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Passageiros do metrô sofreram com atrasos e superlotação nesta sexta (18)

domingo, 20 de dezembro de 2009

Essa sexta-feira (18) foi um dia difícil para os usuários do metrô. Houve muito atraso na Linha 1 e também na Linha 2.
No início da manhã, os trens do metrô não estavam circulando nas três estações de Copacabana. Na Siqueira Campos, ônibus do Metrô faziam a integração até Botafogo. O segurança da empresa dava os esclarecimentos. Mas quem precisava embarcar em Botafogo se deparava com alguns acessos fechados: “Vou chegar atrasada no trabalho”, reclama uma usuária. Na saída, poucas explicações e muitas reclamações: “Uma passagem tão cara para um serviço ruim. Eu saí de casa às 5h e vou chegar atrasada no serviço. Todo dia é isso, ninguém dá uma solução”, diz uma passageira. Estou atrasada para ir trabalhar.
O Metrô está uma pouca vergonha”, se queixa uma mulher. “É um dia na Pavuna, outro no Estácio e assim vai. A patroa acabou de me ligar para saber onde eu estou”, fala uma senhora. Segundo o Metrô, um equipamento de manutenção enguiçou nos trilhos impedindo a circulação até as 6h40. Os intervalos entre as composições quase dobraram, chegaram à sete minutos e meio. Os problemas também provocaram atrasos na Linha 2.
Por volta das 8h30, um outro problema complicou ainda mais a situação dos passageiros. Segundo a empresa que administra o metrô, uma composição teve um defeito entre as estações de São Vicente de Carvalho e Tomás Coelho e precisou ser empurrada por outro trem até chegar na estação de Engenho da Rainha. Todos os passageiros foram obrigados a descer, a plataforma ficou lotada e uma parte da porta da estação ficou fechada durante toda a manhã.
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Transporte coletivo de Três Lagoas terá mudanças em 2010


A partir de 1° de janeiro de 2010 entra em vigor as mudanças nas linhas do transporte coletivo de Três Lagoas. A empresa prestadora do serviço, Viação Três Lagoas, informou que irá ampliar o atendimento disponibilizando um número maior de linhas, abrangendo o serviço em mais bairros.

Ampliação do atendimento
De acordo com o encarregado de Tráfego da empresa, Davi Tuon, quando a Viação Três Lagoas iniciou a prestação do serviço de transporte coletivo eram disponibilizadas seis linhas. “A partir de janeiro serão nove linhas. Os ônibus irão passar em bairros que não eram atendidos, como o Distrito Industrial, Chácara Imperial e Jardim das Violetas”, disse.Outra ampliação será na Rua Egídio Thomé que, a pedido da população, terá uma linha com saída do Centro, passando desde a Avenida Filinto Müller até a Avenida Ranulpho Marques Leal.
Uma nova linha também irá atender o novo Velório Municipal.

Integração
Conforme Tuon, também haverá mudanças nos pontos de integração – em que o passageiro utiliza duas linhas pagando apenas uma passagem com o cartão eletrônico. Com a ampliação das linhas foram criados mais três pontos de integração, onde as mesmas se cruzam com mais frequência: Rua Egídio Thomé com a Avenida Filinto Müller; Rua Egídio Thomé com a Avenida Antonio Trajano; e Avenida Ranulpho Marques Leal com a Avenida de entrada do Distrito Industrial (em frente à Mabel), além do ponto já existente na Praça Senador Ramez Tebet.Tuon informou que o cartão eletrônico é adquirido somente na sede da empresa. Também a partir de janeiro todas as linhas atenderão aos sábados a tarde e aos domingos. Atualmente, os ônibus trafegam somente em horário comercial.
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Escolas de Cuiába já podem realizar atualização cadastral de alunos para o passe-livre


A Secretaria Municipal de Trânsito - SMTU começou a enviar nesta quinta-feira (17.12) CDs e formulários impressos a todas as instituições de ensino de Cuiabá que mantêm estudantes usuários do passe livre. O material contém um aplicativo e relação dos alunos matriculados na unidade escolar que utilizam o benefício no transporte coletivo. Através desse material as escolas devem fazer a atualização cadastral dos seus estudantes e enviar à Associação Mato-grossense de Transportes Urbanos (MTU).
Os alunos cujas matrículas forem confirmadas deverão ser mantidos como ativos na relação. Se houver mudança, a escola terá que atualizar as informações. Aqueles estudantes que não tiverem matrícula confirmada deverão constar como inativos. Os novos, que possuem cartão de passe livre devem ser incluídos na relação da escola, já aqueles que não possuem o benefício devem procurar a Associação Mato-grossense de Transportes Urbanos (MTU), munidos de documentação (cópia de RG, CPF ou certidão de nascimento e comprovante de residência), com o formulário assinado pelo diretor da escola. Esses últimos, segundo a SMTU, somam apenas 5% dos estudantes, por isso não devem gerar filas na MTU.
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Empresário confirma propina para aprovar Lei do Passe Livre no DF


Documentos divulgados neste sábado (19) revelam que o empresário do transporte coletivo, Valmir Amaral, prestou depoimento ao Ministério Público do Distrito Federal, no último dia 16, para confirmar a denúncia de pagamento de propina aos deputados da Câmara Legislativa do Distrito Federal para aprovar a Lei do Passe Livre. No dia 30 de novembro, o empresário invadiu a sala de reuniões da presidência da Câmara Legislativa. Aos gritos, denunciou aos jornalistas que esperavam uma entrevista do presidente, Leonardo Prudente (DEM), o suposto esquema para a compra de deputados distritais na votação do Passe Livre. “Foi R$ 1 milhão pra alterar a lei e mais R$ 600 mil pra derrubar o veto do governador. O governador ia vetar. Eu queria falar na cara do presidente da Câmara: tem corrupção forte aqui dentro da Câmara”, afirmou o empresário nessa oportunidade.
Nesta quinta-feira (16), duas semanas depois, o empresário confirmou o esquema em depoimento ao Núcleo de Combate às Organizações Criminosas do Ministério Público do DF. Ele contou que em junho desse ano recebeu um telefonema de Vagner Canhedo, dono da Viplan, propondo o pagamento de propina para a inclusão da emenda que beneficiaria os deficientes físicos e as empresas de ônibus. O pagamento seria feito a vários deputados, entre eles Leonardo Prudente, Eurides Brito, líder do governo e Benício Tavares.
Fonte: G1
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Em Maringá, transporte coletivo pode ser licitado

O presidente da Câmara Municipal, Mário Hossokawa, declarou neste sábado (19) que não vai mais recorrer da decisão de inconstitucionalidade do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o contrato de concessão do transporte coletivo na cidade. Diante desta decisão, a Prefeitura de Maringá estaria livre para licitar todo sistema de transporte municipal, inclusive com a possibilidade de uma ou mais empresas explorarem o serviço.
O atual contrato de concessão – cuja validade vinha sendo discutida na justiça – prevê 15 anos, prorrogáveis por mais 15 anos, a contar do ano 2000, quando a Transporte Coletivo Cidade Canção (TCC) passou a operar nesse moldes. Com esta decisão de Hossokawa, a licitação teria que acontecer em 2010.
Segundo o presidente da Câmara, todo processo foi ajuizado pela Procuradoria-Geral de Justiça do Paraná, que julgava inconstitucional o contrato determinado. Nas instâncias de Maringá, Curitiba e no STF, em Brasília, a procuradoria teve ganho de causa contra a lei assinada por Gianoto. “Como presidente da Câmara posso até recorrer da decisão do STF, mas não vou fazê-lo”, adiantou.
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Edital da concorrência do transporte coletivo de Cubatão terá mudanças


A Prefeitura de Cubatão promoveu alterações no edital de transporte coletivo, que servirá de base à concorrência pública para contratação da nova empresa que prestará o serviço de transporte por ônibus em Cubatão. Será publicado amanhã (19/12) o texto contendo as modificações, que foram feitas em atendimento às reivindicações de operadores do transporte alternativo (eles alegavam que o texto anterior gerava algumas dúvidas quanto à dimensão de sua participação no sistema e, por isso, temiam que, futuramente, viessem a sofrer algum tipo de perda).
O item que gerava as maiores dúvidas entre os perueiros era o que continha uma proposta de projeto básico – uma exigência legal - para futuras adaptações a serem implementadas ao longo de, no mínimo, dois anos. O novo texto do edital não obriga a Administração a adotá-lo, nem impede a sobreposição das linhas (concessionários e permissionários no mesmo trajeto), garantindo uma flexibilidade na implantação do projeto e, com isso, a integração do transporte público no município.
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