Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Brasília: Sem tolerância com ônibus velhos; até 4ª, 100 saem de circulação

domingo, 8 de fevereiro de 2009


Governo promete exigir de empresários que substituam 300 ônibus antigos por novos em 90 dias. Paralelamente, haverá tentativa de receber na Justiça R$ 23 milhões em multas. O governo também vai recorrer ao poder Judiciário para tentar receber das empresas de ônibus uma dívida acumulada de R$ 23 milhões. O montante é relativo a autuações por irregularidades na frota, descumprimento de horários ou de rotas.
Essa é uma das medidas para buscar melhorar a qualidade do transporte coletivo oferecido aos brasilienses. Até quarta, 100 ônibus velhos serão excluídos da frota e substituídos por novos. Em uma reunião na segunda com os empresários, o governo vai exigir que em 90 dias eles entreguem mais 300 veículos novos.
Diferentemente do que vinha sendo feito, a partir de agora a Secretaria de Transportes vai exigir a retirada dos ônibus velhos à medida que os novos cheguem.
“Até agora a gente permitia a inclusão dos carros novos e a permanência dos antigos porque faltavam ônibus em algumas linhas. Mas conseguimos resolver isso. Agora é tirar os velhos e garantir que eles não sejam usados para fazer o transporte escolar, por exemplo”, afirmou o secretário de Transportes, Alberto Fraga.
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São Paulo: Tarifa de ônibus sobe em 3 regiões metropolitanas de SP

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado anunciou ontem reajustes nos preços das viagens de ônibus intermunicipais de três regiões metropolitanas do Estado - São Paulo, Campinas e Baixada Santista. Os aumentos entram em vigor na segunda-feira e irão pesar no bolso de mais de dois milhões de passageiros que utilizam esse transporte diariamente. O reajuste médio das tarifas será de 7,45% em São Paulo, 8,60% na Baixada Santista e 9,18% em Campinas. As tarifas de 13 linhas do corredor metropolitano ABD de São Paulo (São Mateus-Jabaquara), por exemplo, passarão de R$ 2,30 para R$ 2,55. Em Campinas, a linha 694 (Hortolândia-Campinas), uma das mais movimentadas da região, terá o valor reajustado de R$ 2,30 para R$ 2,60. Já na Baixada Santista, a linha 900 (São Vicente-Santos) irá de R$ 2,60 para R$ 2,80. Segundo o governo, as mudanças nos preços acompanham o aumento de custos com óleo diesel, lubrificantes e mão-de-obra.

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Sergipe: Transporte público tem nova tarifa a partir de domingo. R$ 1,95

domingo, 1 de fevereiro de 2009


O Conselho de Administração da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) da Prefeitura de Aracaju, em reunião realizada nesta sexta-feira, 30, determinou a nova tarifa do transporte coletivo da cidade, que teve o percentual de 11%, passando de 1,75 para 1,95. Com vigência a partir de domingo, 1° de fevereiro.

Na planilha de custos analisada pelo Conselho estão contidos os principais itens que definem o percentual da tarifa. Os itens que mais pesam são os itens pessoais (encargos, folha salarial entre outros), com porcentagem de 39,96 %; seguida das despesas com combustível (óleo diesel) que é de 25,76%. Ainda foram relacionados impostos e taxas com 13,65%. A documentação está a disposição de todos os órgãos fiscalizadores, o cálculo é transparente, a planilha está enxuta e toda certinha, afirmou o superintendente da SMTT, Antônio Samarone, que integra o Conselho.
Segundo Rolemberg a tarifa das outras capitais também foi observada na reunião do Conselho, inclusive citando como exemplo as cidades que têm o mesmo porte de Aracaju como Maceió que hoje é de R$ 2 reais, e Salvador, com R$ 2,20.
Para usuários do transporte coletivo a tarifa não justifica porque o sistema é precário
O estudante Edson Barbosa dos Santos é outro que não gostou do aumento. “Deviam fechar logo os R$ 2. É lógico que ninguém fica satisfeito com aumento. Ainda por cima desse jeito, com os ônibus sucateados do jeito que estão”, disse. O cobrador Evandro Apóstomo dos Santos, concorda com a dificuldade de passar o troco, mas afirma que ainda não há reclamações.
“Eu não concordo com esse aumento porque os ônibus estão desorganizados, com cadeiras quebradas, são desconfortáveis, o sistema não oferece segurança porque sempre há assaltos. Aumentam o salário e aumentam tudo. Realmente não compensa. Não deu em nada. Eles deviam melhorar as condições dos ônibus”, reclamou o estudante Edson da Mota Santos. Vale lembrar que não há uma licitação para o transporte público em Sergipe há 30 anos.
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São Paulo: Bilhete Único será estendido para Região Metropolitana de SP

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009


Governo estadual, prefeitura, CPTM e Metrô assinaram convênio. Atualmente, bilhete vale para ônibus da capital paulista, metrô e trem.


O governo do estado, a Prefeitura de São Paulo, o Metrô e a CPTM assinaram um convênio para estender o uso do Bilhete Único para a Região Metropolitana. A assinatura foi publicada no Diário Oficial (DO) do município nesta terça-feira (27). Pelo texto publicado, será feita uma licitação para o contrato de parceria público-privada para a implantação da expansão do bilhete e o gerenciamento de um novo sistema único de arrecadação. De acordo com o divulgado no DO, o prazo de vigência do termo é de cinco anos contados a partir da assinatura do convênio, o que ocorreu em dezembro de 2008. O Bilhete Único é um cartão de integração do transporte público. Atualmente, ele é aceito nos ônibus da capital paulista fiscalizados pela SPTrans e nos trens do Metrô e da CPTM. Com o bilhete, um passageiro pode circular, num período de três horas, em até quatro ônibus municipais, ou em ônibus e Metrô ou em ônibus e trem. Pela integração apenas entre ônibus, o passageiro paga R$ 2,30, mas pela integração com Metrô e trem, R$ 3,65. Sem o Bilhete Único, ele pagaria R$ 4,70 pela integração ônibus-trem-metrô.

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BH: BHTrans aposta em tecnologia para monitorar frota de ônibus


A BHTrans, responsável pelo sistema de transporte de Belo Horizonte, instalou um sistema de monitoramento da empresa mineira Maxtrack na linha de ônibus 104 (Estação Lagoinha/Avenida). Em fase de teste, a iniciativa tem o objetivo de prestar informações aos usuários do transporte coletivo da capital. A expectativa é que esse monitoramento seja adotado em 100% das linhas de ônibus da cidade.O sistema disponibiliza informações em tempo real para usuários e operadores. Foram instalados painéis de LED (Diodo Emissor de Luz) dentro dos ônibus. Esses equipamentos vão informar, visualmente e por áudio, a localização do próximo ponto. Em alguns pontos de embarque e desembarque ao longo do trajeto, também estão instalados painéis onde os usuários terão acesso a uma previsão de tempo para a chegada dos próximos ônibus. Atualmente, dezenove pontos já contam com esses painéis. Após a implantação total do sistema, cerca de 600 pontos de parada, na região mais central da cidade, contarão com o serviço. Além das informações dentro dos ônibus e nos pontos de embarque, os usuários também poderão acessar informações pela internet ou via celular quando o sistema estiver implantado."Trata-se de um sistema de informação ao usuário baseado no posicionamento dos veículos (GPS) e previsão de chegadas nos pontos (modelo estatístico)", explica o diretor executivo da Maxtrack, Etiene Guerra. "Além das informações aos usuários, ele fornece também dados para o planejamento operacional para o transporte coletivo e viário da cidade, o que garante melhorias também para as empresas concessionárias do transporte público e para a BHTrans", completa o executivo. Os valores dos contratos entre as partes não foi revelado.

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Uberaba: Veículos do transporte coletivo circulam irregulares

Os internautas sugeriram durante a semana passada, no megaminas.com, assuntos referentes ao trânsito de Uberaba, segunda maior cidade do Triângulo Mineiro. Uma enquete pedia soluções para o trânsito na cidade e foi apontado que o transporte coletivo seria o principal problema nas ruas. Com um sistema de transporte público eficiente, de acordo com os internautas, poderíamos ter menos carros circulando.Um dos pontos seria ter uma frota nova que atendesse os usuários com agilidade e conforto. O transporte coletivo em Uberaba é alvo de reclamações que começam nos atrasos dos coletivos. Mas os usuários reclamam também da falta de qualidade e manutenção dos carros. “Muitas vezes os freios não funcionam e os ônibus param muito à frente do ponto”, revela o eletricista Reginaldo Luiz de Oliveira.De acordo com a prefeitura, a frota é composta por 114 veículos. Teriam sido comprados 55 nos últimos dois anos. O decreto assinado pela prefeitura e a empresa que presta o serviço na cidade não estipula a idade máxima para a frota, mas alguns carros estão circulando há mais de uma década. Alguns chegam a ter até 17 anos de vida.Com a placa de um veículo em mãos foi possível pesquisar a situação de alguns desses carros e muitos têm multas pendentes. Um deles tem 12 infrações que somam quase R$ 6 mil em multas. Com multa pendente não é emitido o Documento Único de Transporte (DUT), de porte obrigatório.No ano passado, 15 ônibus foram apreendidos e levados para o pátio do Detran, em Uberaba, porque estavam sem o documento do ano. A irregularidade só foi descoberta depois que esses carros se envolveram em acidentes.Para Carlos Valera, da Promotoria de Defesa do Cidadão de Uberaba, situações assim devem ser fiscalizadas. “Isso não pode continuar e deverá haver uma apuração dessa denúncia”, afirma.

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