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Tarifa de ônibus vai aumentar em Blumenau

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010


A tarifa do transporte coletivo vai aumentar em Blumenau. O decreto com os novos valores será publicado nesta quinta-feira e o reajuste passa a vigorar no dia 19 de fevereiro. A tarifa cobrada no cartão Siga passará dos atuais R$ 2,30 para R$ 2,55, aumento de 10,8%.

Quem pagar em dinheiro, dentro do ônibus, terá que desembolsar R$ 2,95, aumento de 28,2%. A chamada tarifa embarcada, porém, passará a vigorar somente em abril, já que o prazo é de 60 dias a partir da publicação do decreto.

O prazo é estendido para que os usuários possam adquirir o Cartão Siga e pagar menos, se assim optarem.O ônibus Vermelhinho (Executivo) também terá a tarifa reajustada. A partir do dia 19 deste mês, o valor passará de R$ 2,90 para R$ 3,20.

O reajuste ainda será anunciado aos usuários do transporte coletivo de Blumenau. A partir de amanhã, cartazes devem ser colocados em ônibus, informa Humberto Sackl, diretor de Comunicação do Consórcio Siga.

De acordo com Sackl, o anúncio respeita lei municipal que obriga o consórcio a comunicar o reajuste, no mínimo, 10 dias antes das novas tarifas entrarem em vigor.

O reajuste dos insumos - como óleo diesel e gastos com mecânica - são as justificativas do diretor de Comunicação do Consórcio Siga para os aumentos sobre a passagem. As novas tarifas constam dos decretos 8.871 e 8.872, da prefeitura de Blumenau, publicados oficialmente hoje.

O último reajuste da passagem de ônibus em Blumenau foi em 2 de fevereiro de 2008, quando a tarifa passou de R$ 1,90 a R$ 2,05. Para aumentar o número de usuários do Siga, pontos para solicitação do cartão serão instalados nos terminais de ônibus.

Há modalidade de cartões para trabalhadores, estudantes e demais usuários. Todos podem ser feitos na central do Consórcio Siga, que funciona no Shopping Neumarkt.
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Grande Belém amanheceu com nova tarifa de ônibus


Começou a vigorar hoje o reajuste da nova tarifa do transporte coletivo de Belém. O decreto, assinado ontem pelo prefeito Duciomar Costa, foi publicado hoje no Diário Oficial do Município e fixa o valor de R$ 1,85 para a passagem dos ônibus. Os estudantes vão pagar pela meia passagem o valor de R$ 0,90 e a tarifa do transporte Belém-Mosqueiro/Mosqueiro-Belém também foi reajustado e ficou em R$ 3,05. A meia-passagem desse itinerário para a ilha será cobrada em R$ 1,50.
O aumento foi aprovado na manhã da última segunda-feira durante a reunião do Conselho de Transporte do Município de Belém, da qual participaram a Companhia de Transporte do Município de Belém (CTBel), Sindicato das Empresas de Transporte e Passageiros de Belém (Setrans-Bel) e associações de moradores, entre outros. Na reunião, o valor aprovado foi de R$ 1,90. O preço foi votado com base na apresentação de planilhas técnicas elaboradas pela CTBel. Apesar disso, a Prefeitura de Belém fixou o valor de R$ 1,85.
A proposta da Setrans-Bel era de R$ 1,97. Edilberto Santos, vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários de Belém, afirma que a entidade não apoia oreajuste da tarifa. “A patronal associa o aumento da passagem de ônibus ao aumento do salário mínimo, mas as pessoas que não são assalariadas e não recebem o reajuste anual também são prejudicadas. No nosso caso, por exemplo, os empresários passam a receber mais, mas nós, rodoviários, não temos nenhum tipo de reajuste. Somo pais e acabamos também sendo penalizados com isso”. Nas ruas, a população de Belém reclama da decisão, principalmente por causa da falta de qualidade do transporte público.
Uma hora na parada. Esse é o tempo médio que o operário Maekson Sacramento passa na parada esperando o ônibus. Ele mora na Pratinha e garante que se sente prejudicado com o aumento da tarifa. “Os veículos vivem lotados, sujos, quebrados e sucateados. Isso sem contar os dias em que eles dão ‘prego’. É um absurdo ainda exigirem mais isso dos trabalhadores”.
O motorista Josiel farias diz que existem poucos ônibus para atender toda a demanda da capital, por isso ocorrem as demoras e as superlotações. “Para um assalariado, qualquer reajuste pesa. Não há sentido em aumentar o salário e todas as outras coisas também serem reajustadas. Acaba ficando tudo na mesma coisa”.
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Reajuste no transporte coletivo de Montes Claros depende de novo serviço


O prefeito de Montes Claros, Luiz Tadeu Leite, informou nesta terça-feira (02) que solicitou à Procuradoria Municipal e à MCTrans uma análise sobre a recomendação da Curadoria do Consumidor do Ministério Público, para que não haja reajuste do preço da passagem do transporte coletivo urbano. Segundo ele, a preocupação do órgão é válida e, embora ainda não tenha se aprofundado no teor da recomendação, verificou que há “argumentos pertinentes, enquanto outros não estão embasados”, mas servirão para sua decisão.
Na recomendação feita pelo promotor Felipe Gustavo Caires, na última sexta-feira, o Ministério Público sugere que a tarifa não seja reajustada, sob a alegação de que alguns itens da planilha técnica apresentaram queda, como o preço do óleo diesel e o valor real dos ônibus, além da expectativa de maior rendimento das concessionárias com o novo Sistema Integração e a receita com a publicidade nos veículos. No ano passado, o promotor expediu recomendação semelhante, mas a prefeitura aumentou a tarifa em 22,5% – passou de R$ 1,55 para R$ 1,90.
“Vamos esperar amadurecer o novo serviço, para analisar, de forma coerente, os impactos no setor, para não conceder aumento fora da realidade ou deixar de equilibrar a tarifa. A planilha definirá a medida que deveremos adotar”, disse o prefeito.
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Governador do Rio admite hipótese de ampliar tempo de uso de Bilhete Único

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O governador Sérgio Cabral (PMDB) admitiu nesta terça-feira (2) que o tempo de utilização do Bilhete Único poderá ser ampliado após os dois primeiros meses de uso do sistema, que começou a ser aplicado nesta segunda-feira (1).De Madri, onde está em missão oficial, Cabral disse que o novo sistema está em análise e que após esse período o governo vai torná-lo mais adequado aos usuários.
- Nós faremos tudo o que for preciso para melhorar o Bilhete Único. Nosso objetivo é fazer do sistema um instrumento de emancipação, de tranquilidade na vida das pessoas na região metropolitana. Agora, estamos em um período de análise, mas, em cerca de dois meses, vamos tomar decisões que podem incluir a ampliação do tempo. Eu peço que a população nos auxilie a encontrar o melhor padrão possível.
O Bilhete Único é um sistema de transporte em que, num intervalo de duas horas, os usuários podem usar um transporte intermunicipal e outro dentro da capital -trens, metrô, ônibus, vans (regularizadas) - pagando R$ 4,40. Mesmo que o preço dos meios utilizados ultrapasse esse valor, será descontado somente R$ 4,40.Cabral afirmou que em duas horas o sistema é capaz de atender 80% dos moradores da região metropolitana.
Na segunda-feira, os usuários de transporte coletivo intermunicipal ainda demostravam não acreditar que em duas horas seja possível trafegar de casa ao trabalho, ou vice-e-versa, pelo novo sistema.
- As parciais mostram que são mais de 200 mil pessoas usando o sistema e, segundo o secretário de Transportes, Júlio Lopes, as reclamações, pontuais, não chegaram a 200 no primeiro dia. O bilhete acaba com a aflição de quem mora distante do trabalho.
  • Na Central do Brasil, alguns passageiros elogiaram o Bilhete Único. Mas outros reclamam que o novo sistema ainda não é aceito por algumas linhas. A Secretaria de Transportes vai analisá-lo melhor.
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Recarga do bilhete único do Metrô será de R$2,55 até o dia 08/02


Os passageiros que fizerem a recarga nos seus cartões de bilhete único até as 23h59 do dia 8 deste mês pagarão o valor atual da tarifa do metrô e do trem (R$ 2,55) até os créditos se esgotarem.
Usando esses transportes durante 30 dias (ida e volta), a economia final será de mais de duas passagens ou R$ 6.
Para o ônibus, o valor cobrado já será R$2,70. O valor máximo da recarga é de R$ 200.
O bilhete único pode ser reabastecido em 6 mil postos de venda de toda a cidade, espalhados em terminais de ônibus, estações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), lotéricas e outros pontos comerciais ou pela internet (www.sptrans.com.br), no link "compra e recarga". O procedimento vale também para outros cartões, como o Fidelidade e o Bilhete Lazer, ambos do Metrô.

O aumento de 3,9% nas tarifas do metrô e dos trens da CPTM entra em vigor a partir do dia 9 deste mês. Com o valor subindo de R$ 2,55 para R$ 2,65, o metrô vai custar menos ao usuário do que o ônibus - transporte que sofreu o último reajuste, de 17,4%, no início de janeiro, chegando a R$ 2,70.
O governo estadual diz que o reajuste usa como referência o IPC/Fipe, mas que o aumento foi inferior à inflação acumulada entre fevereiro de 2009 e janeiro de 2010, um total de 4,4%. Desde o dia 4 de janeiro, os paulistanos também pagam mais para andar nos ônibus da capital paulista. A tarifa definida pela Prefeitura de São Paulo subiu de R$ 2,30 para R$ 2,70. Nesse caso, o aumento foi de 17,4%.

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Prefeitura de São Paulo projeta 33 km de linhas de monotrilho para implantação na Capital


Prefeitura de São Paulo junto à Secretaria Municipal de Transportes (SMT) projetam 33 km de linhas de monotrilho para implantação na Capital, com o objetivo de ampliar a capacidade do Sistema Municipal de Transporte Coletivo, garantindo segurança e conforto aos passageiros, independentemente das condições do trânsito.
O trecho 1, que ligará o Jardim Ângela ao Terminal Santo Amaro, deverá ser entregue em 2012 e seguirá um traçado alternativo ao do atual corredor de ônibus da Estrada do M'Boi Mirim, que será mantido e requalificado. Esse trajeto terá cerca de 11 km de extensão e será construído com recursos próprios da Prefeitura da Cidade e da SMT. Mais três trechos estão previstos no Monotrilho M' Boi Mirim.
O monotrilho é um tipo de metrô leve, que utiliza pneus em vez de rodas de ferro e trafega sobre um trilho único, metálico ou de concreto. Pode usar trens de quatro, seis ou oito carros, de acordo com a demanda. Esses trens são mais leves e silenciosos do que os do metrô, e atingem velocidades de até 80 km/h.
Diversos aspectos levaram à escolha dessa tecnologia como a capacidade de atender regiões com difícil relevo e alta densidade populacional, sua estrutura leve gera pouco impacto urbano, permite a integração com outros meios de transporte, é movido a energia elétrica, não polui o ar e é extremamente silencioso.
Atualmente, 25 mil passageiros são transportados por hora no Corredor da Estrada do M´Boi Mirim, a bordo dos 300 ônibus que passam a cada 60 minutos. Com o monotrilho, o tempo gasto no trajeto deve cair pela metade, e não sofrerá variações ao longo de todo o dia.
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