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Tarifa de ônibus em Salvador é reajustada para R$ 4,90

domingo, 5 de junho de 2022

Os passageiros do transporte público de Salvador pararão R$ 4,90 na nova tarifa, o anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Reis nesta sexta-feira (3). Atualmente, a passagem custa R$ 4,40 para os usuários.


No dia 31 de março, o prefeito de Salvador afirmou que o valor da passagem dos ônibus do transporte público de Salvador foi aumentado no dia 1º de abril em R$ 0,90, passando a custar R$ 5,30. No entanto, o acréscimo ainda não havia sido repassado à população, por causa de manobras que prefeitura fez, para manter a tarifa em R$ 4,40 aos usuários dos coletivos.

Na oportunidade, o gestor disse que dos R$ 0,90 de aumento, R$ 0,30 foram abatidos da outorga a ser paga pelas concessionárias, ou seja do consentimento que a prefeitura dá para que os empresários coloquem seus ônibus para circularem na cidade.

Disse também que do mês de abril até esta sexta-feira (3), a gestão municipal arcou com os R$ 0,60 restantes e, por isso, o passageiro continuou pagando o valor atual, de R$ 4,40. No entanto, o secretario municipal de Mobilidade, Fabrizzio Muller, disse que isso não aconteceu.

Fabrizzio Muller informou que o projeto foi levado para a Câmara, mas não foi pautado. A assessoria da prefeitura explicou que a prefeitura conseguiu manter os preços durante abril e maio, mas que não houve essa alteração no valor, como divulgado por Bruno Reis, no final de março.

O aumento de R$ 0,50 corresponde a um percentual de 20,45% do valor total da tarifa atual, de R$ 4,40. Esse reajuste está muito acima do percentual de inflação deste ano, que chega a 10,74%, e também acima do percentual inflacionário previsto para 2023, que é de 12,5%.

Ainda em março, quando anunciou os valores de reajuste, o prefeito Bruno Reis detalhou que a nova tarifa havia sido calculada e recomendada pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e pela agência de regulação municipal.

Segundo Bruno Reis, durante o anúncio, as empresas vão comprar 170 novos ônibus com ar condicionado, ainda neste ano. Essa quantidade corresponde a 10% do total da frota.

Em março, o Bruno Reis começou sinalizar que a tarifa dos ônibus do transporte público da capital iria ser aumentada, caso o governo federal não oferecesse um subsídio. Até então, ele não havia falado em valores.

O projeto que previa esse subsídio é o Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas (PNAMI). A partir dele, seriam transferidos R$ 5 bilhões anuais, do governo federal aos municípios, para que a gratuidade dos idosos seja mantida.

Esse PNAMI chegou a ser aprovado pelo Senado em votação no dia 16 de fevereiro, mas não foi votada pela Câmara dos Deputados.

Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos

O PNAMI foi criado para que a gratuidade dos idosos seja mantida. O direito ao transporte gratuito, para os idosos a partir de 65 anos, é garantido por lei. Apesar disso, os prefeitos – entre eles Bruno Reis – argumentam que precisam aumentar a tarifa dos ônibus, para manter o benefício. A principal dificuldade alegada é a alta no preço dos combustíveis.

O valor para financiar o programa foi calculado com base no número de idosos e de deslocamentos que eles poderão fazer diariamente. Esse impacto nas contas do governo será custeado pela vinculação do programa aos royalties do petróleo a que a União tem direito.

Para ser beneficiado, o município precisa comprovar que possui sistema de transporte público coletivo próprio. Caso contrário, os recursos irão primeiro para os estados e os entes vão repassá-los às cidades. Os repasses serão proporcionais à quantidade de idosos de cada local.

Informações: g1 Bahia
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SPTrans agiliza embarque das linhas circulares da USP no Terminal Butantã

A SPTrans informa que os passageiros que utilizam as três linhas circulares que circulam na Cidade Universitária terão seu embarque agilizado no Terminal Butantã a partir de sábado, 11 de junho, tornando a viagem dos estudantes mais rápida.
A linha 8075/10 Terminal Campo Limpo – Metrô Butantã terá seu ponto final remanejado para a Rua MMDC (calçada externa do Terminal Metrô Butantã). Essa mudança possibilita a transferência da linha 8032/10 Metrô Butantã – Cidade Universitária para a plataforma lateral esquerda, no lugar da linha 8075/10.
 
As outras duas linhas que atendem os alunos da USP, 8012/10 e 8022/10, ambas denominadas Metrô Butantã – Cidade Universitária, terão mais espaço para o estacionamento dos ônibus dentro do Terminal, trazendo mais conforto na hora do embarque.
 
 
Veja onde embarcar no seu ônibus de acordo com a linha que utiliza:
 
8075/10 Terminal Campo Limpo – Metrô Butantã
Ponto inicial: Terminal Campo Limpo
Ponto final: Rua MMDC, s/nº
Ida: normal até o Terminal Butantã, Rua MMDC.
Volta: Rua MMDC, Rua Camargo, prosseguindo normal.
 
8032/10 Metrô Butantã – Cidade Universitária - Circular
Ponto inicial: Terminal Butantã – plataforma lateral
Sentido Único: Term. Metrô Butantã (plataforma lateral), R. Camargo, prosseguindo normal até a Av. Dr. Vital Brasil, Term. Metrô Butantã (plataforma lateral).
8012/10 Metrô Butantã – Cidade Universitária – Circular
8022/10 Metrô Butantã – Cidade Universitária - Circular
Sem alterações de local.

Informações: SPTrans
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Grande Recife: Linha interterminal passa a operar por meio da integração temporal no TI Igarassu

A partir deste sábado (04), a linha 1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima passa a realizar a integração temporal também no Terminal Integrado Igarassu. Com a mudança, o Grande Recife completa o ciclo da integração temporal desta linha iniciado no mês de agosto de 2021, no TI Abreu e Lima. Os usuários deverão ficar atentos, uma vez que o acesso aos coletivos será realizado exclusivamente pela porta da frente do veículo no TI Igarassu e com a apresentação do cartão VEM no validador, antes de girar a catraca.


Vinte terminais integrados, dos 26 da Região Metropolitana, já operam com a integração temporal em todas as suas linhas: Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe, Abreu e Lima, Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.

No caso do TI Igarassu, neste momento, somente a linha 1905 – TI Igarassu/TI Abreu e Lima vai mudar a forma de embarque, pois já realiza a integração temporal no TI Abreu e Lima desde agosto do ano passado quando foi implantado o novo sistema neste terminal. A expectativa do Grande Recife é que no mês de julho mais linhas do TI Igarassu passem a operar por meio da integração temporal.

O sistema permite a mudança de modal de transporte (ônibus ou metrô) com o pagamento de apenas uma única tarifa por um período de até 2h, durante o deslocamento, no mesmo sentido da viagem (ida ou volta). Para o Consórcio, a integração temporal permite, através da bilhetagem eletrônica, a identificação do usuário no momento do embarque e o mapeamento do seu trajeto, auxiliando o Grande Recife no planejamento das linhas. É importante lembrar que a integração acontece apenas com o registro do cartão VEM na catraca. Tarifas pagas em dinheiro não completam a integração temporal.

O Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Comum está sendo distribuído gratuitamente, mediante cadastro, no TI Igarassu. Basta procurar a equipe no terminal e apresentar documento oficial com foto que comprove CPF e nome da mãe. Após o cadastro, o usuário recebe o cartão vazio. A recarga também pode ser feita no mesmo momento sem o pagamento de taxa, nas máquinas portáteis de P.O.S.

DESCONTO INDEVIDO – Nos casos de cobrança indevida de uma segunda tarifa antes do intervalo de 2h, o usuário tem o ressarcimento garantido, desde que devidamente justificado. A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, através do telefone 3125.7858. Devem ser informados dia, horário do fato e números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do usuário.

Para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Informações: GRCT
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Mais três linhas passam a circular sem cobrador em Porto Alegre


A partir de segunda-feira, 6, a prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), autoriza mais três linhas a circularem sem cobrador na Capital. A linha 650 possui baixa demanda e circula sincronizada com a 653, que já opera sem cobrador. A 614 e a 633 estão no pacote de ativação de linhas do Mais Transporte, que será divulgado nesta sexta-feira, 3. A medida segue o critério de escolher as linhas que transportam menos passageiros por viagem. Os usuários do transporte público podem emitir seu cartão TRI sem custo, o que proporciona agilidade no embarque.
Com o acréscimo, Porto Alegre chega a 72 linhas sem cobrador em dias úteis, além das autorizadas a circular exclusivamente nos domingos. Em relação ao percentual de profissionais a retirada totaliza 11% do quadro, com a previsão de chegar a 25% até o fim deste ano.

Novas linhas sem cobradores a partir de segunda-feira:

Linha 614 – Leão Porto Seco
Linha 633 -  Costa e Silva
Linha 650 – Av. Do Forte/Itu Coinma

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Fortaleza é destaque em pesquisa nacional sobre mobilidade urbana sustentável

sexta-feira, 3 de junho de 2022


Fortaleza é a cidade brasileira com melhores índices de mobilidade urbana sustentável, segundo pesquisa publicada nesta terça-feira (31/05) pelo jornal Folha de São Paulo. A Capital aparece com o maior indicador, seguida por Aracaju, São Paulo e Curitiba.

A avaliação é resultado de uma formação de jovens no Lab99, ação entre o jornal e a empresa de aplicativos 99. A base do levantamento é o Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (Imus), que avalia o nível de mobilidade e o quanto esta mobilidade atende aos princípios de sustentabilidade, considerando os aspectos ambientais, sociais e econômicos.

Para obter a média, são analisados critérios como acidentes de trânsito, ações para redução de sinistros, ciclovias, congestionamentos, densidade e conectividade da rede cicloviária, emissões de gás carbônico, energia limpa, modos de transporte, motorização, passageiros transportados, tarifas de transporte e vias para pedestres.

De acordo com o superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Antônio Ferreira, o resultado é reflexo das intervenções desenvolvidas com foco na priorização da bicicleta e do transporte coletivo, além de medidas de segurança viária como a readequação da velocidade e criação de infraestruturas que garantam o deslocamento seguro de pedestres.

Mais ciclofaixas e ciclovias

Os ciclistas contam hoje com cerca de 410 km de infraestrutura cicloviária para realizar suas viagens. “Em 2013, tínhamos apenas 68 km de malha dedicada exclusivamente a esses usuários. Hoje, esse número é quase seis vezes maior. Aos poucos, fomos inserindo uma mudança de cultura nos cidadãos de inclusão e respeito ao modal cicloviário, que está cada vez mais presente na cidade”, esclarece Antônio Ferreira.

Segundo o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), Fortaleza é a capital brasileira onde as pessoas vivem mais próximas à infraestrutura cicloviária, com mais de 50% dos habitantes morando a menos de 300 metros de alguma ciclovia, ciclofaixa, ciclorrota ou passeio compartilhada. A reportagem da Folha destaca que "a capital cearense é, de longe, a mais 'ciclável' do país".

Além de investir na malha cicloviária, a Prefeitura de Fortaleza oferece como alternativa de locomoção e lazer o sistema de bicicletas compartilhadas, o Bicicletar, com 192 estações espalhadas em pontos estratégicos da Cidade, outras 11 estações do Mini Bicicletar, voltado para crianças, e mais 16 do Bicicletar Corporativo, exclusivo para servidores municipais.

Prioridade ao transporte público

Com a meta de reorganizar o trânsito e promover o convívio saudável entre os diversos modais, Fortaleza dispõe de 132,3 km de faixas exclusivas de ônibus. O objetivo deste sistema é priorizar o transporte público, proporcionando diversas vantagens aos usuários, como o aumento da velocidade operacional, previsibilidade do tempo de viagem, redução no consumo de combustíveis e de emissão de gases poluentes, além de um impacto positivo no cálculo tarifário do transporte público.

Exemplo disso, ocorre na faixa exclusiva da Av. Dom Luís, onde houve ganho de velocidade operacional de 143,5%, e na Av. Carapinima, de 159%. Já na Av. Santos Dumont, o resultado foi ainda superior, 207%.

Outro importante reflexo de priorização aos ônibus são os dois corredores exclusivos na Avenida Aguanambi e na Avenida Bezerra de Menezes. Os corredores contam com estações acessíveis com embarque e desembarque em nível, o que proporciona ainda mais a redução do tempo de viagem e acessibilidade para os passageiros.

Na Av. Bezerra de Menezes, o tempo de viagem caiu em 52,5% para o usuário com o aumento de velocidade operacional em 90,7% nos horários de pico de dia útil, pela manhã e à tarde. Na Av. Aguanambi, por exemplo, o tempo de viagem foi reduzido em 25,6%.

Pedestre

A Prefeitura desenvolve um conjunto de ações voltadas ao pedestre que vai desde a implantação de travessias elevadas a áreas de trânsito calmo. Destacam-se as calçadas e praças vivas, faixas diagonais e projeto esquina segura, que consiste no alargamento das áreas de passeio e reforço na fiscalização quanto à proibição de estacionamento proibido nas esquinas.

A Capital dispõe ainda do Plano Municipal de Caminhabilidade, que incentiva os deslocamentos dos pedestres e pessoas com mobilidade reduzida, ordenando as calçadas e espaços públicos, tornando a cidade mais acessível e compartilhada.

Informações: Prefeitura de Fortaleza
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No Rio, Usuários vão poder acessar horários e itinerários de ônibus por QR Code


Os cariocas vão poder acessar informações de horários e itinerários de ônibus através do celular. A novidade foi anunciada pela Secretaria municipal de Transportes.  

Alguns pontos na cidade vão ter adesivos, com um QR Code. Assim, basta apontar a câmera do aparelhos para a imagem e saber as linhas que passam pelo local.

A pasta ainda informou que em março deste ano, 15 pontos de ônibus entre os bairros do Humaitá e Gávea, na Zona Sul do Tio, já receberam o projeto piloto. A proposta agora é que a iniciativa chegue, nos próximos meses, aos corredores BRS e na Rua 28 de Setembro, em Vila Isabel, na Zona Norte.

Informações: Band
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Motoristas e cobradores de ônibus de SP decidem fazer greve


Em assembleia na madrugada desta quarta-feira (1), motoristas e cobradores de ônibus da cidade de São Paulo aprovaram a paralisação do transporte público urbano por ônibus, na próxima segunda-feira (6). Não houve evolução nas negociações salariais e os trabalhadores decidiram pela greve.

“Os empresários e o Poder Público insistem em uma proposta salarial vergonhosa, que já foi rejeitada. O pedido dos trabalhadores é de reajuste salarial de 12,47%, mais aumento real, fim da hora de almoço não remunerada, participação nos lucros (PLR), fim do desconto no vale refeição quando os trabalhadores entregam atestado médico, melhorias no plano de saúde, fim das nomenclaturas no setor de manutenção, garantia da data-base, reajustes no vale refeição e garantia de todos os outros pontos da Convenção Coletiva”, afirma, em nota, o presidente do Sindmotoristas, Valdevan Noventa.

Informações: Isto É
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SPTrans reforma passarela do Terminal Cachoeirinha a partir de segunda

A SPTrans informa que na segunda-feira, 6 de junho, começam as obras de reforma da passarela do Terminal Vila Nova Cachoeirinha, Zona Norte da capital.
A reforma vai oferecer mais conforto e segurança aos passageiros que utilizam a passarela e o elevador para a Avenida Deputado Emílio Carlos. A cobertura da passarela também será reformada.

Durante os trabalhos, os acessos das avenidas Itaberaba e Inajar de Souza permanecerão abertos aos passageiros. Para quem utiliza a entrada da Av. Deputado Emílio Carlos, deverá se deslocar cerca de 400 metros.

Quem utiliza a entrada da Av. Deputado Emílio Carlos deverá se deslocar cerca de 400 metros e tem como alternativa para o percurso cinco linhas durante o dia e uma durante a madrugada, conforme a relação abaixo. Essas linhas permitem embarcar e desembarcar ao lado do portão interditado. Funcionários do terminal estarão no local orientando os passageiros.
 
Os passageiros estão sendo informados das mudanças e alternativas por meio de cartazes, faixas e avisos sonoros, além da orientação dos funcionários do terminal durante todo o seu funcionamento.

Linhas que passam na Avenida Deputado Emílio Carlos, 3.747:

Para acessar o terminal:

971X/10 Term. Cachoeirinha - Metrô Santana
971M/10 Vl. Penteado - Metrô Santana
9354/10 Term. Cachoeirinha - Pça do Correio

Para sair do terminal:

9500/10 Term. Cachoeirinha - Pça do Correio
978L Term. Cachoeirinha - Term. Princesa Isabel

Linha durante a madrugada
N205/11 Term. Cachoeirinha - Terminal Pinheiros (Noturna)

Informações: Prefeitura de SP
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Duas estações do metrô de Salvador seguem sem funcionar

As estações do metrô de Bom Juá e Pirajá, em Salvador, seguem sem funcionar nesta quarta-feira (1º). Na manhã de terça-feira (31), dois trens descarrilaram e tombaram após um deles bater em caminhão de alinhamento – que é um vagão de serviço.

Os trens envolvidos no acidente seguem no local e ainda não há informações de quando serão retirados. Assim, também não há previsão de quando as duas estações voltarão a funcionar normalmente.

Com essa interrupção, as estações do metrô estão com fluxo maior de passageiros que o normal. A linha 2 do metrô, que segue até o Aeroporto Internacional de Salvador funciona normalmente, sem alterações.


Dois trabalhadores e quatro passageiros ficaram feridos, e foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros. Três delas foram levadas para o Hospital Geral do Estado (HGE), uma para o Hospital Municipal de Salvador e as outras duas foram levadas para uma unidade particular.

Por causa do acidente, a linha 1 operou apenas entre os terminais Acesso Norte e Lapa, nos dois sentidos. Depois, precisou ser interrompida até a última atualização desta matéria e, em seguida, a CCR e a prefeitura de Salvador inseriram linhas de ônibus para o translado entre o Retiro e Pirajá. (Clique aqui e conheça o metrô de Salvador)

Já a linha 2 – que chegou a funcionar com velocidade reduzida, em modo de emergência – teve o fluxo restabelecido.

A CCR criou duas linhas emergenciais ligando as estações de transbordo que deixaram de funcionar por causa do acidente na linha 1. Esse atendimento será feito até que a operação do metrô seja normalizada. As linhas serão:

Acesso Norte/Pirajá;
Pirajá/Acesso Norte.

Para reforçar as operações, a prefeitura também colocou duas linhas de ônibus emergenciais, para auxiliar o trajeto dos passageiros. Essas linhas serão desativadas quando a linha 1 voltar a trafegar regularmente. Os itinerários são:

Lapa/Pirajá;
Lapa/Acesso Norte.

Informações: G1 Bahia
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Nova linha de ônibus do transporte público começa a circular em Aracaju

Começou a circular nesta quarta-feira, 1º de junho, a nova linha de ônibus do transporte público da capital. A linha 711-D.I.A./Centro via Castelo Branco – Suíssa tem um itinerário mais longo para melhor atender a demanda da população.


A nova linha, que substituí as linhas 706- Santa Lúcia/Centro via Suíssa e 707- Castelo Branco/Centro, parte do Terminal D.I.A até o Terminal Centro passando pelo Conjunto Castelo Branco e Bairro Suíssa, via avenida. Dr. Edelzio Vieira de Melo. A linha tem 21 km de extensão e circula todos os dias da semana, exceto domingos e feriados.

O superintendente da SMTT Renato Telles, ressalta que a nova linha atenderá uma demanda dos moradores do Castelo Branco e Suíssa.

“A nova linha tem um itinerário mais amplo e estaremos analisando o comportamento da linha nos próximos dias”, completa Renato.

A população da região do bairro Suíssa, que utiliza o transporte público, comemorou a chegada da nova linha.

“Esse novo ônibus vai facilitar muito a minha vida. Antes eu tinha que descer na avenida Augusto Franco e vim andando até o trabalho. Agora, com esse novo ônibus eu já desço perto do trabalho”, conta a farmacêutica Letícia Borges.

O aposentado Edvaldo Santos, morador da avenida Edelzio Vieira de Melo, também aprovou a chegada da nova linha.

“Aqui estava carente de ônibus e ainda bem que colocaram essa linha para a população. Ter um ônibus passando perto de casa ajuda muito”, afirma Edelzio.

A profissional de recursos humanos Rafaella Dias explica que a nova linha de ônibus trará mais segurança e comodidade para os moradores da região. “Agora, voltamos a ter um ônibus passando pelo conjunto Costa e Silva, indo para o Terminal Dia e do Centro. O pessoal daqui tinha que caminhar para rua do Acre ou para a avenida Augusto Franco para pegar ônibus. Pelo dia é mais tranquilo, mas, à noite é perigoso porque fica muito deserto. Por isso, essa linha é muito bem-vinda e esperada pela população”, comemora.

Confira o itinerário completo:

Sentido: Term. D.I.A. / Term. Centro
Terminal D.I.A.
Rótula do Term. D.I.A.
Av. Emp. José Carlos Silva (antiga Heráclito Rollemberg)
Viaduto do D.I.A.
Av. Tancredo Neves
Av. São João Batista
Av. Acrísio Garcez
Largo Fernando Santos (caixa d’água do Conj.
Castelo Branco)
Rua Álvaro Nascimento
Rua Coronel João Gonçalves
Av. São João Batista
Rua Coronel Américo Batalha
Rua Acre
Rua Poeta José Sampaio
Av. Gonçalo Rollemberg Leite
Rua Rafael de Aguiar
Trav. São Benedito
Av. Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro)
Rua São Judas Tadeu
Rua Rafael de Aguiar
Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo (B. Suíssa)
Rua Urquiza Leal
Rua Jorge Pereira Porto
Av. Hermes Fontes
Rua Propriá
Pç. Olímpio Campos
Rua Santo Amaro
Rua Geru
Largo Esperanto
Trav. João Quintiliano da Fonseca
Terminal Centro
 
Sentido: Term. Centro / Term. D.I.A.
Terminal Centro
Rua Capela
Pç. Olímpio Campos
Rua Itaporanga
Av. Pedro Calazans
Av. Hermes Fontes
Av. Dr. Edelzio Vieira de Melo (B. Suíssa)
Av. Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro)
Rua Poeta José Sampaio
Rua Acre
Rua Coronel Américo Batalha
Av. Acrísio Garcez (caixa d’água do Conj. Castelo Branco)
Av. Augusto Franco (antiga Rio de Janeiro)
Rua Major João Teles
Rua Moizete Leite Mendonça
Av. Tancredo Neves
Av. Engº José Carlos Silva (antiga Heráclito Rollemberg)
Rótula do Term. D.I.A.
Terminal D.I.A.

Informações: SETRANSP
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Ônibus elétrico Mercedes-Benz e a construção do futuro da mobilidade

quinta-feira, 2 de junho de 2022

Mobilidade urbana, sustentabilidade, qualidade de vida no transporte, impactos econômico e social, princípios ESG. Temas como estes permeiam, cada vez mais, a troca de ideias e de conhecimento, o desenvolvimento de projetos, os planos de ação, as boas práticas e ações concretas, seja no Brasil ou em vários lugares mundo afora.


Aqui no nosso país, entidades do transporte e da indústria, fabricantes de veículos, encarroçadores e implementadores, fornecedores de tecnologia e de serviços, empresas, gestores e especialistas vêm discutindo as megatendências da mobilidade, contribuindo com suas expertises para a evolução do setor.

Esse movimento foi novamente notado, recentemente, no evento Mobility Future: Construindo o Futuro da Mobilidade. Promovido pela Praxio, empresa especializada em software de gestão para o transporte e unidade especialista em mobilidade da nstech, essa iniciativa reuniu mais de 50 executivos de transportes dos segmentos urbano, rodoviário e fretamento, além de presidentes de associações e federações.

O diversificado grupo se dedicou ao mapeamento das dores e necessidades do transporte de passageiros. Um resumo do que foi abordado pode ser conferido num e-book que engloba o cenário do setor no contexto da mobilidade do Brasil e insights gerados a partir de discussões com os líderes participantes. Para baixar o e-book, basta acessar: https://materiais.praxio.com.br/mobility-future.

Apoio da Mercedes-Benz ao evento

A Mercedes-Benz e a Marcopolo Next patrocinaram o evento. “Vivemos uma fase de reinvenção, a partir de um momento crítico gerado pela pandemia. Descobrimos muito nesse período, apesar das dificuldades. Estamos muito felizes em construir e participar desse encontro que reuniu agentes de mudança e transformação”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.


“Pensar o futuro da mobilidade é pensar em sustentabilidade, economia, tecnologia e qualidade de vida, o que torna o planejamento para atender às diversas demandas desse futuro um desafio e tanto”, afirma Valmir Colodrão, CEO da Praxio. “Estamos comprometidos com o que foi abordado e vamos trabalhar ativamente para alcançar o cenário da mobilidade que vislumbramos.”

Mercedes-Benz entra na era da eletromobilidade no Brasil

Reconhecida no mercado por sempre trazer soluções de mobilidade e sustentabilidade para as cidades, a Mercedes-Benz do Brasil novamente é protagonista no transporte coletivo urbano. No segundo semestre deste ano, chegará ao mercado o eO500U, o primeiro chassi de ônibus elétrico da marca no país.


Movido a baterias, esse novo modelo da consagrada linha O500 foi 100% desenvolvido pela equipe de engenharia brasileira com base na realidade do transporte de passageiros no Brasil.

“O eO500U é uma solução que reforça o compromisso da nossa marca em oferecer uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana aliada à eficiência tecnológica e econômica para as empresas de ônibus e gestores do transporte coletivo”, ressalta Walter Barbosa.

Com esse moderno chassi de ônibus urbano elétrico, que traz a qualidade e a confiabilidade da estrela de três pontas, a Mercedes-Benz entra na era da eletromobilidade em veículos comerciais no Brasil. Com tecnologia de ponta e paixão em atender a todas as necessidades do transporte de pessoas, a empresa contribui para a qualidade de vida nas grandes cidades, garantindo, também, segurança e conforto nas viagens.

Com esse chassi de ônibus urbano elétrico, a Mercedes-Benz  promove novas tecnologias, que estão alinhadas às megatendências globais de sustentabilidade. Isso reforça a estratégia ESG da empresa, que se apoia nos pilares Meio Ambiente, Social e Governança.

A decisão estratégica de apresentar uma solução em eletromobilidade primeiramente em ônibus, mais especificamente no segmento urbano, foi pensando no coletivo e no cenário das cidades. 

Um olhar mais amplo para soluções sustentáveis

Além do eO500U elétrico, a Mercedes-Benz segue atenta a outras soluções que se mostrem adequadas e viáveis à sociedade e aos clientes. São os casos, por exemplo, do Biodiesel e do HVO (biocombustível de segunda geração), que também podem auxiliar na redução de emissões de CO². Isso agrega à mobilidade o foco em sustentabilidade, com ônibus mais eficientes, mais econômicos e menos poluentes.

Consciente de suas responsabilidades, a Mercedes-Benz tem o compromisso de contribuir com o desenvolvimento da sociedade na qual está inserida. A marca busca, assim, assegurar mobilidade, qualidade de vida e segurança no transporte para as pessoas, além de preservar recursos naturais para um futuro mais sustentável.

Informações: Mercedes-Benz
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Sem condutor, trem com capacidade para 200 pessoas ligará aeroporto em SP à estação da CPTM

O consórcio AeroGru, que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, assinou um contrato com a empresa Marcopolo Rail para o fornecimento de três trens com funcionamento autônomo, ou seja, não precisam de um condutor, para o novo sistema People Mover.


Esse trens circularão entre o aeroporto e a estação do metrô Linha 13-Jade, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos do estado de São Paulo).

A previsão é que os passageiros possam utilizar o novo sistema a partir dos primeiros meses de 2024. Segundo a Marcopolo Rail, a assinatura do contrato ocorreu em um evento realizado na sede da empresa, com a presença do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

O encontro formalizou o fornecimento de três veículos Marcopolo Auster A-200, compostos de dois carros articulados, com capacidade para 200 passageiros e funcionamento autônomo (driveless).

“Utilizaremos mão de obra especializada para a produção dos veículos que circularão em São Paulo, além de uma linha de montagem especial com a utilização de materiais de alto padrão. A expertise de mercado da companhia, aliada à capacidade técnica de desenvolvimento e produção da Marcopolo Rail, garantirá a qualidade do fornecimento e ampliará a capacidade de mobilidade de milhares de pessoas que fazem o trajeto diariamente”, explica Petras Amaral Santos, gerente executivo da unidade de negócio Marcopolo Rail.

Informações: R7
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Metrô, CPTM e SPUrbanismo firmam convênio para requalificar a região da estação Palmeiras-Barra Funda

Tendo em vista a ampliação de serviços na estação, as empresas estatais unirão esforços para desenvolver um Projeto de Intervenção Urbana que aprimore as dinâmicas na região do terminal.


CPTM, Metrô e a SPUrbanismo firmaram na última quinta-feira (26) um convênio para a elaboração do Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Barra Funda. A região é possui conectividade com linhas de metrô, trem, além dos ônibus urbanos e regionais que passam pelo terminal intermodal.

Dentre as principais justificativas para a realização do convênio está a intenção por parte do Metrô e CPTM em ampliar e requalificar a estrutura existente no terminal intermodal através do projeto Polo Barra Funda.

A estação também tem previsão para receber novos serviços como a Linha 11-Coral e 13-Jade. Atualmente estão em curso as obras para a revitalização do trecho até a estação Luz que permitirá a chegada dos trens até a zona oeste. 


Além disso, considera-se também a implantação do TIC, que deverá ser concedido juntamente com a Linha 7-Rubi. Atualmente o processo de concessão do tramo está parado por conta de resoluções por parte do governo federal.

Estima-se que no futuro o terminal possa receber um fluxo de até 180 mil usuários por dia. Neste sentido, vê-se como importante a requalificação urbana da região com a melhoria do aproveitamento que é dado aos territórios lindeiros.

A ideia de reorganização fundiária permitirá o uso e ocupação do solo de forma mais adequada à região. O adensamento do uso não residencial de espaços através da construção de empreendimentos associados também está previsto.

Dentre as principais características da proposta estão:

Ampliação da passarela Norte e Sul
Ampliação e requalificação dos acessos ao TI Barra Funda
Ampliação da conectividade funcional e visual nos espaços internos do TI Barra Funda
Adequação dos espaços com a chegada das Linhas 11 e 13
Racionalização e reorganização dos espaços internos da estação visando melhoria do fluxo e atividades
Requalificação do sistema viário
Requalificação dos sistemas de mobilidade ativa
Proposta de novos espaços destinados ao público no setor norte, com o adensamento de usos não residenciais
Processo participativo através de audiências e consultas públicas.

Ao final dos estudos a SPUrbanismo será responsável pela elaboração e encaminhamento das melhorias através de instrumento normativo que conste todas as mudanças propostas. O documento deverá ser analisado pela prefeitura de São Paulo.

O convênio possui duração de 12 meses, podendo ser prorrogado por iguais períodos ou inferiores através de termos aditivos. Após a conclusão dos serviços o contrato será finalizado através de um termo de encerramento.

Através das propostas colocadas para a ampliação do Terminal Intermodal de Palmeiras-Barra Funda será possível adaptar o ambiente para uma nova realidade que traga, além de mais conforto aos passageiros, melhorias importantes como a implantação de serviços que podem potencializar a atividade econômica e gerar sustentabilidade financeira ao empreendimento.

Informações: MetroCPTM
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Prefeitura de Joinville lança pesquisa para licitar o transporte coletivo


Nessa segunda-feira, teve início mais uma etapa do estudo da modelagem do transporte coletivo, que vai direcionar a licitação do serviço por parte da Prefeitura de Joinville.

Até o dia 3 de junho, será realizada a coleta de dados por meio de 2 mil pesquisas. O trabalho está sendo conduzido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) nos 10 terminais da cidade. Os pesquisadores estão identificados com camiseta e crachá.

“A coleta destes dados é uma etapa muito importante para que a FIPE possa dar continuidade ao mapeamento do transporte coletivo de Joinville, podendo formatar o modelo para atender as necessidades da população”, explica Jorge Luiz Correia de Sá, secretário de Infraestrutura Urbana de Joinville.

Os questionários vão ajudar a mapear finalidade do uso do transporte, os motivos que levam a população a utilizar o serviço e se é feito uso de outra modalidade de transporte, além de uma avaliação da satisfação de 16 aspectos, como tempo de espera, conservação dos veículos e valor da passagem.
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Transporte coletivo de Blumenau passa por mudanças a partir de julho

quarta-feira, 1 de junho de 2022

O transporte coletivo de Blumenau vai passar por uma mudança a partir do dia 4 de julho, quando a “integração temporal” entra em vigor. Essa é uma forma mais  inteligente e eficiente de utilizar o transporte público, fazendo conexões fora dos terminais urbanos, ou seja, o passageiro vai poder descer de um ônibus e pegar outro sem precisar ir até o terminal e, o mais importante, sem pagar por uma nova passagem. Esse modelo de conexão já é utilizado em cidades como Joinville e Curitiba, no Paraná.


O objetivo da mudança é garantir que os usuários do transporte coletivo ganhem tempo e agilidade em seus deslocamentos  já que, de acordo com a prefeitura de Blumenau, a estimativa é que os passageiros consigam reduzir o tempo de viagem em até 30 minutos em horários de pico e até 60 minutos nos demais horários. Além disso, a mudança vai eliminar a necessidade de seguir até um terminal de integração para embarcar em um segundo ônibus.

Para as irmãs Talita e Emanuele Schneider, que vêm todos os dias do bairro Velha para o Centro, a novidade vai fazer diferença no orçamento. “Vai facilitar muito, atualmente eu gasto cerca de R$ 300 com passagens de ônibus, vai ficar bem melhor”, afirma Talita.

Como vai funcionar
A modalidade estará disponível para usuários que fazem o pagamento da passagem por meio dos cartões de vale transporte, estudante e passe fácil. Assim, o usuário poderá descer de um ônibus em um determinado ponto e embarcar em outro, pré-determinado pela integração, para seguir viagem ao seu destino final. Vale destacar que neste processo uma segunda passagem não será cobrada.

Para isso, cada matriz de integração terá um tempo determinado (entre 30 e 60 minutos) para realizar a operação, levando em conta o horário em que o cartão foi utilizado no primeiro ônibus. A integração será válida de segunda a sexta-feira e sempre de ônibus para ônibus, fora dos terminais. O limite de integrações temporais será de duas vezes ao dia, com até dois ônibus de linhas diferentes.

Linhas
Os funcionários da Blumob já estão em treinamento deste a quarta-feira (25). Para os passageiros, os testes iniciam com as linhas Troncal 11 (sentido Aterro/Fonte), com integração em até 30 minutos na Estação de embarque Carlos Gomes da Avenida Beira-Rio, válido para as linhas Troncal 30 (sentido Fonte/Velha Troncal); 31 (sentido Fonte/Velha Troncal) e; 32 (sentido Fonte/Velha).

Linha 508 – República Argentina (sentido Bairro/Fonte), com integração em até 60 minutos na estação de embarque Carlos Gomes da Avenida Beira-Rio, válido para as linhas Troncal 10 (sentido Garcia/Aterro); Troncal 12 (sentido Fonte/Aterro); Troncal 15 (sentido Fonte/Fortaleza); Troncal 30 (sentido Fonte/Velha Troncal); 31 (sentido Fonte/Velha Troncal); 32 (sentido Fonte/Velha Troncal); e 80 (sentido Fonte/Itoupava).

E linha 607 Nova Esperança (sentido Fortaleza/Fonte), com integração em até 60 minutos na Estação de embarque Carlos Gomes da Avenida Beira-Rio, válido para as linhas Troncal 10 (sentido Garcia/Aterro); Troncal 12 (sentido Fonte/Aterro); Troncal 30 (sentido Fonte/Velha) Troncal; 31 (sentido Fonte/Velha Troncal); 32 (sentido Fonte/Velha); e Troncal 80 (sentido Fonte/Itoupava).

Informações: ndMais
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SPTrans altera temporariamente o itinerário da linha 6258/10 na região do Jardim São Francisco


A SPTrans informa que a linha 6258/10 Jd. São Francisco – Term. Sto. Amaro está com seu itinerário desviado temporariamente em razão de interferência na Rua Talamanca, altura da Rua Quisiro, na região do Jardim São Francisco, na Zona Sul. A mudança prossegue até o término dos trabalhos. 

Veja o itinerário alternativo:

6258/10 Jd. São Francisco – Term. Sto. Amaro
Ida: sem alteração.
Volta: normal até a Rua Quisiro, retorno na altura da Rua Gáspar Daloli, Rua Quisiro.
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Vagão do metrô descarrila e tomba em Salvador

terça-feira, 31 de maio de 2022

Um trem do metrô de Salvador se chocou contra um caminhão de serviço na manhã desta terça-feira (31), em Salvador. O acidente aconteceu no trecho entre as estações Pirajá e Bom Juá, na Linha 1. Seis pessoas ficaram feridas no acidente.

Segundo o coordenador do Samu Salvador, Ivan Paiva, duas pessoas feridas foram atendidas pelo serviço médico e transferidas para o Hospital do Subúrbio. Ao todo, foram deslocadas cinco ambulâncias do Samu para atender a ocorrência.

Ainda de acordo com o médico, algumas pessoas que estavam nos vagões foram deslocadas pela CCR para as estações do metrô.

Passageiros e funcionários feridos
Dos feridos, dois são funcionários da CCR e quatro são passageiros que estavam em um dos vagões.

Com o impacto da colisão, os passageiros - duas mulheres adultas, uma idosa e um homem - acabaram sendo projetados para frente, dentro do vagão.

Segundo o médico, eles apresentavam dores abdominais e por isso foram transferidos para o Hospital Geral do Estado e Hospital Municipal.

Forte impacto assustou moradores
Imagens feitas por testemunhas mostram a força do impacto entre os dois equipamentos. Moradores ficaram assustados com o acidente. Em alguns vídeos é possível ver fumaça saindo do local onde houve a colisão. 

"Foi um barulho muito grande, achei que alguma casa estava caindo e saí correndo", contou a dona de casa Rejane Nascimento, 27 anos. Mas, ao sair, se deparou com a batida entre o vagão e o carrinho de manutenção. Havia fumaça saindo do trem.

Informações: Correio
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Transporte volta a ser integrado entre Curitiba e São José dos Pinhais

segunda-feira, 30 de maio de 2022

A partir desta segunda-feira (30) o terminal central de ônibus de São José dos Pinhais passa a ser integrado ao sistema de transporte de Curitiba. Com a mudança, passageiros das linhas urbanas e metropolitanas passam a pagar apenas uma passagem.


O município é o mais populoso da Região Metropolitana da capital. De acordo com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), diariamente cerca de 2,5 mil pessoas se deslocam de ônibus entre as duas cidades.

Sem a integração, o passageiro paga R$ 4,45 para sair de um bairro de São José até o terminal e mais R$ 4,75 no deslocamento até a capital, totalizando R$ 9,20. São mais R$ 9,95 no retorno (R$ 5,50 da tarifa cobrada em Curitiba e outros R$ 4,45 na ligação entre o centro de São José e o bairro). Diariamente são R$ R$ 19,15.

Com a integração total, a partir desta segunda, o custo total do trajeto de ida e volta cai para R$ 10,25.

A ida custará R$ 4,45 + R$ 0,30 (complemento à tarifa cheia de R$ 4,75 cobrada atualmente pela Comec). A volta sairá por R$ 5,50, tarifa cobrada em Curitiba.

De acordo com a Comec, a integração foi possível com mudanças no planejamento das linhas de ônibus. A medida prevê uma nova divisão do terminal central em áreas urbana e metropolitana, possibilitando um acesso de integração entre as linhas.

Cartão VEM é necessário para a integração
Usuários das linhas urbanas poderão acessar a área metropolitana do terminal mediante validação do Cartão VEM, permitindo embarque pela porta traseira do veículo nas linhas da Comec sem pagamento de mais uma tarifa.

No retorno, o usuário que desembarca dos ônibus da Comec deverá novamente validar o Cartão VEM para a conexão com as linhas urbanas, sem pagar nova tarifa.

A principal linha beneficiada com a nova integração é a atual E07-T. Central/T. Boqueirão, ligação direta com o terminal do Boqueirão, em Curitiba.

No terminal na capital, sem pagar nova passagem, o usuário poderá fazer a conexão com outras 23 linhas, sendo 4 expressas, 3 diretas, 12 alimentadoras e 4 metropolitanas, além das 3 linhas madrugueiras não integradas (exigem cobrança adicional).

Mudanças nas linhas: fique atento
Com a mudança. a linha E07-T. Central/T. Boqueirão passa a se chamar E21-T. Boqueirão/Centro São José e funcionará em formato híbrido, ou seja, com atendimento direto e semidireto.

Funcionamento da linha Boqueirão/Centro São José

Até as 13h59, partindo do terminal Boqueirão e seguindo para o Centro de São José dos Pinhais a linha fará paradas nos seguintes pontos:

Av. Senador Souza Naves;
Rua Zacarias Alves Pereira;
Voluntários da Pátria;
Marechal Deodoro;
Veríssimo Marques;
Joaquim Nabuco, Norberto de Brito
Terminal central de São José dos Pinhais
Do terminal central de São José dos Pinhais, a linha vai direto para o terminal Boqueirão pela Avenida das Américas e Avenida Marechal Floriano.

Após as 14 horas, partindo do terminal Boqueirão, a ligação será direta até terminal Central de São José dos Pinhais. De lá, a linha passa pelos seguintes pontos:

Rua Dr. Claudino dos Santos
Passos de Oliveira
Visconde do Rio Branco
Tenente Djalma Dutra
Izabel Redentora
Rua União da Vitória
Av. das Américas
Av. Marechal Floriano
Terminal Boqueirão.

Esse formato será seguido em dias úteis e sábados. Aos domingos, a ligação entre o terminal Boqueirão e o terminal Central se dará pela linha E11-T. Boqueirão/T. Afonso Pena, passando pelo terminal Central em ambos os sentidos.

Outra linha alterada é a E32-T. Boqueirão/Aeroporto, que também passará pelo terminal Central de São José nos dois sentidos. As mudanças não alteram o pagamento da tarifa para embarque em Curitiba, que continua sendo feito com o cartão emitido pela Urbanização de Curitiba (Urbs).

A linha E99-São José/Guadalupe (via T. Central) continuará operando sem alteração, partindo da Praça Pedro Moro, passando pelo terminal Central de São José, seguindo para o terminal Guadalupe pela Avenida das Torres.

Informações: O Globo
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BRT do Rio vai receber mais 100 ônibus novos até março de 2023

domingo, 29 de maio de 2022


A prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, realizou na manhã desta sexta-feira um pregão eletrônico para a compra de mais 100 ônibus articulados para o BRT, que devem começar a circular em março do ano que vem. Com a licitação, a nova frota adquirida para o sistema chega a 291 ônibus.


A vencedora dos dois lotes do certame foi a Guanabara Diesel (ônibus Merecedes-Benz), única empresa que apresentou propostas. O preço final dos 100 articulados foi fechado em R$ 241,8 milhões (R$ 120,9 milhões por cada lote de 50 veículos).

Na licitação anterior para a aquisição de novos ônibus para o BRT, ocorrida no dia 1º de abril deste ano, a prefeitura recebeu propostas de fornecedores para a compra de 191 novos ônibus, sendo 120 articulados e 71 ônibus modelo padrão. 

A previsão de entrega dos novos ônibus é dezembro de 2022 no caso dos ônibus padrão, e março de 2023 para os articulados.

Informações: O Globo
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