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Bilhete único começa a valer a partir deste sábado no Rio de Janeiro

sábado, 30 de janeiro de 2010


A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros (Fetranspor) anunciou que os passageiros vão poder usar o bilhete único como teste a partir deste sábado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O objetivo é verificar possíveis falhas no sistema para que possam ser corrigidas.O custo do bilhete único é de R$ 4,40, sendo que o usuário tem que usar pelo menos um meio de transporte intermunicipal (ônibus, van, metrô ou barca) e a troca deve ser feita dentro de duas horas.
Além da implantação do novo sistema de pagamento, os preços das tarifas também serão reestruturados. Atualmente, são 86 com valores que variam entre R$13,70 a R$2,20, mas vão ser reduzidas para 12 com preços entre R$7,10 a R$2,35. Até o momento, mais de 1,5 milhão de pessoas já se cadastraram no bilhete único. O cadastro vai continuar após a implantação do sistema.

Como fazer para ter um Bilhete Único?
Quem quiser ser um beneficiário do Bilhete Único pode fazer o cadastramento gratuito pela internet, no site www.riobilheteunico.com.br, ou nos postos, que funcionam a partir de segunda-feira.

Nos seguintes locais:

- Metrô: estação Estácio e Presidente Vargas- Supervia: estação Central do Brasil- Barcas: Praça XV e Niterói- Terminais de ônibus: Américo Fontenelle - Central do Brasil; Mariano Procópio

- Praça Mauá; Campo Grande; Nova Iguaçu; Nilópolis; Menezes Cortes - Castelo; Alcântara

- São Gonçalo; Venda das Pedras - Itaboraí; João Goulart - Niterói; Jacinto Caetano - Maricá. - 85 Centros de Internet Comunitária (CICs) do Proderj, em todo estadoPoupa Tempo: Carioca - Rua da Ajuda, no. 5 - subsolo e Baixada - Shopping Grande Rio.

Para efetuar o cadastro a pessoa deve fornecer seu nome completo e número do CPF. O cadastramento é gratuito e o usuário recebe uma senha, para na compra de crédito ou em caso de perda do cartão.

Já quem quiser comprar o Bilhete Único pode também adquirí-lo pela internet, nas Agências do Unibanco, nas lojas 13 lojas do RioCard, nas Barcas nas Estações da Praça XV e Araribóia, nos Terminais de ônibus: Américo Fontenelle - Central do Brasil; Mariano Procópio - Praça Mauá; Campo Grande; Nova Iguaçu; Nilópolis; Menezes Cortes - Castelo; Alcântara - São Gonçalo; Venda das Pedras - Itaboraí; João Goulart - Niterói; Jacinto Caetano - Maricá.

Os cartões solicitados pela internet começaram a ser entregues no endereço informado pelo usuário a partir do dia 25 de janeiro. O serviço de entrega tem uma taxa de R$ 7.

Mais informações estão disponíveis no site http://www.riobilheteunico.com.br/, ou através do número 0800 7260802, que vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 20h. Nos sábados, domingos e feriados, o funcionamento é das 8h às 14h.
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Salvador: Vistoria de medidor de velocidade dos coletivos começa segunda


O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), autarquia da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração e órgão delegado do Inmetro na Bahia, começa na segunda-feira (1º) a verificação dos cronotacógrafos dos transportes coletivos no estado.
O cronotacógrafo é um equipamento de segurança, também conhecido como disco diagrama, instalado em transportes de cargas perigosas e coletivos para registrar a velocidade, o tempo e a distância percorrida pelo veículo durante o deslocamento.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, todo veículo de carga com peso bruto acima de 4.536 quilos e com mais de dez lugares é obrigado a ter o cronotacógrafo, que deve ser trocado a cada 24 horas ou a cada sete dias, conforme modelos aprovados pelo Inmetro.
A verificação nos ônibus começa na segunda-feira pelos veículos cujas placas terminem em 2. Em março, serão verificados os com as placas finalizadas em 3 e assim sucessivamente até novembro, quando o processo será encerrado pelos veículos com as placas finalizadas no número 1.
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Em Aracaju, passagem de ônibus passa a custar R$ 2,10

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), de Aracaju, anunciou no final da tarde desta sexta-feira (29), o reajuste da tarifa do transporte coletivo de Aracaju.
O reajuste concedido pela SMTT foi de 7,6%, passando de R$ 1,95 para 2,10. O aumento entra em vigor a partir da próxima segunda feira (01).
No inicio do mês, o presidente do SETRANSP, Carlos Amancio, disse que o reajuste reivindicado pelos empresários do setor de transporte, seria elevar a tarifa para R$ 2,20.
Na época, Amâncio explicou que o preço está defasado e para que o transporte continue com qualidade, é preciso o reajuste. Para ele, alem disso, as empresas fizeram um grande investimento no sentido de renovar a frota e para manter essa qualidade, é preciso que o reajuste aconteça.
Na coletiva quando do anuncio do reajuste, Antônio Samarone explicou que um dos papéis do Poder Público é tentar enxugar ao máximo o valor das tarifas. “Mesmo a tarifa sendo alta e sabendo que parte da população tem dificuldade para pagar, é importante afirmar que foram feitos cálculos baseados em diversos aspectos, para o cumprimento do que estabelece a lei”, pontuou ele, explicando que este valor abrange toda a região Metropolitana. Se fosse apenas para a capital, o valor seria menor, mas é preciso entender que é uma passagem da região metropolitana”.
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Em Uberlândia, a tarifa de ônibus do transporte urbano vai passar de R$ 2,20 para R$ 2,25.


A partir deste domingo, a tarifa de ônibus do transporte urbano em Uberlândia vai passar de R$ 2,20 para R$ 2,25. O aumento de 2,27% foi anunciado ontem pelo secretário de Trânsito e Transportes, Paulo Sérgio Ferreira. Desde o ano passado, quando a passagem subiu 15,8%, o reajuste passou a ser anual. A Zona Azul, sistema municipal de estacionamento público, também passará por mudanças em fevereiro.

Quem utiliza o transporte urbano duas vezes ao dia, de segunda a sexta-feira, passará a gastar mais R$ 2 por mês com o aumento. Atualmente, o gasto mensal deste usuário com a tarifa de ônibus são R$ 88. Segundo o secretário, até hoje, às 17h, será possível comprar vale-transporte e passagens para estudantes pelo preço atual.

A justificativa para o aumento é uma fórmula prevista no contrato de concessão assinado pelas empresas. O cálculo leva em conta o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), o custo do diesel e o preço no atacado de produtos usados no transporte coletivo. A variação destes índices (1,53%) aumentou a passagem para R$ 2,23, valor arredondado para R$ 2,25.As empresas de ônibus, segundo o secretário, entregaram uma planilha que previa reajuste para R$ 2,52. “Elas assinaram um documento e sabiam que as regras do jogo seriam estas.

A nossa intenção é preservar o usuário”, disse. O presidente do sindicato das empresas de transporte de passageiros do Triângulo Mineiro (Sindett), José Luiz Rissato, confirmou a reivindicação. “O nosso custo é muito superior a isso, mas não temos outra alternativa, porque a prefeitura está trabalhando em cima do contrato assinado”, afirmou Rissato.
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Metrô tem avaliação positiva de 82% dos usuários de SP

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (28) pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) aponta que 82% dos usuários do Metrô de São Paulo têm uma imagem positiva sobre esse sistema de transporte. O alto índice é o mesmo de avaliação semelhante realizada em 2008.
O levantamento foi feito pela empresa Toledo e Associados. Em geral, quase nada mudou em relação à edição anterior. Apenas alguns pontos chamam a atenção. A imagem que os passageiros têm sobre ônibus melhorou discretamente, passando de 48% em 2008 para 50% em 2009. Entretanto, aqueles que o consideram bom ou ótimo não ultrapassam 50%. Levando-se em consideração a margem de erro da pesquisa em 2% para cima ou para baixo, a percepção dos usuários se manteve.
A empresa aplicou dois tipos de pesquisa: uma qualitativa – quando grupos são entrevistados – e outra quantitativa, quando pessoas com idade acima de 16 anos foram ouvidas. O levantamento foi realizado entre setembro e novembro de 2009, envolvendo 2.352 pessoas, sendo 1.330 em São Paulo e outras 1.022 em cidades da região metropolitana. O período foi anterior ao aumento da tarifa do ônibus de R$ 2,30 para R$ 2,70, em vigor na cidade de São Paulo desde 1º de janeiro de 2010.
Denominada “Imagem dos Transportes da Região Metropolitana de São Paulo”, ela apontou ainda que os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) atingiram 50% de bom/excelente, índice 2% acima do registrado na pesquisa anterior e, levando-se em consideração a margem de erro, permaneceu no mesmo patamar.
A maior evolução ocorreu nos micro-ônibus que rodam na cidade de São Paulo. Em 2008 essa modalidade de transporte obteve 40% de bom ou ótimo na avaliação dos usuários. Neste ano saltou para 51%. Ocorre que essa modalidade é utilizada por 34% dos passageiros de transporte público. O meio mais usado é o ônibus, com 51% do total daqueles que responderam.
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Ônibus de Uberaba circulam sem cobradores e a pressão fica em cima dos motoristas


A pressão enfrentada pelos motoristas do transporte coletivo que, mesmo com dificuldades operacionais e de planejamento relacionadas ao trânsito na cidade, têm que cumprir horários, na maioria das vezes, apertados, foi alvo da denúncia encaminhada à redação do Jornal da Manhã por funcionário de uma das empresas prestadoras do serviço.
Segundo o motorista, que preferiu não se identificar, a rotina de trabalho chega a provocar irritabilidade e depressão. “A meta de chegar na hora certa, com a desorganização do trânsito em Uberaba, é desumana. Se a Prefeitura multa a empresa por não cumprir o horário, quem aguenta toda a pressão somos nós”, disse.
Segundo ele, os problemas mais frequentes no trânsito local são o estacionamento de carros particulares em locais reservados ao desembarque de passageiros. “As mesmas pessoas que reclamam de urbanidade no transporte coletivo em um dia, são as que param o veículo no ponto de ônibus no outro”, conta ele, ressaltando que, embora ao contrário do imaginado, a situação não ocorre em pontos isolados. “Tem dias em que não dá para achar um ponto livre ao longo de vias inteiras, como é o caso da Prudente de Moraes, Carangola e Abílio Borges”, reclama.
Outro problema denunciado pelo motorista e comprovado pela reportagem é a circulação de ônibus sem cobradores. “Isso já é comum. Eu tenho colegas que cobrem as linhas Circular 3 e 4, com trajetos longos e cerca de 115 passageiros por dia, tendo que dirigir, receber passagem, dar o troco e, ainda, chegar no horário”, garante.
Para o diretor de Trânsito e Transporte, Claudinei Nunes, a PMU reúne-se periodicamente com representantes das duas empresas para discutir adequações operacionais que devem ser realizadas para melhor execução do serviço. “É notório que temos dificuldades de planejamento, mas, enquanto a solução definitiva ainda está sendo elaborada, é preciso que os motoristas comuniquem à empresa para que possamos chegar às resoluções”, finaliza.
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