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2010 vai começar com aumento de ônibus em São Paulo

sexta-feira, 27 de novembro de 2009


Depois de propor à Câmara Municipal de São Paulo um aumento no IPTU para 2010, que pode chegar a 300%, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) anunciou o aumento da tarifa de ônibus no município. Embora o prefeito tenha evitado falar em percentual, já se estima reajuste entre 10% e 15%. O que deve elevar a tarifa dos atuais R$ 2,30 para R$ 2,60 ou R$ 2,70.

Levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), sobre os dois últimos aumentos de ônibus em São Paulo, em março de 2005 e dezembro de 2006, revela que esse tipo de transporte foi reajustado muito acima da inflação. “Do primeiro aumento até setembro de 2009 a inflação foi de 21,72%. Mas as tarifas de ônibus já subiram 35,29%”, aponta Cornélia Nogueira Porto, coordenadora de Pesquisa de preços do órgão.

Para a pesquisadora, os reajustes anteriores já garantiram “uma gordura grande” nos lucros das empresas de ônibus e no momento nada justifica aumentos, muito menos reajustes extraordinários.De acordo com cálculos do Dieese, as tarifas de ônibus mais caras em 2010 vão pesar principalmente no bolso das famílias que vivem com um salário mínimo. “Hoje, as famílias já gastam 4,3% do orçamento só em ônibus, 7,61% em transporte coletivo e 10,77% com transporte em geral”, avalia.
O novo valor também vai representar acréscimo entre 0,43% a 0,64% na inflação da capital paulista. “É um percentual muito alto para um item só”, critica.
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Boa parte dos ônibus de Guarulhos ainda circula sem cobrador desrespeitando uma lei municipal em vigor desde o do começo do mês.


Vencido no domingo, 1º, o prazo de 180 dias para que as empresas de ônibus se adaptassem ao decreto da prefeitura, de 29 de abril deste ano, que estabelece a obrigatoriedade do cobrador nos transportes coletivos, a função continua sendo exercida pelo próprio motorista. Durante um período de 15 minutos, no qual a reportagem do DG ficou no ponto de ônibus da Igreja Matriz, no Centro, mais de 15 veículos, de diversas empresas, circularam sem a presença do cobrador.Embora a maioria dos carros fossem da Viação Transguarulhense, outras como a Empresa de Ônibus Guarulhos, Empresa de Ônibus Vila Galvão, Guarulhos Transportes e Internorte também não estavam cumprindo o decreto municipal. Procurada, a Secretaria de Transportes e Trânsito informou, via assessoria de imprensa, que equipes estão realizando fiscalização nas ruas e nas garagens das empresas, notificando as que ainda não se adaptaram.
As empresas terão um prazo de 15 dias e, em caso de descumprimento, receberão multa no valor de R$ 2 mil por dia para cada carro que circular sem o cobrador.
Um motorista da Transguarulhense, que preferiu não se identificar, disse que às 4h de ontem, dois fiscais estavam em frente à garagem da empresa anotando a numeração dos carros que saíam sem cobradores. Ele ressaltou que concorda com a lei, já que seu cumprimento oferece segurança para os funcionários e para os passageiros. "É muito arriscado dirigir e cobrar ao mesmo tempo, pois normalmente o veículo já está em movimento na hora de passar o troco, aumentando o risco de um acidente", disse o motorista.
Outro motorista da Transguarulhense, que também pediu para manter sua identidade em sigilo, revelou que dois colegas sofreram acidentes no momento exato de dar o troco ao passageiro. "É perigoso. Graças a Deus nunca me aconteceu nada em três anos trabalhando com dupla função. Um dos meus colegas bateu o ônibus na alça de acesso da Rodovia Ayrton Senna, próximo ao presídio Adriano Marrey; e o outro acabou batendo o veículo na traseira de um outro ônibus, na Vila Galvão, os dois no momento de dar o troco", lembra.



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Trânsito influencia a maneira como as cidades crescem no Brasil

Por causa de dificuldades para cruzar as grandes cidades brasileiras, é melhor morar perto do trabalho . Por isso, muita gente vive em favelas para não depender de um sistema de transporte ruim.

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Passageiros continuam a reclamar das vans legalizadas no Rio


Quase três meses depois da implementação das novas regras das vans intermunicipais, passageiros ainda não estão satisfeitos de desembarcar na Leopoldina. As irreglaridades ainda continuam.

As novas regras para as vans intermunicipais passaram a vigorar em setembro. E o número de veículos autorizados a trafegar caiu para menos da metade.
Em setembro, entraram em vigor as novas regras para as vans intermunicipais. Foram vários dias de reclamações, tanto de passageiros e de motoristas. Nossos repórteres foram ver como está a situação, três meses depois. Além de ouvir novas reclamações, flagramos também irregularidades.
No meio da Avenida Brasil, vans legalizadas e outras levantam a suspeita: são ou não piratas? Uma van escolar está cheia de adultos.
De manhã, na Leopoldina, uma van parou no meio da Francisco Bicalho para passageiros descerem. Outra, que ia para Itaboraí, tentava pegar passageiros em um ponto de ônibus, o que também é irregular. “Eles tiraram vans, mas não colocaram ônibus”, reclama uma jovem.
As novas regras para as vans intermunicipais passaram a vigorar em setembro. O número de veículos autorizados a trafegar caiu para menos da metade.
Embarque e desembarque de passageiros somente em cinco pontos da cidade. O mais movimentado fica na Leopoldina.
“Só atrasou a nossa condição de ir para o trabalho e para casa”, critica o eletricista Washington Oliveira. “São três horas de antecedência que eu saio de casa. Eu pego às 10h e saí às 7h. Fico duas horas no engarrafamento e ainda tenho que enfrentar fila”, conta o ascensorista Marcos César.
Motoristas de vans dizem que houve uma única melhora: há 12 dias, eles estão integrados ao sistema Riocard. Mas, mesmo com o pagamento eletrônico, eles dizem que não recuperaram o movimento anterior, porque continuam proibidos de seguir até a Central. “Eu perco 40% para os ônibus e para os trens”, diz o motorista Marco Antônio Silva.


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Recife: Terminal Integrado ganhará biblioteca em parceria inédita


A biblioteca “Leitura Integrada”, cujo principal objetivo é estimular a leitura através da criação de pontos de empréstimo gratuito de livros, será implantada no Terminal Integrado Pelópidas Silveira, localizado no município de Paulista. Participam da assinatura do convênio o presidente do Grande Recife, Dilson Peixoto, o coordenador de Projetos da Fundação Gilberto Freyre, Gilberto Freyre Neto e o diretor Geral do Instituto Brasil Leitor (IBL), William Nacked. Com um fluxo de aproximadamente de 100 mil usuários por dia, o TI Pelópidas Silveira será o primeiro no País a ter uma biblioteca.

A ação faz parte do projeto “Ler é Saber” do IBL. Com um acervo inicial de aproximadamente 2.200 livros a biblioteca disponibilizará exemplares de vários gêneros, entre os quais romances, best-sellers, religião, ciências sociais, filosofia, artes, além de literatura nacional, regional e estrangeira, o que proporcionará aos usuários ter acesso a obras de autores como Gilberto Freyre, Machado de Assis, Paulo Coelho e José Saramago.

Para usufruir do acervo, os usuários irão realizar um cadastro, levando a identidade, CPF e comprovante de residência (com cópias), além de uma foto 3x4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. O usuário pode ficar com a obra por até 10 dias, podendo renovar três vezes. A retirada e a devolução só poderão ser feitas na biblioteca.

Para o presidente do consórcio, Dilson Peixoto, a implantação da primeira biblioteca pública dentro de um equipamento do Sistema de Transportes Pública de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) significa a concretização de um sonho antigo. “É gratificante poder estimular os usuários à leitura, oferecendo uma estrutura que proporcionará acesso à educação e cultura dentro de um terminal. O acervo é variado e deve agradar a todos”, disse.

O projeto prevê a instalação de mais uma biblioteca em outro terminal do STPP/RMR. O local ainda será definido. METROREC

– No Metrô da capital pernambucana, onde o projeto já é desenvolvido desde abril de 2007 na Estação Recife, no centro da cidade, já existem mais de 4 mil sócios, com o registro de cerca de 45 mil empréstimos.
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