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Audiência discute acesso de idosos e deficientes aos transportes coletivos de Natal
quinta-feira, 5 de novembro de 2009A Câmara Municipal do Natal realizou uma audiência pública nesta quarta-feira(4) para discutir a relação entre os idosos e deficientes e o sistema de transporte coletivo em Natal. Os vereadores Heráclito Noé (PPS) e Franklin Capistrano (PSB), propositores do debate, sentiram a necessidade de aprofundar a questão já que na última audiência sobre as políticas públicas para idosos problemas com relação à acessibilidade foi decorrente. “Ficou marcante a situação atual dos idosos e deficientes no transporte coletivo de Natal. A gravidade da questão do tratamento nos transportes precisa ser aprofundada diretamente com os segmentos para que as propostas surjam e possam acontecer de fato”, destaca Heráclito.
O vereador Franklin Capistrano destacou a questão econômica como limitante dos direitos dos idosos e deficientes. “Há uma necessidade urgente de lutarmos pela cidadania e pela vigência efetiva do estatuto do idoso para garantirmos a boa acessibilidade de todos nos transportes urbanos de Natal”, assegura.
A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Telma Targino, colocou algumas das preocupações, como o não cumprimento por parte da Seturn do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que obriga a disponibilizar dez ônibus para o PRAE e a questão do contrafluxo que obriga os idosos a entrar pela porta onde todos saem. O PRAE é um serviço de transporte gratuito porta a porta, feito com veículos acessíveis e adaptados ao transporte de pessoas com mobilidade reduzida e deficiências físicas severas. “Queremos o cumprimento do TAC urgentemente e o direito dos idosos poderem entrar pela porta que todos entram com ou sem cartão do idoso”, ressalta.
Muitos são os relatos de idosos e deficientes que sofrem acidentes pela arrancada brusca dos veículos lesionando as pessoas que ainda estão entrando nos ônibus. Segundo a vice-presidente do sindicato dos rodoviários (Sintro-RN), Maria da Paz, alegou que essa situação acontece muitas vezes pela pressa dos motorista que tem um horário previsto para estar no terminal. “Somos muito cobrados no cumprimento do horário. Precisamos cumprir os horários para não sermos punidos. Essa situação pode melhorar quando todos tiverem o acesso pela porta da frente”, declara Maria da Paz.
Postado por Meu Transporte às 07:41 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Norte
Transporte público vira alvo de reclamação em fins de semana e feriados em São Paulo
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Em várias regiões da capital, passageiros reclamam da lotação e da demora dos ônibus. A frota que durante a semana é de 15 mil ônibus é reduzida em 50% nos domingos e feriados. Será que é desse jeito que o governo quer incentivar o uso do transporte coletivo? como incentivar as pessoas a deixarem seus carros em casa se o transporte público é totalmente desrespeitoso com a população, neste video, mostra com exatidão o que passa os usuários dependentes do transporte coletivo, e as empresas que gerem o transporte sempre vem com explicação de números de passageiros e por ai se vai, mas nós gostaríamos que eles passassem o que nós passageiros passamos nas paradas e não apenas ficar atrás de gabinetes com números que não resolvem os anseios da população.
Postado por Meu Transporte às 20:22 0 comentários
Depois de dez anos, ônibus em Guarulhos voltam a ter cobrador
Depois de dez anos, Guarulhos, na Grande São Paulo, vai voltar a ter cobradores dentro dos ônibus. Alívio para os cerca de 300 mil passageiros que usam a condução, todos os dias. Hoje, o motorista tinha que cobrar as passagens, além de dirigir, é claro. Ficava de olho no trânsito, uma mão no volante, e a outra no dinheiro.
Depois de muitas reclamações, a Prefeitura de Guarulhos obrigou as empresas a contratar os cobradores. A partir deste domingo (1), toda a frota da cidade vai ter que ter cobradores. Na segunda maior cidade do estado, a maioria dos motoristas trabalha guiando o ônibus e controlando o pagamento dos passageiros.
As empresas tiveram seis meses para se adaptar às novas medidas, que atingem os 650 ônibus que circulam em Guarulhos. O problema é que cerca de 200 coletivos ainda nem têm espaço adequado para o cobrador. “Só milagre”, diz um motorista. Nos ônibus que já estão cumprindo a lei, a felicidade é de quem conseguiu um emprego.
Postado por Meu Transporte às 20:05 1 comentários
Terminais vão desafogar Niterói
Urbanista Jaime Lerner apresentou ao prefeito Jorge Roberto o planejamento para disciplinar trânsito e transporte
Cinco terminais de integração, dois mergulhões, reversíveis e mudanças de mão em diversas vias fazem parte do projeto do arquiteto Jaime Lerner para trazer melhorias ao trânsito e ao transporte de Niterói. O prefeito Jorge Roberto Silveira definiu as propostas como “audaciosas, mas realistas”. O total de investimentos chega a R$ 205 milhões, dos quais R$ 120 milhões virão de contrapartida da iniciativa privada e os R$ 85 milhões restantes serão providos pelo setor público, que, de acordo com o prefeito, deverá contar com ajuda do estado e da União.
Lerner defende que a melhoria nos transportes públicos é o principal fator para resolver os engarrafamentos. Ele anunciou a implantação dos terminais de integração no Centro, Piratininga, Charitas, Caramujo e Largo da Batalha, que receberão ônibus alimentadores de diversos pontos. Com isso, segundo Lerner, mais pessoas deverão optar pelos ônibus, que passarão em intervalos curtos de tempo. “À medida que o serviço fica melhor, mais pessoas vão utilizá-lo e isso vai gerar benefício até para quem vai de carro”, afirma Lerner.
MERGULHÕESA frota de veículos de transporte público no município poderá ser reduzida, sem causar prejuízos à população, segundo Jaime Lerner. Ele calcula que atualmente 600 ônibus circulam dentro da cidade e que 275 mil pessoas se utilizam do serviço em cada dia útil. “É necessário racionalizar e melhorar a oferta”, conclui.
MERGULHÕESA frota de veículos de transporte público no município poderá ser reduzida, sem causar prejuízos à população, segundo Jaime Lerner. Ele calcula que atualmente 600 ônibus circulam dentro da cidade e que 275 mil pessoas se utilizam do serviço em cada dia útil. “É necessário racionalizar e melhorar a oferta”, conclui.
Nos terminais serão construídas espécies de tubos, onde os passageiros poderão comprar as passagens antes da chegada do veículo, agilizando o embarque. Estas plataformas ficarão no mesmo nível da porta dos ônibus, o que também economiza tempo. Lerner diz que, dependendo do numero de passageiros que utilizam cada um dos terminais, o número de tubos poderá dobrar ou triplicar.
Ainda em defesa de um transporte público de qualidade, o responsável pelo projeto não se preocupou em criar mais vagas de estacionamento nas ruas da cidade. “Se existe um bom sistema, a cidade não sofre com problemas de estacionamento”, avalia, acrescentando que o projeto deve ser implementado independente da criação da Linha 3 do metrô, já que, segundo ele, não se deve sacrificar este tempo até as obras começarem.
Outro ponto que chamou a atenção do arquiteto e de sua equipe foi a necessidade de melhorar o fluxo na saída da Ponte Rio-Niterói nos horários de rush. A sugestão é esta: a Rua Marquês de Paraná ganhará novos semáforos, faixas reversíveis e um mergulhão exclusivo para ônibus, em frente ao Hospital Universitário Antonio Pedro — projeto que também será implantado na Avenida Feliciano Sodré, em frente à Praça da Renascença, próximo ao antigo terminal de trens. As ações deverão ajudar no escoamento de veículos em direção à Zona Norte da cidade.
Postado por Meu Transporte às 13:20 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Recife: Banhistas da praia de Boa Viagem enfrentam ônibus lotado no feriadão
Espera nas paradas era grande e coletivos já vinham cheios na ida e na volta para casa; usuários reclamam do transporte público
Quem não viajou e preferiu curtir o Feriadão de Finados na praia de Boa Viagem, na zona sul do Recife, e precisou ir de ônibus, teve o desprazer de ficar muito tempo a espera de transporte nas paradas. Quem levou os filhos pequenos sofreu ainda mais.A praia é um destino que atrai muita gente. “Passa a semana trabalhando, no fim de semana a gente quer se divertir um pouco”, diz a dona de casa Rose Maria da Silva. Mas quando os coletivos chegam, já vêm lotados, se queixa a vendedora Andréa Maria Barbosa. “É o jeito, a gente tem que pegar ele, se não chega muito tarde na praia”.
O comerciante Bartolomeu Fernando saiu de casa cedo com a mulher e os filhos, disposto a aproveitar o sol em Boa Viagem. Ele quase desistiu do programa - teve que pegar dois ônibus para ir do Ibura à praia. “Hoje vou fazer duas opções, descer na avenida Recife e tentar pegar outro”, disse. Às 11h30, a família continuava na parada. O táxi acabou sendo a solução.Na volta para casa, no fim da tarde, o problema se repete.
A família de Marília Lima, que foi completa, recolheu o lixo, arrumou as coisas e foi para o carro. Ela diz que eles não encarariam um ônibus. “Ia ser muita contramão, a gente teria que ir para a Conselheiro Aguiar, enfrentar ônibus lotado, o sol quente, com criança”, observa.
No entanto, para muita gente, não há outro jeito. Na volta para casa, correria, empurrão e aperto nos coletivos. Para quem sobe com criança de colo, a situação não é melhor e é bom não contar com a boa-vontade de quem está sentado.
Postado por Meu Transporte às 11:00 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Prefeitura de Florianópolis fecha parceria com URBS de curitiba para monitorar o trânsito da capital
A Secretaria de Transportes, Mobilidade e Terminais de Florianópolis estabeleceu parceria com a URBS (Urbanização de Curitiba S/A) colocando a disposição da Prefeitura Municipal de Florianópolis equipamentos para aferir a demanda de veículos nas principais vias da cidade.
A parceria foi fruto da visita do secretário de Transportes e vice-prefeito João Batista Nunes às instalações da empresa no começo do mês de outubro, quando esteve na capital paranaense participando do 17° Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito.
Os equipamentos com sensores que irão medir o tráfego em Florianópolis serão colocados em todas as ruas com grande fluxo no Norte, Sul, Leste, Centro e Continente, além das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles. Pela primeira vez será estimado também o número de bicicletas a fim de trabalhar a mobilidade sustentável.
João Batista Nunes alerta como fundamental a medição de tráfego como meta estabelecida pelo Governo que prioriza o transporte coletivo, além dessa pesquisa será providenciado também uma análise de origem/destino de todas as pessoas que se movem na cidade para verificar o deslocamento e os motivos que fazem essas pessoas a realizarem tal deslocamento como: estudo, lazer, trabalho. “Essas ações serão executadas em curto prazo e o diagnóstico priorizará o sistema, principalmente o transporte coletivo na nova licitação”, explica o secretário de Transportes. O engenheiro do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis – IPUF, Carlos Eduardo Medeiros, ressalta que o monitoramento dará subsídios para realizar o planejamento da cidade.
A Urbanização de Curitiba S/A foi criada em 1963 para desenvolver obras de infra-estrutura, programas de equipamentos urbanos, estudos e projetos para o crescimento urbano da cidade. Além disso, a empresa faz o gerenciamento e o planejamento operacional do transporte coletivo, do sistema de táxi e a operacionalização dos sistemas de tráfego e trânsito. A empresa prestará suporte técnico para projetos de transporte e trânsito a serem implantados na capital catarinense a partir da próxima terça-feira, 03.
Segundo o presidente da URBS, Marcos Valente Isfer, a importância da aferição da demanda de veículos em Florianópolis será ajudar o planejamento e mobilidade do trânsito da cidade e consequentemente o melhor planejamento das ações.
Postado por Meu Transporte às 10:57 1 comentários
Marcadores: Paraná, Santa Catarina
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