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São Luís tem menor tarifa de transporte público no Brasil

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

São Luís, entre todas as capitais brasileiras, é a que tem o menor valor da passagem de transporte público urbano no país, R$ 1,70. A capital também não reajusta o valor há mais tempo, desde julho de 2004.
Segundo Marcos Pimentel Bicalho, superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), responsável pela pesquisa, cada capital define quando reajusta a tarifa porque leva em consideração a folha de pagamento da empresa de ônibus. “Os salários variam em cada cidade e os reajustes salariais também”, explicou.
O secretário municipal de trânsito e transportes (SMTT), Ribamar Oliveira, destacou que a preocupação da secretaria é manter, além de um preço razoável da passagem, a qualidade do serviço. “Sabemos que existem problemas, mas nos últimos anos avançamos muito no setor de transporte público”, avaliou.
Ribamar Oliveira explicou que o preço da passagem é referente ao custo que cada linha tem em relação a cada usuário. “O preço das passagens é calculado com o custo de cada linha dividido pela sua quantidade de usuários, daí tiramos uma média. Além disso, temos de levar em consideração a questão das gratuidades que, de alguma forma, gera um déficit no caixa das empresas e minimamente é repassado ao usuário”, explicou.
A pesquisa também apontou seis capitais brasileiras que não reajustaram suas tarifas no ano de 2009. Entre as capitais, estão as duas maiores do país, São Paulo e Rio de Janeiro.
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No Rio empresas de ônibus testam novo combustível menos poluente


15 ônibus de três empresas começaram a rodar no município, experimentalmente, com biodiesel B 20 (mistura de 20% de biodiesel ao diesel comum). A mudança no combustível usado nos coletivos está incluída entre as garantias dadas pelos três níveis de governo ao Comitê
Olímpico Internacional (COI), para o Rio sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Os ônibus terão identidade visual diferenciada: serão adesivados com a logomarca do programa e dos parceiros.
A cerimônia de lançamento da frota de ônibus abastecida com o combustível B 20 foi no estacionamento do Palácio Guanabara. São cinco ônibus de cada uma das empresas participantes do teste: Real Auto Ônibus, Viação Ideal e Rodoviária A. Matias. Cada coletivo rodará em média 300 quilômetros por dia, com consumo equivalente a cem litros de diesel, durante 12 meses.
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O desafio do transporte nas grandes cidades

A revolução do automóvel, saudada como a marca do século 20, produziu paradoxalmente a crise da mobilidade urbana nas metrópoles mundiais. O crescimento das cidades e a expansão da frota de veículos automotores provocaram o caos no transporte público de algumas das maiores metrópoles do mundo – como a Cidade do México, Tóquio, Xangai, Cairo, Jacarta ou São Paulo, num fenômeno que agora se estende também à maioria das cidades grandes e médias do planeta. No Brasil, que nos 50 anos de indústria automobilística já chegou à marca dos 50 milhões de automóveis fabricados, a questão assume contornos dramáticos. Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e até Brasília, em escala maior ou menor, enfrentam os efeitos maléficos do excesso de automóveis. Imensos engarrafamentos que em São Paulo frequentemente são quantificados em dezenas de quilômetros, poluição, estresse, acidentes de trânsito e gastos com combustível somam-se ao tempo perdido pela população.
Só na capital paulista, segundo a Fundação Getulio Vargas, a questão do trânsito provoca um prejuízo anual de R$ 26 bilhões apenas com as horas de trabalho perdidas nos engarrafamentos. Somadas, as mais de duas horas que os cidadãos perdem cada dia no transporte significa que cada um deles passa em ônibus ou automóveis pelo menos dois dias inteiros por mês.
Porto Alegre é uma das cidades que caminham para esse tipo de gargalo, que significa um desafio. Sem um sistema de transportes de massa que junte rapidez e eficiência, como seria uma rede de trens urbanos, por exemplo, ou sem uma solução estrutural que revolucione o padrão de mobilidade, a capital gaúcha tenderá a ter seu trânsito inviabilizado.
Os engarrafamentos que hoje paralisam a Capital nas horas de pique, tendem a se transformar numa rotina de todos os horários. A cidade está à espera de soluções que ultrapassem os remendos que nas últimas décadas têm caracterizado a presença dos poderes públicos.
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Trânsito recebe nota três de paulistanos em pesquisa feita pelo Ibope

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Estudo revela que aumentaram pessoas que usam transporte público.

O trânsito ganhou nota três, em uma escalada de zero a 10, em uma pesquisa realizada pelo Movimento Nossa São Paulo e Ibope divulgada nesta sexta-feira (18). A pesquisa também revelou que os paulistanos gastam, em média, duas horas e 43 minutos por dia nas idas e vindas de casa para o trabalho.
O estudo revela ainda que aumentou o número de pessoas que usam o transporte público, mas também cresceu o número de motoristas nas ruas - mais gente está usando o carro.
Para 92% dos paulistanos, a poluição é um problema grave. E ela afeta mesmo o organismo. Segundo o Laboratório de Poluição da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), as avenidas concentram maior quantidade de poluição, e ficar parado nesses "pontos negros" aumenta o risco de infarto, doenças respiratórias e até câncer.

“A nossa conta é um cigarro para cada duas horas no trânsito. Então, quando você foi e voltou para casa, fumou entre um cigarro e meio e dois cigarros sem saber. Não é como ser um fumante, mas eu posso dizer que, se existe uma lei antifumo, que está sendo implementada, também devia existir uma lei anticarro”, afirma Paulo Saldiva, coordenador do laboratório da USP.
Enquanto aumentou o total de paulistanos com carros, cresceu também o número dos que usam o transporte público todos os dias. O campeão de adesões foi o Metrô, com 13% a mais de passageiros.
Segundo o estudo, 89% são favoráveis à ampliação da Marginal Tietê. “De início, ela complica um pouco o trânsito de São Paulo, que já é caótico, mas é uma alternativa que vai ser boa para o paulistano”, opina o engenheiro André de Castro. Se 56% dos paulistanos pudessem escolher, optariam por investir os recursos no transporte coletivo, mostrou a pesquisa.
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No Rio empresas de ônibus vão investir R$250 mil em novos veículos no estado

As empresas de ônibus ligadas à Rio Ônibus e à Fetranspor anunciaram que vão investir em torno de R$250 milhões na aquisição de mil coletivos novos para circular em vários municípios da Região Metropolitana do Rio, até o final do Ano. A decisão foi tomada diante da regulamentação das vans intermunicipais.
De acordo com a assessoria de imprensa do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), cerca de 200 novos veículos serão agregados à frota ainda em setembro, atendendo a população da Baixada Fluminense, Niterói e São Gonçalo.
Segundo os empresários - que prevêem a oferta de cinco mil novos empregos, já que cada ônibus representa, em média, cinco postos de trabalho - a regulamentação do transporte complementar pelo governo do estado deu a garantia legal necessária para que estes investimentos fossem viabilizados.
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Rio aumentará transporte coletivo no Dia Mundial Sem Carro

Para evitar transtornos no Rio no Dia Mundial Sem Carro, marcado para esta terça-feira, as concessionárias de transporte público aumentarão as frotas em circulação. O Metrô funcionará em regime de horário de pico durante todo o dia e as empresas de ônibus do município vão aumentar em 10% o número de veículos nas ruas.A SuperVia, concessionária que administra os trens, está preparada para colocar mais vagões em circulação de acordo com o possível aumento na demanda de passageiros. Durante o Dia Mundial Sem Carro, o Centro será especialmente fiscalizado pela Guarda Municipal e pela Secretaria municipal de Transportes. Será proibido o estacionamento de veículos num importante quadrilátero do Centro formado pelas avenidas Rio Branco e Presidente Antônio Carlos e pelas ruas da Assembléia e Santa Luzia.
Quem desrespeitar as restrições, será multado. Pela primeira vez, o Rio tentará passar 24 horas com menos poluição no ar.
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