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No Distrito Federal, secretaria de transportes vai instalar câmeras nos coletivos

terça-feira, 26 de janeiro de 2010


Com o objetivo de diminuir o número de assaltos a ônibus e micro-ônibus, a Secretaria de Transportes inicia nesta terça-feira (26/1) a instalação de câmeras de monitoramento em toda a frota do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal. As cidades de Samambaia, Itapoã e Ceilândia serão as primeiras a terem câmeras nos veículos.

Ao todo serão instalados 2.850 kits com duas câmeras cada e uma unidade de gravação de vídeo digital. O processo será finalizado em cinco meses e o centro de controle e monitoramento será montado no Transportes Urbanos do Distrito Federal (DFTrans).

A expectativa da secretaria de transportes é que haja uma redução de 80% no índice de furtos e roubos nos coletivos. O consórcio vencedor da licitação é formado pelas empresas Importação e Exportação Assessoria e Consultoria em Sistemas de Segurança LTDA e Transoft Tecnologia da Informação LTDA. O investimento será de R$ 8.5 milhões.
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Rio terá de gastar mais de R$ 7 bi em transporte para 2016


Os investimentos necessários para ampliar o transporte de massa e obras viárias para resolver os principais gargalos do Rio até a abertura das Olimpíadas, em 5 de agosto de 2016, vão ultrapassar os R$ 7 bilhões, nos próximos seis anos e meio. Mas como mostra reportagem de Luiz Ernesto Magalhães, publicada na edição desta segunda-feira do GLOBO, a conta, que equivale a mais de R$1 bilhão/ano, ainda não está fechada por depender de licitações e parcerias público-privadas, muitas das quais ainda longe de se tornarem realidade.

Os principais projetos são a expansão do metrô (R$ 4 bilhões), o corredor expresso para ônibus Barra-Madureira (R$ 1 bilhão) e um viaduto ligando a Perimetral à Linha Vermelha (R$ 37 milhões). As obras serão feitas em parcerias público-privadas, com recursos da prefeitura e dos governos federal e do estado. Especialistas em transportes afirmam que é possível executar os projetos, mas confirmam que é grande o atraso.

A cidade cresceu sem criar e implantar corredores de tráfego para o transporte de massa. Na última década, a frota de veículos de passeio dobrou enquanto a velocidade dos ônibus caiu pela metade. O que existe hoje de corredores de tráfego é mínimo e nem sempre privilegia o transporte coletivo. É só observar a faixa seletiva da Avenida Brasil, por onde hoje trafegam táxis, vans e quem mais conseguir autorização - critica o engenheiro de transportes Sérgio Balloussier.
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Recife: Começa as mudanças de itinerário no centro devido ao carnaval


O Grande Recife Consórcio de Transporte irá alterar provisoriamente o itinerário de seis linhas de ônibus, no sentido cidade/subúrbio, a partir das 6h do próximo sábado (30/01), na avenida Nossa Senhora do Carmo, em decorrência da interdição da via, para montagem das arquibancadas do carnaval 2010. A alteração do trânsito na avenida será executada pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).
Com a mudança, as linhas que possuem ponto de embarque e desembarque nas seis paradas de ônibus no trecho, passarão a seguir pela avenida Martins de Barros, atendendo a rua Siqueira Campos, e seguindo para a avenida Dantas Barreto. Essa alteração também acarretará na mudança do ponto de parada dessas linhas que irão a ter ponto de embarque e desembarque, provisório, a parada implantada em frente à igreja de Nossa Senhora do Carmo, localizada na pista oeste da avenida Dantas Barreto.

Linhas envolvidas na operação
013 – JARDIM BEIRA RIO (PINA)
021 – Q. G. DA AERONÁUTICA
031 – SHOPPING CENTER (TER. RES. BOA VIAGEM)
033 – AEROPORTO
062 – JARDIM PIEDADE
161 – BRIGADEIRO IVO BORGES

Mudança
...Av. Martins de Barros, Rua Siqueira Campos, Av. Dantas Barreto (Pista Leste), Av. Dantas Barreto (Pista Oeste) (Parada Provisória – Em frente à Igreja de Nossa Senhora do Carmo)...
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Rio: Licitação de corredor expresso de ônibus é adiada


A Secretaria municipal de Obras adiou nesta segunda-feira, por tempo indeterminado, a entrega das propostas das empresas interessadas em construir o Transcarioca (corredor T-5), que estava marcada para esta terça. O projeto, que prevê a implantação de um corredor expresso com ônibus articulados entre a Barra da Tijuca e a Penha (conhecido como BRT), em três anos, teve sua tramitação suspensa porque o edital ainda se encontra em análise pelo Tribunal de Contas do Município (TCM). O órgão informou que pediu alguns esclarecimentos sobre o edital à prefeitura. Por sua vez, a Secretaria municipal de Obras disse não ter sido notificada.

Cronograma será mantido, garante subsecretário
Para o subsecretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, o adiamento da licitação é questão de rotina. Ele garante que o prazo será cumprido. O trecho Barra-Madureira deve ser entregue até março de 2012. E o restante (Madureira-Penha), em 2013.
- Assim que o TCM liberar o processo, a retomada da licitação é imediata - disse o subsecretário de Obras.
O Transcarioca, que terá cerca de R$ 1 bilhão de recursos federais, é um dos principais projetos para melhoria dos sistemas de transporte do Rio até os Jogos Olímpicos de 2016. Como O GLOBO mostrou nesta segunda-feira, serão necessários mais de R$ 7 bilhões em obras viárias em pouco mais de seis anos, em investimentos que incluem ainda o metrô Barra Zona-Sul e a compra de novos trens para suprir as demandas da SuperVia.

Transcarioca ainda precisará ser ampliado
A conta ainda não está fechada porque alguns projetos estão em discussão. Um deles é a melhor solução viária para melhorar a ligação Zona Sul-Barra, por exigência do Comitê Olímpico Internacional (COI). O próprio Transcarioca ainda terá que receber mais recursos. Em contrapartida à ajuda federal, a União exigiu que a linha seja estendida da Penha ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador. Essa complementação, que se encontra em fase de detalhamento, ainda não tem data para ser licitada. O Transcarioca não é o único BRT que está sendo planejado para as Olimpíadas. A prefeitura ainda pretende licitar mais duas linhas: a Ligação C (Deodoro-Barra da Tijuca) e a Transoeste (Barra da Tijuca- Guaratiba).
As obras do Transcarioca têm custo estimado de mais de R$ 700 milhões. O projeto prevê a criação de duas linhas: uma expressa e outra com paradas ao longo do percurso. A obra exigirá a desapropriação de 3.630 imóveis em vários bairros, incluindo Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Madureira, que irão custar R$ 300 milhões aos cofres públicos.
Estudo contratado pela Secretaria municipal de Transportes, e que faz parte do edital de licitação, faz um perfil desses imóveis. Ao todo, 73 edifícios comerciais com até quatro pavimentos serão demolidos e 63 vilas residenciais terão parte de seus terrenos parcialmente desapropriada para construir a faixa de tráfego segregada, por onde circularão os BRTs. A lista inclui ainda a desapropriação total de 105 terrenos particulares e 89 prédios de dois a 13 andares. Além disso, 29 postos de gasolina e 11 templos religiosos também terão que ser demolidos para a implantação do corredor expresso.
Fonte: O Globo
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Venha fazer um passeio turístico pelo centro histórico de São Paulo a bordo de um trólebus

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Aniversário de São Paulo, 456 anos
Uma volta pelo centro histórico da cidade, passando por pontos como Edifício Itália, Teatro Municipal, Edifício Martinelli, Banespa e Catedral da Sé, dentro de um trolebus. Este é um dos presentes que São Paulo oferece aos paulistanos em seu aniversário, no próximo dia 25, das 9h às 16h. O ponto de partida será o Páteo do Colégio, origem da cidade de São Paulo.
A viagem, gratuita, tem duração de 40 minutos e desvenda aos paulistanos as preciosidades de nossa história, presentes no dia-a-dia de quem transita pelo centro, mas que muitas vezes passam desapercebidas em meio à correria diária. O trajeto será acompanhado por guias especializados na história da cidade.
A cidade de São Paulo foi pioneira no uso do trolebus no Brasil. Inaugurou sua primeira linha em abril de 1949, fazendo o percurso Aclimação-Praça João Mendes. O sistema trolebus é um patrimônio da cidade e este percurso histórico e ecológico constitui também homenagem aos seus 57 anos da existência na capital.
O trolebus é um veículo limpo, de baixo ruído, silencioso, confortável (sem trancos), com velocidade adequada para o tráfego urbano e, sobretudo, não emite gases prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana. Ou seja: apresenta ganhos em mobilidade, conforte na viagem e redução com os gastos em saúde pública.
A atividade é uma promoção da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, da SPTrans, e da SPTuris, com apoio da Secretaria de Transportes Metropolitanos – através da EMTU/Metra-, da Himalaia Transporte Ltda, da AES Eletropaulo, da CET, da Secretaria Municipal de Saúde, da Guarda Civil Metropoliana, do Pateo do Colegio e da Ong Respira São Paulo.
Dia: 25 de janeiro de 2010
Horário: das 9h às 16h
Local: Saídas do Páteo do Colégio
Duração do percurso: 40 minutos
Trajeto: Páteo do Colégio/Rua Boa Vista/Rua Líbero Badaró/Viaduto do Chá/Av. São João/Ipiranga/Praça da República/Av. São Luiz/Xavier de Toledo/Viaduto do Chá/Líbero Badaró/Largo São Francisco/Praça da Sé/Pateo do Colegio.
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Nova tarifa do transporte coletivo já está em vigor em Guaratinguetá


Está em vigor desde este sábado (23), a nova tarifa do transporte coletivo em Guaratinguetá. O valor que era de R$ 2,20 passou para R$ 2,30, um reajuste de 4,54%. Segundo a prefeitura, a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico, ligada à FEG/Unesp foi contratada para elaborar a planilha de custo por passageiro com base nos dados oficiais do TUG – Transporte Urbano de Guaratinguetá.

O estudo sugeriu que o valor tarifa fosse de R$ 2,31 porém, após analisar as planilhas, o prefeito Junior Filippo decidiu decretar a tarifa de R$ 2,30 por passageiro em todo o sistema de transporte coletivo do município. A administração municipal informa ainda que o contrato de concessão do Transporte Urbano de Passageiros, em vigor, estabelece correção tarifária anual, visando o equilíbrio financeiro das empresas concessionárias.
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