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Em Ribeirão Preto, Corredor de Ônibus da Presidente Vargas remodela a avenida

domingo, 17 de abril de 2022

As obras de implantação do Corredor de Ônibus da avenida Presidente Vargas, que estão com 67,4% das intervenções concluídas, já mudaram a cara da avenida. Quem passa pelo local pode enxergar uma avenida totalmente remodelada ao longo dos cerca de dez quilômetros de extensão.


As ações estão concentradas no preparo e concretagem de calçadas, com o nivelamento e assentamento do piso tátil, a instalação de infraestrutura de caixas de passagem e dutos de semaforização inteligente e plantio de grama. Uma parte da nova pavimentação asfáltica foi concluída no último domingo, dia 10 de abril.

Com investimentos de R$ 13,6 milhões, o corredor de ônibus será implantado na avenida Presidente Vargas a partir da rua Eliseu Guilherme, seguindo até a avenida Dr. José Cesário Monteiro da Silva, próximo à rotatória da avenida Braz Olaia Costa. A obra beneficiará entre 15 mil e 18 mil usuários do transporte público.

Sobre a obra

Irá contemplar a revitalização do passeio para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente àqueles com dificuldades de mobilidade. As esquinas da avenida contarão com rampas de acesso para cadeirantes, piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia, além da remodelação dos canteiros.

Por fim, será feito um recapeamento reforçado nas faixas preferenciais para garantir maior tempo de uso e menor risco de danos devido ao peso dos veículos.

Interdição

Atualmente, a única interdição na avenida é no acesso à rua Capitão Jarbas Vieira de Souza para os condutores que vêm pela avenida Presidente Vargas em direção a Bonfim Paulista.

Para acessar a rua é preciso ir até o cruzamento com a avenida Profº João Fiúsa, retornar na avenida Presidente Vargas, sentido Centro, até o cruzamento com a rua Capitão Jarbas Vieira de Souza.

Programa Ribeirão Mobilidade

O corredor de ônibus da avenida Presidente Vargas faz parte de um total de 11 que estão sendo implantados na cidade pelo Programa Ribeirão Mobilidade, totalizando 56 quilômetros que percorrerão as principais avenidas do município.

Cerca de 90% das obras do Programa Ribeirão Mobilidade já estão licitadas ou em processo de licitação. São mais de 30 intervenções viárias planejadas para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população de Ribeirão Preto.

O investimento total se aproxima de R$ 500 milhões, sendo R$ 310 milhões em recursos do Governo Federal, e o restante, do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) e outras agências de crédito.

Informações: Prefeitura de Ribeirão Preto
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Greve do Metrô em BH continua por tempo indeterminado

A greve dos metroviários em Belo Horizonte continuará durante o feriado de Páscoa na capital, ao menos, até a próxima terça-feira (19), quando o movimento completará um mês.


Na terça-feira, conforme o sindicalista, haverá uma manifestação da categoria, que, por ora, não tem local divulgado. “Como não tem nenhum fato novo, não há previsão de assembleia. A única coisa marcada é uma manifestação na terça-feira, mais radicalizada. Infelizmente, como não tem acordo, vamos continuar. Não queríamos, entendemos a situação [da população], mas não tem outro caminho”, afirma Pablo.

A assessoria de imprensa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informa que não haverá mudança de escala nos feriados - o que, na prática, significa que o metrô funcionará entre 10h e 17h, com movimentação reduzida. 

Em nota de balanço do 23º dia de paralisação, divulgado na manhã desta quarta-feira, a CBTU afirma que “o movimento paredista tem como motivação a falta de respostas sobre o futuro dos mais de 1.500 empregados públicos no processo em andamento de desestatização da Superintendência de Trens Urbanos de Belo Horizonte. A CBTU frisa que o processo de desestatização está sendo conduzido pelos Ministérios da Economia e do Desenvolvimento Regional. Assim, as demandas relativas ao processo devem ser endereçadas àqueles entes”.

“A Companhia transporta mais de 100 mil usuários em dias úteis e aproximadamente 70 mil passageiros são prejudicados com a escala definida pelos metroviários, por dia útil”, completa a empresa no texto. No informe, a CBTU admite que “de momento, não existem fatos novos a indicar pedido de reconsideração desta decisão” travada na Justiça que mude os caminhos do diálogo com os grevistas.

Informações: O Tempo
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Prefeitura de Curitiba prorroga edital da Estação Prisma Solar do Inter 2

quarta-feira, 13 de abril de 2022

A Prefeitura de Curitiba prorrogou o prazo para recebimento de propostas para o edital da Estação Prisma Solar, o novo modelo de parada de ônibus da linha Inter 2. A estrutura faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, com obras de readequação e melhoria do transporte coletivo, que tem parte dos recursos – US$ 106,7 milhões - financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mais US$ 26,7 milhões em contrapartidas do município.


O novo prazo para o edital, de abrangência internacional, é até 18 de maio de 2022. As novas estações do Inter 2 serão pontos de conexão intermodal, de excelência na experiência do usuário e de operação remota inteligente.

A licitação em andamento, lançada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc) e Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), estabelece os requisitos para um modelo protótipo que será instado na atual Estação Agrárias, na Rua dos Funcionários, entre as ruas Menezes Dória e Recife, no Cabral. No próximo dia 26 de abril, o BID, em parceria com a Utag, realiza um webinar técnico dirigido a proponentes para esclarecimentos de detalhes do projeto.

Entre os requisitos previstos no edital estão soluções inteligentes de transporte, energia e tecnologias de ponta que promovam a integração com outros modais – carona solidária, bicicleta compartilhada, caminhada e carros de aplicativo – no esforço para reduzir o número de carros na cidade.

"Temos uma previsão de aumento de 30% na demanda para o Inter 2. Os novos conceitos de arquitetura, acessibilidade, sustentabilidade ambiental e econômica devem absorver esse crescimento de usuários com conforto, segurança e sistemas de fácil manutenção dos equipamentos, incluindo custos reduzidos que impactam no cálculo da planilha tarifária”, explica o diretor técnico da Utag, Marcio Teixeira. 

Para garantir que todas as soluções inteligentes e sustentáveis sejam desenvolvidas e aplicadas no protótipo, o edital foi elaborado em um formato inédito, com um valor estimado em R$ 4,6 milhões. Dessa vez, além da apresentação das tecnologias, o vencedor do certame vai fazer a obra e acompanhar a operação do equipamento, para ajustar a aplicação das facilidades previstas para a experiência do usuário, eficiência energética e infraestrutura. Esse período de assistência será essencial para modelagem do produto, até que esteja apto a ser replicado nas demais estações do Inter 2. Essa fase do programa é totalmente financiada pelo BID.

Uma das principais exigências do edital é a matriz energética do equipamento. A energia solar da estação será captada por meio de painéis fotovoltaicos - ou tecnologia semelhante - , garantindo eficiência para manter toda a operação, da climatização interna ao sistema de monitoramento e de comunicação do usuário.

A documentação completa do edital da Estação Prisma Solar está disponível no site da Utag e no Portal da Transparência de Curitiba. As propostas devem ser protocoladas no Serviço de Protocolo do Ippuc, na Rua Bom Jesus, 669, no Cabral, em Curitiba, até às 11h do dia 18 de maio. A Comissão de Licitação abre os envelopes a partir das 15h do mesmo dia.

Principais itens inovadores requeridos o edital
Operação
- Tecnologias para impedir/reduzir a evasão no pagamento de tarifas.

- Tecnologias para ganho de tempo na operação de embarque e desembarque de passageiros.

- Uso de tecnologias da informação e comunicação para gestão e controle da operação, com soluções inteligentes que permitam o monitoramento digital do equipamento, como sistema de telemetria, contagem de passageiros, dimensionamento de frotas e de tempo de percurso para evitar formação de comboio, controle de portas, temperatura, iluminação, conectividade, arrecadação tarifaria e abastecimento energético, entre outras operacionalidades.

Experiência do usuário
- Sistema Automatizado de Arrecadação Tarifária (SAAT) para cobrança de passes sem uso de dinheiro em espécie.

- Sistema de internet Wi-Fi para usuários em 99% do tempo de uso da estação.

- Sistemas de receitas acessórias na estação para o sistema público, estimulando o uso de cabines de vendas de alimentos, publicidades, mídia embarcada e outras ações que promovam a geração de receitas para a operadora do sistema.

- Sistema de segurança e alertas, especialmente, em horários de menor movimento. 

Infraestrutura
- Monitoramento e controle de catracas de entrada, uma vez que a estação não terá o controle do cobrador.

- Validador eletrônico com venda de créditos por celular, compra e recarga dos cartões-transporte, uso de cartões cipurse (cartões inteligentes para cobrança de automática de tarifas), compatibilidade com os atuais sistemas do município.

- Painel de Mensagem Variável para promover informação útil ao usuário. 

- Climatização com temperatura média de 22ºC, variação entre 18 e 26, com distância limite de 4 passageiros por m².

- Soluções sustentáveis extras, considerando a estação e seu entorno. Deve-se dar preferência a medidas relacionadas a água, energia e a resíduos sólidos.

Informações: URBS
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Volvo amplia presença na operação do transporte público em Cuiabá

Com 60 novos ônibus, a Volvo ampliou sua presença na operação do transporte público em Cuiabá (MT). A venda foi feita pela Auto Sueco, concessionária Volvo, com financiamento da Volvo Financial Services.

Todos os ônibus são do modelo Volvo B270F, com motor dianteiro. Uma opção que exige menos manutenção e entrega desempenho superior em operações com ar-condicionado, com menor consumo de combustível.

Responsável por mais de 1 ⁄ 3 dos veículos do sistema de transporte, a Volvo também é a única fabricante com ônibus articulados na frota. 

De acordo com a prefeitura de Cuiabá, o sistema tem 360 ônibus que transportam 175 mil passageiros por dia.

Informações: Volvo
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Prefeitura anuncia parceria para treinamento de 1.400 motoristas de BRT


A Prefeitura do Rio vai fechar uma parceria com o Sest/Senat para implementação do Programa de Formação e Treinamento para Motoristas e Mecânicos do Sistema BRT em suas unidades. Atualmente, o sistema BRT tem cerca de 445 motoristas contratados pela Mobi-Rio e 32 em processo de admissão. 

No entanto,  será necessária a contratação de mais 1.400 motoristas e de mecânicos até a chegada dos 572 novos ônibus,  cuja primeira licitação para a compra acontece nesta quarta-feira (13/4).

O objetivo é formar, inicialmente, um cadastro de motoristas de articulados e de mecânicos, a fim de implantar um processo de contratação gradativa, conforme o cronograma de entrega da nova frota. As inscrições para a seleção das primeiras turmas estão previstas para as próximas semanas e serão divulgadas pela Mobi-Rio e pelo Sest/Senat.

Informações: Prefeitura do Rio
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No Recife, Cartão VEM poderá ser carregado pelo Facebook e Instagram

Usuários do sistema de transporte público poderão contar com uma nova forma de recarga do VEM, a partir desta terça-feira (12). Agora, é possível comprar crédito e solicitar serviços por meio do Facebook e Instagram. 


A iniciativa é pioneira no Brasil e acompanha a tendência de digitalização dos serviços do VEM e ampliação da rede de vendas de créditos eletrônicos de transporte.

Além de comprar créditos, é possível utilizar as plataformas para solicitar a primeira via e atualizar o cadastro do VEM Estudante, bem como bloquear qualquer cartão VEM. 

“O objetivo é facilitar o acesso e dar mais conveniência para o passageiro, especialmente aquele que é do nicho estudantil, porque já está conectado, familiarizado com redes sociais, mas realiza, ainda, a recarga na rede física”, afirmou o diretor de Inovação da Urbana-PE, Marcelo Bandeira. "Estamos na busca de soluções que vão ao encontro dessa virtualização de serviços, disponibilizando mais conveniência para o passageiro e para as suas atividades rotineiras".

Para a recarga, será cobrada uma taxa no valor de R$ 2,70 por transação. Para o VEM trabalhador, o valor mínimo é R$ 6,20 e máximo diário, de R$ 102,45.

Como acessar?
Para acessar os serviços, basta mandar uma mensagem para o perfil Cartão VEM (@cartaovem no Instagram e /cartaovem no Facebook) e seguir os passos que serão apresentados. Ao solicitar a opção de recarga, o usuário terá que informar os números do cartão que deseja recarregar. 

O pagamento poderá ser feito via Pix, e os créditos comprados estarão disponíveis nos validadores dos ônibus e máquinas de autoatendimento até 10 minutos após a confirmação do pagamento e finalização do processo. 

Atendimento
Através do WhatsApp (81) 3320.2001, os usuários também podem realizar recargas e solicitar serviços como bloqueio do cartão por perda ou roubo; atualização cadastral do estudante; solicitação da primeira via do VEM estudante; e reportar problema com a recarga. 

A plataforma VEM Posto Virtual, disponível como aplicativo e no site vempostovirtual.vemgranderecife.com.br, também oferece serviços de forma virtual. 

O atendimento para usuários do VEM Estudante, Trabalhador, Comum e Passe Livre também é realizado pelo telefone (81) 3125.7858.

Já o atendimento para os que utilizam o Livre Acesso e Idoso é realizado, também, no número (81) 3125.7575. O horário de atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 17h, exceto feriados.

Informações: Folha PE
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