Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram
Mostrando postagens classificadas por relevância para a consulta transporte coletivo florianópolis. Ordenar por data Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens classificadas por relevância para a consulta transporte coletivo florianópolis. Ordenar por data Mostrar todas as postagens

Curitiba tem o 2º transporte público mais eficiente para deslocamento da população até o trabalho

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Um estudo realizado pelo Instituto Cidades Responsivas, pelo Indicador de Mobilidade Urbana, analisou a qualidade do transporte público para deslocamento dos cidadãos até o trabalho em oito capitais brasileiras. O ranking mostra Curitiba com a segunda melhor posição, com uma pontuação de 0,26, atrás apenas de Belo Horizonte (0,36) e à frente de São Paulo (0,23) e Porto Alegre (0,23).

O Indicador de Mobilidade Urbana mede a eficiência com que os domicílios de uma cidade são conectados às oportunidades de emprego existentes. Quanto maior o valor do indicador e mais próximo de 1, maior a eficiência do transporte público.

“Curitiba já tem o transporte público mais integrado do País com sua região metropolitana e um sistema, por corredores exclusivos, que dá agilidade ao deslocamento da população. Mas a nossa meta é que cada vez mais a população possa sair mais tarde de casa para trabalhar e voltar mais rápido para descansar. Temos, para os próximos quatro anos, um amplo programa de melhorias para o transporte coletivo, com o novo contrato de concessão, mais integração e sustentabilidade”, diz o prefeito Eduardo Pimentel.

Tempo de deslocamento
O índice do Instituto Cidades Responsivas é calculado pela relação entre a quantidade de vínculos de trabalho e de domicílios que podem ser alcançados em até 45 minutos de carro ou com transporte público a partir de cada lugar da cidade.

“O que favorece Curitiba em relação a outras cidades é a forma relativamente compacta e radial da cidade, que faz com que as distâncias a serem percorridas sejam reduzidas e permitam que a infraestrutura de mobilidade não precise ser tão robusta", diz Luciana Fonseca, sócia-fundadora e diretora do instituto. 

"Nesse sentido, Curitiba está em uma situação melhor do que, por exemplo, o Rio de Janeiro, onde alguns bairros da zona noroeste estão a cerca de 40 km do Centro, exigindo investimentos maiores em sistemas de transporte para conectar a população até os empregos”, compara.

Para calcular os índices de transporte público e individual nas cidades, o estudo utilizou dados do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos, do IBGE, e do Relatório Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho, que indicam as vagas formais. Os tempos de deslocamento foram simulados entre 6h30 e 8h em dias úteis com a plataforma Google para o transporte público. Confira AQUI O ESTUDO.

Dessa forma, quando o indicador registra “1” (a melhor taxa possível), isso significa que o número de residências equivale ao de vagas de trabalho formais alcançadas em até 45 minutos. Na pesquisa, foram considerados dados de São Paulo (0,23), Florianópolis (0,19), Porto Alegre (0,23), Curitiba (0,26), Belo Horizonte (0,36), Salvador (0,16), Fortaleza (0,19) e Rio de Janeiro (0,13).

Os pesquisadores dizem que embora os deslocamentos da casa para o trabalho sejam apenas uma fração das viagens urbanas, eles são aqueles que mais exigem do sistema e que mais tendem a gerar congestionamento e poluição, uma vez que os horários de pico do uso da infraestrutura de transporte de uma localidade tendem a ocorrer justamente no início ou fim do horário comercial.

BRT
Quanto maior a capilaridade e mais eficiente a distribuição de linhas de ônibus e suas rotas, maior a qualidade do transporte coletivo. Em Curitiba, o BRT (Bus Transit Rapid), sistema de canaletas exclusivas que deu notoriedade mundial à capital paranaense e que completou 50 anos no ano passado, contribui para a qualidade do sistema, segundo o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto. 

Nos corredores, que transportam 65% dos passageiros do transporte coletivo de Curitiba, os ônibus têm conquistado mais velocidade com os Ligeirões, que têm menos paradas e começam a fazer a transição energética - do modelo movido a diesel para o elétrico. 

Em 2024 começou a operar o Ligeirão Norte/Sul, que reduziu o tempo de deslocamento entre o Santa Cândida e o Pinheirinho em 15 minutos, e mais recentemente o Ligeirão Expresso Linha Verde, entre o Atuba e o Pinheirinho, que atinge velocidade de 30 km/h. “São 41 quilômetros do Pinheirinho ao Atuba, percorridos em apenas 42 minutos”, diz Maia Neto.

“O BRT possui uma grande importância para tornar o transporte coletivo mais eficiente, pois ele tende a diminuir o tempo de deslocamento que os ônibus precisam para percorrer seu itinerário. Essa diminuição do tempo de deslocamento faz com que uma quantidade maior de empregos esteja dentro dos 45 minutos de viagem considerados na nossa pesquisa, melhorando os resultados do nosso indicador”, completa Luciana.

Informações: URBS

READ MORE - Curitiba tem o 2º transporte público mais eficiente para deslocamento da população até o trabalho

Ministério das Cidades viabiliza avanço do BRT em Florianópolis

quarta-feira, 21 de maio de 2025

Florianópolis deu mais um passo rumo à modernização do seu sistema de transporte público com a assinatura do termo de compromisso para a implantação do BRT no Trecho Sul da capital catarinense. A iniciativa, selecionada pelo Novo PAC, conta com apoio do Ministério das Cidades, que tem desempenhado papel fundamental na viabilização técnica e financeira do projeto. O investimento inicial previsto é de R$ 159 milhões, com recursos provenientes do Orçamento Geral da União (OGU). 

O projeto do BRT de Florianópolis prevê a implantação de um corredor de 5,2 quilômetros entre o Terminal de Integração da Trindade e o do Saco dos Limões, passando pela Universidade Federal de Santa Catarina. Está prevista a construção de nove estações ao longo do trajeto, além de adequações viárias no entorno do BRT e um novo sistema de iluminação pública na região. 

A proposta do BRT também inclui uma extensão de 2,67 quilômetros da Avenida Mauro Ramos, com faixas exclusivas para ônibus, uma para cada sentido. A ampliação da via ainda terá a instalação de 20 novos abrigos de passageiros, uma ciclovia no canteiro central e melhorias nas calçadas. 

“Essa nova etapa do BRT em Florianópolis faz parte de uma estratégia de transformação do sistema de transporte coletivo em todo o país, priorizando qualidade, acessibilidade e sustentabilidade. O Ministério das Cidades quer continuar garantindo uma mobilidade urbana eficiente e inclusiva”, disse o diretor do Departamento de Infraestrutura da Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, André Morais. 

Assinado o termo de compromisso, o projeto passará por uma etapa de revisão e, em seguida, será submetido à análise técnica da Caixa Econômica Federal. Somente depois dessa fase será iniciado o processo licitatório para a execução das obras. 

Informações a imprensa

READ MORE - Ministério das Cidades viabiliza avanço do BRT em Florianópolis

Segundo terminal do transporte coletivo integrado em Itajaí começa a funcionar em 15 dias

quinta-feira, 8 de maio de 2014

O terminal de transporte coletivo do bairro Ressacada, em Itajaí, já tem data para entrar em funcionamento. De acordo com a Coletivo, empresa que detém a concessão do serviço na cidade, em 15 dias o local deve começar a operar com o sistema integrado — que permite ao usuário pagar apenas uma passagem e circular pelos bairros da cidade.

No fim do mês passado foi instalado um semáforo que faz parte do projeto do terminal e, conforme a Coletivo, falta apenas a conclusão dos acessos para que o ponto entre em funcionamento.

— Em 15 dias deve estar funcionando e os usuários vão poder usar o transporte integrado. Por exemplo, quem vem da Itaipava pode desembarcar ali e pegar outro ônibus para a Praia Brava pagando somente uma passagem, desde que não saia do terminal — comenta o gerente operacional da Coletivo, Marco Littig.

Integração gradual

Desde 29 de março, o terminal do bairro Fazenda opera com novo sistema de transporte e, segundo Littig, praticamente todas as linhas estão integradas. Além disso, o gerente explica que com a finalização das obras do terminal do bairro Cordeiros em junho deste ano, os 480 horários existentes devem passar para mil partidas diárias.

— A implantação está sendo gradual até para que os usuários possam se adaptar. O transporte coletivo é dinâmico, as mudanças continuarão para otimização do sistema — diz Littig.

Terminal Cordeiros fica para junho

O terminal do bairro Cordeiros é o último passo para que o sistema de transporte coletivo integrado seja totalmente implantado em Itajaí — quase oito anos depois das obras das plataformas terem iniciado. A Coletivo Itajaí informou que até junho deste ano o terminal deve ser concluído para que o sistema fique completo. No ano passado, o prefeito Jandir Bellini também havia prometido a conclusão para o dia 15 de junho, aniversário da cidade. No entanto, o funcionamento foi adiado para 2014.

Os terminais são construídos através de parceria entre o município e a Coletivo, que é detentora do serviço. À prefeitura couberam as obras de infraestrutura, enquanto a concessionária ficou com a responsabilidade de fazer as plataformas. O secretário de Urbanismo de Itajaí, Paulo Praun, explica que a responsabilidade pela colocação do transporte integrado em funcionamento é da empresa.

— Até o meio do ano deve estar concluído. Mas eles estão dentro do prazo para entregar o sistema funcionando, que é de 19 meses contados a partir de fevereiro de 2013, conforme contrato — afirma.

O gerente operacional da Coletivo, Marco Littig, assegurou que a obra do terminal deve ser finalizada em junho e que a empresa está dentro do prazo contratual.

— A gente depende de terceirizados então sempre atrasa um pouco. No Cordeiros agora está sendo colocada a cobertura e faltam as instalações elétricas — argumenta.

O gerente ressalta que depois da implantação completa do sistema integrado ainda devem ser feitas melhorias e adaptações.

Fazenda já opera com sistema integrado

No terminal do bairro Fazenda o sistema integrado de transporte coletivo já está em funcionamento desde o dia 29 de março deste ano. Os usuários que precisam pegar mais que um ônibus para se deslocar pelos bairros da cidade são os principais beneficiados, como a doméstica Rosa Cavalheiro. Ela conta que pagava quatro passagens por dia para se deslocar do bairro Itaipava até Cabeçudas, onde trabalha.

— Está bem melhor, antes eu gastava R$ 240 em passagens e agora reduziu pela metade. Assim economizo mais — ressalta.

O auxiliar administrativo Joel Antônio Ramos Junior acredita que quando o sistema estiver completo vai beneficiar mais pessoas. Segundo ele, quem trabalha ou mora em bairros mais distantes e depende de vários transportes terá vantagens.

— Já usei do Imaruí até o Fazenda e do Fazenda até o Promorar só com uma passagem. Falta ficar completo ainda e ter ônibus melhores — comenta.

Para a dona de casa Maria Rosa, que mora na Canhanduba, o sistema integrado também foi vantajoso, pois o número de linhas aumentou.

— Antes eu pagava quatro passagens e agora são só duas, então melhorou pela economia. No bairro também melhorou 100%, agora tem mais linhas — explica.

No entanto, alguns usuários reclamam que o sistema integrado retirou as linhas diretas. A aposentada Isaura Maria dos Santos diz que no bairro Cabeçudas o transporte está funcionando mal.

— Antes a gente pegava o ônibus em Cabeçudas e ia direto pro Centro, agora tem que parar aqui no terminal e pegar outro ônibus. Às vezes a gente fica até meia hora esperando e quem é mais velho fica perdido — reclama.

Como vai funcionar

O usuário poderá circular pelos bairros de Itajaí pagando apenas uma passagem com o transporte coletivo integrado. Por exemplo, será possível sair do bairro Itaipava e se deslocar até o Fazenda e depois para a Praia Brava ou Santa Regina, apenas trocando de ônibus dentro dos terminais. Caso o passageiro saia do terminal, terá que pagar uma nova passagem.

Por Maikeli Alves
READ MORE - Segundo terminal do transporte coletivo integrado em Itajaí começa a funcionar em 15 dias

Sistema do BRT em Florianópolis precisa de tarifa integrada entre cidades, diz especialista

quarta-feira, 31 de julho de 2024

Com o anúncio de investimento do Governo Federal na instalação de um sistema de BRT (Bus Rapid Transit, em inglês) em Florianópolis, a mobilidade urbana entra novamente em discussão e um especialista defende a necessidade de ampliar o serviço para contemplar as cidades da Grande Florianópolis.

BRT em Florianópolis precisa de integração, diz especialista
Bernardo Meyer é coordenador do Observatório de Mobilidade Urbana da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e analisa o cenário pensando na inclusão de todas as cidades da região metropolitana no sistema de BRT.

“Precisamos ter um sistema metropolitano conectado, planejado racionalmente, para as linhas não competirem entre si, e com uma integração física, ou seja, de uma cidade para a outra”, opina Meyer.

Segundo o especialista, a integração do BRT em Florianópolis também permite maior economia aos usuários para que eles não precisem pagar várias passagens.

Entenda o investimento
O anúncio feito na sexta-feira (26) prevê uma série de projetos que serão contemplados em três eixos no Novo Pac Seleções (Plano de Aceleração do Crescimento): Cidades Sustentáveis e Resilientes, Infraestrutura Social e Inclusiva, e Água Para Todos.

Conforme a listagem, ao menos 15 cidades de Santa Catarina serão beneficiadas com recursos nas áreas de mobilidade e drenagem. Entre as obras, está prevista a instalação de um sistema de BRT em Florianópolis.

A capital catarinense receberá R$ 159 milhões para instalação do BRT, modalidade de transporte urbano de ônibus com grande capacidade, que trafega em faixas separadas da superfície.

Informações: ND Mais

READ MORE - Sistema do BRT em Florianópolis precisa de tarifa integrada entre cidades, diz especialista

Florianópolis estuda adotar tarifa zero para transporte público

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Já imaginou andar de ônibus em Florianópolis sem pagar nada? É o que pretende a prefeitura da Capital, que estuda internamente a possibilidade de adotar ao programa “Tarifa Zero”. Atualmente, a passagem comum no transporte coletivo é de R$ 6 paga no dinheiro.

A ideia, de acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, é possível, mas só poderia ser implantada com apoio financeiro. “A viabilidade da medida depende da fonte de financiamento para tal benefício, principalmente através do Governo Federal, a qual o município já vem buscando há tempo, principalmente após a pandemia” afirmou em nota.

Movimento Tarifa Zero
De acordo com o presidente da frente parlamentar pela Tarifa Zero em Florianópolis, o vereador Afrânio Boppré (PSol), o plano de trabalho para a implantação do projeto é dividido em três fases.

“Na primeira delas, nós fizemos um levantamento de dados e informações sobre a realidade de Florianópolis: como está a operação do sistema na cidade, quais os números de passageiros, o custo do sistema e como a prefeitura subsidia o transporte mês a mês” explica o vereador.
Segundo Afrânio, a segunda fase já deve ser implantada no mês de setembro, com visitas técnicas a alguns dos 78 municípios brasileiros que já adotaram a tarifa zero. Posteriormente, na terceira etapa, a ideia do grupo é formular um projeto sólido e apresentar propostas reais para Florianópolis.

“Cada município tem suas especificidades, e por isso, não tem um modelo único. O que a gente quer é ouvir exemplos, ouvir entidades, universidades, e adaptar a tarifa zero ao que se vive aqui” afirma.

Outras cidades catarinenses já zeraram a tarifa do transporte coletivo, como Balneário Camboriú, Garopaba, Gov. Celso Ramos e Forquilhinha.
No começo do mês de agosto, foi a vez da cidade de Balneário Piçarras, no Litoral Norte, decidir que o transporte público municipal continuará gratuito. A nova linha de ônibus funcionaria sem cobrança até o final de julho, mas o prazo foi estendido por mais 12 meses.

Incentivos ao uso de ônibus
Em janeiro deste ano, a prefeitura de Florianópolis realizou o reajuste mais recente nos valores das passagens. Para quem utiliza o transporte convencional no cartão, a passagem subiu de R$ 4,38 para R$ 4,98. Já no dinheiro, a tarifa foi de R$ 4,50 para R$ 6,00.

Em contrapartida, a administração municipal afirma que tem realizado esforços para incentivar o uso do transporte público com medidas extras. Uma delas é o “Domingo na faixa”, que traz gratuidade nas passagens em todo último domingo do mês.

Além disso, ainda na temporada de verão, a prefeitura realizou um “teste” do que seria a realidade da Capital com tarifas zeradas, quando abonou o preço das passagens em todos os finais de semana.

Informações: NDMais
READ MORE - Florianópolis estuda adotar tarifa zero para transporte público

Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis é lançado

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus) foi lançado pelo governador Raimundo Colombo com o objetivo de melhorar o trânsito na Ilha de Santa Catarina e na Grande Florianópolis. Durante apresentação do programa pelo vice-presidente da Strategy – PwC, Carlos Eduardo Gondim, Colombo anunciou que a coordenação e execução caberá ao engenheiro Cássio Taniguchi, ex-prefeito de Curitiba e especialista em urbanismo. Ele começa como superintendente e depois assumirá a Secretaria de Mobilidade Urbana, que será criada com a extinção de 10 secretarias executivas.

As pesquisas realizadas comprovaram com dados o que já se sabe empiricamente: a imobilidade em Florianópolis é causada pelo uso exagerado de carros particulares e a falta de um eficiência do sistema de transporte coletivo.

Uma constatação surpreendente: Florianópolis é a cidade brasileira com maior percentual de uso de veículo particular. Chega a 48%, contra média nacional de 32%. Já o transporte coletivo é usado por apenas 24% da população. Outros 25% da locomoção ficam com ciclistas e pedestres.

Quer dizer: mantidos os índices atuais de emplacamento de novos veículos e sem melhoria e maior uso do transporte coletivo a Ilha vai travar, terá imobilidade total nos próximos anos.

Entre as vias mais movimentadas destaque para as pontes. Por elas passam todos os dias 138 mil pessoas. Desse total, 50% é com transporte individual. Pior: a taxa de ocupação dos ônibus é de 60%.

O plano prevê medidas de curto, médio e longo prazo, além de investimentos milionários para incentivo ao transporte coletivo.

Informações: Blog Moacir Pereira

READ MORE - Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis é lançado

Atualização tecnológica da bilhetagem do transporte coletivo de Joinville começa a operar em maio

segunda-feira, 28 de abril de 2025

A atualização do sistema de bilhetagem do transporte coletivo de Joinville começa a funcionar no início de maio. Durante o período de transição, o novo equipamento funcionará simultaneamente com o atual por 45 dias. As empresas Gidion e Transtusa estarão colocando sinalização no interior dos ônibus para orientar o usuário sobre o uso dos cartões em cada equipamento.

Até o final de junho, o equipamento antigo será desativado e a venda do passe retornável, uma modalidade de armazenamento que já está em desuso no restante do país, será encerrada. Os créditos disponíveis nos passes retornáveis poderão ser utilizados normalmente até seu esgotamento, sem nenhum tipo de prejuízo ao usuário.

Com isso, o cartão Ideal será o principal meio para armazenar as passagens no sistema de transporte coletivo. Ele garante benefícios, como integração temporal gratuita, segurança para transferência de passagens em caso de perda ou roubo e consulta de saldo e extrato na Passebus e nos terminais.

Quem já possui o Ideal poderá continuar utilizando o cartão normalmente nos novos validadores. Para quem ainda não possui, a primeira via emitida em 2025 será totalmente gratuita e pode ser feita com apresentação de um documento de identificação com foto e número do CPF.

Os usuários que não tiverem o cartão Ideal até junho poderão adquirir passagens avulsas por meio de tíquetes descartáveis com QR Code, válidos por 72 horas após a compra. Não haverá alteração em relação à tarifa embarcada.

Atualização tecnológica

A atualização tecnológica do sistema de bilhetagem foi realizada porque o equipamento atual está em funcionamento há 16 anos. O uso prolongado tem ocasionado lentidão no processamento de dados, incapacidade de interligação com novas tecnologias, aumento das manutenções e falta de peças de reposição.

As empresas Gidion e Transtusa se comprometeram com a Prefeitura de Joinville a assumir todos os encargos da atualização do sistema, sem qualquer reflexo ou aumento da tarifa.

Cartão Ideal

Para facilitar a logística daqueles que ainda não possuem o cartão Ideal, haverá duas opções para a emissão:

•⁠ ⁠Na Passebus (Rua XV de novembro, 707 – Centro), que atenderá em horário de plantão, das 6h às 20h, de segunda a sexta-feira, a partir de 5 de maio, até o final de julho.

•⁠ ⁠Em todos os terminais de ônibus, que oferecerão atendimento presencial para emissão do novo cartão a partir do início de maio.

Benefícios do Ideal

A emissão do cartão Ideal é gratuita e não possui nenhuma taxa de administração, ou seja, a totalidade do valor carregado é utilizado para pagar as passagens do transporte coletivo. Além disso, ele possui diversas vantagens para o usuário:

•⁠ ⁠Integração temporal gratuita: Permite ao usuário utilizar mais de uma linha de ônibus no mesmo sentido sem pagar a segunda passagem, desde que o segundo embarque ocorra dentro de uma hora e dez minutos após o primeiro.

•⁠ ⁠Segurança em caso de perda ou roubo: Em situações de perda ou extravio, o usuário pode solicitar o cancelamento do cartão pelo telefone 0800 608 1300. Os créditos remanescentes serão transferidos para um novo cartão após 48 horas.

•⁠ ⁠Consulta de saldo e extrato: Os usuários podem consultar o saldo e o extrato de utilização do cartão na Passebus ou nos terminais, proporcionando total controle sobre os gastos.

Informações: Prefeitura de Joinville

READ MORE - Atualização tecnológica da bilhetagem do transporte coletivo de Joinville começa a operar em maio

Setuf apresenta plano sanitário para retomada do transporte coletivo em Florianópolis

domingo, 17 de maio de 2020

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros da Grande Florianópolis (Setuf) apresentou um plano sanitário para a retomada do transporte coletivo em Florianópolis e região. O documento foi divulgado à imprensa. Não há definições sobre a volta do transporte. O anúncio deve ser feito quando houver uma definição pelo Governo de Santa Catarina. A partir do momento que isso ocorrer e a prefeitura autorizar a retomada do sistema, esse plano será colocado em prática.

Segundo o Setuf, equipes estarão nos terminais de integração (quando disponível) ou em pontos de início ou fim de serviço (nos casos de operação sem passagem por terminal), realizando higienização da frota, ao longo do dia de operação. Os veículos serão higienizados, a cada operação. Será obrigatório o uso de máscaras e nos terminais serão instaladas pias com água e sabão. Dentro dos coletivos, já foram instalados dispensers de álcool gel.

Não há como evitar aglomerações e o plano diz que será observada como lotação do ônibus, a quantidade máxima de passageiros sentados e uma quantidade de passageiros em pé que não gere a necessidade das pessoas terem que se encostar umas nas outras durante o trajeto. O motorista tem autonomia de decidir não parar mais em pontos, mesmo com a solicitação de passageiros, até que a lotação permita novos embarques.

Dentro dos terminais já foram colocadas marcações e anúncios onde as pessoas são orientadas a manter a distância de, no mínimo, 1,5 metro.

Os amarelinhos também circulam, segundo o plano, com as mesmas medidas de segurança. Além disso, os veículos não vão operar com ar-condicionado, sendo as janelas abertas para evitar a proliferação de vírus e bactérias.

Prefeito diz que é cedo
O prefeito Gean Loureiro (DEM) disse, na tarde desta quarta-feira (13), que caso o Governo do Estado libere o transporte coletivo, Florianópolis manterá as restrições. O mandatário alega que as equipes técnicas da Saúde analisam que é muito cedo ainda para liberar o transporte. Isso pode causar um aumento considerável nos contágios por coronavírus (covid-19) na Capital.

READ MORE - Setuf apresenta plano sanitário para retomada do transporte coletivo em Florianópolis

Governo de SC planeja BRT para Grande Florianópolis

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

O governador Jorginho Mello anunciou a implantação de um BRT (Bus Rapid Transit) na Grande Florianópolis. O projeto prevê a criação de um corredor exclusivo para ônibus, que ligará Santo Amaro da Imperatriz ao norte da Ilha de Santa Catarina. A iniciativa é vista como uma solução para melhorar o trânsito da região, beneficiando cidades como Palhoça, São José e Florianópolis.

Inspiração e recursos: A base do projeto
O secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen, explicou que a ideia do BRT é inspirada no modelo implantado em Itajaí, com adaptações para a região da capital catarinense. O projeto já conta com recursos garantidos pelo Banco Mundial para iniciar os estudos necessários, e o estado deverá combinar outras fontes de financiamento para viabilizar as obras.

Além disso, Bornhausen lembrou que, na década passada, um estudo conhecido como Plamus previu a interligação dos municípios da Grande Florianópolis, mas o projeto não avançou. Agora, com o apoio do Banco Mundial, o governo espera definir a melhor solução para o transporte público na região.

Trajeto e cronograma: Fases de implementação do BRT
Conforme anunciado pelo governador Jorginho Mello, o BRT ligará Santo Amaro da Imperatriz ao norte da Ilha, passando por importantes municípios da Grande Florianópolis. O trajeto exato será definido pelos estudos em andamento, mas a prioridade é garantir a melhoria do fluxo de transporte nas áreas mais críticas da região.

O projeto será implementado em fases, e se tudo ocorrer conforme o planejado, a licitação para o início das obras pode ser realizada dentro de dois anos. A estimativa é que em quatro a cinco anos boa parte do sistema de BRT, especialmente os corredores principais, esteja em funcionamento. Contudo, a conclusão total do projeto está prevista para ocorrer em até 20 anos, com uma transformação gradual na mobilidade da região.

Informações: https://sctd.com.br/

READ MORE - Governo de SC planeja BRT para Grande Florianópolis

Transporte coletivo de Itajaí tem novas mudanças para segunda-feira (30)

domingo, 29 de outubro de 2023

O novo sistema de transporte coletivo de Itajaí, contestado por passageiros pela superlotação, implementará mais alterações em suas linhas nesta segunda-feira (30). Quase dez itinerários, bem como seus horários, serão modificados.


De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do município, as mudanças têm como objetivo “melhor atender aos usuários”. Junto a isso, a entidade reforçou em nota que mais atualizações podem ocorrer ao longo da semana, dependendo dos ajustes necessários.

A prefeitura já havia implementado alterações no transporte coletivo na última sexta-feira (27): retorno dos terminais Cordeiros e Fazendas à operação anterior – embarque e desembarque pelas portas traseiras – e reforços a partir de 5h30 e nos horários de pico na região do Santa Regina e Portal.

As mudanças para segunda-feira englobam um total de nove linhas. Algumas foram eliminadas, enquanto outras prolongadas e com novos horários, que podem ser checados na tabela completa no site do consórcio responsável.

Confira as mudanças no transporte coletivo de Itajaí para a segunda-feira (30)

Linha A2 – Estefano José Vanolli: Prolongada até o Centro, assim, passará pelas avenidas Marcos Konder e Sete de Setembro e se conectará com o Terminal da Fazenda.

Linha C8 – Espinheiros: Passa a atender também as ruas José Gottardi e José Francisco Maestri e realizará conexão no terminal Cordeiros. Junto a isso, foi prolongada para atender a região do Horto.

Linha C7 – Portal I/Volta de cima /Espinheirinhos: Passa a fazer conexão no Terminal Cordeiros.

Linha P3 – Espinheirinhos: Eliminada e integrada à linha C7.

Linha P2 – São Roque: Passa a fazer conexão com o Terminal Cordeiros e terá alteração de horários.

Linha C0 – Centro: Excluída para melhor atendimento em outras regiões que necessitam.

Linha C3 – São Vicente/Bambuzal: Inclusão das ruas São Francisco e Caçador.

Linha T2a – Rio Bonito: Amplia a rota até a rua Arq. Nilson Edson dos Santos.

Linha T4 – Osvaldo Reis/Praia Brava: Inserção de duas novas viagens, às 6h15 e às 6h45.

As novas tabelas de horários das linhas com alteração estarão disponíveis para download a partir deste sábado (28) em http://consorcioatalaia.com.br/.

Informações: NDMais.com.br

READ MORE - Transporte coletivo de Itajaí tem novas mudanças para segunda-feira (30)

Sem cobradores, Ônibus de Campo Grande deixam de aceitar dinheiro

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A partir do dia 26 de agosto, os ônibus do transporte coletivo de Campo Grande, gradativamente, deixarão de aceitar o pagamento feito com dinheiro pelos passageiros. A tarifa será cobrada apenas com o cartão eletrônico.
A iniciativa de tirar de circulação o dinheiro nos ônibus partiu dos motoristas, que alegaram estar sobrecarregados com a falta do cobrador e preocupados com a alta incidência de assaltos aos coletivos da Capital.
A partir desta reclamação, o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano de Campo Grande fez a proposta ao prefeito, Nelson Trad Filho.
Segundo o presidente do Sindicato, Demétrio Ferreira de Freitas, após a decisão da Câmara dos Vereadores de remanejar os cobradores, a solução encontrada foi tirar de circulação o dinheiro, para proteger tanto a vida dos motoristas, quanto aos usuários do transporte coletivo.
Então no dia 21 de julho, em reunião na prefeitura de Campo Grande, os representantes da Assetur (Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano), da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), da Polícia Militar e do Sindicato acordaram que, a partir de 26 de agosto de 2011, os ônibus de só aceitarão o cartão eletrônico, como pagamento da passagem.
Para a usuária dos coletivos da Capital, Irene Xavier, que já usava o cartão, é boa a iniciativa, já que dificulta a ação dos assaltantes. “Com o cartão, a gente não precisa ficar abrindo a bolsa procurando o dinheiro. Se tem algum mal intencionado, já fica olhando o que você tem na bolsa”, afirma ela.
O Coronel da PM (Polícia Militar), Carlos Alberto Davi dos Santos, diz que fato de não ter dinheiro circulando nos ônibus não fará com que diminua a fiscalização por parte da Polícia. Porém, a PM acredita que os assaltos a ônibus diminuam consideravelmente, como em outras capitais onde já foi banido o dinheiro.
“Com essa não circularização de dinheiro, acreditamos que vá diminuir a criminalidade, já que não trabalhamos com a hipótese de que os bandidos passarão a catraca para assaltar os passageiros. Mas a PM não deixará de fazer o trabalho de prevenção”, afirma o coronel.
A assessoria de comunicação da Assetur (Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano) comunicou que a conscientização da população, com cartazes, panfletos e banners, começa na segunda semana de agosto.
 
Inserção gradativa do cartão
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano da Capital, a partir do dia 26 agosto, os 45 ônibus articulados e as linhas 302 (Caiobá) e 319 (Dom Antônio Barbosa) não aceitarão dinheiro como forma de pagamento da passagem.
A partir do mês de setembro, as linhas “alimentadoras”, ou linhas azuis, com maiores índices de assalto entrarão na lista, como as linhas 411 (Santa Mônica) e 108 (Los Angeles). E a partir de janeiro de 2012, todos os ônibus do transporte coletivo de Campo Grande só aceitarão o passe eletrônico.
Em Campo Grande, cerca de 230 mil pessoas usam o transporte coletivo por dia. O preço da passagem, a R$ 2,70, é um dos mais caros do Brasil, perdendo apenas para São Paulo (R$ 3) e Florianópolis (R$2,95).


Fonte: Midiamax

READ MORE - Sem cobradores, Ônibus de Campo Grande deixam de aceitar dinheiro

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960