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Em Porto Alegre, Novo corredor da Bento Gonçalves já funciona nesta quarta-feira

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

A partir desta quarta-feira, 16, entra em funcionamento o novo corredor de ônibus localizado na avenida Bento Gonçalves. A faixa prioritária terá 1,1 quilômetro de extensão, com início no limite com Viamão até a estrada João de Oliveira Remião, onde as linhas de ônibus fazem a transição para o corredor já existente. O horário de operação será das 6h às 9h, de segunda a sexta-feira, somente no sentido bairro-Centro da avenida. 

A medida, elaborada e implantada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), objetiva qualificar o serviço de transporte coletivo da região. As faixas horárias de operação foram definidas levando em conta a velocidade dos ônibus, demanda de passageiros e volumes de tráfego. Às 8h, o prefeito José Fortunati e o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, estarão presentes na rótula da avenida Bento Gonçalves com a João de Oliveira Remião.

O corredor fica à direita da via, com sinalização horizontal específica na cor azul e placas regulamentares. Ao longo do trecho do novo corredor há quatro pontos de parada e circulam 72 linhas metropolitanas, oito urbanas e uma lotação. Somente as linhas urbanas realizam 113 viagens, transportando mais de 8 mil passageiros no pico da manhã. Já as linhas metropolitanas totalizam 173 viagens no horário de operação do corredor.  O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, salienta que, com o crescimento do número de veículos particulares ao longo dos anos, houve um aumento nos tempos de deslocamento, principalmente dos ônibus. “Com o novo corredor, nossa ideia é priorizar o transporte coletivo, como já fizemos com sucesso no eixo da Cavalhada. Lá, a redução média nos tempos de viagem dos passageiros foi de 15 minutos. É isso que buscamos na  Bento”, afirma.

No Brasil, os carros particulares realizam apenas 30% dos deslocamentos urbanos, ocupando 70% das vias públicas, segundo estudo realizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

Veja como serão as regras de circulação para cada tipo de veículo (funcionamento do corredor é das 6h às 9h):


Ônibus e Lotações - Devem trafegar somente na faixa da direita, demarcada como corredor preferencial e caracterizada com a pintura azul.

Carros, táxis e outros veículos motorizados - Devem trafegar fora do novo corredor de ônibus, rodando somente nas faixas do centro e à esquerda. Podem acessar o corredor prioritário sempre que forem realizar uma conversão à direita, bem como se o destino for acessar algum estabelecimento comercial ou particular, localizado próximo à nova faixa prioritária. Carros e táxis não podem, em hipótese alguma, permanecer parados ou estacionados no corredor.

Bicicletas - Devem trafegar no corredor, que é a faixa mais à direita da via, junto ao meio-fio. Todos os veículos devem sempre respeitar o ciclista e seu tempo de deslocamento, guardando uma distância mínima de 1,5 metros, conforme normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

  Objetivos do novo corredor:

• Garantir prioridade no sistema viário ao transporte coletivo
• Aumentar a velocidade operacional
• Diminuir o tempo dos passageiros dentro do veículo
• Permitir maior fluidez na circulação viária para os ônibus
• Racionalizar a operação e otimização da frota
• Reduzir os custos do transporte público e, consequentemente, contribuir para a modicidade tarifária
• Facilitar a integração com os outros modos de transporte
• Permitir o compartilhamento de espaços na cidade, de forma justa e racional
• Contribuir para a redução das emissões urbanas que afetam a saúde e o clima
• Maior regularidade e cumprimento de viagem

Informações: EPTC


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Prefeitura de São Paulo irá implantar operação especial na circulação dos ônibus aos domingos

A Prefeitura de São Paulo decidiu adotar um modelo semelhante à Rede Noturna de ônibus para circulação da frota aos domingos a partir do ano que vem. A ideia é que as linhas levem passageiros para parques, pontos de lazer e eventos culturais esporádicos.
                                       Foto: Reprodução/TV Globo
“No começo do ano [2016] já vamos implantar a Rede de Domingo, que é reorganizar todo o sistema de transporte aos domingos. Isso já faz parte do novo modelo independente do processo licitatório”, afirmou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.

Na Rede Noturna, os coletivos circulam da meia-noite às 4h e percorrem o trajeto das linhas do Metrô. São atendidas áreas com maior concentração de pessoas, como hospitais, casas de espetáculo, velórios, cemitérios e arenas esportivas.

Já a Rede de Domingo será reestruturada e irá funcionar conforme a demanda e desejo dos usuários que usam os ônibus aos domingos para lazer. Atualmente, apenas 40% da frota de veículos circulam aos domingos. “Você define as linhas a partir da demanda, a partir do desejo dos usuários do domingo, que uma parcela desse desejo é diferente do usuário durante a semana”, declarou Tatto.

A intenção é que posteriormente o modelo também seja adotado aos sábados. Os pontos de lazer mais procurados da cidade como parques e eventos culturais esporádicos devem ganhar linhas fixas aos fins de semana. “Não tem uma lógica de funcionamento do transporte conforme o desejo do usuário. Você precisa manter mais carros em parques, por exemplo.”

Apesar de o modelo que será adotado aos domingos ser semelhante ao modelo utilizado na madrugada, aos fins de semana a operação torna-se mais complexa devido ao trânsito e outras possíveis interferências.

Por isso, o padrão da operação será controlada por uma central que monitora os ônibus através do GPS, assim como ocorre com as linhas que trafegam pela madrugada. Os vencedores do processo licitatório terão que se adequar as novas regras.

Rede Noturna
As novas151 linhas de ônibus da madrugada começaram a funcionar em fevereiro deste ano em São Paulo.

Batizada de "Rede de ônibus da madrugada" ou "Rede Noturno", a maioria das linhas, 101, opera com intervalo de 30 minutos e faz atendimento local. As outras 50 linhas são estruturais e circulam com intervalo de 15 minutos.

A tarifa é a mesma do período diurno: R$ 3,50. Ao todo, 454 ônibus fazem as linhas e 88 veículos ficam na reserva. A cidade já tinha 98 linhas em operação na madrugada, que serão extintas e darão espaço às novas.

A Guarda Civil Metropolitana faz a segurança, com uma equipe por terminal, e o Ilume - Departamento de Iluminação Pública da Prefeitura disponibilizou 160 postes de luz em pontos de conexão das linhas.

Um aplicativo, disponível para celulares com sistema operacional Android, fornece  informações sobre o funcionamento da "Rede Noturno". O programa possibilita que o passageiro saiba qual o ponto mais próximo, as linhas que passam por lá e sua programação.

A relação das linhas estruturais e locais está disponível no site da SPTrans.

Informações: G1 SP

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Prefeitura publica um novo edital do BRT em Sorocaba

A abertura de propostas das empresas interessadas em participar da concorrência para implantação e operação do sistema de Ônibus Rápido, o chamado BRT (Bus Rapid Transit), ocorrerá em 2 de fevereiro de 2016. O novo edital do processo está disponível gratuitamente no site da Prefeitura de Sorocaba.
Foto: Erck Ribeiro
Com a proposta do BRT, a Administração Municipal quer dar novo impulso no sistema de transporte coletivo, permitindo aos cidadãos se deslocarem com mais rapidez, conforto e segurança. Conforme a Urbes ¿ Trânsito e Transportes, o BRT deverá promover aumento da mobilidade, acessibilidade, segurança, confiabilidade e redução de tempos de viagem, além da racionalização do sistema por meio da criação de serviços tronco-alimentadores, circulação de forma segregada ao tráfego geral e estações fechadas com cobrança na plataforma. 

O prazo de concessão é por 20 anos. Presidente do Conselho Gestor da Parceria Público-Privada (PPP), o secretário de Planejamento e Gestão (SPG) Edsom Ortega, esclarece que o novo edital está completo e atende a todas as exigências do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em relação ao formato de concessão. A expectativa é de que o projeto atraia bastante interesse. 

O novo edital também traz atualização de valores referentes ao empreendimento, com base na inflação do período. Segundo informações da Secretaria da Fazenda (SEF), o edital anterior tinha como referência cálculos feitos em agosto de 2014 e o novo, em setembro de 2015. Com isso, a Tarifa Técnica de Remuneração da Concessionária (passageiro transportado remunerável) terá valor máximo previsto de R$ 4,43. Esse item será levado em consideração no julgamento das melhores (menores) propostas das empresas ou consórcios participantes da concorrência. 

A previsão inicial é que a assinatura do contrato ocorra em abril de 2016 e que os projetos e obras do BRT sejam executados em 19 meses, a partir daí. "Mas isso vai depender muito do trâmite do processo de licitação. Até agora temos conseguido manter o cronograma e a expectativa é que o fluxo ocorra bem. Devem haver pedidos de esclarecimentos, correções e recursos, mas faremos tudo para evitar uma republicação do edital", destaca Ortega. 

Para viabilizar o BRT, a Prefeitura obteve financiamento de aproximadamente R$ 134 milhões do Governo Federal, por meio do programa Pró-Transporte ¿ Mobilidade Médias Cidades, obtidos por seleção do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Na semana passada, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio esteve em Brasília e, na ocasião, obteve a informação do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que o recurso está reservado para esta finalidade. 

O projeto 

O BRT funcionará em conjunto ao modelo atual, permitindo integração aos Terminais Santo Antônio e São Paulo, às seis Áreas de Transferências e a integração temporal entre diferentes linhas, com o pagamento de uma única tarifa. Serão três corredores de BRT: Ipanema, Itavuvu e Oeste. 

Ao todo, está prevista a construção de 28 estações e mais 04 de integração, 96 abrigos de parada, 03 terminais, pátio de estacionamento e manutenção do BRT. Serão instalados 16,7 km de corredores bidirecionais exclusivos para ônibus, com desembarque em nível pela esquerda do coletivo, junto ao canteiro central, e onde serão instaladas as estações. Também haverá 11,2 km de faixas bidirecionais e 12,9 km unidirecionais em seis corredores estruturais exclusivos para circulação de ônibus com desembarque à direita pela escada, em pontos normais (como os atuais). Para execução do projeto será necessária a desapropriação de 16 imóveis no valor total de R$ 24,4 milhões. 

Estão previstas, ainda, a adequação de vias adjacentes, em calçadas, ciclovias, mobiliário urbano, paisagismo nas áreas de influência das estações e abrigos, entre outras intervenções. A concessionária estará responsável por 17 linhas no eixo BRT e deverá operar com uma frota de 125 ônibus, incluindo a quantidade reserva. A previsão é de que entre 150 mil e 180 mil usuários do transporte coletivo poderão ser atendidos pelo sistema alimentador diariamente e o tempo de viagem terá uma redução da ordem de 20%. 

Histórico 

Inicialmente, o edital do BRT foi publicado em janeiro deste ano, mas em março o TCE sugeriu mudanças de natureza jurídica no edital, com alterações no texto, bem como técnicas, para melhor detalhamento das características do projeto no documento. 

Nesse sentido, o Consórcio Sorocaba foi contratado, também via licitação, para elaborar os estudos complementares como de mapeamento de calçadas, arquitetura de terminais e estações de corredores e abrigos nas faixas, levantamento de redes (água, esgoto e gás natural), ensaios de pavimento existente, investigação geotécnica, levantamentos topográficos dos terminais e projeto básico dos corredores, para embasar o edital. 

A minuta do novo edital de licitação do BRT foi apresentada em audiência no Salão de Vidro do Paço Municipal no dia 18 de novembro e ficou disponível na internet, para consulta, até o dia 27 do mesmo mês, para possíveis sugestões. "Houve muita contribuição, propostas foram aceitas e outras negadas, todas justificadas. Por esse motivo, acredito que a licitação vai transcorrer conforme o planejado", reitera Ortega. (fonte: Prefeitura de Sorocaba)

Informações: Jornal Cruzeiro do Sul

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Tribunal de Contas suspende sorteio de táxis pretos em SP

O conselheiro do Tribunal de Contas do Município (TCM) Edson Simões determinou a suspensão do sorteio, realizado na quinta-feira da semana passada, dos cinco mil alvarás dos "táxis pretos" criados pela gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) como resposta à chegada do aplicativo Uber na capital paulista.

O argumento do conselheiro para justificar sua decisão foi que ele havia aberto uma apuração sobre o edital da escolha dos taxistas, solicitando à Prefeitura uma cópia do processo administrativo e outra da lista de inscritos. Mas as respostas, segundo Simões, não foram dadas dentro do prazo, e a seleção dos taxistas foi realizada antes da conclusão da fiscalização.

Em seu despacho, Simões afirma que a ação do Executivo "configura obstrução a procedimento de fiscalização". O pedido do conselheiro havia sido feito no dia 26 de novembro, com prazo de 6 dias para resposta. O sorteio ocorreu na quinta-feira sem que os esclarecimentos tivessem sido prestados ao TCM.

A Secretaria Executiva de Comunicação da Prefeitura informou que "mais uma vez, o conselheiro Edson Simões afronta a administração municipal, sobretudo a Secretaria Municipal de Transportes, com decisão intempestiva, sem qualquer justificativa. Todas as decisões da Secretaria Municipal de Transportes foram barradas por ele".

Ainda segundo a administração municipal, as informações solicitadas por Simões devem ter sido enviadas ao Tribunal de Contas.

Por meio de sua assessoria de imprensa, Simões rebateu as informações da Prefeitura: "Quem afrontou a administração e a lei foi o Executivo e não o Tribunal de Contas, ao não enviar a documentação solicitada, em tempo hábil, conforme reza os artigos 71 da Constituição Federal e 48 da Lei Orgânica do Município (LOM)".

Ele acrescentou, por meio de nota, que "o TCM está cumprindo o seu papel, fiscalizando os atos da administração municipal, conforme determinam a Constituição e a Lei Orgânica. Em nenhum momento, o TCM fez algo que estivesse fora dos seus limites constitucionais".

Para Simões, "a declaração do secretário revela uma inversão de valores e, como se pode perceber, nem de longe a decisão é intempestiva e sem qualquer justificativa, conforme dito". "A Secretaria de Transportes foi devidamente oficiada, com tempo suficiente para cumprir o seu papel", completou.

Desde o início da gestão Fernando Haddad, o TCM já agiu para barrar 17 editais de licitação lançados pelo prefeito, o que atrasou o início de obras como a construção de corredores de ônibus, a Parceria Público-Privada (PPP) para a troca das lâmpadas da cidade por luzes de LED e, mais recentemente, a concessão do serviço de ônibus da cidade.

Cade
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) divulgou nessa segunda, 14, estudo que revela que a entrada do aplicativo Uber no Brasil não influenciou significativamente o mercado de táxis. De acordo com a análise do conselho, o Uber passou a atender uma demanda reprimida, que não utilizava os serviços dos taxistas.

O estudo avaliou os mercados já atendidos pelo Uber, como São Paulo, Rio, Brasília e Belo Horizonte, e locais em que o serviço ainda não é oferecido, como Recife e Porto Alegre, no período de outubro de 2014 e maio de 2015. "Os resultados obtidos não fornecem qualquer evidência de que o número de corridas de táxis contratadas nos municípios do grupo de tratamento (onde existe Uber) tenha apresentado desempenho inferior aos do grupo de controle (onde não existe). 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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Prefeitura de Maringá troca os ônibus da madrugada por linha interbairros

A Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans) de Maringá vai extinguir, até 21 de dezembro, as seis linhas que operam à 1h na cidade. A informação foi confirmada nesta terça-feira (15) pela própria Prefeitura.

Com o fim das linhas atuais da madrugada, a administração municipal implantará um novo itinerário, único, para os coletivos do "corujão".
Ficou definido, então, que as linhas 37, 177, 235, 323, 466 e 722 serão eliminadas e uma nova será implantada - a 66.

O ônibus sairá do terminal urbano e atenderá os bairros: Jardim Bertioga, Borba Gato, Campos Elíseos, Grevíleas, Hermann Moraes de Barros, Itaipu, Jardim América, Jardim Atami, Paulista, Ney Braga, Ouro Cola, Paris, Rebouças, Requião, Sumaré, Universo e Vila Ipiranga.

A linha sairá do terminal de terça, quarta, quinta-feira e domingo, às 2h; na sexta e no sábado, às 3 horas; de segunda-feira não haverá saída.

O usuário do transporte, nesta linha, poderá descer onde for conveniente, acionando a campainha do veículo para solicitar a parada.

A medida, segundo o Setrans, foi definida com base em uma reunião feita com representantes da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e Sindicato dos Empregados em Hotéis, Bares e Restaurantes de Maringá.

Informações: G1 PR, em Maringá

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Salvador amanhece sem ônibus nesta quarta-feira; categoria pede segurança

A categoria dos Rodoviários realiza um protesto desde as 4h desta quarta-feira (16), em Salvador. Segundo informações do sindicato, os ônibus só irão circular na cidade a partir das 8h, quando deve ser encerrada as assembleias da categoria. Mais de dois mil veículos estão parados.

O vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários, Fábio Primo, contou que nenhum veículo deixou a garagam na manhã desta quarta-feira.

Ainda segundo Primo, apenas transporte alternativo irá circular pela capital baiana até as 8h. "Os ônibus permanecem na garagem até o fim das assembleias", reforçou Primo.

De acordo com o sindicato, as assembleias acontecem nas garagens das empresas de ônibus e devem começar por volta das 7h. Entre as principais pautas, os motoristas questionam a falta de segurança. Na segunda-feira (14), um cobrador foi baleado dentro de um ônibus durante um assalto, em Salvador.

Paralisação
Os rodoviários de Salvador decidiram parar as atividades na terça-feira (15), após uma reunião da categoria. Além da segurança, a categoria também pede o pagamento do Programa de Participação nos Lucros (PRL).

Segundo informações do Sindicato dos Rodoviários da Bahia, a PRL é uma conquista da campanha salarial de maio e ficou acertado com os empresários que seria criada uma comissão dos patrões e trabalhadores para definir o modelo de PRL a ser implantado.

O sindicato informou que apresentou os nomes para a comissão e os empresários não. Ainda de acordo com a entidade de classe, em outubro o sindicato mandou ofícios para o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), realizaram cinco reuniões, mas que em nenhum momento o patronado colocou na mesa qual seria o lucro e como seria a participação.

Já o Setps informou que vai discutir a participação dos lucros, mas que qualquer situação só pode ser definida depois de 31 de dezembro, após a realização de uma auditoria. Disse ainda não ver a lógica da mobilização.

Por conta da situação, a prefeitura de Salvador informou que vai liberar, na manhã de quarta-feira, o transporte complementar com 300 micro-ônibus. De acordo com o chefe da secretaria de Mobilidade de Salvador (Semob), Fábio Mota, essa ação faz parte do plano de ação para minimizar os efeitos da paralisação parcial dos rodoviários. A secretaria informa ainda que as concessionárias serão autuadas quarta-feira pela interrupção do serviço.

Informações: G1 BA


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Motoristas de ônibus fazem paralisação em Sorocaba

A cidade de Sorocaba (99 km de São Paulo) amanheceu sem ônibus nesta quarta-feira (16) devido a um protesto de motoristas de ônibus. O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região informou que a paralisação do transporte começou por volta da 0h e tem previsão de término às 9h. 

A categoria reivindica mais segurança no transporte público municipal, intermunicipal e rodoviário e cobra a contratação de mais um funcionário para trabalhar como cobrador no coletivo. 

Segundo do sindicato, os trabalhadores também protestam contra o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff.

Informações: Folhapress
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Rodoviários paralisam ônibus em protesto contra insegurança em Natal

Motoristas e cobradores de Natal paralisaram as atividades desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (16). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro/RN), a paralisação dos ônibus foi motivada pela falta de segurança que os passageiros e funcionários enfrentam no dia a dia. O ato é nacional.

Os ônibus não saíram das garagens. Apenas transportes opcionais estão funcionando. "Nossos motoristas estao morrendo e sendo assaltados", disse Moisés Júnior, diretor executivo do Sintro. Os rodoviários solicitaram uma reunião com o governo do estado para chegar a uma solução. O governo comunicou que Kalina Leite, secretária estadual de Segurança Pública e Defesa Social, deve se reunir com a categoria.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) informou que não tinha conhecimento sobre a paralisação. Como medida emergencial, a secretaria autoriza que táxis façam lotação. Transportes escolares também podem atuar como transporte público, assim como os veículos de fretamento turístico.

Informações: G1 RN

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Rodoviários de Salvador paralisam as atividades por 4h nesta quarta

Os rodoviários paralisam as atividades, nesta quarta-feira, 16, das 4h às 8h. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado da Bahia (Sintroba), a mobilização foi decidida em assembleia realizada nesta terça-feira.
Lúcio Távora | Ag. A TARDE
"Decidimos pela paralisação, pelo clamor da categoria que vem nos cobrando uma posição sobre os casos de violência contra colegas de trabalho e também pelo não cumprimento do que ficou decidido sobre a PLR", disse o vice-presidente do Sintroba, Fábio Primo.

A Participação nos Lucros e Rendimentos (PLR) foi uma das propostas aceitas pelos empresários para evitar a greve no mês de maio, quando a categoria estava em campanha salarial.

Várias rodadas de negociações foram realizadas na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Bahia (SRTE-BA), porém, não houve acordo entre as partes. O Sindicato das Empresas de Transporte Público de Salvador (SETPS) diz que para realizar o pagamento da PLR, as empresas precisam fechar o balanço de 2015. É o que justifica o assessor de relações sindicais do SETPS, Jorge Castro. "Esse balanço termina em 31 de dezembro. Toda empresa precisa de uma auditoria externa para verificar se as contas estão corretas, e, sendo aprovadas, serão divulgadas para todo o público. Então, a partir daí o empresariado terá uma posição", garantiu.

Segurança
Outro item da reivindicação dos rodoviários é a falta de segurança diária dentro dos coletivos. Dois casos chamaram mais atenção da categoria. Na segunda-feira, 14, o cobrador Samuel Batista Feitosa, de 32 anos, foi baleado durante assalto a ônibus na avenida Bonocô, em Salvador. Em abril, Everaldo de Oliveira Silva, 62 anos, morreu dias após ter sido queimado em um atentado contra um ônibus no bairro da Ribeira.

Fábio diz que a situação está insustentável."Vamos cobrar a falta de segurança dentro dos coletivos. Ônibus sendo queimados em atentados, companheiros baleados e mortos pelo fogo. Não podemos deixar que essa situação continue", lamentou.

Os rodoviários que trabalham no turno matutino foram convocados para participar de mais uma mobilização pela tarde, que faz parte de uma agenda nacional contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff. O evento acontece a partir das 15h no Campo Grande.

Informações: A Tarde

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No DF, Paralisação dos rodoviários nesta manhã libera faixas exclusivas de ônibus

Por causa da adesão dos rodoviários do Distrito Federal à paralisação nacional da categoria, todas as faixas exclusivas de ônibus estarão liberadas para todos os veículos ao longo desta quarta-feira (16). A única exceção é a do Expresso DF. O ato começou às 4h e deve se estender até as 8h. O objetivo é pedir mais segurança para trabalhadores e usuários do transporte público. Na capital do país, os assaltos aumentaram 34% em um ano.

Com isso, 2,5 mil ônibus deixaram de rodar na capital do país. O DF tem cerca de 12 mil rodoviários, que atendem diariamente cerca de 1 milhão de pessoas em todas as regiões administrativas. Veículos piratas e coletivos de cooperativas seguem circulando.

Em nota, a Secretaria de Mobilidade informou que não descarta aumentar a frota do Metrô “casa haja necessidade”. A empresa opera, nos horários de pico, com 24 trens – das 6h às 8h45 e das 16h45 às 20h15.  O serviço liga Samambaia, Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras e Guará ao Plano Piloto.

“É importante ressaltar que em relação a demanda da categoria, roubos em coletivos, a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP-DF) tem atuado de forma prioritária. Um grupo de trabalho foi criado com a participação de 11 áreas de governo e das empresas de ônibus exclusivamente para definir ações de enfrentamento aos roubos em transporte coletivo. Uma das ações definidas foi intensificar junto as empresas de ônibus a importância de elas fornecerem as imagens à Polícia Civil”, disse a pasta.

Informações: G1 DF

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Em SP, Avenida Pompeia ganha faixa exclusiva de ônibus

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

A Avenida Pompeia, na Zona Oeste de São Paulo, ganhou uma faixa exclusiva de ônibus nesta segunda-feira (14). O trecho de 700 metros à direita fica entre a Rua Venâncio Aires e a Rua Tavares Bastos, no sentido Vila Madalena.
Foto: Caio Lobo | Portal ViaTrolebus

A nova faixa exclusiva para o transporte público funcionará de segunda à sexta-feira das 6h às 10h e das 17h às 20h.

A implantação da nova faixa faz parte do programa Operação Dá Licença Para o Ônibus, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo e a redução dos tempos de viagens.

Com estes 700 metros, a cidade de São Paulo passa a ter 481 km de faixas exclusivas para ônibus.

Informações: G1 SP

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Prefeitura de Maceió entrega terminal da Rotary reformado

O prefeito em exercício Kelmann Vieira entregou, nesta segunda-feira (14), a reforma do terminal de ônibus da Rotary. O local recebeu piso tátil, rampa com inclinação adequada, corrimão e banheiro acessível para portadores de necessidades especiais. As obras foram executadas pela Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), em parceria com a empresa Real Alagoas.

“Estamos muito felizes em poder entregar à população mais esse terminal reformado. Um terminal completamente voltado ao bem-estar do usuário, sem esquecer dos rodoviários que aqui trabalham. Uma das grandes preocupações da gestão é também a questão da acessibilidade e aqui não foi diferente”, afirmou o prefeito em exercício.

O Terminal da Rotary é o 14º beneficiado pela atual gestão com reformas. Outros quatro estão sendo reformados e dois deles (Rio Novo e Cidade Sorriso) serão entregues ainda em dezembro. O titular da SMTT Tácio Melo ressaltou a importância das obras realizadas nos terminais.

“A população, que usa o transporte público, merece ter terminais com boas condições e é isso que estamos fazendo. No caso da Rotary, o terminal apresentava graves problemas de estrutura e tudo foi corrigido. Vale destacar a parceria da Real Alagoas na execução do projeto”, afirmou Tácio.

Os usuários, assim como a secretária Rubenita Rodrigues, comemoram as mudanças. “Preciso vir no terminal e está muito melhor agora. Tem uma boa estrutura não apenas para a gente, mas também para os rodoviários que trabalham aqui e usam o terminal como ponto de apoio. Está muito também para idosos e cadeirantes com a acessibilidade”, afirmou ela.

O vereador Luiz Carlos, que é cadeirante, elogiou a reforma e destacou a acessibilidade implantada no terminal. “É fundamental dizer que essa preocupação da Prefeitura é importante não apenas para pessoas com deficiência, mas também para idosos, gestantes, crianças e quem possui alguma dificuldade de locomoção. A acessibilidade em Maceió é uma realidade”, frisou.

Rodoviários

As melhorias também são sentidas pelos rodoviários. Jessé Lourenço, fiscal da Real Alagoas que trabalha no Terminal da Rotary, disse que a reforma mostra o respeito que a Prefeitura tem com a categoria. “A gente percebe que existe uma atenção voltada para nós. Além disso, a acessibilidade aqui ficou muito boa”, relatou.

O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviários de Alagoas (Sinttro-AL) reforçou o que foi dito pelo fiscal. Hernande José, vice-presidente da entidade, salientou o empenho da gestão municipal de investir na melhoria do transporte público, bem como promover ações para otimizar a mobilidade urbana na cidade.

Reinauguração do Terminal da Rotary. Mais uma ação de melhoria na mobilidade urbana. Jessé Lourenço – Fiscal da Real Alagoas.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

“A Prefeitura tem mostrado que está interessada em melhorar o transporte na cidade. Essas reformas são fundamentais para dar mais conforto para usuários e para os trabalhadores também. Além disso, temos a rampa e o piso tátil”, colocou Hernandes ressaltando ainda a eficácia da faixa azul para os usuários do transporte público. “Hoje, o passageiro sabe que vai pegar um ônibus e a hora que vai chegar ao seu destino. É mais uma melhoria implantada pela Prefeitura”, acrescentou o sindicalista.

Os secretários Clayton Santos (Comunicação Social), Adriana Toledo (Gabinete do prefeito) e Celiany Rocha (Assistência Social) compareceram à entrega. Os vereadores Simone Andrade (presidente da Câmara em exercício), Sílvio Camelo, Eduardo Canuto, Cléber Costa e Galba Neto também estiveram presentes à solenidade.

Informações: Cada Minuto

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Operação Teste do VLT em Santos será suspensa até janeiro

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) informou, nesta sexta-feira (11), que, por conta de necessidades operacionais e treinamento de condutores do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), a operação-teste para a população ficará suspensa em Santos, no litoral de São Paulo. As viagens voltarão ao normal no dia 3 de janeiro de 2016.

O VLT da Baixada Santista beneficiará 220 mil passageiros por dia. O primeiro veículo chegou ao Porto de Santos em maio de 2014 e, após testes estáticos, foi realizado o primeiro teste dinâmico no trecho de 1 km entre as estações Mascarenhas de Morais e Nossa Senhora das Graças, no bairro de Vila Valença.

O primeiro trecho faz a ligação de 11,1 km entre São Vicente (Barreiros) e Conselheiro Nébias (Santos) até o Porto. A segunda etapa terá mais 5,8 km de extensão entre a Estação Conselheiro Nébias até o Terminal Valongo. Os dois trechos, totalizam 16,9 km de extensão.

Ainda de acordo com a EMTU, a população poderá utilizar o sistema novamente a partir do dia 4 de janeiro. Os usuários poderão utilizar as duas plataformas (ônibus e trem), por meio do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), pagando R$ 3,80 pelo serviço. Já as passagens do VLT devem custar R$ 3,60.

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Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


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Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960