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População protesta contra infraestrutura do transporte em Goiânia (GO)

quarta-feira, 17 de março de 2010

O protesto na manhã desta terça-feira (16), que reuniu centenas de pessoas na pista interna do terminal, impediu o tráfego dos veículos. Motivos da manifestação foram as mudanças nas linhas da cidade, a lotação dos ônibus e a falta de veículos. O diretor responsável pelas frotas admitiu erro quanto às modificações.
Fonte: R7.com
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Paraná: Desafio da licitação do ônibus também no interior


Ponta Grossa - As prefeituras do interior do Paraná enfrentam dois grandes desafios na área do transporte público. Primeiro, para cumprir a lei será necessário que todos os municípios façam, até o fim deste ano, uma licitação para escolher as empresas que gerenciarão o sistema. Maringá e Foz do Iguaçu estão na lista das prefeituras que precisam correr para cumprir o prazo. Em se­­gundo lugar, mesmo para as que já fizeram a concorrência pública, é preciso melhorar os serviços, que ainda têm muitos problemas.
A exigência de licitação vem da Constituição de 1988 e foi reforçada com a Lei Federal 8.987, de 1995. As principais cidades do interior paranaense já se adequaram. Foz e Maringá ainda estão preparando os processos licitatórios. Curitiba só abriu licitação no ano passado, 21 anos depois da promulgação da Constituição. O resultado ainda não foi divulgado.

Melhorou?
Ponta Grossa, Cascavel e Lon­drina estão entre as maiores cidades do interior que avançaram no atendimento à nova regra. A escolha democrática da empresa, no entanto, não representa melhoria para o setor, afirmam especialistas.
A prefeitura de Ponta Grossa realizou licitação em 2003. A empresa Viação Campos Gerais, que já operava o sistema, ganhou o direito de explorar o transporte coletivo até 2013, com possibilidade de renovação automática por mais uma década. Micro-ônibus ainda são usados. A comunidade do Jardim Lagoa Dourada, na periferia, deixa o ponto de ônibus perto de casa para atravessar uma estrada férrea e um rio para tomar o ônibus do Núcleo Rio Verde.

“Todo esse esforço é porque não dá para pegar o Lagoa Dourada. Ele sai lotadíssimo”, comenta o presidente da Associa­ção de Mora­dores, Baraque Ra­­mos. A empresa diz que está re­­novando a frota e a prefeitura afirma que o problema de superlotação no bairro é uma consequência do aumento no número de alunos da rede estadual, que antes usavam o transporte escolar da prefeitura. O serviço atende 2,2 milhões de usuários no município.

Em Cascavel, o movimento diário é de 80 mil passageiros, que desembolsam R$ 2,20 pela tarifa. “O valor poderia ser de R$ 1,50 se não fossem as gratuidades”, afirma o chefe de departamento de transporte da prefeitura, Adão Kaliskievicz Junior. Pelo menos 32 mil pessoas andam de graça nos ônibus por força de lei federal ou municipal. Duas empresas operam o sistema até o ano que vem em Cascavel, quando a prefeitura fará uma nova licitação.
A concessão do transporte coletivo em Londrina segue até 2019, com possibilidade de renovação por mais 15 anos.

Os 3,6 milhões de bilhetes vendidos por mês (dentro de um universo de 4,2 milhões de passageiros, entre isentos e estudantes) alimentam um sistema que custa em torno de R$ 8 milhões mensais. O diretor de transportes e trânsito da prefeitura, Wilson Santos de Jesus, reconhece que o serviço tem deficiências. Apenas 63% dos ônibus são adaptados para deficientes físicos.

Além disso, a frota elevada de carros (260 mil veículos para 500 mil habitantes) combinada às ruas estreitas do centro faz com que o trânsito fique lento nos horários de pico, aumentando o tempo de permanência dos passageiros nos ônibus. “O desafio é melhorar o sistema viário também, com a pintura de faixas exclusivas, a modernização dos semáforos e quem sabe a construção de canaletas”, explica.

Fonte: Gazeta do Povo
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Inmetro vistoria transporte coletivo no Rio Grande do Sul


O Inmetro está realizando vistoria dos cronotacógrafos - instrumentos que registram a velocidade, o tempo e a distância percorrida - instalados no transporte coletivo do Estado. A ação, que segue até novembro, deverá revisar cerca de 8 mil ônibus. No momento, a vistoria acontece nos veículos com final de placa 2.

Em março, serão verificados os ônibus com final de placa 3."O objetivo é garantir que os equipamentos estejam sendo usados de maneira correta", disse o diretor de programas e inovações do Inmetro/RS, Jorge Luiz Seewld. Ele explicou que os cronotacógrafos, de uso obrigatório em ônibus e caminhões, visam reduzir o número de acidentes de trânsito. As revisões começaram em 2008 e na primeira etapa foram vistoriados os veículos de cargas perigosas, como caminhões. "Naquela ocasião, verificamos que os instrumentos necessitavam de ajustes na medição", informou o diretor do Inmetro.

Em todo país são cerca de 60 mil veículos deste porte. Destes, oito mil circulam no Rio Grande do Sul. Os veículos de transporte escolares também estão sendo revisados. A previsão é de que até o início das aulas a verificação esteja concluída. O uso do cronotacógrafo é uma exigência do Código Brasileiro de Trânsito e foi regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito em 1999. "As verificações serão realizadas de dois em dois anos", disse.

O custo da revisão é de R$ 109,20. O diretor presidente da Associação Gaúcha das Pequenas e Médias Empresas transportadoras de passageiros intermunicipais, Ernani Edgar Kahmann, concorda que o uso dos instrumentos ajuda a diminuir em até 30% o índice de acidentes. No Estado, 279 empresas tem concessão do Daer para fazer as linhas intermunicipais.

Todos os instrumentos verificados até agora estão sendo selados pelo Inmetro. O selo garante que os cronotacógrafos foram revisados e estão de acordo com as condições de uso.

Fonte: Intelog

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Expresso SPTrans Indy 300 supera as expectativas e transporta 21 mil torcedores

As linhas de ônibus especiais criadas pela São Paulo Transporte (SPTrans) para transportar os torcedores da São Paulo Indy 300 teve grande aceitação do público e levou um número 76% superior ao projetado.
Por ocasião da organização do serviço, a SPTrans calculou que aproximadamente 12 mil espectadores usariam o Expresso para chegar ao circuito, mas a população atendeu a orientação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e adotou o transporte público. Foram 21.188 usuários nos dois dias.
O Expresso atendeu bem à demanda e não houve filas nem espera.A exemplo de outras operações especiais, como a corrida de Fórmula 1 e os desfiles de Carnaval, a SPTrans mobilizou seus técnicos para coordenar o esquema de transporte para levar o público ao local da prova, no Parque Anhembi.
No total foram 160 profissionais da SPTrans que viabilizaram o transporte em quatro linhas que partiam de locais diferentes: Expo Center Norte, Metrô Palmeiras/Tietê, Metrô Palmeiras/Barra Funda e Aeroporto de Congonhas.A frota da operação especial da Fórmula Indy foi composta por 62 coletivos para a operação especial no Anhembi.
Todos os ônibus são novos e acessíveis, ou seja, com piso baixo para facilitar o acesso dos passageiros, e fora monitorados à distância, por GPS. O atendimento aos passageiros foi feito em sete idiomas. Quem foi para a corrida usando ônibus pode contar com uma alternativa rápida e eficiente para chegar à região do autódromo.
Fonte: SPTrans
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Passageiros enfrentam problemas no Metrô de SP pelo segundo dia consecutivo



Usuários do Metrô de são Paulo enfrentam nesta terça-feira (16), pelo segundo dia consecutivo, problemas no transporte no horário de pico do período da manhã.
Às 7h08, uma falha em um equipamento na estação Sacomã da linha 2-Verde provocou redução de velocidade dos trens entre as estações Sacomã e Alto do Ipiranga. De acordo com a assessoria do Metrô, o problema foi normalizado às 7h28.
Mais tarde às 7h41, uma composição apresentou falha em uma das portas na estação Praça da Árvore da linha 1-Azul, no sentido Tucuruvi. Os passageiros tiveram de ser retirados e o trem voltou a circular. De acordo com a assessoria de imprensa do Metrô, a falha foi normalizada às 7h46.
Na segunda-feira (15), uma composição apresentou problemas em uma das portas na estação Vergueiro, no sentido Jabaquara, por volta das 6h55. Os passageiros tiveram de desembarcar para seguir em outro trem.
Ainda de acordo com a assessoria do metrô, às 7h a situação tinha se normalizado. Todos os problemas ocorreram no horário de pico do Metrô que, segundo a assessoria, no período da manhã é entre 6h e 9h e no período da tarde entre 17h e 20h.

Fonte: R7
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Ônibus circularam normalmente em Belo Horizonte, após suspensão de greve


Os ônibus circularam normalmente pela Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta terça-feira (16), depois da suspensão da greve de motoristas de cobradores. Na segunda-feira (15), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Minas Gerais determinou que a paralisação fosse interrompida.

A diretoria da Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado de Minas (Fettrominas) se reuniu com o desembargador Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello e todos decidiram pelo encerramento da greve até uma nova reunião, prevista para acontecer na manhã desta terça.

O desembargador suspendeu os efeitos da liminar, que impunha sanções aos grevistas e foi concedida na sexta-feira (12) ao sindicato patronal. Segundo o TRT, os rodoviários dos municípios de Betim (MG), Brumadinho (MG), Itaúna (MG) e Sete Lagoas (MG) já chegaram a um acordo.

A BHTrans informou que o atendimento ao transporte coletivo foi realizado com cerca de 55% da capacidade na segunda-feira. De acordo com Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), o sistema operou com quase 90% da capacidade, mesmo com mais de 50 ônibus depredados. Seis pessoas foram presas por crime contra o patrimônio.

Os trabalhadores reivindicam aumento de 37%, redução na jornada de trabalho para seis horas e fim da circulação de ônibus sem cobradores. O reajuste proposto pelas empresas é de 4,36%.

Fonte: G1

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