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Nova tecnologia contra fraudes nos ônibus de Belo Horizonte

quarta-feira, 18 de novembro de 2009


A BHTrans está testando uma nova tecnologia nos ônibus da capital, para tentar acabar com as fraudes no sistema de passe livre. Quase 60 mil pessoas têm direito, hoje, ao cartão de gratuidade. A meta é tentar acabar com o uso inadequado do cartão por pessoas que não tenham direito. Os testes do sistema de identificação estão sendo feitos em ônibus de três empresas na capital.


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Motoristas de ônibus de Florianópolis ameaçam parar pela segunda vez no ano


Os motoristas da empresa TCS (Transporte Coletivo Sorocaba) podem iniciar uma paralisação na segunda-feira, dia 23. A notificação de greve foi entregue na manhã desta terça pelo Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região à direção da empresa e à Urbes - Trânsito e Transporte, responsável pelo gerenciamento do serviço.Seria a segunda paralisação no ano – a primeira foi durante e negociação por reajuste de salário.
Segundo o presidente do sindicato, Paulo João Estausia, os motivos são as más condições da frota em circulação da TCS e a inexistência de veículos reservas, que possibilitem serviços de manutenção. O sindicalista diz que o problema estaria colocando em risco de acidente motoristas e passageiros que utilizam as suas linhas.
A Urbes informou em nota que está avaliando quais medidas serão adotadas em relação a notificação de greve. A empresa diz que toda a frota da empresa é submetida a revisões periódicas, de acordo com o plano de revisão adotado pela empresa. Atualmente a frota da TCS é de 161 veículos que operam em 43 linhas.
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Projeto da Prefeitura de Natal estimula shopping a dar passagem grátis a usuários da linha Norte-Bairros


A linha Norte Bairros, criada no mês de setembro de 2009 pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) da Prefeitura do Natal para baratear o custo das passagens de ônibus para pessoas que circulam pela Zona Norte de Natal, está estimulando iniciativas em prol do desenvolvimento do comércio na região.

O maior shopping da Zona Norte adquiriu um lote de R$ 15 mil em passagens de ônibus para serem distribuídas entre seus clientes e garantir a volta para casa, gratuitamente, a quem consumir um valor acima de R$ 10,00 entre as lojas.A linha Norte Bairros foi criada pela Semob como um programa de desenvolvimento urbano voltado para algumas regiões carentes de infra-estrutura na cidade. A passagem mais barata estimula o consumidor a freqüentar o comércio perto de sua casa, gerando mais negócios e postos de trabalho, ao mesmo tempo em que barateia os custos dos empresários que contratam trabalhadores da Zona Norte.

O vale transporte é o maior custo da folha salarial dos empregadores, a Norte Bairros promove a economia de aproximadamente R$ 520,00 por ano para as empresas que tem empregados residindo na região.

O sucesso da Norte Bairros fará com que a SEMOB implante o mesmo modelo de linha de ônibus em outras áreas de Natal. Em breve, surgirá a Oeste Bairros, também com o preço da passagem a R$ 1,50. Quem residir nos bairros da Zona Oeste e precisar circular apenas dentro da região, pagará 50 centavos de real a menos em cada passagem.
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Curitiba: Cândido de Abreu terá Ligeirão e calçadão para pedestres


A avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, será revitalizada para receber a passagem do novo ônibus Ligeirão Boqueirão/Centro Cívico e ganhará um calçadão para pedestres. Os recursos para o projeto, R$ 4,9 milhões, estão no PAC da Copa e foram garantidos nesta semana após encontro do prefeito Beto Richa com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.

As pistas preferenciais para os ônibus serão instaladas ao lado do calçadão que será construído na Cândido de Abreu. O calçadão irá da praça Dezenove de Dezembro à praça Nossa Senhora de Salete, numa extensão de 930 metros, equivalente ao calçadão da Rua XV de Novembro.

A largura dos calçadões poderá variar de 9,4 metros (nos locais onde houver estações-tubo) a 15 metros (onde houver apenas calçadão).O calçadão e as calçadas laterais da avenida, que também serão revitalizadas, terão pista tátil para facilitar a acessibilidade de pessoas com deficiência visual.

O calçadão também terá espaços para convivência e instalação de quiosques para café.Ao longo do boulevard da Cândido de Abreu, os cruzamentos terão pistas elevadas, melhorando a segurança e facilitando a mobilidade de pedestres. Nestes pontos, obrigatoriamente, os veículos deverão reduzir a velocidade para passar pelo cruzamento.

O Ligeirão terá uma estação em frente ao Shopping Mueller e outra em perto da Prefeitura. A nova linha Ligeirão Boqueirão/Centro Cívico terá menos pontos de parada, diminuindo o tempo do percurso do bairro ao Centro.

Paralelas ao calçadão, estarão as pistas exclusivas para os ônibus articulados. Curitiba garantiu nesta semana pelo menos R$ 152,9 milhões do PAC da Copa para obras de mobilidade, visando a melhorar a infraestrutura da cidade para a Copa do Mundo de 2014. O Governo Federal ainda avalia a inclusão do Metrô Curitibano no PAC da Copa, com investimento de R$ 1,44 bilhão.
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Prefeitura de Salvador anuncia punição para empresas de ônibus


Com o objetivo de garantir o direito do cidadão soteropolitano de se locomover livremente pela cidade e evitar novos prejuízos à população que utiliza o sistema de transporte coletivo, o prefeito João Henrique determinou à Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura (Setin) que aplique fielmente as disposições contidas no Decreto Municipal nº 9.711/1992.

O decreto, que é aplicado diariamente nas operações de fiscalização da Transalvador, estabelece as penalidades cabíveis às empresas responsáveis pela operacionalização da frota de transporte coletivo da capital.

O rigor na aplicação do regulamento decorreu em face dos consecutivos prejuízos causados à população devido às intervenções de rodoviários no sistema, que culminou com o fechamento das garagens das empresas Ondina, União, BTU e Central. Por conta disso, parte da frota de ônibus foi impedida de circular durante as provas do vestibular da Universidade Federal da Bahia, dentre outros transtornos causados à população soteropolitana.
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Em Aracaju, Conservação de terminais custa R$ 80 mil por mês

A cada golpe da vassoura é mais uma casca de amendoim ou um papel de bala que vai para o saco de lixo da agente de serviços gerais Rosângela Andrade. E a todo momento ela pensa que as pessoas de Aracaju poderiam colaborar, jogando seus resíduos nas latas de coleta espalhadas pelo Terminal de Integração Zona Oeste, onde trabalha. "Encontro de tudo no chão, menos dinheiro", brinca. "Até mesmo estando do lado das cestinhas as pessoas preferem atirar tudo no chão", acusa.
Rosângela faz parte de um pequeno exército que a Prefeitura de Aracaju mobiliza diariamente para higienizar e conservar os seis terminais de integração espalhados pela cidade. É nesses espaços que milhares de usuários de ônibus fazem conexões entre linhas para cruzar a cidade. "As pessoas deveriam cuidar do que é delas, mas boa parte não entende assim. E isso aumenta o gasto com a limpeza. Bastava cada um fazer sua parte", explica.
O trabalho da varredora é apenas uma das ações. "Estamos nesse momento com um programa de reforma e recuperação dos terminais e executando um programa de manutenção periódica, limpeza constante e conscientização do público para a necessidade de conservar os equipamentos públicos", explica Rita de Cássia Luz, da Coordenação de Educação para o Trânsito, da SuperintenDência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
Segundo Rita, o Projeto Humanizando os Terminais consiste também numa parceria com entidades públicas e privadas. "Temos apoio do Setransp [Sindicato das Empresas de Transporte de Aracaju], que ajuda a manter os espaços, e do Senac [Serviço Social do Comércio], que colabora com a qualificação de trabalhadores que atuam nos terminais. Essas parcerias vêm ajudando a mudar a cara desses espaços", afirma a coordenadora.
Mas, mesmo com o apoio externo, o investimento da prefeitura é elevado: chega a R$ 80 mil por mês, mas poderia ser até 40% menor. "É a lavagem, é a varrição, é a limpeza dos banheiros... Isso sem falar nos reparos periódicos que temos que fazer nos equipamentos, por mal uso ou vandalismo. Os banheiros são os que mais sofrem. Todo dia tem espelho quebrado, torneira furtada, porta arrancada ou parede pichada", lamenta Rita de Cássia.
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