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Curitiba: Uma revolução no transporte

domingo, 1 de março de 2009


O sistema de transporte público operado em Curitiba consiste em vias exclusivas para o tráfego de ônibus expressos. Os ônibus são longos, divididos em três seções ligadas por conexões sanfonadas e param nas estações-tubo, com acesso para cadeirantes. Os técnicos lembram a época em que Curitiba implantou o sistema, criando um novo termo na literatura mundial na área de transporte chamado BRT (Bus Rapid Transit). Nessa nova modalidade, ônibus operam com eficiência máxima, de forma integrada, em harmonia com o espaço urbano.“O grande marco foi o plano diretor de 1966, com a estruturação da cidade, corredores, estrutura linear e destinação de duas faixas exclusivas para ônibus. Até então, a cidade era cheia de pontos de ônibus e todas as linhas seguiam para o centro. Nos anos 70, com a inauguração do primeiro corredor, o fluxo de linhas para o centro diminuiu e se distribuiu. Outras vias foram liberadas para os automóveis e o espaço para o transporte público foi preservado, o que é a grande marca de Curitiba”, explica o mestre em engenharia de transporte Garrone Reck, professor do Departamento de Transporte da Universidade Federal do Paraná.A administração do transporte público é coordenada pela Urbanização de Curitiba (Urbs), vinculada à Prefeitura. A concessão é feita a 10 empresas urbanas e 19 metropolitanas, mas é a Urbs que contrata as empresas operadoras, define os itinerários, horários, vistoria a frota, define o custo por quilômetro e propõe a tarifa. A frota é composta por 1.980 ônibus, que circulam em 395 linhas nas canaletas com extensão de 72 quilômetros, cobrindo a cidade nos principais eixos. Por esses ônibus passam diariamente cerca de dois milhões de passageiros.


Os ônibus têm vida média de dez anos e são renovados pelas empresas, que investem e são remuneradas pela Urbs. Em 2006 e 2007, a frota foi ampliada em 62 ônibus. Só em junho de 2008 foram substituídos cem ônibus com mais de dez anos, um investimento de R$ 25 milhões feito pelas empresas concessionárias. Os novos ônibus, que vão entrar em circulação em setembro, são equipados com motores menos poluentes, que usam biodiesel, dotados com GPS e sistema de áudio MP3, com música clássica para os usuários. Os modelos, que devem transportar 130 mil passageiros por dia, vão irrigar uma nova rota, chamada Linha Verde, em construção pela Prefeitura. A previsão é reduzir o tempo de viagem, já que haverá menor número de estações-tubo dos bairros até o centro da cidade.

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Salvador: Ampliação de via exclusiva terá pequeno impacto no trânsito


Salvador conta com mais 2 quilômetros de via exclusiva para ônibus na região de acesso à avenida Paralela. Após obras de adaptação, a Superintendência de Transporte Público (STP) autorizou o uso do trecho que vai do viaduto Nelson Daiha, no Iguatemi, até as proximidades do viaduto Luís Eduardo Magalhães, na Paralela. Antes, o corredor exclusivo tinha 1,9 quilômetros de extensão, passando pela Estação Iguatemi até a altura do Detran.

O gerente da STP diz ainda que a expectativa é aumentar a velocidade média dos ônibus dos atuais 16 e 20 quilômetros por hora no tráfego misto para 20 a 30 quilômetro por hora com a mudança para a via exclusiva. “É um ganho substancial em relação ao tempo de viagem”, diz. O impacto na duração de viagem, segundo estudos do órgão, deverá ser de aproximadamente 8 minutos. Apesar disso, o próprio gerente da STP não acredita que a medida traga uma melhora significativa para os demais problemas do trânsito na região. “É um trecho muito pequeno para o que nós precisamos, mas vamos aumentar”, garante. O engenheiro civil, professor e especialista em transporte público Elmo Selzemburg concorda que o impacto da medida no trânsito geral deverá ser insignificante. “A via exclusiva já está saturada com este modelo de operação que está vigorando em Salvador, que é de 30, 40 anos atrás”, justifica. Para haver melhoria significativa, explica o especialista, seria necessário modificar o modelo dos veículos de transporte de massa para que pudessem transportar mais passageiros em menos tempo. “Precisamos de um novo tipo de veículo em grande extensão, seja o metrô, seja o VLT (veículo leve sobre trilhos) ou ônibus articulado”, pontua.

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BH: Linha Verde

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Teresina: Ônibus adaptados beneficiarão deficientes físicos

sábado, 28 de fevereiro de 2009


A partir da próxima semana, dois ônibus adaptados para portadores de necessidades especiais estarão circulando junto com os coletivos de Teresina. A Secretaria de Transportes e Trânsito – STRANS, apresentará os veículos na próxima segunda-feira (02). A adaptação obedece a Lei Federal nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para promoção da acessibilidade desse público.
Com a vigência da Lei, as empresas fabricantes de transporte coletivo ficam obrigadas a introduzir itens essenciais à acessibilidade de portadores de deficientes físicos como elevadores, cinto de segurança e portas especiais. Os dois ônibus, que serão apresentados pela STRANS, já obedecem às normas e deverão ser os primeiros de outros que deverão circular na cidade.


O diretor de transportes públicos da STRANS, Sebastião Ferraz, ressalta a importância desse tipo de transporte. “É muito justo que as pessoas portadoras de necessidades especiais também tenham os mesmos direitos de acessibilidades que as demais. Oferecer esse serviço é uma obrigação dos órgãos públicos e privados”, pontua.
Inicialmente, os ônibus adaptados contemplarão usuários da zona Sul, região onde apresenta o maior número de cadeirantes cadastrados juntos à Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social – SEMTCAS. Os veículos farão a mesma rota de coletivos convencionais e serão reconhecidos através de selos colocados no pára-brisa dianteiro e na lateral dos ônibus.

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Recife: Vândalos depredam 461 coletivos durante o carnaval


O vandalismo praticado contra o transporte público de passageiros cresceu no carnaval deste ano. Balanço divulgado pelo Grande Recife Consórcio de Transportes apontou um aumento de 63% no número de ônibus depredados durante os quatro dias de folia em Pernambuco e de 9,5% na quantidade de itens avariados.

Este ano, os “foliões” que foram para as ruas com o objetivo de depredar e não brincar conseguiram avariar um total de 461 coletivos, quebrando 812 peças. O prejuízo estimado é de R$ 63.146, o equivalente a 34 mil tarifas do tipo “A”.

Em 2008, os vândalos foram responsáveis por avarias em 282 ônibus, depredando 741 itens e causando um prejuízo material de R$ 55.300.

De acordo com o diretor de operações do Grande Recife, Manoel Marinho, o prejuízo maior é dos consumidores, já que os veículos quebrados vão para as garagens até serem consertados, diminuindo a oferta da frota. Além disso, os custos com a aquisição de novas peças será repassado no cálculo das novas tarifas.

A boa notícia é que boa parte desses crimes foi filmada pelas câmeras de segurança instaladas em cerca de 90% dos ônibus. As imagens estão sendo editadas para serem enviadas para a Secretaria de Defesa Social (SDS) que deve identificar e tentar prender os responsáveis.

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São Bernardo-SP: Novos ônibus começam a circular

Os usuários do transporte público de São Bernardo contarão com 25 novos ônibus a partir da próxima segunda-feira. Além destes, outros sete veículos híbridos reformados irão reforçar a frota do município. Os veículos foram entregues oficialmente nesta quarta-feira pelo Consórcio SBCTrans, concessionário do sistema de transportes da cidade.
Os 25 novos ônibus, que possuem capacidade para 100 passageiros cada, vão substituir veículos antigos e serão integrados a linhas que atendem bairros com maior demanda, como Represa, Riacho Grande, Taboão, Esperança e Vila São Pedro, beneficiando cerca de 20 mil usuários.
Foram investidos cerca de R$ 12 milhões na compra dos 25 ônibus. Os veículos serão adaptados para deficientes físicos, cumprindo a lei federal que estabelece a adaptação de 100% do transporte público para deficientes até o ano de 2014.
De acordo com a Scania, fabricante dos veículos, os ônibus são os mais modernos na indústria. Todos possuem câmbio automático, suspensão pneumática e pisos baixos, que facilitam o acesso no embarque e desembarque de passageiros.
A SBCTrans também apresentou outros sete veículos híbridos (com motor elétrico), que já estavam em operação na cidade, mas foram reformados e completaram a frota.

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