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Canoas vai ter tarifa única no transporte

quinta-feira, 11 de março de 2010


A partir do dia 14 de março, os usuários do sistema Parada Fácil do transporte coletivo de Canoas poderão pagar tarifa única. Eles terão uma hora e meia para pegar o segundo coletivo, usando-o para qualquer trecho, até mesmo ida e volta.
O anúncio ocorreu durante assinatura do decreto que aumentou a tarifa de ônibus urbanos, na sexta-feira. O valor da passagem, que não era reajustada desde novembro de 2008, subiu de R$ 2,10 para R$ 2,30.

De acordo com o prefeito Jairo Jorge, os aumentos serão periódicos, "para corresponder à expectativa de um serviço adequado". Na ocasião, ficou estabelecido um padrão para o calendário de reajustes, que sempre ocorrerão no mês de outubro, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Jairo Jorge informou ainda que, para chegar a esse valor, a Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade e a empresa concessionária do transporte, a Sogal, realizaram estudo, baseado na realidade e nas peculiaridades da cidade.

Fonte: Intelog
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DF: Fiscalização em ônibus do Entorno mostra os perigos enfrentados por passageiros

Os alvos foram os ônibus que fazem linha para o Entorno. Sete empresas foram vistoriadas e em quase todas sobravam irregularidades. Eram extintores vencidos, limpadores quebrados e catracas soltas. “Esse veículo, por exemplo, foi lacrado porque a luz de ré não funciona, a roleta está folgada e o tampão do assoalho precisa colocar os arrebites”, explica o fiscal José Tadeu. Pneu careca é uma das principais irregularidades.
Outro problema muito comum é a falta de vedação. Sem essa proteção, quem está dentro do ônibus recebe toda a fumaça do motor. “Quando acontece de ter fumaça dentro do ônibus, é dor de cabeça no motorista e fica ruim também para o usuário”, fala o fiscal Raimundo Nonato.
Em um ônibus, a tampa do assoalho estava solta. “Se o veículo passar em um quebra-mola, dependendo do impacto, o tampão pode sair e, se tiver pessoas aqui dentro, pode acontecer um acidente. A pessoa pode até perder a perna. Isso aqui talvez seja até falta de atenção da manutenção. Só colocar quatro parafusos que soluciona o problema”, diz o fiscal Nilson Meirelles.
Nessa quarta-feira (10), foram vistoriados pelo DFTrans cerca de 100 ônibus. “Todos esses ônibus do Entorno que foram lacrados, vão ser enviados para a empresa. A empresa vai ter que sanar todas as irregularidades e mandar de novo para o DFTrans e vai passar por uma nova vistoria. Se tiver arrumado todos os problemas, a gente deslacra. Se não, volta de novo para a garagem”, explica o gerente de fiscalização do DFTrans Pedro Jorge Brasil. Foram lacrados 83 ônibus. A multa varia de R$ 1,2 mil a R$ 5 mil.
Fonte: DFTV
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O governo estadual divulgou ontem projetos para 21 obras nas três principais vias de Cuiabá e Várzea Grande


O governo estadual divulgou ontem projetos para 21 obras nas três principais vias de Cuiabá e Várzea Grande, com vistas à melhoria de infra-estrutura das cidades para a Copa de 2014. São melhorias como viadutos, trincheiras e alargamentos de pistas em vias federais (BRs 364, 163 e 070) que, cortando a Grande Cuiabá, seus trechos e prolongamentos estão nas avenidas Fernando Corrêa da Costa, Miguel Sutil e da FEB. O Estado pleiteará com o governo federal uma verba de aproximadamente R$ 350 milhões para executar todas as intervenções.
Dentre as principais obras projetadas, estão oito viadutos e seis trincheiras (passagens subterrâneas de veículos), entre outras obras distribuídas na extensão urbana das três avenidas.

Os locais são pontos estratégicos para a correção de conflitos e melhoria da mobilidade urbana na Grande Cuiabá. Para tanto, os projetos seguem uma nova lógica para o trânsito local: a prioridade ao transporte coletivo, uma exigência da FIFA (Federação Internacional de Futebol que organiza a Copa do Mundo) e que levou ao traçado de grandes corredores de ônibus. A nova lógica de fluxo também visa favorecer os trajetos entre o aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, ao estádio Verdão, aos terminais rodoviários, centros de treinamento, parques e hotéis.
O primeiro grande corredor foi denominado de BRT CPA – Aeroporto. Na sigla, BRT designa o sistema “Bus Rapid Transit”, ou seja, a estrutura de canaleta exclusiva para o tráfego de ônibus. O trecho é num dos de maior demanda de transporte coletivo, pois inclui as avenidas do CPA e da FEB, em Cuiabá e Várzea Grande, respectivamente.
O segundo corredor BRT é o Coxipó – Centro, que passa pela avenida Fernando Corrêa (a segunda maior demanda de transporte coletivo na Grande Cuiabá). Este corredor terá um ponto de intersecção com o primeiro, o CPA – Aeroporto, e a integração dos dois será feita na região da Igreja do Rosário, centro da Capital.
O terceiro corredor BRT foi projetado na forma de um anel que ligará as avenidas Miguel Sutil e Dom Orlando Chaves, esta, na Cidade Industrial. Outro corredor essencial é o da avenida 8 de Abril, cuja eficiência de fluxo será testada principalmente durante os dias de evento no estádio do Verdão. E, como não se pode pensar o trânsito local sem considerar a integração de Cuiabá e Várzea Grande, os outros dois corredores foram projetados na cidade vizinha: na avenida Mário Andreazza e na Estrada da Guarita.
Os projetos divulgados indicam apenas parte das inúmeras intervenções necessárias para que o conglomerado urbano abrigue a Copa de 2014 como sub-sede. Trata-se de um pacote encomendado sob os parâmetros do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), responsável pela infra-estrutura das rodovias federais.
O órgão deverá avaliar os projetos e, caso os aprove, eles terão verba liberada para sua implementação por parte do Ministério dos Transportes. O próximo passo será licitar as obras até julho, segundo o diretor de Planejamento da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal de 2014 (Agecopa), Yênes Magalhães.

Fonte: Circuito Mato Grosso

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Cuiabá: MP obtém liminar que garante transporte público a usuários do SUS


O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE) obteve liminar que garante a disponibilização de transporte público, em Cuiabá, para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam se locomover mas, devido às condições físicas, estão impossibilitados de utilizar o transporte coletivo. A medida vai beneficiar, principalmente, idosos que estão realizando tratamento médico e pessoas com deficiência.
De acordo com o promotor de Justiça Alexandre de Mattos Guedes, a ação civil pública foi proposta no final do ano passado, após constatação de que usuários do SUS, em sua maioria portadores de insuficiência renal crônica, estavam com dificuldades de prosseguirem com o tratamento médico devido a ausência de transporte municipal adequado. Segundo o MP, a Prefeitura da capital interrompeu o fornecimento desse serviço no segundo semestre de 2009.
"O direito à saúde qualifica-se como garantia fundamental que assiste a todas as pessoas e representa consequência constitucional indissociável do direito à vida. É inadmissível que pessoas desprovidas de condições físicas e financeiras fiquem impossibilitadas de realizar tratamento médico por não ter como se locomover até as unidades de saúde", ressaltou o promotor de Justiça.
Na decisão, o juiz estipulou um prazo de 30 dias para que seja efetuada a regulamentação a fim de os usuários dos SUS possam pleitear o transporte. Além de oferecer o serviço, a administração municipal terá que realizar ampla publicidade sobre o assunto à população cuiabana para que os interessados em obter o transporte possam pleiteá-lo.
Caso a liminar seja descumprida, o município terá que arcar com multa diária fixada em R$ 3 mil. O Ministério Público foi notificado da decisão, proferida no início de fevereiro, esta semana.

Fonte: Só Notícias
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Detro recolhe seis ônibus irregulares em terminais rodoviários do Centro


Uma ação do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro) em terminais de ônibus do Centro do Rio, realizada nesta manhã, resultou no recolhimento de seis veículos e na aplicação de nove multas. Os fiscais averiguaram as condições de ônibus de linhas intermunicipais e verificaram o cumprimento dos horários pelas empresas. O objetivo principal era garantir que veículos convencionais não sejam substituídos por rodoviários, em uma tentativa de burlar o sistema de bilhetagem única.
No terminal rodoviário da Praça XV, o Detro recolheu dois ônibus da companhia Rio Ita e um da Reginas. No Américo Fontenelle (Central), dois veículos da empresa Trel e um da União foram levados para as garagens. Já no terminal Menezes Cortes não foram constatadas irregularidades.
Além das apreensões, as companhias Real Rio e Master foram multadas por não respeitarem horários. As principais infrações constatadas pelos agentes do Detro foram adulteração das características do ônibus, como a retirada do banco do cobrador, falhas na documentação dos veículos e mau estado de conservação.
Na tarde desta quarta-feira, o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, irá apresentar os dados da Fiscalização Direcionada, que elaborou um ranking com as piores empresas de ônibus do Rio. De acordo com a Secretaria, as companhias que obtiverem índice abaixo da linha de tolerância serão o foco das fiscalizações realizadas pelo órgão.

Fonte: O Globo
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Passageira obesa recebe indenização de empresa


Uma empresa de transporte de passageiros de Além Paraíba, na Zona da Mata, foi condenada pela Justiça a indenizar uma passageira que, em 2008, teria sofrido constrangimento ao ser impedida de passar pela porta da frente do coletivo.
Considerada obesa, a doméstica Leonice da Silva, 39, decidiu ingressar com a ação porque não conseguiu convencer os funcionários da empresa a pagar a passagem mesmo sem usar a roleta. Na ação, a doméstica alega que foi submetida ao constrangimento por três vezes, no mesmo dia, em novembro de 2008.
Conforme a decisão, a passageira terá direito a uma indenização por danos morais no valor de R$ 5.000. A empresa Transportes Além Paraíba, através de seu advogado, Mauro Braz Povorelli, informou que só irá se manifestará sobre o assunto quando a decisão for oficial.
Por telefone, a doméstica falou sobre a sentença. "Não importava o tempo que fosse demorar, mas eu ia até o fim para buscar os meus direitos e lutar para que a justiça fosse feita".
Na época, Leonice pesava 147 kg. Segundo ela, o motorista teria alegado que por determinação da direção da empresa, obesos, idosos, gestantes e mulheres com crianças teriam, obrigatoriamente, que rodar a roleta.
Ela conta que na época chegou a reclamar com um gerente da transportadora que teria, segundo a doméstica, se desculpado pelo ocorrido e prometido que o problema não voltaria a acontecer. No entanto, ao tentar embarcar novamente em um outro coletivo da empresa, Leonice conta que foi novamente impedida.
Ela foi até a polícia e registrou o boletim de ocorrência. Segundo a doméstica, um funcionário da empresa chegou a oferecer R$ 50 para que ela usasse um táxi, mas ela não desistiu da ação.
Fonte: O Tempo
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