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Justiça libera operação da Buser em Santa Catarina

domingo, 26 de junho de 2022

Uma das maiores plataforma de intermediação de viagens rodoviárias do Brasil, a Buser está liberada para operar em Santa Catarina.


Na terça-feira, dia 21 de junho, a 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Florianópolis revogou a liminar que proibia a empresa de atuar no estado.

A ação foi movida pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de Santa Catarina (SETPESC).

Na nova decisão, o juiz Laudenir Fernando Petroncini ressalta que o Decreto Estadual nº 1.342/2021, que entrou em vigor em agosto do ano passado, promoveu uma nova regulamentação no serviço de transporte intermunicipal de passageiros em regime de fretamento, previsto na Lei Estadual nº 5.684/1980, ao revogar expressamente o inciso XLVII do art. 3º e os arts. 112 a 122 do Decreto Estadual nº12.601/1980.

“O referido decreto (1.342/2021) também estabeleceu que o serviço de fretamento, contínuo ou eventual, não poderia implicar no estabelecimento de serviço de transporte público regular”, afirmou o magistrado.
Para o juiz, enquanto a Buser e as empresas fretadoras credenciadas na plataforma estiverem prestando serviços com observância das regras não estará caracterizada a prestação de serviço de transporte público de passageiros.

“Se as empresas que prestam serviço para Buser Brasil Tecnologia Ltda. obtêm licença para realizar o fretamento e se essas empresas estão observando as vedações ao referido serviço impostas, irregularidade na atividade não há”, ressaltou.

Ele também reconheceu a existência de contradição na argumentação do SETPESC, que tinha alegado que a Buser deveria se submeter ao processo licitatório para poder realizar o transporte regular:

“Seria muito exigir da parte coerência entre suas manifestações em processos diferentes. Contudo, se a autora tiver razão na alegação que faz em defesa de seus representados na outra ação, sua tese, aqui, restará prejudicada, pois se a licitação não é exigível para seus filiados, também não o seria para a Buser.”

O magistrado reconheceu que a atividade exercida pela Buser, de comercializar em sua plataforma viagens intermunicipais para grupos de pessoas, na modalidade de fretamento eventual ou contínuo, está inserida no âmbito privado. Destacou, ainda, que o estado não detém o monopólio do serviço de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, e muito menos são titulares de tal monopólio as empresas representadas pelo SETPESC.

“O serviço privado, de outro lado, independe de licitação (art. 8º, da Lei Estadual nº 5.684/1980). Basta que o interessado demonstre ao estado o cumprimento de determinados requisitos, que na espécie são aqueles estabelecidos na legislação mencionada. Assim, diante da publicação e entrada em vigor do Decreto Estadual nº 1.342/2021, que modificou as regras para a realização do serviço de transporte rodoviário coletivo intermunicipal de passageiros em regime de fretamento, fato novo que autoriza uma nova análise do pedido antecipatório, revogo a decisão do Evento 17, que deferiu em parte a tutela de urgência pleiteada na inicial, porque deixou de existir probabilidade no direito alegado”, concluiu.

Informações: economiasc.com
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Estação e terminais do Metrô de Salvador vão abrir mais cedo na segunda (27)

A CCR Metrô Bahia informou que deve alterar o horário de estação e terminais de ônibus em Salvador para os usuários que forem ao evento no Parque de Exposições.


Será antecipado excepcionalmente na segunda-feira, dia 27 de junho de 2022, o horário de abertura da Estação de Metrô de Mussurunga, com o início da operação a partir das 03h (apenas para embarque dos passageiros). As demais estações das Linhas 1 e 2 terão o funcionamento, neste mesmo horário, apenas para desembarque, seguindo com horário de abertura normal, às 05h.

De acordo ainda com a operadora, os terminais de ônibus de Mussurunga, Pirajá e Acesso Norte terão seu horário de abertura antecipado, funcionando a partir das 04h neste dia. Nos demais dias, a operação do Metrô seguirá normalmente, de 05h à 00h.

Informações: ViaTrolebus
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Metrô SP dá início ao estudo de impacto ambiental da Linha 20-Rosa

O Metrô de São Paulo deu início ao Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) da Linha 20-Rosa, anunciou o presidente da empresa, Silvani Pereira.

O levantamento deverá ser concluído no primeiro semestre de 2023 e apontará “os possíveis impactos da obra e propondo as medidas de controle e mitigação aos impactos, além da identificação de áreas contaminadas, de bens tombados e sítios arqueológicos, perfil demográfico e socioeconômico das regiões onde a obra será feita”, explicou o executivo.

O estudo ambiental também inclui o trecho da Linha 2-Verde entre Vila Madalena e Cerro Corá, onde existirá a conexão com a Linha 20-Rosa.

Além do EIA-RIMA, o Metrô também está trabalhando no anteprojeto de engenharia do novo ramal, que tem previsão de ser concluído até o final deste ano. Ele trará definições quanto ao traçado e a localização das estações, inclusive sobre a polêmica mudança do trajeto evitando um grande trecho da Avenida Faria Lima, em São Paulo.


A companhia também contratou o serviço de Financial Advisory (Aconselhamento financeiro), para buscar potenciais de receita financeira na concessão e exploração da linha subterrânea.
No momento, a Linha 20-Rosa teve previsão de contar com 33 km de extensão e 24 estações, entre a região da Lapa e o centro de Santo André, no ABC Paulista. Tudo indica que o trecho prioritário envolverá a implantação do ramal entre Santa Marina e Saúde, considerada de maior potencial de demanda e onde há mais interligações com a rede.

Já o prometido trecho no ABC Paulista, com dez estações, deve ser construído num segundo momento e depende de estudos de viabilidade financeira.

Informações: Metrô CPTM
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Ribeirão Preto tem mais um Corredor de Ônibus entregue

Ribeirão Preto ganhou mais um Corredor de Ônibus. Na manhã desta sexta-feira, dia 24 de junho, foi entregue a obra de implantação do Corredor de Ônibus da avenida Presidente Vargas, que faz parte do programa Ribeirão Mobilidade e teve investimento total de R$ 13.629.726,73.


O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, destacou a importância da participação da comunidade nos efeitos positivos das ações realizadas no entorno das obras. “Quando todos os Corredores de Ônibus tiverem prontos, teremos uma cidade interligada em termos de mobilidade urbana e com maior segurança viária”, disse.

O corredor de ônibus da avenida Presidente Vargas compreende o trecho entre a rua Eliseu Guilherme e a avenida Dr. José Cesário Monteiro da Silva, próximo à rotatória da avenida Braz Olaia Costa.

“O programa Ribeirão Mobilidade traz para a cidade, melhorias nas condições de trânsito. Nesta obra, a maior contribuição será nesta rotatória [cruzamento das avenidas Presidente Vargas e José Adolfo Bianco Molina], com uma melhoria significativa da circulação e liberando a avenida para quem não irá fazer o retorno”, afirmou o secretário de Obras Públicas, Pedro Luiz Pegoraro.

Com a implantação do Corredor de Ônibus, a avenida Presidente Vargas recebeu reforço do pavimento em função do tráfego intenso e do peso dos veículos, além de fresagem e recapeamento ao longo de toda avenida. As paradas de ônibus são de concretado com 50 metros de extensão, para evitar o desgaste por frenagem e aceleração.

A obra contempla ainda a revitalização e remodelação do passeio para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente àqueles com dificuldades de mobilidade. As esquinas da avenida contam com rampas de acesso para cadeirantes, piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia, além de semaforização inteligente.

Irá beneficiar entre 15 mil e 18 mil usuários do transporte público e os moradores dos bairros Vila Seixas, Centro, Jardim Sumaré, Alto da Boa Vista, Jardim Irajá, Jardim Canadá, Jardim São Luiz, Vila Ana Maria e Nova Aliança, além dos moradores que acessam o centro de Ribeirão Preto vindos da rodovia José Fregonezi.

Programa Ribeirão Mobilidade

A Prefeitura conta com mais de 30 projetos de intervenção viária planejadas para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população de Ribeirão Preto, além de diversas frentes de recapeamento asfáltico. O investimento total se aproxima dos R$ 500 milhões.

Entre as obras já entregues estão o corredor de ônibus da avenida do Café, duplicação das avenidas Antônia Mugnatto Marincek e Adelmo Perdizza, adequação viária na rotatória das avenidas Nove de Julho, Portugal e Antônio Diederichsen, ampliação da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, viaduto Profissionais da Saúde, entre outras intervenções.

Ao todo, serão implantados 11 corredores de ônibus em Ribeirão Preto, num total de 56 quilômetros percorrendo as principais avenidas do município, além de pontes, túneis e viadutos que irão proporcionar maior conforto a 4.154.118 usuários do transporte público.

Informações: Prefeitura de Ribeirão Preto 
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Em Manaus, Novos ônibus entram em operação na próxima segunda

quarta-feira, 22 de junho de 2022


O prefeito David Almeida, realizou, na manhã desta terça-feira (21), uma vistoria nos primeiros 14 ônibus, de um total de 138, que serão colocados em circulação nas vias ainda neste ano. Os novos veículos fazem parte do plano de renovação da frota e já estarão à disposição da população na próxima segunda-feira (27).

Os primeiros 14, de um total de 138, incluindo os elétricos, são ônibus com ar-condicionado, com suspensão pneumática e direção hidráulica, dando conforto para o trabalhador rodoviário e para o usuário do serviço do coletivo.
Todos os novos veículos são preparados para atuarem em vias que saem dos bairros e seguem até os terminais utilizando os corredores, visto que são equipados com porta de saída no lado esquerdo. Assim, as empresas devem reforçar as linhas que atuam nas zonas Norte e Leste da capital.

São ônibus que poluem menos, têm suspensão a ar e são menos barulhentos, pois os motores estão na parte traseira. Essa tecnologia, só Manaus e Goiânia (GO) estão usando. Foram as primeiras capitais a receberem esses veículos.

Informações: Portal do Holanda
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Prefeitura de Florianópolis realiza recadastramento de cartão estudante do transporte coletivo

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Mobilidade de Planejamento Urbano, realiza o recadastro online do cartão municipal do transporte coletivo, para estudantes que ainda não realizaram o processo em 2022. O recadastro é feito via app de celular SI.GO e apenas para cartões da modalidade Cartão Estudante. A atualização poderá ser realizada até o dia 29 de julho.
Até abril deste ano, o recadastro era feito somente no atendimento do Passe Rápido, no Ticen, ou terminais de integração dos bairros. Com o recadastro disponível através do aplicativo, o usuário poderá realizar todo o processo de atualização do Cartão Estudante, que é necessário realizar anualmente, de maneira totalmente online com envio de foto dos documentos comprobatórios. Além disso, o valor do selo, que é cobrado para recadastros presenciais, não será cobrado quando o mesmo é realizado pelo aplicativo.

Aqueles que não conseguirem efetivar o recadastro através do aplicativo ou não tiverem acesso ao mesmo, deverão procurar atendimento para efetivar o recadastramento junto ao Passe Rápido, no Ticen. É importante ressaltar que é preciso realizar a atualização cadastral para fazer a recarga do cartão, tanto via aplicativo quanto a recarga feita presencialmente. Após o período de recadastro, que vai até o dia até o dia 29 de julho, a compra será bloqueada para cartões não recadastrados.
Para realizar a atualização do Cartão Estudante pelo aplicativo é necessário baixar o app SI.GO, disponível para Android e IOS, e procurar pela opção disponível na tela inicial “Recadastro de Benefício”. Depois, basta seguir os passos indicados no próprio app, incluindo o envio de fotos dos documentos comprobatórios.

“A função de recadastro disponível desde abril no aplicativo, já permitiu que chegássemos a centenas de estudantes com cadastro atualizado, faltando um mês para o encerramento do prazo. Além disso, o app também possui as opções de recarga de cartão e compra de ticket, desde março, facilitadores que incentivam a população para utilizarem cada vez mais o transporte coletivo da Capital“ afirma o secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, Michel Mittmann.

Para mais informações acesse https://www.consorciofenix.com.br/passe-rapido ou ligue para (48) 3251-4120

Informações: Prefeitura de Florianópolis
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Metrô inicia estudos para obras da linha 19-Celeste em SP


O Metrô de São Paulo inicia, nesta segunda-feira (20), os estudos para as obras da linha 19-Celeste que vai passar por Guarulhos. A análise deve considerar os acessos das estações, comércios, estacionamentos, instituições de ensino e moradias das regiões onde a linha deverá ser implantada.  

O ramal pretende ligar o Vale do Anhangabaú, no centro da capital, ao Bosque Maia, na cidade da Grande São Paulo, com previsão de ficar pronto em 2029. O início da construção está previsto para o ano que vem.  

A Linha 19-Celeste deverá ter 17,6 quilômetros de extensão e 15 estações no trecho inicial, com a previsão de cinco estações em Guarulhos, passando também pelas regiões de Jardim Brasil, Vila Maria (zona norte) e Pari, conectando-se às linhas 1-Azul, na estação São Bento, e 3-Vermelha, em Anhangabaú.
Segundo os estudos iniciais divulgados pela companhia, a estimativa é de uma demanda aproximada em 630 mil pessoas por dia no trecho Bosque Maia – Anhangabaú. Ainda segundo o Metrô, quando pronta, a linha vai reduzir pela metade o tempo de deslocamento do Bosque Maia ao Anhangabaú, passando de 60 para 30 minutos estimados.

Informações: Band
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Transporte Público de Porto Alegre terá R$ 100 milhões de subsídio do governo municipal

Um dos grandes desafios da gestão do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, o transporte público, receberá ao longo de 2022, cerca de R$ 100 milhões de subsídio do poder público municipal. A informação foi dada pelo próprio prefeito durante assinatura protocolo de intenções de incentivo à qualificação dos profissionais do transporte coletivo, que ocorreu nesta segunda-feira, na sede do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). “No privado, em torno de R$ 60 milhões e na Carris em torno de R$ 42 milhões.”


Para Melo, o maior desafio agora está em torno de uma repactuação dos atuais contratos de concessão do transporte público. “O desafio é encontrar uma governança que de conta de um acerto maior nesses 15 anos que tem pela frente, porque são 20 anos de contrato, se cumpriu 5 anos e todos esses acordos tem que ser feitos dentro desse contrato. Então pra você fazer um sistema com ônibus elétrico, passar pelos Brts, tudo isso envolve investimento e o sistema no momento, da maneira que os contratos foram concebidos não permite isso. O desafio está posto”.

Melo ainda lembrou o pacote de projetos que o governo enviou ao legislativo e que essas ações impediram o aumento da passagem. “Pra baratear a passagem tivemos que colocar 7 isenções e a questão dos cobradores. Nós temos que ter respeito e admiração aos cobradores mas o mundo mudou. Não tem porque ter cobrador hoje em dia.”

Informações: Correio do Povo
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Prefeitura de Aracaju entrega 10 ônibus para o transporte público

A Prefeitura de Aracaju entregou 10 novos ônibus na manhã desta terça-feira, 21. O ato aconteceu na entrada do Centro Administrativo da Prefeitura. Os veículos, que farão parte da frota da viação Atalaia, compondo o sistema de transporte público coletivo da capital, atenderão linhas de grande fluxo de passageiros e que interligam as zonas Norte e Sul, a exemplo da Maracaju/Dia. Até o mês de agosto, mais 40 ônibus serão entregues à população, totalizando 50 novos veículos dentro do processo de renovação da frota de transporte público, que integra o projeto de Mobilidade Urbana.


“Este é um momento muito especial e que demonstra o compromisso da Prefeitura em continuar trabalhando para melhorar a vida das pessoas. Estamos vivendo um momento muito grave em nosso país, de crise nos sistemas de transporte coletivo de todas as cidades e que é preciso ser enfrentado com muito empenho e dedicação, como estamos fazendo. Por isso mesmo é que hoje estamos entregando 10 novos ônibus, em um investimento de mais de R$ 5 milhões feito pela empresa Atalaia para renovar a frota. No final deste mês entregaremos mais 20 e, até o final de agosto, somaremos 50 novos ônibus, zero quilômetro, atendendo a população”, destacou Edvaldo.

O prefeito ressaltou ainda que a aquisição dos veículos “representa a resposta da Prefeitura ao momento em que o transporte público está vivendo no país”. “Ontem tivemos um aumento de 14% nos combustíveis e que impactará na passagem, dificultando ainda mais a situação das empresas. Como presidente da Frente Nacional de Prefeitos, tenho acompanhado de perto essa luta, para que o governo federal destine recursos para o sistema de transporte, mas, enquanto o socorro não vem, é preciso continuar trabalhando e esse tem sido o nosso esforço, especialmente pelos trabalhadores, que precisam, diariamente, do sistema”, declarou.

Renovação

Os novos veículos farão parte da frota da viação Atalaia e serão distribuídos entre as linhas 005 – Maracaju/Dia (quatro ônibus) e 100 – Circular Shopping 2 (mais seis ônibus). Todos os ônibus contam com tecnologia de ponta, incluindo trava de segurança nas portas que inviabiliza a partida enquanto elas estiverem abertas. Os veículos também atendem aos requisitos de acessibilidade, oferecendo  conforto e segurança aos passageiros.

“Estes 10 primeiros ônibus representam o nosso compromisso de 40 novos veículos para o transporte público coletivo de Aracaju, que honraremos até o final de agosto. Estes 10 carros servirão duas linhas importantes para a nossa capital, a exemplo da Maracaju/Dia que traz muitos passageiros da zona Norte para fazer a integração no terminal Dia, e Circular Shopping 2. É um avanço para nossa cidade, visto que são ônibus modernos e que contribuirão para a melhora da qualidade dos serviços prestados aos aracajuanos”, reiterou o superintendente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Renato Telles.

O processo de renovação da frota de transporte público de Aracaju foi iniciado, pela gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, em maio de 2019, com a entrega de 30 novos ônibus. Em fevereiro de 2020, foram entregues mais 26 e, em junho do mesmo ano, outros 15, contabilizando 71 novos veículos. Com a entrega desta terça-feira, a administração municipal chega a 81 novos ônibus ofertados aos aracajuanos.

*Com informações da Prefeitura de Aracaju
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Concessionárias de transporte sobre trilhos em São Paulo poderão captar até R$ 8,09 bilhões para obras de ampliação e modernização

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), autorizou o uso de debêntures incentivadas para o financiamento de obras de ampliação do sistema de transporte público sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo (SP).


As empresas CCR S.A. e RuasInvest Participações S.A. poderão captar, no mercado financeiro, até R$ 8,09 bilhões para intervenções nas Linhas 8 – Diamante e 9 – Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A Portaria que autoriza a operação foi publicada na edição desta terça-feira (21) do Diário Oficial da União (DOU). Clique neste link para acessar.

“A emissão de debêntures tem um rito burocrático menor, o que ajuda a dar mais celeridade à captação de recursos e à implementação de projetos de infraestrutura. Com isso, esse instrumento tem se configurado em uma fonte importantíssima para a realização de obras estruturantes”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira.
Os recursos a serem captados serão utilizados na modernização e na readequação de estações, incluindo obras civis para atender questões de acessibilidade, além de outras melhorias, como renovação da superestrutura da via permanente, renovação e investimento em áreas de pátio, modernização dos sistemas de sinalização e telecomunicações, aprimoramento do sistema de suprimento de energia e aquisição de novo material rodante.

As intervenções visam melhorar o conforto e a segurança dos passageiros, garantir maior regularidade no deslocamento dos usuários, maximizar as receitas acessórias, com impacto em menor tarifa técnica, permitir a atualização tecnológica dos sistemas e modernizar estações (incluindo novas), contando com novo sistema de informações e melhorias nas passarelas aos passageiros.

As ações vão beneficiar diretamente as cidades de São Paulo, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi. As companhias poderão captar os recursos até dezembro de 2026.

Debêntures incentivadas

As debêntures são títulos privados de renda fixa que permitem às empresas captarem dinheiro de investidores para financiar seus projetos. No caso das incentivadas, os recursos são empregados necessariamente em obras de infraestrutura e há isenção ou redução de Imposto de Renda sobre os lucros obtidos pelos investidores. No âmbito do MDR, esses títulos estão sendo usados para obras de mobilidade urbana, esgotamento sanitário e iluminação pública.

Outros investimentos

Em setembro do ano passado, o MDR autorizou o enquadramento do programa de investimentos das Linhas 8 – Diamante e 9 – Esmeralda no Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (Reidi). Inicialmente, o valor a ser investido pela concessionária no empreendimento seria de R$ 3,8 bilhões. Com o enquadramento no Reidi, o montante passou para R$ 3,5 bilhões, o que correspondeu a incentivos fiscais de mais de R$ 301,5 milhões. As ações contemplam a elaboração de projetos, obtenção de autorizações e licenças, implantação de melhorias, além da requalificação, ampliação, adequação e modernização do sistema férreo.

O Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura é uma forma de incentivo fiscal para viabilizar a realização de empreendimentos estruturantes, como sistemas de metrô e de veículos leve sobre trilhos (VLT), por exemplo. Ele consiste na suspensão da incidência de PIS e Cofins sobre as aquisições de máquinas, aparelhos, instrumentos e equipamentos novos, prestação de serviços e materiais de construção para utilização ou incorporação. A utilização desse mecanismo é possibilitada após a aprovação da solicitação junto ao Governo Federal.

Além disso, o MDR está investindo diretamente no projeto de expansão da Linha 9 – Esmeralda da Região Metropolitana de São Paulo. Até agora, já foram destinados R$ 247,19 milhões do Orçamento Geral da União (OGU) para o empreendimento, de um total de R$ 500 milhões.

Sobre as Linhas 8 e 9

A Linha 8 – Diamante tem 42 quilômetros de extensão e conta com 20 estações de parada – uma nova, a Ambuitá, será construída. Faz a interligação do Centro de São Paulo com os municípios de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba e Osasco. Também atende os bairros Campos Elíseos, Barra Funda, Lapa, Anastácio e Vila Leopoldina, fazendo conexões com a Linhas 3 – Vermelha do metrô, além das Linhas 9 – Esmeralda e 7 – Rubi da CPTM. Futuramente, também se conectará à Linha 6 – Laranja, que recebeu o mesmo tipo de chancela do MDR em setembro de 2020 para enquadramento no Reidi.

Já a Linha 9 – Esmeralda consiste em linha férrea de cerca de 33 quilômetros de extensão, com 21 estações. Com os investimentos a serem feitos, chegará a 37 quilômetros. Ela se conecta com a Linha 4 – Amarela do metrô e a Linha 8 – Diamante da CPTM.

*Com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional
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Embarque para a UnB na Rodoviária do Plano Piloto tem novo local

A partir desta quarta-feira (22), os estudantes da Universidade de Brasília (UnB) terão um novo local para embarque na Rodoviária do Plano Piloto. Os ônibus da linha 0.110 que fazem o transporte coletivo até o campus Darcy Ribeiro não sairão mais da Plataforma A, e sim da Plataforma B, ao lado do BRT. A medida adotada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) vai reduzir as filas e agilizar o embarque dos universitários.


Além disso, não será possível acessar os ônibus com pagamento em dinheiro. As viagens serão com embarque pré-pago, só para quem tiver cartão. Poderão ser utilizados o cartão do passe livre estudantil, o de vale-transporte ou o cartão mobilidade. Os interessados poderão adquirir o cartão no ponto de atendimento do BRB Mobilidade, que fica no mezanino da rodoviária, próximo à escadaria do lado leste (Eixo L). Também é possível recarregar o cartão no terminal, ao lado do BRT.

No novo local de embarque, o acesso aos veículos será diferente. Antes de chegar ao ônibus, os passageiros irão validar os cartões nas catracas instaladas no piso da rodoviária e entrar em um espaço reservado, comumente chamado de aquário, em sistema semelhante ao do BRT. A Semob providenciou essas instalações para que os estudantes, professores e servidores da UnB que utilizam cartões possam entrar mais rápido no ônibus.

“Os universitários vão passar o cartão nas catracas instaladas na plataforma e poderão embarcar direto pela porta do meio e porta traseira do ônibus, agilizando assim as saídas dos veículos na rodoviária. Com isso, daremos um atendimento com maior rapidez nas viagens”, explicou o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro.

Com as alterações na linha 0.110, os usuários do transporte coletivo que não possuem cartão mobilidade e quiserem se deslocar para a UnB ou as proximidades da universidade poderão utilizar a linha 110.2, que oferece 33 viagens por dia e continuará com os ônibus partindo da Plataforma A. Para outras localidades na L2 Norte, os usuários também poderão utilizar as linhas 0.116 e 116.1, que juntas oferecem 160 partidas por dia.

*Com informações da Semob
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BYD vai fornecer ônibus elétrico articulado para a Espanha

terça-feira, 21 de junho de 2022


A BYD deve fornecer quatro ônibus elétricos articulados de 18 metros do operador de transporte público Moventis, na Espanha. Trata-se do primeiro pedido de ônibus elétricos articulados na região ibérica.

A Moventis opera o transporte intermunicipal de passageiros na área de Vallés Occidental, perto de Barcelona. Os ônibus BYD articulados 100% elétricos encomendados estão previstos para entrega no final de 2022 em Sant Cugat de Vallès.

De acordo com comunicado da fabricante, o projeto está sendo financiado pelo Sistema Ferroviário Regional da Catalunha (FGC). Cada unidade poderá transportar 110 passageiros.

Todos os ônibus elétricos são alimentados pela nova geração da tecnologia de baterias de fosfáto-de-ferro-lítio, projetada para níveis ótimos de desempenho e segurança operacional. A capacidade da bateria de 478 kWh proporciona uma autonomia de 300 km com uma única carga, suportando todas as eficiências operacionais.

Por Renato Lobo
Informações: Viatrolebus
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Grande Recife: Ônibus tomba deixando vários feridos e uma passageira morta

segunda-feira, 20 de junho de 2022


Um ônibus da linha 2490 - TI Camaragibe/ TI Macaxeira, da empresa Mobibrasil, tombou na entrada do município de Camaragibe, no Grande Recife, nas proximidades da praça Maria Amazonas, na PE-05.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, uma mulher, de 56 anos, morreu no local. Ao todo, 33 pessoas ficaram feridas.Dos feridos, 27 foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e seis pelos bombeiros. 

Segundo o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), a motorista do ônibus teria sofrido um mal súbito e perdido o controle do veículo. 

Por volta das 15h41, os bombeiros foram chamados para atender às vítimas. De acordo com a corporação, quatro ambulâncias, três motorresgaste, e duas equipes de autocomando de operação foram enviadas para realizarem os atendimentos pré-hospitalar das vítimas ainda no local do acidente com apoio das equipes do Samu. 

Quatro vítimas foram conduzidas para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Caxangá, e três para o Hospital da Restauração (HR).

Equipes da Polícia Militar de Pernambuco também estiveram presentes no local do acidente e conduziram a motorista do coletivo, de 39 anos, até a delegacia de São Lourenço da Mata para serem prestados esclarecimentos.
A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da Delegacia de Camaragibe, registrou a ocorrência e foi aberto inquérito por portaria para investigar o fato.

A Guarda Municipal de Camaragibe também esteve presente no local de acidente.

Em nota, a Urbana-PE afirmou que a Mobibrasil lamenta profundamente o ocorrido. "Assim que tomou conhecimento do fato, a empresa acionou o Corpo de Bombeiros e o Samu para prestação de socorro às vítimas", diz a nota. 

"A Mobibrasil se solidariza com as vítimas e familiares e se cola à disposição das autoridades para colaborar com a apuração dos fatos", acrescenteu. 

Informações: Folha PE
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Lançamento de vigas-trilho da Linha 17-Ouro na Marginal se aproxima da reta final

O consórcio Monotrilho Ouro se aproxima da reta final de lançamento de vigas-trilho no trecho da Marginal Pinheiros da Linha 17-Ouro. Com trabalhos atravessando várias semanas, a empresa conseguiu recuperar o tempo perdido após um acidente como uma das estruturas em janeiro.
Imagens aéreas realizadas pelo iTechdrones neste final de semana mostram que há apenas três trechos pendentes, um deles prestes a ser concluído muito em breve. Trata-se da extensão nas proximidades da Ponte do Morumbi, que depende apenas de dez vigas-trilhos para ser concluído. Uma delas está sendo confeccionada no próprio canteiro de obras para substituir a que despencou da treliça lançadeira cinco meses atrás.
Após terminar esse trecho restarão apenas duas vigas curvas que farão a ligação com as vias já finalizadas da Avenida Roberto Marinho. Esse trabalho será feito por um método convencional, com guindastes posicionados na Marginal Pinheiros.

O consórcio então focará em duas áreas próximas à estação Morumbi. Uma delas é paralela às plataformas da Linha 9-Esmeralda, com dez vigas-trilho, enquanto o outro trecho, após a estação, parece contar com 16 espaços até atingir o track-switch, que está sendo finalizado logo em seguida.

O trecho da Linha 17 na Marginal permaneceu cerca de quatro anos parado até que o novo consórcio contratado para as obras remanescentes retomasse os trabalhos. Ao todo, o Metrô deverá lançar 133 vigas-trilho numa extensão de 2 km e que inclui um longo trecho próximo à estação Granja Julieta, da Linha 9-Esmeralda. As vias então deverão transpor o Rio Pinheiros em direçao ao Panamby, Paraisópolis e o miolo da bairro do Morumbi até chegar à estação São Paulo-Morumbi, onde se conectará à Linha 4-Amarela.

Essa hipótese, no entanto, ainda não está clara. O governador Rodrigo Garcia afirmou recentemente que o monotrilho não seria implantado na região para dias depois se contradizer ao garantir que a Linha 17 chegará à Paraisópolis, mas num projeto diferente, ainda inédito.

Informações: Metrô CPTM



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Mais cinco linhas de ônibus voltam a circular pelas ruas do Rio


Mais quatro linhas de ônibus que tinham desaparecido das ruas do Rio voltam a circular nesta segunda-feira (20). O processo de retorno dessas linhas é gradual e acontece em vários pontos da cidade. A previsão é que na quinta-feira (23), mais uma linha volta a operar.

Linhas que voltam a circular nesta segunda-feira
651 - Méier X Cascadura
652 - Méier X Cascadura
603 - Usina X Saens Peña
626 - Saens Peña X Muda

Linha que volta a circular na quinta-feira
349 - Rocha Miranda X Castelo

Outras 17 linhas de ônibus que estavam desaparecidas voltaram a circular desde o início de junho. O retorno ocorre após acordo judicial assinado entre a prefeitura, as empresas de ônibus e o Ministério Público para tentar melhorar a qualidade dos serviços de transporte público.

Linhas que já voltaram

Consórcio Santa Cruz:

870 (Sepetiba X Santa Cruz)
871 (Pingo d`Água x Estação Cesarão III - Via Sepetiba)
822 (Campo Grande X Corcundinha)
849 (Campo Grande X Base Aérea de Santa Cruz)
845 (Cantagalo X Campo Grande)
892 (São Benedito X Santa Cruz)
851 (Campo Grande X Escola Amazonas)

Consórcio Transcarioca:

881 (Alvorada X Taquara - Via Curicica e Camorim)
817 (Piabas X Terminal Recreio)

Consórcio Internorte:

922 (Tubiacanga X Fundão - Via Portuguesa)
925 (Rio Galeão X Bancários)
778 (Pavuna X Cascadura - Via Estrada de Botafogo)
665 SVA (Pavuna X Saens Peña)

Consórcio Intersul:

014 (Paula Matos X Castelo)
104 (São Conrado x Rodoviária)
201 (Santa Alexandrina X Castelo)
448 (Maracaí X São Conrado)

Informações: G1 Rio
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Confira as alterações no Transporte Coletivo de Blumenau


A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) fez cinco alterações no Transporte Coletivo de Blumenau. As mudanças, que contemplam quatro linhas, são da operação que atende a população de segunda a sexta-feira. As adequações visam atender a comunidade conforme a demanda de passageiros aumenta.

Confira abaixo as mudanças que serão feitas na operação:

Alterações

- Troncal 30
Alteração: das 11h25 para 11h20, no sentido Terminal Velha / Rua Gov. Jorge Lacerda / Terminal Proeb / Terminal Fonte

Alteração: das 12h para 11h55, no sentido Terminal Fonte / Terminal Proeb / Rua Gov. Jorge Lacerda / Terminal Velha

- Troncal 31
Alteração: das 23h para 23h05, no sentido Terminal Fonte / Terminal Proeb / Rua dos Caçadores / Terminal Velha

- Linha 153 - Salto do Norte
Alteração: das 17h25 para 17h20, no sentido Terminal Aterro / Salto do Norte / Rua Max Humpl / Rua Udo Deeke / Terminal Aterro 

- Linha 804 - Vila Itoupava
Alteração: das 15h10 para 15h15, no sentido Terminal Itoupava / Trevo de Luiz Alves / Cemitério / Vila Itoupava / Terminal Itoupava
 
Os usuários das linhas citadas também podem conferir as mudanças no site da BluMob, no endereço www.blumob.com.br e/ou no aplicativo da BluMob. Bem como nas tabelas de horário disponíveis nos terminais de ônibus.

A população também pode dar sugestões ou fazer reclamações sobre problemas com linhas e horários diretamente na ouvidoria da SMTT, pelo telefone 156, opção 3. Para mais informações entre em contato pelos telefones (47) 3381-7000, ramal 2466 (em horário comercial) ou 0800 008 9090 (BluMob).

Informações: Prefeitura
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Novas linhas de ônibus começam a operar em Campo Grande

Com o intuito de trazer melhorias no transporte coletivo de Campo Grande, a Agetran em conjunto com o Consórcio Guaicurus, promove o ajuste e a criação de novas linhas de ônibus para melhor atender aos usuários. 


As medidas passam a valer a partir desta segunda-feira (20) e deve atender ao Polo Empresarial Oeste, saída para Aquidauana.

As principais melhorias são: ajustes da tabela de horários, o desmembramento de Linhas com numeração específica para cada uma, a disponibilização de um veículo maior no Terminal Aero Rancho e a criação de trechos expressos em algumas Linhas. 

Ajustes no Período da Manhã:

Linha 322- Bandeirantes Parque Industrial: A Linha passa a ser denominada: 322 com desmembramento da Linha 418 Aero Rancho, com saída às 6:05 horas e chegada as 6:40 horas.

Linha 410 Zé Pereira Parque Industrial: passa a ser denominada Linha 410 com o desmembramento da Linha 424, Nova Bahia, com saída programada às 6:05 horas do Bairro Zé Pereira chegada as 6:40 horas.
 
Linha 418 Aero Rancho Parque Industrial: A saída passa a ser programada para 5:55 horas e chegadas as 6:37 horas, sendo que foi disponibilizado um ônibus maior desde o dia 13 de junho para melhor atender aos usuários.

Linha 422 Terminal Guaicurus Parque Industrial: A saída passa a ser programada para às 5:50 horas com previsão de chegada as 6:40 horas.

Passam a ser expresso o trecho do Terminal Guaicurus ao Terminal Morenão e do Terminal Morenão ao Ponto da Avenida Afonso Pena Peg Fácil Planeta.

Linha 424 Nova Bahia Parque Industrial: A saída passa a ser programada para às 5:51 horas, passando pelo Terminal General Osório, com chegada programada as 6:40 horas.

Passa a ser expresso o trecho do Terminal Nova Bahia ao Terminal General Osório.

Linha 419 Parque Industrial Júlio de Castilho: Essa Linha atende ao período da tarde no retorno do Parque Industrial ao Terminal Júlio de Castilho.

Linha 431 Júlio de Castilho Jardim Carioca Parque Industrial: Essa Linha parte do Terminal Júlio de Castilho às 5:52 horas, passando pelos Bairros: Santo Antônio, Serradinho, Nova Campo Grande e Jardim Carioca com chegada programada às 6:35 horas.

Período da Tarde: O retorno no período da Tarde é programado às 17:05 horas de segunda a quinta-feira e às 16:05 horas nas sexta-feira.

Informações: Top Mídia News
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Campinas sanciona lei que libera animais nos ônibus urbanos

domingo, 19 de junho de 2022

O prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), sancionou a lei que autoriza o translado de animais domésticos de pequeno porte no transporte público coletivo municipal para locomoção com fins de atendimento veterinário, vacinação e lazer. A matéria foi publicada no Diário Oficial do Município de quarta-feira e já entrou em vigor.
A lei, de autoria dos vereadores Fernando Mendes e Higor Diego (ambos do Republicanos), autoriza o transporte apenas animais de pequeno porte e para fins de saúde nos ônibus urbanos. Além disso, não está liberado animal que, por sua "ferocidade e peçonha, provoque desconforto ou comprometa a segurança dos usuários, de terceiros e do veículo".

O animal deverá pesar no máximo 15 quilos e ser transportado em caixa de fibra de vidro ou outro material similar resistente, com portinhola devidamente trancada, que não apresente vazamentos e que não contenha em seu interior alimentos ou dejetos.

"O translado do animal deverá ocorrer de maneira a não prejudicar a comodidade e segurança dos passageiros e de terceiros e não causar alteração no funcionamento da linha", afirma o texto da lei.

Além disso, o tutor do animal deverá pagar a tarifa normalmente e o motorista do veículo fica isento de responsabilização pela integridade física do animal no período de seu transporte no ônibus.

Informações: Correio
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Novo modelo de ônibus começa a ser utilizado no transporte público de Porto Alegre

A frota do transporte público de Porto Alegre ganhará, nas próximas semanas, seis ônibus de um novo modelo que traz uma série de inovações em relação aos que já circulam na cidade. Adquiridos pela empresa concessionária Nortran, os veículos possuem itens como plataforma mais alta e elevador para melhor atender pessoas com deficiência.
O novo modelo está adequado a diretrizes atualizadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “Uma das principais mudanças previstas por essas novas regas se refere ao banco auxiliar do box do cadeirante, que trocou de posição para se incorporar ao guarda-corpo e assim permitir que o passageiro possa viajar no sentido do veículo, não mais na lateral”, detalha o técnico de trânsito e transporte da EPTC, Rogério Barbosa.

Acompanhado de técnicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, vistoriou nesta semana uma das unidades, de um total de 80 a serem introduzidos no sistema da capital gaúcha até dezembro.
O novo modelo foi exposto na feira Transposul, segundo maior evento do gênero na América Latina no que se refere ao setor de transporte e logística.  “A modernização da frota integra o programa ‘Mais Transporte’, lançado pelo governo recentemente e que tem como principal objetivo melhorar o atendimento à população”, ressalta Castro Júnior, acrescentando que:

“Além de uma análise diária da oferta e demanda no transporte coletivo, estamos focados em qualificar a infraestrutura que envolve o atendimento. E isso inclui as paradas e estações de ônibus”.

Início de operação

Os seis primeiros serão colocados a serviço de linhas que atendem a Zona Norte: 721, 727, 731, 761 e 762, que percorrem eixo da avenida Sertório em direção ao Centro Histórico. Conforme a presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Tula Vardaramatos, o investimento na renovação será em torno de R$ 48 milhões.

“Com a ampliação da oferta para acompanhar a crescente demanda, e ainda para trazer de volta os passageiros, as empresas do setor estão investindo para oferecer um serviço melhor à população”, salienta a dirigente. Com ela estavam no evento os diretors da Nortran, Adilson Porto, e da EPTC, Flávio Caldasso.

De acordo com a prefeitura, 16 linhas de ônibus foram reativas desde o mês passado, quando foram iniciadas as ampliações previstas pelo “Mais Transporte”. O incremento na oferta foi de 1.187 viagens, número que a SMMU projeta em 2 mil até o final do ano.

Informações: O Sul
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No DF, Motoristas aprendem a se colocar no lugar de passageiros e ciclistas

Cerca de dois mil motoristas e cobradores do transporte público coletivo do DF já passaram pelo treinamento instituído pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob). Nesta quinta-feira (16), feriado de Corpus Christi, foi a vez dos rodoviários da empresa Urbi, que receberam aulas práticas e teóricas na sede do Sest Senat, em Samambaia.
O treinamento instituído pela Semob começou com a proposta de oferecer aos motoristas a oportunidade de ter a sensação de andar de bicicleta numa pista onde passam veículos pesados e mais velozes, como os ônibus. No seminário da Urbi, o treinamento foi bastante ampliado.

Além de ciclistas, os condutores também se passaram por motociclistas e receberam, ainda, aulas e demonstrações sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas idosas e com deficiência, como os cegos e os cadeirantes.

“É uma grata satisfação para o governo ver que as empresas do DF estão com esse treinamento e com essa conscientização dos seus colaboradores”, disse o secretário da Semob, Valter Casimiro. Segundo ele, a ideia surgiu durante o Maio Amarelo, evento realizado para chamar a atenção da sociedade sobre a necessidade de prevenção de acidentes e preservação da vida.

Um dos objetivos da secretaria é conscientizar os motoristas sobre o papel de protetor que deve ser exercido por quem conduz um veículo pesado. “No trânsito, o maior deve proteger o menor e os ciclistas têm o direito de circular pelas vias públicas juntamente com os veículos motorizados”, disse Casimiro.

A proposta da Semob obteve boa aceitação e está sendo ampliada para vários tipos de públicos. Além do respeito aos ciclistas, os motoristas e cobradores estão atualizando os conhecimentos de legislação e fazendo exercícios sobre os cuidados que devem ter com passageiros especiais. No seminário, eles simulam situações de embarque e desembarque de cadeirantes, cegos e pessoas idosas com dificuldade de locomoção.

O motorista Juarez Rezende, de 64 anos, trabalha como condutor de ônibus há 36 anos. Ele conta que também é motociclista e sabe bem como é o medo de transitar entre ônibus, caminhões e carros pelas vias da capital. No treinamento do Sest Senat, Juarez conheceu outra realidade, a do cadeirante. Conforme suas palavras, foi uma experiência reveladora que ele nunca tinha imaginado antes.
“É melhor operar o ônibus do que andar de cadeira de rodas. Realmente é muito difícil, há muitos imprevistos, a pessoa tem de se equilibrar bem e escolher os melhores lugares para que possa conseguir (embarcar e desembarcar do ônibus)”, disse o motorista. Para ele, “os deficientes físicos sofrem muito e são verdadeiros guerreiros. Só passando por esse exercício para saber realmente como é a dificuldade no dia a dia de cada cadeirante”, concluiu.

A Semob determinou que o treinamento seja permanente e aplicado por todas as operadoras do transporte público coletivo do DF, para todos os condutores. Até agora, três das cinco empresas já iniciaram os seminários.

*Com informações da Semob
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Impasse em sistema de bilhetagem gera confusão em ônibus de Manaus

Proibida pela Justiça na quarta-feira (15), a mudança no sistema eletrônico de bilhetagem gerou superlotação e confusão nos terminais de integração de ônibus em Manaus na manhã desta sexta-feira (17). Sem o sistema nas catracas, veículos não saíram das garagens e os que circulam no início desta manhã estão superlotados.  
Os aparelhos validadores rejeitam os cartões dos passageiros. Devido ao problema, vários ônibus não saíram das empresas na hora que deveriam. Em algumas situações, o passageiro tem de cinco a sete segundos para passar na catraca ou o sistema bloqueia a liberação.

A reportagem constatou superlotação nos terminais T3 [cidade Nova, zona norte] e T5 [São José, zona leste] às 7h30. Centenas de passageiros se aglomeram nas plataformas de embarque. A entrada dos veículos é tumultuada, com empurra-empurra e pessoas penduradas na porta.

A juíza Maria Eunice Torres do Nascimento proibiu o Sinetram (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas) de entregar para outra empresa o sistema de bilhetagem eletrônica desenvolvido pela Meson Amazônia.

A empresa operava o sistema desde 2013 e alega ter sido impedida de acessá-lo. A magistrada atendeu um pedido da Meson, que alega ser alvo de “violação dos direitos de propriedade intelectual” por parte do Sinetram. Segundo a empresa, o sistema atualmente usado no transporte público em Manaus é de propriedade dela, mas o Sinetram o “raptou” indevidamente e o entregou para a Prodata, companhia concorrente dela.

Em nota, o Sinetram informou que, devido à atualização do sistema de bilhetagem, “algumas catracas ainda precisaram ajustar a comunicação com o novo sistema”, mas “o fluxo de passageiros já se encontra em sua normalidade”. O sindicato não se pronunciou sobre a decisão judicial e o descumprimento dela.

Leia a nota na íntegra:

O Sinetram informa que, devido à atualização do Sistema de Bilhetagem, no início da manhã desta sexta-feira (17) algumas catracas ainda precisaram ajustar a comunicação com o novo sistema, procedimento que é realizado via internet, mas o fluxo de passageiros já se encontra em sua normalidade. A data de hoje, ponto facultativo, foi escolhida estrategicamente para começar a operar no sistema novo, pois, o número de pessoas que circula no Transporte Coletivo da cidade é menor que nos dias úteis, diminuindo assim o impacto da mudança que, deve estar ajustada em sua totalidade até o fim de semana.

Informações: Amazonas Atual



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