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Integração do VLT de Santos com as linhas de ônibus metropolitanas começa dia 19
terça-feira, 14 de junho de 2016
A partir do dia 19/06, usuários do transporte metropolitano da Baixada Santista poderão contar com integração de 37 linhas intermunicipais ao sistema VLT, que hoje opera nove estações ligando São Vicente a Santos.
Com a conexão dos dois sistemas, que são gerenciados pela EMTU/SP e operados pelo Consórcio BR Mobilidade, o Governo do Estado inicia a reestruturação do transporte público na região, propiciando aos usuários mais rapidez e conforto durante as viagens, além de uma economia significativa, já que será possível usar os modos ônibus e VLT pagando apenas uma tarifa.
O sistema funcionará da seguinte maneira: ao embarcar no ônibus metropolitano será debitada no cartão do usuário a tarifa da linha utilizada, e na integração com o VLT não será debitado valor adicional. No sentido contrário, ao embarcar no VLT, serão debitados no cartão o valor de R$ 3,80 mais o complemento da tarifa da linha no embarque no ônibus metropolitano. Exemplo: R$ 3,80 (tarifa do VLT) + R$ 0,35 (complemento) = R$ 4,15 (tarifa do ônibus). O débito vai variar de acordo com a tarifa da linha a ser utilizada.
É necessário que o usuário tenha o Cartão BRCard para a integração entre o VLT e as linhas metropolitanas. As informações para obter o cartão podem ser conhecidas no site www.brmobilidade.com.br.
Critérios de integração
Do total de 66 linhas da RMBS, as 37 linhas selecionadas para iniciar a integração com o VLT atendem os critérios de circulação no raio de 400 metros ao longo do trajeto VLT. Os serviços são operados com uma frota de cerca de 350 ônibus e atendem diariamente 150 mil passageiros. No primeiro momento a integração será voluntária, ou seja, o usuário poderá optar em continuar a sua viagem na linha de ônibus ou fazer a integração com o VLT. A integração com as linhas municipais deve ocorrer a partir de dezembro deste ano. A EMTU/SP já iniciou tratativas com as prefeituras de São Vicente e Santos.
Veja a relação das linhas integradoras.
Status do VLT da Baixada Santista
A operação do VLT da Baixada Santista começou em abril de 2015. Atualmente, nove estações das 15 estações previstas no trecho entre Barreiros, em São Vicente, e Porto de Santos, atendem a população entre as duas cidades. Neste mês de junho começa a operação comercial da 10ª Estação, a Bernardino de Campos, em Santos. Em outubro deste ano todo o trecho de 11 km de extensão será concluído.
Para o trecho Conselheiro Nébias – Valongo, de 8 km de extensão, a EMTU/SP aguarda a emissão da Licença Ambiental Prévia pela Cetesb para a publicação do edital de contratação de obras que deve ocorrer no segundo semestre deste ano. Esta ligação do VLT contará com um terminal (Valongo) e 13 estações de embarque/desembarque.
Os dois trechos do VLT da Baixada Santista atenderão cerca de 100 mil passageiros transportados diariamente por 22 VLT´s, 15 deles já entregues pelo fabricante. O restante dos veículos chegará em Santos até 2017.
Informações: EMTU SP
Postado por Meu Transporte às 08:14 0 comentários
VLT de Paris é o maior empreendimento de planejamento urbano das últimas décadas
domingo, 12 de junho de 2016
O primeiro trecho da linha, batizado de T3a, vai da Ponte do Garigliano até à Porte de Vincennes (uma das rotas de acesso a Paris), com 25 estações, e o segundo, T3b, interliga a Porte de Vincennes à Porte de la Chapelle, com 18 estações.
O VLT T3, construído em um contexto urbano bem denso e saturado, exigiu uma estruturação complexa em prazos reduzidos. A construção do primeiro trecho, com 8 km, iniciou em 2002, a do segundo, com 14,5 km, em 2007. A linha, que contorna 3/4 de Paris, redefiniu as dimensões da via e da calçada entre as fachadas, especialmente ao sul do Boulevard des Maréchaux.
O prolongamento da linha demandou uma adaptação do pátio de manutenção e da garagem. Ao longo do novo trecho, foram instaladas aproximadamente quinze obras de arte e reestruturações (benfeitorias) específicas.
Benfeitorias é sinônimo apenas de reestruturações? Porque fiquei em dúvida se as quinze obras de arte também não é uma benfeitoria.
Não, o termo “obras de arte” na engenharia refere-se a pontes, túneis e viadutos; obras menores são chamadas de benfeitorias.
Nossas missões
A Egis fez a coordenação geral, o gerenciamento global do planejamento urbano nos dois trechos do VLT T3, o planejamento, a direção e a coordenação geral do sistema de transporte e a engenharia das infraestruturas.
Sua atuação abrangeu desde a direção dos estudos de projeto até a coordenação de todos os gerentes de projeto e, posteriormente, a coordenação geral da fase de obras: recepção, testes gerais, marcha branca e colocação em serviço.
Informações: Egis-Brasil
Postado por Meu Transporte às 22:23 0 comentários
Prefeitura entrega novos ônibus para o transporte coletivo em Maceió
O Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (Simm) passa a contar, a partir deste sábado (11), com mais 15 ônibus '0 km'. Os novos veículos foram entregues à população neste sábado pelo prefeito Rui Palmeira. Com a entrega, já são contabilizados 70 novos ônibus acrescidos na frota da capital. Outros 80 devem chegar a capital até o final deste ano.
Assim como os primeiros 55 ônibus '0 km' já entregues, estes contam também com a nova identidade visual dos lotes (regiões) que compõem o Sistema Integrado de Mobilidade e serão destinados para viagens na parte alta da cidade, a exemplo do complexo habitacional Benedito Bentes e do Conjunto Eustáquio Gomes.
“Mais uma importante entrega. Agora serão 70 ônibus zero quilômetros rodando em Maceió e reforçando o sistema de transporte. Estes, em especial, serão para a parte alta da cidade, com acessibilidade para cadeirantes. É uma entrega que se soma a outras iniciativas como a Faixa azul para melhorar a mobilidade urbana na cidade, priorizando o transporte público”, destacou o prefeito.
Rui lembrou ainda que a entrega faz parte das ações previstas na Licitação do Transporte Público Coletivo, realizada pela primeira vez na capital alagoana pela atual gestão do Município.
“São muitos os ganhos, a exemplo dos terminais que passaram a ser administrados pelas empresas e a redução da idade média da frota dos ônibus. É melhor para o usuário e para os aproximadamente 150 rodoviários que dependem desses equipamentos para desenvolver suas atividades”, reforçou.
Para o vice-prefeito Marcelo Palmeira, os ônibus representam mais qualidade e dignidade para o transporte coletivo. “Antes o transporte era feito praticamente de forma clandestina. Com a Licitação do Transporte, nós conseguimos fazer exigências focadas na melhoria do serviço para o usuário. Maceió exigiu que 100% dos ônibus que compõem a frota tenham acessibilidade, inclusive os que já circulam e serão reformados para melhor atender os cidadãos com algum tipo de deficiência”, acrescentou.
Os novos veículos já entregues fazem parte da primeira remessa, correspondente aos 20% da renovação da frota. Para fazer a padronização dos veículos que já estão em circulação, haverá um cronograma de adequação gradativa.
“A idade média, que era de sete anos, caiu para cinco, também conforme previsão do edital de licitação. Esta é parte das vantagens deste trabalho que tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida do cidadão maceioense”, complementou o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Dário Cesar.
Informações: Tribuna Hoje
Postado por Meu Transporte às 22:22 0 comentários
Marcadores: Alagoas
Metrô de Salvador completa dois anos de operação
O Metrô de Salvador completa dois anos de inauguração e operação neste sábado (11/6), com a marca de 16 milhões de embarques realizados. A chegada do equipamento introduziu uma nova cultura do transporte na capital. O passageiro, que antes dependia do fluxo do trânsito, atualmente pode se descolar pela cidade de maneira mais cômoda e com agilidade.
De metrô, o deslocamento entre as estações da Lapa e Pirajá, atualmente, dura 16,5 minutos, enquanto em outros veículos pode levar uma hora ou mais. “O metrô tem essa vocação natural de ser um transporte em rede, que otimiza a mobilidade urbana, encurtando distâncias e ainda garantindo uma viagem segura e confortável”, afirma o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins.
Para garantir mais mobilidade e qualidade ao transporte público da capital baiana, a integração do metrô será ampliada a partir desse domingo (12/6), quando 27 novas linhas urbanas se somam às dez já integradas desde janeiro.
A integração, que ganhará um aporte de mais 88 linhas no dia 10 de julho, é válida pelo período de duas horas, mediante o uso do cartão do metrô ou do SalvadorCard, e o usuário não paga nada a mais pelo benefício.
Marcando os dois anos de inauguração, o governador Rui Costa visita o Pátio Pirajá, que é um conjunto de edificações onde se localiza o complexo de manutenção dos trens do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL) e o novo Centro de Controle Operacional (CCO), na próxima terça-feira (14/6).
“Desde que assumiu a gestão do metrô, em 2013, o Governo do Estado não mediu esforços para viabilizar o seu funcionamento pleno e integrado, pensando sempre no bem-estar da população que depende do transporte público”, acrescenta Martins.
Linha 2
Em ritmo cada vez mais acelerado, as obras da Linha 2 do metrô entram em fase final para duas estações - Acesso Norte 2 e Detran. A Estação Acesso Norte 2, que será ponto de integração com a Linha 1, tem mais de 98% das obras concluídas.
Já a estação Detran tem mais de 95% das intervenções concluídas, com previsão de termino no próximo mês de julho. Quando ficar pronta, até o final de 2017, a Linha 2 vai permitir que o trajeto de 23 quilômetros entre o Acesso Norte e o município de Lauro de Freitas.
A Linha 1 do metrô foi concluída pelo Governo do Estado em apenas dois anos e meio após a transferência da gestão do sistema do município de Salvador para o Estado.
Informações: Tribuna da Bahia
Postado por Meu Transporte às 21:55 0 comentários
Marcadores: Bahia, trem/metrô
Em Natal, Empresas de ônibus pedem reajuste da tarifa para R$ 3,40.
quarta-feira, 8 de junho de 2016
As linhas de ônibus de Natal devem voltar a circular com 100% da frota a partir de hoje. Os empresários de ônibus e rodoviários chegaram a um acordo que concede 10% de reajuste de uma só vez para os trabalhadores. Por sua vez, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiro de Natal (Seturn) afirma que acentua o "desequilíbrio financeiro" do sistema de transporte público e pede reajuste da tarifa para R$ 3,40. O ofício solicitando a revisão tarifária já foi entregue, segundo ele, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), mas não houve resposta.
Mesmo com o reajuste o preço da passagem de ônibus em janeiro deste ano, o valor continua defasado nas contas do Seturn. “O Seturn vem cobrando o reajuste da tarifa que está defasada em 0,50. Esse reajuste dos salários acentua ainda mais o desiquilíbrio financeiro do sistema. A Prefeitura tem que fazer alguma coisa”, declarou Nilson Queiroga, consultor técnico do Seturn.
Ainda segundo Queiroga as empresas aceitaram a proposta rejeitada na segunda-feira em função dos prejuízos para a sociedade e no faturamento das empresas com a greve. “Não seria possível esperar mais pela decisão da justiça[dissídio coletivo], que talvez demorasse mais uma semana. A sociedade estava tendo prejuízos e as empresas estavam deixando de faturar”, explicou o consultor do sindicato patronal. Inicialmente, o Seturn afirmou que a tarifa atual só suportaria um reajuste nos salários dos trabalhadores de 4,24%.
A proposta acatada por ambas as partes foi proposta pelo mediador da Superintendência Regional do Trabalho ontem. Todos os trabalhadores rodoviários deverão ter um reajuste salarial de 10%. Os motoristas e aqueles que ganham igual ou acima do salário de motorista receberão 10% no vale alimentação. Os cobradores deverão ter o vale alimentação reajuste em 14%, assim como as outras funções que ganham salário igual ou inferior ao de cobrador.
Todas as outras cláusulas da convenção do trabalho anterior foram mantidas. Vale lembrar que a inflação de maio de 2015 a maio de 2016 foi de 9,28% (IPCA). O mês de maio é a data de negociação trabalhista dos rodoviários.
Informações: http://www.tribunadonorte.com.br/
Postado por Meu Transporte às 09:44 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Norte
Terminal de ônibus de Aracaju corre o risco de desabar
Após o desabamento de uma peça metálica no shopping Jardins, que matou uma universitária e deixou um jovem com ferimentos graves, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE), Aricio Resende, falou sobre a urgência em fazer manutenção e destacou que o terminal de integração da Zona Oeste inaugurado em 2006 corre o risco de desabar.
“A fiscalização do Crea fez uma inspeção no terminal de ônibus da rodoviária e a estrutura a qualquer momento pode cair. A estrutura está toda corrompida. É impossível você manter um ambiente daquele entregue a sociedade”, alerta.
De acordo com Aricio Resende ainda esse mês, o Crea fará uma reunião com o Ministério Público, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil para definir medidas preventivas que cobrem manutenções permanentes. “Nós temos que fazer uma fiscalização preventiva em função dessas estruturas que estão fragilizadas e sujeitas a acidentes”, reforça.
O presidente do Crea, Aricio Resende
Sobre o Terminal Leonel Brizola, a equipe do Portal Infonet entrou em contato com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) que afirmou já ter conhecimento a cerca dos riscos. De acordo com a assessoria de imprensa ações preventivas já estão sendo tomadas, inclusive com o isolamento de uma área do terminal. A assessoria acrescentou ainda que obras serão feitas no local.
Informações: Portal Infonet
Postado por Meu Transporte às 09:37 0 comentários
Marcadores: Sergipe
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