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Aberta licitação para modernização de sistema do metrô DF

segunda-feira, 11 de abril de 2022

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) publicou edital de licitação para realizar a modernização do Sistema de Sinalização e Controle de Tráfego (SCT). Tal sistema é responsável pela organização e segurança de toda movimentação dos trens e veículos auxiliares.


O Metrô-DF, que passa por um processo gradual de modernização, também vai promover a melhoria do sistema de proteção e controle, integrantes do sistema de energia. Esses serviços vão receber investimentos de aproximadamente R$ 49 milhões | Fotos: Divulgação / Metrô-DF
O objetivo da licitação é manter os Postos de Controle Locais de Tráfego (PCTs) e Posto de Controle Central de Tráfego (PCC), este responsável por toda a operação dos trens, atuando de forma automatizada nas composições da frota diuturnamente.

A licitação compreende o transporte e entrega dos bens e software de gerenciamento; os serviços de instalação, configuração, migração e virtualização de servidores PCT e dos Clusters, além de treinamento, capacitação e transferência de tecnologia para a operação dos servidores, do processo completo de virtualização e do software de gerenciamento. O Decreto nº 43.007, de 10 de fevereiro de 2022, que abre crédito suplementar para reforços de dotações orçamentárias previstas no orçamento do DF, liberou R$ 12.704.701 ao Metrô-DF, que devem ser usados no processo de modernização.

Os PCTs e PCCs integram o Sistema de Sinalização e Controle de Tráfego do Metrô-DF, que é responsável por todo funcionamento dos trens e veículos auxiliares
Outras medidas

A iniciativa faz parte do processo de modernização do Metrô-DF, que vem ocorrendo de forma gradual, e inclui o Sistema de Transmissão de Dados – STD, o Sistema de Rádio e Telefonia e o novo Sistema de Bilhetagem, já em fase de testes.

Também está em curso o processo de licitação para a modernização do sistema de proteção e controle, integrantes do sistema de energia. Com o investimento aproximado de R$ 49 milhões, as obras ocorrerão no Centro de Controle Operacional e em todas as 17 subestações da companhia, sendo que essas são as responsáveis por receber a energia da concessionária local e distribuir aos sistemas fixos e móveis do Metrô-DF.

Com informações do Metrô-DF
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Joinville amplia horários do transporte coletivo e volta das linhas do madrugão

O transporte coletivo de Joinville começou a operar com ampliação da oferta de linhas no horário noturno, para atender a crescente demanda no período, com linhas saindo do terminal central à 0h30.


Durante a semana, serão 29 linhas beneficiadas, das quais 11 sairão do terminal central à 0h30 e outras 18 sairão dos bairros após a chegada dos passageiros vindos do centro. Aos finais de semana, 20 linhas terão o horário ampliado, com saída do terminal central à 0h30. Além disso, haverá a volta de cinco linhas do Madrugadão, com saída à 1h30.

“A ampliação foi definida após observarmos os dados dos levantamentos que foram realizados por nossa equipe técnica, apontando a existência de demanda para essas linhas”, explica Jorge Luiz Correia de Sá, secretário de Infraestrutura Urbana de Joinville.


Madrugadão em Joinville

Toda sexta-feira e sábado, as linhas Madrugadão retornarão a atender, com saída à 1h30. Essas são linhas com itinerário diferenciado, que contemplam roteiros mais longos para suprir a demanda de transporte coletivo neste horário.

A partir da sexta-feira (08), serão retomadas as linhas Madrugadão – Centro / Jardim Paraíso (44), Madrugadão – Centro / Vila Nova (504), Madrugadão – Espinheiros / Aventureiro (805), Madrugadão – Estevão de Matos (1410) e Madrugadão – Itinga (1411).

Linhas de ônibus com horário ampliado em Joinville
Segunda à sexta-feira

– Saída do Terminal Central à 0h30: Norte/Centro (41), Tupy/Centro (43), Itaum/Centro (300), Itaum/Centro – via Procópio Gomes (304) – Vila Nova/Centro (500) – Guanabara/Centro (600), Guanabara/Centro (601), Sul/Centro (700), Iririú/Centro (800), Morro do Meio/Centro (1512), Costa e Silva/Centro (3013)

– Saída dos terminais dos bairros na sequência: Circular Rui Barbosa (203), Paraíso – via Canto do Rio 219, Jardim Iririú (222), Cohab – via Parque Joinville (228), Aventureiro Cohab – via Emílio Landmann (238), Estrada Anaburgo (260), Bento Torquato da Rocha – via Vila Nova (265), Espinheiros (403), Circular – Ponte Serrada (404), Estevão de Matos (1206), Jardim Edilene (1209), Circular – Paranaguamirim (1220), Circular – Guarani (1222), Jarivatuba – via Padre Roma (1225), Circular – Adhemar Garcia (1301), Ulysses – via José Loureiro (1311). Escolinha – via Boehmerwald (7001) e Itinga – via Profipo (7020)

Sábado e domingo

– Saída do Terminal Central à 0h30: Petrópolis (1401), Morro do Meio/Centro (1512), Willy Tilp – via São Marcos (1603), Paraiso/Centro (3000), Rio Bonito/Centro (3001), Estrada Anaburgo/Centro (3005), Espinheiros/Centro (3006), Aventureiro/Centro (3008), Jardim Iririú/Centro (3010), Paque Joinville/Cohab/Centro (3011), Costa e Silva/Centro (3013), Estevão de Matos/Centro (5000), Jardim Edilene/Centro (5001), Parque Guarani/Centro (5003), Paranaguamirim/Centro (5004), Jarivatuba – via Padre Roma/Centro (5005), Ulysses Guimarães/Centro (5006), Adhemar Garcia/Centro (5007), Itinga/Centro (5008), Escolinha/Centro (5009)

Informações: SCC10
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Tarifa nos ônibus de Santa Maria aumenta para R$ 4,85

A Prefeitura de Santa Maria definiu os novos valores da tarifa do transporte coletivo por meio do Decreto Municipal número 30, passando a valer a partir da meia-noite de quinta-feira (7/4). Para quem paga a passagem com Cartão Cidadão e Cartão Vale-Transporte, a tarifa custará R$ 4,85. Já para quem paga em dinheiro – estimados pela Secretaria de Mobilidade Urbana em menos de 10 passageiros por viagem – o preço será de R$ 5. Pela primeira vez, o Município terá valores diferentes em vigor ao mesmo tempo. A medida serve para incentivar que os usuários do Sistema Integrado Municipal (SIM) tenham o cartão, o que agiliza a entrada nos ônibus.


A tarifa para os portadores do Cartão Estudante, Cartão Operário e a passagem integrada – segundo ônibus no intervalo de uma hora – será equivalente a R$ 2,50, isto é, 50% da tarifa geral. Aos domingos, a tarifa continua com valor reduzido: R$ 4. Já a passagem do transporte seletivo terá o preço de R$ 6,50.

O custo das linhas distritais será ajustado no mesmo percentual do transporte urbano, em 19,04%. A última alteração no preço da passagem em Santa Maria havia ocorrido em 2019.
 
“Temos dois fatores de inovação que precisam ser destacados: as tarifas diferenciadas, para quem paga em dinheiro e para quem utiliza o cartão, e os subsídios. Também de forma inédita, o Município vai assumir parte dos custos da tarifa para amenizar o impacto que a atualização do preço tem no bolso dos passageiros”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi.

SUBSÍDIO
A chamada “tarifa técnica” apurada pela Secretaria de Mobilidade Urbana aponta que, para cobrir os custos de operação, o preço da passagem está em R$ 5,34. O cálculo leva em consideração os valores gastos em salários e encargos, combustíveis e lubrificantes, peças e acessórios, remuneração de capital, depreciação (custo de obsolescência de ativos imobilizados), tributos, despesas administrativas e pneus. No momento, conforme levantamento da pasta, os itens que mais pesam dentro da tarifa são salários e encargos (46,29%) e combustíveis e lubrificantes (R$ 24,58%) – este, ressalta-se, é composto por produtos que tiveram considerável aumento de preço nos últimos meses.

Na prática, da tarifa técnica de R$ 5,34, o valor de R$ 2,47 é para pagar os funcionários das empresas concessionárias do serviço, e R$ 1,31 para abastecer os ônibus com diesel. Além disso, outro fator que contribui diretamente para a necessidade de atualização da passagem é a redução do número de usuários transportados. O número de passageiros passou de 28.756.104 em 2019 para 12.280.546 em 2021, uma redução de 58%.

Como a passagem vai custar R$ 4,85 e R$ 5, quem paga o restante é a própria Prefeitura. A atual gestão do governo municipal decidiu subsidiar o sistema para que o valor calculado para a tarifa não seja repassado integralmente ao usuário, que também está com a capacidade de consumo reduzida.

Para isso, o Município vai enviar três projetos de lei para a Câmara de Vereadores a fim de viabilizar um subsídio para o sistema do transporte coletivo. Um dos projetos autoriza o repasse financeiro da Prefeitura e outro cria o crédito adicional na Lei Orçamentária de 2022 para que esse valor seja aportado pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Há, ainda, uma terceira proposta que prevê a isenção de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para as empresas concessionárias a partir de 2023. A previsão é que todos os projetos sejam enviados à Câmara até esta terça-feira (5/4). Caso o subsídio seja aprovado, o quadro técnico de servidores da Prefeitura vai apurar, mensalmente, quantos foram os passageiros e qual foi o custo de operação das linhas. Então, a Prefeitura pagará a diferença. A data de aprovação das leis não irá interferir no início da cobrança dos novos preços da tarifa.

IDOSOS
Outra novidade é que os idosos acima de 65 anos voltarão a ter gratuidade total em qualquer horário, como era antes da pandemia. Ou seja, não há mais limitação de horário para os idosos andarem de ônibus sem pagar nada. A medida também começa a valer a partir desta quinta-feira (7/4).

ESTUDANTES
Para garantir que os estudantes, principalmente, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) não sejam impactados pela atualização da tarifa na retomada das aulas presenciais, eles vão pagar a tarifa (meia-passagem) de R$ 2,10 (e não R$ 2,50) até 29 de abril.

MEDIDAS QUE EVITARAM AUMENTO MAIOR NA TARIFA
Desde 2021, em função das implicações da pandemia no transporte coletivo, a Prefeitura de Santa Maria tomou uma série de medidas para evitar um aumento ainda maior no preço da passagem. Entre elas, estão a redução de 100 veículos na frota, que deixaram de ser pagos, a redução de 50% na remuneração da diretoria, redução de 50% do número de cobradores em função da baixa demanda de passageiros pagantes em dinheiro, isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para as empresas concessionárias de setembro a dezembro de 2021, e aporte de recursos financeiros para o sistema por meio do projeto Mediar RS, do Ministério Público Estadual.

O novo decreto, que foi já está publicado no site da Prefeitura, estabelece ainda a redução de mais 25% no número de cobradores. Também conforme o documento, a Secretaria de Mobilidade Urbana acompanhará, pelo prazo de 60 dias, “o comportamento do sistema de transporte coletivo com relação a todos os itens que compõem o custo da tarifa”.

RECARGA DO CARTÃO POR PIX
A Prefeitura de Santa Maria, em parceria com o Sistema Integrado Municipal (SIM), implantou, em dezembro do ano passado, uma melhoria para quem utiliza ônibus. A população pode fazer a recarga do cartão de passagens por PIX. A inovação é válida para quem possui o cartão Cidadão, Estudante, Operário ou Vale-Transporte.

Como funciona?

Para começar a recarregar por PIX, é preciso habilitar o cartão. Para isso, a pessoa deve ir até o posto de recarga, na sede Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), na Avenida Rio Branco, 419, no bairro Centro.
O cidadão realiza um valor mínimo de R$ 10 para financeiro@atu.com.br (chave PIX) e envia o comprovante para o WhatsApp (55) 99145-0475.
Caso o cartão não esteja no nome do titular da conta que enviou o PIX, o cidadão deve informar o nome completo e o CPF do titular do cartão a ser recarregado, na mesma mensagem de envio do comprovante.
Se o PIX for realizado até às 16h, o crédito vai entrar no dia seguinte. Já se o PIX foi feito após às 16h, a recarga ocorrerá no segundo dia útil depois do pagamento. Ou seja, se o PIX for realizado em uma segunda-feira depois das 16h, os créditos vão entrar no cartão na quarta-feira.
A nota fiscal da recarga estará disponível no posto de venda, na sede da ATU. Para retirá-la, basta apresentar o cartão.
Quem utiliza o Cartão Estudante precisa enviar o comprovante de matrícula pelo contato de WhatsApp, além do comprovante de pagamento do PIX.
Já os portadores do Cartão Operário devem enviar pelo WhatsApp o comprovante do pagamento do eSocial, além do comprovante de pagamento do PIX.
Quem não quiser realizar a recarga via PIX pode continuar procurando o posto de vendas, na sede da ATU.
NOVOS PREÇOS DA TARIFA DE ÔNIBUS
A partir de quinta-feira, 7 de abril:

Para quem tem Cartão Vale-Transporte ou Cartão Cidadão – R$ 4,85
Para quem paga em dinheiro – R$ 5
Usuários do Cartão Estudante, Cartão Operário e passagem integrada – R$ 2,50*
Transporte seletivo – R$ 6,50
Aos domingos – R$ 4
* Estudantes vão pagar R$ 2,10 até 29 de abril

Informações: Mobilidade Porto Alegre
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Campo Grande: Corredor de ônibus da Brilhante será inaugurado esse mês

O corredor de ônibus da Rua Brilhante, em Campo Grande, vai finalmente ser entregue neste mês de abril, no dia 18, mais especificamente. O anúncio foi feito pela diretora-adjunta da Agetran, Andreia Figueiredo, durante audiência pública na manhã desta quarta-feira (6) na Câmara Municipal.


O corredor, que nasce na Rua Guia Lopes, segue pela Brilhante e continua na Avenida Marechal Deodoro, passando pelos terminais Bandeirantes e Aero Rancho, tem 7 quilômetros de extensão.

Os polêmicos pontos localizados no lado esquerdo da via fazem parte do projeto de mobilidade urbana de Campo Grande, que prevê a implantação de corredores exclusivos de ônibus em vias consideradas ‘peças-chave’ no itinerário do transporte coletivo do município como a Rua Bahia, Avenida Marechal Deodoro, Avenida Calógeras, Rua Rui Barbosa.

O recapeamento desse perímetro começou em 2017 e terminou em 2018, quando a Prefeitura Municipal e Exército anunciaram o término da obra e os preparativos para as próximas etapas. A implantação do corredor com os pontos de ônibus iniciou em 2020.

Outros corredores
A Rua Bahia, primeira etapa do Corredor Norte já está recapeada. O Corredor Norte, vai ligar o Centro da cidade, a partir do cruzamento com a Avenida Afonso Pena, aos terminais General Osório e Nova Bahia.

Está sendo preparada a segunda etapa do Corredor Sul,  programada para a Avenida Calógeras, que será recapeada em toda sua extensão, obra orçada em R$ 9,2 milhões. Além da faixa exclusiva de ônibus, o projeto contempla uma ciclovia no trecho entre a Avenida Afonso Pena e a Avenida Salgado Filho.

A revitalização da rua Rui Barbosa prevê a implantação da faixa do corredor exclusivo de ônibus entre as avenidas Fernando Correia da Costa e a Avenida Mato Grosso, além de uma estação de embarque. 

Os corredores de transporte estão previstos no plano municipal de mobilidade urbana em vigor desde 2015. São 69 quilômetros de pistas exclusivas para os ônibus trafegarem entre os terminais Guaicurus, Morenão (Região Sul da cidade), General Osório e Nova Bahia (Região Norte), passando pelo Centro da cidade. O corredor sudoeste ligará o terminal Aero Rancho ao Centro. 

Informações: MidiaMax
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VLT de Santos serve de referência para Campina Grande

Conhecer detalhes sobre o funcionamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) foi o que motivou o prefeito de Campina Grande (PB), Bruno Cunha Lima, a visitar Santos nesta quinta-feira (7). Na Cidade, foi recebido por representantes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), da Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU) e da BR Mobilidade.


Cunha Lima e Carlos Dunga, superintendente de transportes da cidade paraibana, receberam informações sobre a primeira fase do VLT, que liga Santos (estação Porto) a São Vicente (estação Barreiros), em 11,5km de percurso e 15 estações, transportando diariamente 24 mil passageiros (antes da pandemia eram 32 mil/dia). Também tiveram detalhamento da segunda linha do sistema, ainda em obras, que ligará a Avenida Conselheiro Nébias à região do Valongo.

Os dois estiveram no Centro de Controle Operacional (CCO) do VLT, instalado na estação Porto, localizado na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves com a Avenida Senador Dantas. Construído em prédio de três pavimentos, o centro operacional controla a operação dos veículos, os sistemas de energia, a movimentação eletrônica dos passageiros (embarque e desembarque) e a segurança das estações e vias, além de possuir um painel de 9,5 metros de comprimento por dois metros de altura.

Aos visitantes foi explicado que os veículos em circulação enviam coordenadas ao CCO (localização, interferência dos semáforos, tempo de parada nas estações, por exemplo) com o auxílio de sensores. A central de operações define os parâmetros para que os veículos operem de forma regular e mantenham um intervalo médio entre eles. Já as mensagens recebidas no console da cabine do VLT são utilizadas pelo condutor, que decide sobre a movimentação do veículo.

Ainda nas instalações da central, o prefeito paraibano teve a oportunidade de conhecer e operar o simulador do sistema, que é utilizado para a formação dos condutores. O equipamento reproduz o trajeto do VLT, as condições de tráfego e possíveis interferências nas vias, para que o condutor possa, em imprevistos, adotar providências de acordo com a situação. A visita foi concluída com uma viagem da comitiva no trem do sistema, no percurso até a estação Ana Costa.

PONTOS SIMILARES
Conforme os visitantes, Santos foi escolhida por ter características semelhantes a Campina Grande. “Em dois pontos são muitos similares. Ambas são cidades polo de uma região metropolitana”, disse o prefeito Cunha Lima, acrescentando os números da população como outro fator em comum. “O município da Paraíba tem hoje cerca de 420 mil habitantes, enquanto o total de moradores em Santos é estimado em 430 mil”.

A administração da cidade paraibana quer reformular o transporte público municipal e pretende reativar uma antiga linha férrea, que liga o município de um extremo ao outro, e implantar projeto semelhante ao VLT. Para o prefeito Cunha Lima, a partir do intercâmbio de experiências, soluções para o transporte público de Campina Grande serão buscadas.

Informações: Prefeitura de Santos
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Taxis no BRT de Belém é um retrocesso dizem especialistas

No entendimento da professora Patrícia Bittencourt, de disciplinas relacionadas a Trânsito e Transportes da Faculdade de Engenharia Civil da UFPA, o projeto nada acrescenta à mobilidade urbana em Belém. “ Considero o projeto um retrocesso e espero que o prefeito não aprove. A prioridade deve ser para o transporte público coletivo. O sistema de transporte público por ônibus de Belém dispõe de prioridade em pouquíssimas vias. Deveriam dispor de mais exclusividade/prioridade para o TPC (Transporte Público Coletivo), isso sim!”, afirma, destacando que o táxi é um tipo de transporte público individual.


Patrícia externa esperar que  a proposta não vigore, e salienta que “caso contrário, a fiscalização precisa ser intensificada e vai ser um porta para o uso da faixa do BRT por outros usuários do transporte individual (automóveis) e descumprimento da regra”. A professora diz não ter indicadores para avaliar se o Sistema BRT tem contribuído para melhorar o trânsito em Belém. No entanto, observa que “deve-se levar em consideração que o BRT não está em pleno funcionamento e, se assim fosse, com certeza estaria contribuindo de forma efetiva para o sistema de mobilidade da cidade”.

Como sugestões para melhorar o trânsito de Belém, Patricia Bittencourt defende melhorar a eficiência e a qualidade do sistema de transporte público coletivo. “Outras ações importantes: organização do transporte de carga urbana (é muito comum operações de carga e descarga nos corredores da cidade em horários críticos), ações educativas no trânsito, maior fiscalização, melhorar a sinalização, priorizar o transporte cicloviário e incentivar o transporte escolar”, conclui.

O que diz a Semob?
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informa que não foi consultada sobre o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Belém, para o tráfego de táxi nas vias do BRT.  A autarquia explica que o instrumento legal vigente, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), artigo 184, inciso 3º, não permite que outros veículos circulem na via expressa, a não ser os ônibus do BRT. A excepcionalidade é dada, conforme o artigo 29, inciso 7º, aos veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias.

A Semob comunica que, atualmente, existem 5.337 taxistas credenciados para o serviço e o Sistema BRT conta com uma frota de 14 veículos articulados e 50 troncais atuando no município. Em relação a acidentes, em 2021, foram registradas 14 ocorrências na via expressa. Os dados de 2022 ainda estão sendo sistematizados.


Informações: O Liberal
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