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Grande Vitória: Confira programação do Transcol e Seletivo para o Ano Novo

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009


Para garantir a ida e volta das pessoas que vão passar a virada do ano nas praias da Grande Vitória, a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) programou uma operação especial para o Sistema Transcol, com acréscimo de 95 viagens em nove linhas de ônibus.

Quatro linhas noturnas - serviços especiais que circulam de madrugada, conhecidas como "bacuraus" - realizarão mais 73 viagens durante a madrugada e outras cinco linhas que dão acesso às praias dos municípios de Serra e Vila Velha serão reforçadas, recebendo, ao todo, acréscimo de 22 viagens.

Reforço dos serviços noturnos (“bacuraus”).

* 622 - Praia da Costa / Hospital São Lucas – intervalos de 45 minutos, das 22h de quinta-feira (31) às 4h de sexta-feira (01)Frota regular: 1 ônibusFrota reforçada: 3 ônibus - Acréscimo de viagens: 17

* 628 – Vale Encantado / Hospital São Lucas - intervalos de 45 minutos, das 22h de quinta-feira (31) às 4h de sexta-feira (01)Frota regular: 1 ônibusFrota reforçada: 3 ônibus - Acréscimo de viagens:

* 17838 – Balneário de Carapebus / Rodoviária - intervalos de 45 minutos, das 22h de quinta-feira (31) às 4h de sexta-feira (01)Frota regular: 1 ônibusFrota reforçada: 3 ônibus - Acréscimo de viagens:

* 9837 - Nova Almeida / Rodoviária – intervalos de 25 minutos, das 22 horas de quinta-feira (31) às 05h10 de sexta-feira (01)Frota regular: 2 ônibusFrota reforçada: 7 ônibus - Acréscimo de viagens: 30

Reforço das linhas de praia para o primeiro dia do ano
Quem quiser curtir o Réveillon até o final e ver o primeiro dia de 2010 raiar na praia terá viagens a mais em linhas convencionais no sentido praia - terminais, do final da madrugada até o início da manhã.
Haverá reforço nas seguintes linhas:

* 845 - Costa Bela / Terminal Jacaraípe - reforço das 4h40 às 6h10, com intervalos de dez minutosAcréscimo de viagens: 10854 - Praia Grande / Terminal Jacaraípe - reforço das 4h30 às 6h15, com intervalos de 15 minutos Acréscimo de viagens:

* 8613 - Ponta da Fruta / Terminal ItaparicaAcréscimo de viagens: duas (às 4h40 e às 5h)609 - Barra do Jucu / Terminal ItaparicaAcréscimo de viagem: 1 (às 4h35)

* 831 - Manguinhos / Terminal CarapinaAcréscimo de viagens: 1 (às 5h)Quadros-horáriosQuinta-feira (31) – Todas as linhas do Transcol circularão com quadro-horário de dias úteis. As linhas do Serviço Seletivo circularão com quadro-horário de dias úteis, com exceção das seguintes linhas, que serão operadas de acordo com quadro-horário de sábado:

* 1801 (Jacaraípe / Rodoviária via Laranjeiras), 1802 (Serra / Rodoviária via Shopping),
* 1804 (Serra Dourada III / Rodoviária via Barcelona) e
* 1805 (Praia Grande / Rodoviária via Manguinhos).

A linha 1900 (Marcílio de Noronha / Jardim Camburi via Expedito Garcia) não terá as viagens de 21h20, partindo de Marcílio de Noronha, e de 22h10 e 22h40, partindo de Jardim Camburi.
A linha 1901 (Marcílio de Noronha / Praia da Costa via Expedito Garcia) não terá as viagens de 21 horas e 21h30, partindo de Marcílio de Noronha, e de 22h10 e 22h45, partindo da Praia da Costa.Sexta-feira (01) - Todas as linhas do Transcol circularão com quadro horário de feriado.
As linhas do Serviço Seletivo não circularão, exceto a linha 1901 (Marcílio de Noronha / Praia da Costa via Expedito Garcia – Lindenberg). Serviço Especial Mão na Roda será mantido Os usuários do Serviço Especial Mão na Roda que quiserem ir conferir a passagem de ano na praia ou em qualquer outro ponto da Região Metropolitana da Grande Vitória terão seus deslocamentos de ida e volta garantidos. Todos os dias serão realizadas viagens previamente agendadas, das 5 às 24 horas.
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Táxis continuarão circulando nos corredores de ônibus em SP até o fim de março


A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) de São Paulo renovou, até 31 de março de 2010, a autorização para a circulação de táxis nos corredores exclusivos de ônibus da capital paulista. A medida, no entanto, só vale para os veículos que estejam transportando passageiros. De acordo com a SMT, os táxis também não podem possuir película de escurecimento nos vidros.
Também foi renovada, até a mesma data, segundo a SMT, a autorização para a circulação de veículos de passeio nesses corredores nos fins de semana (das 15h do sábado até 4h da segunda-feira), feriados (da zero hora até 4h do dia seguinte) e diariamente durante as madrugadas (entre 23h e 4h).
Os corredores paulistanos onde poderá ocorrer a circulação são: Pirituba/Lapa/Centro; Inajar/Rio Branco/Centro; Campo Limpo/Rebouças/Centro; Santo Amaro/Nove de Julho/Centro; Jardim Ângela/Guarapiranga/Santo Amaro; Capelinha/Ibirapuera/Centro; Parelheiros/Rio Bonito/Santo Amaro; Itapecerica/João Dias/Centro e Paes de Barros.
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Em Uberaba, Usuários reagem ao reajuste da tarifa de ônibus para R$ 2,30


Como já era de se esperar, o anúncio do aumento no valor da passagem do transporte coletivo em Uberaba não foi bem visto por muitos usuários. Para alguns deles, mesmo o sistema tendo melhorado após a mudança das empresas que prestam o serviço, o valor é injustificável.
O assunto predominou ontem nos pontos de ônibus da cidade, e além do novo valor, as queixas eram referentes ao período do ano em que o aumento foi implantado. “Para quem ganha um salário mínimo é difícil demais. Esse aumento vem justamente no início do ano, quando temos tantas despesas. Minha filha pega quatro ônibus por dia, pagando R$2,20 por cada viagem, não vai sobrar nada para comprar comida”, desabafa a aposentada Iolanda Paula da Costa.
De acordo com Sebastiana Donizete de Castro, presidente da Associação dos Usuários do Transporte Coletivo de Uberaba, a justificativa para o novo aumento também não agrada muito. “Eles alegam que há mais ônibus rodando na cidade, e por isso aumentaram o preço. Pode ser que tenha mesmo, mas os problemas referentes ao transporte coletivo em Uberaba não se resumem a isso. Por exemplo, é preciso investir em mais abrigos nos pontos de ônibus”, ressalta.
Ela destaca ainda a dificuldade para se ter acesso à planilha de despesas e lucros das empresas que prestam serviço em Uberaba. “Mês passado eu participei de uma reunião onde foram apresentados alguns números. Entretanto, eles apresentaram os números que quiseram, do jeito que quiseram. Solicitei um documento mais detalhado, mas nada me foi repassado”, afirma.
Sebastiana ressalta ainda que não é contra os reajustes nos preços das tarifas, desde que eles sejam realmente necessários, e detalhadamente explicados. Procurado pela reportagem, o superintendente de Trânsito e Transporte Coletivo de Uberaba, Robinson do Amaral Camargo, confirmou a informação de que a associação realizou solicitação da planilha. “Nessa época eu ainda não havia assumido a superintendência, mas a informação que tive era de que realmente isso havia sido solicitado. Entretanto, o ofício que ela encaminhou acabou se tornando um processo administrativo e a resposta foi dada ao Ministério Público”, diz.
O novo valor da passagem passa a valer já a partir da próxima segunda-feira (4).
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Em Brasília, obras de ampliação da EPTG ganham ritmo acelerado, A ideia é incrementar o transporte público em vias exclusivas


A Estrada Parque Taguatinga (EPTG) ganha, aos poucos, cara nova. A pista será ampliada com duas faixas marginais em cada sentido; a grande quantidade de semáforos dará lugar a 17 passarelas de pedestres. Os ônibus, que disputam espaço com carros, ganharão uma pista de rolamento exclusiva próxima ao canteiro central. Toda a infraestrutura compõe as obras da Linha Verde, financiada em R$ 244 milhões pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e parte do programa Brasília Integrada.

A ideia é incrementar o transporte público e acabar com os engarrafamentos na via mais movimentada do DF. A inauguração está prevista para 30 de junho de 2010.Durante os meses de férias, o trânsito da EPTG flui normalmente. Mas, ao longo de todo o ano, moradores da parte sul do DF enfrentam os engarrafamentos na hora de ir ao trabalho e de voltar para casa. Segundo a Secretaria de Transportes, cerca de 140 mil veículos passam pela via diariamente. Com os 12,7km da Linha Verde, os motoristas poderão optar pelas vias marginais ou ainda usar um dos cinco viadutos para chegar a localidades entre o Plano Piloto e Taguatinga.

Com faixa exclusiva para os ônibus e com 17 paradas, os passageiros terão uma viagem mais tranquila e rápida.Para chegar às estações, os pedestres deverão utilizar uma das 16 passarelas suspensas ou uma subterrânea a serem instaladas ao longo da via. A obra segue da entrada de Taguatinga ao viaduto que dá acesso à Estrada Parque, Indústria e Abastecimento (Epia), próximo ao Plano Piloto.

O secretário de Transportes, Alberto Fraga, aposta em um prazo de 10 anos de trânsito de qualidade na via. “Não precisa ter muita inteligência para imaginar que, com o tempo, a quantidade de veículos vai aumentar e o sistema viário ficará entupido. Mas a população também deve se conscientizar em relação à quantidade de veículos nas ruas”, disse. Ele acredita que a população deixará o carro em casa para utilizar o sistema de ônibus com o fim do engarrafamento e a fluidez do tráfego. “Se a pessoa souber que vai chegar em 32 minutos ao destino sem enfrentar trânsito, pode motivar a troca do transporte particular pelo transporte público”, analisou.

Cerca de 60% da obra está concluída. Grande parte das vias marginais está pavimentada. Três dos cinco viadutos apresentam a estrutura de concreto e o canteiro central, onde ficarão as paradas de ônibus, está coberto de barro. A pavimentação da pista exclusiva para ônibus e o trabalho de terraplanagem sofreram atrasos com a chuva, mas serão recompensadas em dias de sol.Ainda assim, o secretário de Obras, Jaime Alarcão, acredita que a inauguração do primeiro trecho da pista acontecerá antes da data prevista. “Apesar de a chuva não nos ter ajudado, o cronograma está sendo cumprido.

O fim do contrato está marcado para setembro, mas devemos concluir em junho.” Ele explicou que a obra será entregue por partes. As datas serão definidas nas próximas semanas. As atuais quatro passarelas de pedestre serão substituídas por outras 17 passagens. A instalação será nos últimos meses de obra.
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Viação de São Caetano planeja Bilhete Único a partir de janeiro


A Vipe (Viação Padre Eustáquio), concessionária do transporte público em São Caetano, anunciou ontem que planeja integrar três das suas sete linhas de ônibus em 16 de janeiro. O resto do sistema seria interligado em fevereiro. Isso possibilitará ao passageiro fazer quantas baldeações quiser, dentro da cidade e em um período de 60 minutos, pagando apenas uma passagem com o cartão magnético Vipe Card.
A Prefeitura de São Caetano informou, no entanto, que a data para a interligação das linhas ainda não foi definida e que o serviço não está autorizado. Antes que isso ocorra, a Secretaria de Mobilidade Urbana pretende fazer, em janeiro, pesquisa com os usuários de transporte do município.
A administração explica que a intenção da pesquisa é apontar problemas que devem ser corrigidos pela concessionária e estudar como essa integração de linhas vai funcionar. Em entrevista ao Diário, publicada no dia 14, o prefeito José Auricchio Júnior (PTB) afirmou que São Caetano tem "um transporte público interno ruim, com qualidade muito longe da que era prometida."
A direção da Vipe revelou que poderá voltar atrás caso haja determinação da Prefeitura para não iniciar a integração dia 16. O professor de Direito Administrativo da Fundação Getulio Vargas Carlos Ari Sundfeld diz que qualquer concessionária pode colocar um serviço em prática desde que a Prefeitura não peça sua modificação até o prazo estipulado em contrato.
Caso a empresa desobedeça, ela pode ser punida com multa, advertência ou até o rompimento do contrato. "É natural o poder público mudar datas, mas é importante que fiquem claras essas alterações", explica Sundfeld.
Sem aumento - O sistema de integração planejado pela Vipe é semelhante ao Bilhete Único da Capital. A empresa informou que, por enquanto, não haverá aumento da tarifa, de R$ 2,30.
"A iniciativa facilitará a vida do usuário e fará ele economizar o valor de um outro trecho que teria que pegar", disse o diretor da empresa, Fábio Eustáquio Silveira. As três primeiras linhas a serem interligadas são Circular A, Circular B e bairro Boa Vista, segundo Silveira. Após 30 dias, serão integradas no sistema as linhas circulares Gerty, Barcelona, semicircular Oswaldo Cruz e Santa Maria, Vila Gerty e Boa Vista.
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Florianópolis terá ônibus extras no Réveillon

Quem vai passar a virada de ano em Florianópolis poderá ir de ônibus apreciar os fogos da Beira-Mar Norte. A prefeitura solicitou veículos extras no dia 31 de dezembro com destino à avenida. Antes do evento haverá partidas a mais de todos os terminais para o Centro, de acordo com a demanda de passageiros, e as saídas não terão quadro fixo de horários.
Depois das atrações, as empresas também devem disponibilizar ônibus extras do Centro com destino aos demais terminais.
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