiros. Como? Eles entram pelas portas, pela janela e saem pendurados nos carros.
A dica dos passageiros: tem que ter disposição! São 5h e o pintor Júlio César de Araújo está na fila para entrar no ônibus, mas sabe que precisa se preparar para correr. O ônibus para na plataforma e, 15 segundos depois, está lotado. Até o trabalho, numa oficina em Ondina, o desconforto é enorme. Afinal, ele divide espaço com pelo menos mais 100 passageiros, que invadem o carro por portas e janelas. Como ele consegue?
“Rezando. Muitas vezes, chego atrasado no trabalho e o patrão não gosta. Ele não quer saber o motivo do atraso. Sabe apenas que não cheguei no horário e a lenha desce. É um sacrifício diário”, conta.
Júlio é um dos 120 mil passageiros que utilizam o terminal de transbordo — por ser uma estação, não há cobrança de passagem — diariamente e sofre com o descaso e a desorganização. No cenário de guerra, é com socos e pontapés e até mordidas que os usuários lutam por um lugar.

Tem jeito
É por isso que a Estação Pirajá será o ponto de partida para uma mudança nas linhas de ônibus, proposta pelo superintendente de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), Miguel Kertzman. Em entrevista ao CORREIO, ele diz que a ideia, a curto prazo, é que as linhas mais sobrecarregadas ganhem carros extras, retirados das linhas com menos passageiros nos horários de pico. “Vamos fazer uma reprogramação das ordens de serviço em várias linhas. Temos exemplos de linhas que só tem passageiros em determinados horários. Isso faz com que um ônibus vá para a rua sem necessidade”, explica o superintendente.
Além da reordenação das linhas, o controle dos veículos que fazem o transporte coletivo também vai aumentar. “Queremos uma fiscalização online. Com o GPS, podemos saber se o carro está no itinerário certo, usando a faixa correta das vias e, assim, causando menos engarrafamentos e transtornos”.

Rotina
As reclamações vão desde a falta de ônibus e a desordem nas filas, até a agressões e desrespeito ao Estatuto do Idoso. “Há duas semanas, uma senhora, aparentando seus 75 anos, chegou a cair perto da porta do meio, para deficientes, já que os motoristas não abrem a porta da frente nem para os idosos e nem para grávidas”, reclama Júlio César.
Se grávidas e idosos não tem privilégios, mulheres com crianças no colo e portadores de necessidades especiais muito menos. A doméstica Marcela Oliveira dos Santos, 29 anos, tem um bebê de 10 meses. Como não tem com quem deixar a criança, ela leva o filho para o trabalho.
A peregrinação começa às 5h30, quando acorda. Ela precisa chegar no trabalho, na Barra, às 7h. Para ela, se as filas fossem organizadas e o número de ônibus maior, ela teria uma hora e meia a mais no dia para o filho. “E o pior: os motoristas não abrem a porta e os fiscais não ajudam. Hoje, um dos orientadores disse que vai me ajudar porque vocês, repórteres, estão aqui. Caso contrário, eu não teria condições de pegar o ônibus”.
Marcela ensina a estratégia que ele adotou para conseguir entrar nos veículos com o filho. “Fiz amigos. Muitas pessoas que estão na fila hoje, estarão amanhã. Eles me veem com a criança nos braços e acabam abrindo espaço e formando um cordão em minha volta, protegendo meu filho. O que mais me revolta é ter que enfrentar a multidão, enquanto o motorista abre a porta da frente para amigos”.
O cobrador Aloisio Gomes, que trabalha na linha Barra 3, admite que o sistema de transportes falha, mas atribui a maior parcela de culpa aos usuários. 'Entendo que 64,3% dos problemas aqui são causados pela má educação dos passageiros', completa.

Fonte: Correio 24Horas
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