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Em SP, Linha 15-Prata do monotrilho começa a operar comercialmente

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

O monotrilho da Linha 15-Prata começou a operar comercialmente e com horário ampliado na manhã desta segunda-feira (10). Inicialmente, o monotrilho irá funcionar das 7h às 19h em apenas um trecho dos 26,6 km prometidos pelo governo estadual, ligando duas estações.
Foto: Paulo Lopes/Futura Press/Estadão Conteúdo

Os trens percorrem 2,9 km entre o Oratório e a Vila Prudente, onde há integração com a Linha 2-Verde do Metrô. O intervalo de circulação é de seis minutos. É o primeiro monotrilho em operação no país.

A tarifa de R$ 3,50 passa a ser cobrada, com preço igual ao dos bilhetes da CPTM e do Metrô. Durante a fase de testes, que começou em 30 de agosto de 2014, o trecho estava aberto gratuitamente, mas só aos fins de semana, das 10h às 15h.

Por causa da inauguração nesta segunda-feira, as visitas controladas foram suspensas na última quarta-feira (5) para a realização dos últimos ajustes nos equipamentos e sistemas.

Quando estiver completa, ligando o Ipiranga a Cidade Tiradentes, a Linha 15 deve transportar 500 mil pessoas diariamente. Serão 18 estações e 26,6 km de extensão. Os trens do monotrilho trafegam a 15 metros de altura e têm sua operação totalmente automática.

Atrasos
Em 2009, o então governador José Serra (PSDB) disse que a expectativa era que a Linha 15-Prata chegasse da Vila Prudente a São Mateus até 2010, com a expansão até Cidade Tiradentes concluída em 2012.

Depois, em julho de 2013, a entrega do primeiro trecho foi prometida pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) para janeiro de 2014. Quando o prazo chegou, a abertura foi adiada para março e, finalmente, a operação assistida começou em agosto do ano passado.

Em março deste ano, o secretário Estadual de Transportes, Clodoaldo Pelissioni, afirmou que o desvio do Córrego Mooca, essencial para a construção das próximas três estações da linha, começaria em abril e seria concluído em 15 meses. 

Informações: G1 São Paulo

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Santos realiza estudo inicial para construção de túnel da Zona Noroeste

Os estudos iniciais para construção do túnel entre a Zona Noroeste e o bairro do Marapé em Santos, no litoral de São Paulo, foi concluído pela prefeitura. O plano da administração municipal é que esse estudo seja protocolado no início de 2016 e assim, iniciar licitação para contratar os projetos básico, executivo e de obra.

O projeto prevê a criação de dois túneis. Uma das entradas do túnel será de frente para a Rua Dom Duarte Leopoldo e Silva, no Marapé, e a outra outra ao lado do Conjunto Habitacional dos Estivadores, no bairro São Jorge, próximo à divisa com São Vicente. Atualmente, a ligação entre as partes leste e oeste da Ilha de São Vicente é realizada pelo Centro de Santos ou pela orla da praia. A obra é orçada em R$ 456,3 milhões, sendo R$ 288 solicitados junto a União.

A realização do anteprojeto é uma das exigências do Ministério das Cidades para que a União financie a obra. A Prefeitura de Santos conversa com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para verificar qual deve ser o estudo ambiental adequado para obter as licenças necessárias para a execução da obra.

Nos próximos 15 dias, também será concluído o mesmo trabalho para intervenções necessárias para criação de corredores de ônibus entre Santos e São Vicente.

Informações: G1 Santos

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Teresina ganha mais 7km de faixa exclusiva para ônibus

A Prefeitura de Teresina vai implantar 7,22 quilômetros de faixa exclusiva para ônibus, que ligará as zonas Sudeste e Leste. A obra está orçada em R$ 6.881.215,20, com recursos próprios da Prefeitura e do Governo Federal, e contempla também a pavimentação e drenagem das vias, bem como sua sinalização vertical e horizontal.
Foto: Valéria Neves
A faixa exclusiva terá início nas proximidades do Terminal de Integração do Parque Itararé, zona Sudeste, passando pelo Terminal do Livramento, também na zona Sudeste de Teresina, e será finalizada próxima ao Terminal do Santa Isabel, na zona Leste da capital.

“O nosso objetivo com a faixa exclusiva é diminuir o tempo de percurso do ônibus, beneficiando a maior parte da população, que são os usuários do transporte público. Terão também paradas de ônibus, o que chamamos de abrigo, por toda a extensão da faixa exclusiva”, explica José João Braga, secretário executivo de Captação de Recursos e Monitoramento da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN).

O edital para abertura das propostas de licitação será lançado no dia quatro de setembro e a previsão para a conclusão da obra é de 10 meses, a contar da assinatura da ordem de serviço. 

Informações: Capital Teresina

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