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Kassab cumpre poucas metas de mobilidade urbana em São Paulo

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Obras destinadas a melhorar a mobilidade urbana na capital paulista estão atrasadas e parte delas dificilmente será cumprida até dezembro de 2012, quando termina a gestão do prefeito Gilberto Kassab (ex-DEM, em direção do PSD), aponta Marco Nordi, um dos coordenadores do grupo de trabalho sobre mobilidade urbana da Rede Nossa São Paulo. “Até agora, poucas metas foram cumpridas.”

Em entrevista à Rede Brasil Atual, na semana de mobilidade, capitaneada pela ONG por ocasião do Dia Mundial Sem Carro, em 22 de setembro, Nordi avalia que metas como a implantação de 66 quilômetros de corredores de ônibus, renovação de abrigos de paradas de ônibus, duplicação da estrada M´Boi Mirim e da avenida Roberto Marinho (ambas na zona sul) dificilmente ficarão prontas até o fim do ano que vem.

De acordo com Maurício Broinizi, coodenador da Rede Nossa São Paulo, a prefeitura “patinou” no cumprimento das metas em geral. Das 223 metas estabelecidas pela gestão de Kassab, 40 foram cumpridas. A exigência de apresentação de um plano de metas para a cidade foi aprovada pela Câmara Municipal de São Paulo em fevereiro de 2008 e entrou em vigor em janeiro de 2009, com a posse de Kassab.

A ausência de investimentos já é sentida na baixa velocidade dos corredores de ônibus. Em horário de pico, os veículos não conseguem andar a mais que 10 km/h, informa o consultor de engenharia de tráfego e transporte, Horácio Figueira. O ideal seria pelo menos 18 km/h. “O congestionamento de automóveis é inevitável e o de ônibus é imperdoável, porque é responsabilidade do poder público”, dispara.

A construção de ciclovias na periferia também está pendente. “São Paulo é terceiro mundo em ciclovias”, relata Nordi. Ele e Broinizi criticaram, na semana passada, propaganda oficial da prefeitura de São Paulo que inclui ciclofaixas de lazer, existentes apenas aos domingos, entre as áreas disponíveis para ciclistas trafegarem em São Paulo. “As pessoas não podem usar a ciclofaixa de lazer de segunda a sábado, porque passam carros no lugar. É uma mentira o que a prefeitura cita”, critica o coordenador da Rede Nossa São Paulo.

Outra promessa sem cumprimento é a construção de 600 quilômetros lineares de calçadas, que foram transformados na meta de 600 quilômetros quadrados. “A prefeitura fez um ajuste esperto”, explica Nordi. Na curta lista do que foi cumprido, o especialista em mobilidade cita a pavimentação de 200 quilômetros de vias.

Sem diálogo
Apesar do empenho dos movimentos sociais que conseguiram aprovar em 2010, na Câmara Municipal de São Paulo, diretrizes para o plano municipal de mobilidade e orçamento de R$ 15 milhões para desenvolvê-lo, a prefeitura ainda não se moveu para dar início ao planejamento. “Nada foi feito para a implantação do plano. Era só chamar profissionais, pesquisadores de universidade, mas não houve resposta da prefeitura e de repente sai um monotrilho da cartola. Com que planejamento?”, questiona.

O Conselho Municipal de Transportes é outra lacuna no setor. “Há um silêncio por parte da prefeitura e não há diálogo com a Secretaria Municipal de Transportes”, descreve. Eleição para o conselho municipal da área ainda continua pendente.


Fonte: Rede Atual Brasil


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Prefeito do Rio apresenta sistema BRT na Barra como o principal legado das Olimpíadas

terça-feira, 20 de setembro de 2011

RIO - Foi apresentada, nesta terça-feira, a primeira estação da BRT da Transoeste (Bus Rapid Transit, sistema de pontos de ônibus em faixa exclusiva, com estruturas de estações para embarque de passageiros). O ponto modelo fica na Avenida das Américas, na altura do condomínio Novo Leblon, na Barra da Tijuca (Zona Oeste). O prefeito Eduardo Paes ressaltou que este é o principal legado das Olimpíadas para a cidade.
 - Esse é o pontapé para resolver a mobilidade na cidade. Essa é uma mudança que envolve vários outras questões como a de moradia, por exemplo. Por que muitas das vezes as pessoas moram barracos? Porque em locais com melhores condições, elas iria demorar horas para chegar ao serviço. Esse é um sistema que vao mexer com a logística da cidade - afirmou o prefeito.

A estação do Novo Leblon mede 250 metros e tem capacidade para até cinco mil passageiros por hora. O secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, disse que a próxima estação a ser finalizada será a de Guaratiba, no início de outubro.

- Estamos dentro do prazo e vamos entregar todas as estações dentro do tempo previsto - afirmou.

As obras do BRT Transoeste, no trecho entre Campo Grande/Santa Cruz e o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, só ficarão prontas no fim do primeiro semestre de 2012. Mas a prefeitura decidiu antecipar a construção de duas das 39 futuras estações de embarque e desembarque, para que a população comece a se familiarizar com o projeto.

O BRT Transoeste faz parte de um projeto maior, coordenado pela Secretaria municipal de Transportes e ainda em estudo, para reorganizar a circulação das linhas de ônibus. Tanto no Transoeste como nos demais BRTs - Transcarioca, Transolímpico e Transbrasil -, não haverá venda de bilhetes nos veículos. Será preciso comprar antes os tíquetes e validá-los nas estações. Os veículos articulados circularão com intervalos entre 60 segundos e 90 segundos.



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Curitiba poderá ter ônibus ligeirão em todos os eixos

Dez sugestões para tornar o transporte coletivo de Curitiba mais eficiente foram encaminhadas pelas concessionárias que operam o sistema para análise da Urbs, empresa da prefeitura que gerencia o setor. As medidas visam aumentar a velocidade média dos ônibus, principalmente nos horários de maior movimento de passageiros, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp).

As principais propostas são a implantação de faixas exclusivas para ônibus nas Ruas Alferes Poli, Nilo Cairo e Conselheiro Laurindo, na região central, e a criação de uma nova linha chamada InterTerminais para dividir o fluxo do ligeirinho Inter 2 e evitar a parada em estações-tubo localizadas entre os terminais. Outras sugestões visam transformar linhas convencionais, como Novo Mundo e Portão, em alimentadoras e melhorar os acessos aos terminais Campina do Siqueira e Pinheirinho, e ao bairro Campo do Santana, onde a demanda é crescente.
Sugerir ideias para melhorar o transporte público se tornou obrigação das três concessionárias vencedoras da licitação do transporte coletivo. De acordo com a Urbs, as sugestões estão em análise pelo setor técnico.

Proprietário da Transcraft, empresa responsável pela análise que culminou com as propostas, o engenheiro civil Alan Cannell considera provável realizar as obras a curto prazo, sem necessidade de grandes intervenções. “Procura­mos minimizar a exposição do ônibus aos congestionamentos. Existe sempre algo a ser feito no transporte coletivo, não se pode parar de investir”, diz. No momento, segundo ele, uma pesquisa com os motoristas está sendo feita para localizar os principais gargalos dos sistema.

Cannell afirma que a medida mais importante para Curitiba é a implantação do ligeirão em todos os eixos. “Não há dúvidas de que atende aos interesses do cliente e aos custos operacionais”, afirma. Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Engenharia do Paraná , Luiz Cláudio Mehl compara o transporte público de uma cidade ao sistema circulatório do corpo humano. “As veias e artérias compõem um sistema que transporta produtos que vão alimentar todas as funções do corpo humano. Não é diferente o processo de manutenção da cidade; é preciso mantê-la cuidada em suas funções, e criar instrumentos inovadores que se integrem aos existentes para melhorar o desempenho”, diz.



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SPTrans amplia o número de ônibus em operação para Dia Mundial Sem Carro

A SPTrans informa que, visando um aumento da demanda de passageiros no transporte público por ônibus em virtude do Dia Mundial Sem Carro, ampliará o horário de pico do sistema em duas horas, nesta quinta-feira, 22 de setembro.

O pico da manhã, que vai das 5h às 8h30, será ampliado em 30 minutos, indo das 5h às 9h. Esse acréscimo irá gerar uma oferta de 12% a mais de viagens, passando de 95.060 para 106.467 partidas.

Já o pico da tarde, que é das 16h às 20h, nesta quinta-feira será das 15h30 até as 21h, aumentando a oferta de partidas em 22%, passando de 112.500 para 137.252 viagens.

Além da ampliação já programada, todas as linhas do sistema de transporte público municipal serão monitoradas durante o dia e, caso seja constatado aumento maior na demanda, a frota será reprogramada para propiciar adição de veículos e, consequentemente, maior oferta de lugares.

Horários de pico programados para o Dia Mundial Sem Carro:
Manhã: entre 5h e 9h
Tarde: entre 15h30 e 21h



Informações da Prefeitura de São Paulo
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Prefeito de João Pessoa vai de ônibus para prefeitura no Dia Mundial Sem Carro

A não ser que saia um pouco mais cedo de casa, é provável que o prefeito Luciano Agra chegue um pouco atrasado em seus compromissos na próxima quinta-feira (22). É que ele vai aderir ao Dia Mundial Sem Carro e usar transporte coletivo pra se deslocar de casa para o trabalho.
Não se espante, portanto, se encontrar o prefeito da Capital dentro de um ônibus nesta quinta. Ele vai sair de Manaíra para o Ponto de Cem Réis, onde faz anúncio de obras referentes à mobilidade urbana. Entre elas, a construção de uma ciclovia de mais de 100 quilômetros.
Depois, pega um ônibus do Centro da Cidade para o Centro Administrativo, em Água Fria, para cumprir o expediente do dia. Pra ele, que vai tentar reeleição em 2012, quanto mais lotado o ônibus melhor.



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População da Grande Vitória pode contar com transporte coletivo durante 24 horas por dia

A Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop), e a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) lançaram, no dia 15 de setembro, a campanha de divulgação dos horários de circulação das linhas dos serviços Terceiro Pico e Bacurau, do Sistema Transcol.
O objetivo é dar amplo conhecimento a respeito do funcionamento dos dois serviços e esclarecer eventuais dúvidas sobre horários e itinerários.
O Bacurau e o Terceiro Pico são dois serviços implantados pela Ceturb-GV com o objetivo de proporcionar aos usuários do sistema de transporte coletivo urbano da Grande Vitória mais conforto e mobilidade em horários especiais.
A campanha engloba ações de distribuição de folderes informativos nos dez terminais de integração do sistema, afixação de cartazes nos ônibus, instalação de tótens nos terminais com informações a respeito dos itinerários percorridos pelos ônibus nos dois serviços; busdoor, veiculação de anúncios em jornais e spots em rádios, além de ações no Youtube, com veiculação de vídeos mostrando cenas de usuários que utilizam os dois serviços. Esta, a ser iniciada a partir da próxima semana.

Terceiro Pico
Com o objetivo de ampliar a mobilidade das pessoas que estudam e trabalham à noite, o Governo do Espírito Santo mantém o projeto “Terceiro Pico”, que consiste em viagens extras, entre as 21h30 e às 23 horas, faixa de horário correspondente às saídas de estudantes de escolas e faculdades (2ª a 6ª feiras) e ao fechamento de shoppings centers e outros estabelecimentos comerciais (todos os dias da semana).

Atualmente, 19 linhas de ônibus do Transcol operam com 51 veículos extras. A implantação do Terceiro Pico tornou-se necessária devido ao crescimento do número de faculdades, escolas e estabelecimentos comerciais que funcionam à noite e de usuários que precisam voltar para casa mais tarde.

Um estudo realizado pela Ceturb-GV demonstrou que esses usuários representam 10% da demanda atual de passageiros nos dias úteis. Para elaborar a programação das linhas e horários visando atender às necessidades de deslocamento desses usuários, a Companhia realizou pesquisas de campo, que identificaram as demandas das linhas nas diferentes faixas horárias. Neste levantamento, foram detectados 66 pólos geradores de demanda noturna (escolas, faculdades, shoppings, entre outros):

37 pólos em Vitória
17 pólos na Serra
08 pólos em Vila Velha
04 pólos em Cariacica

A partir dos estudos, os horários de partida dos ônibus foram adequados aos locais e horários de saída dos estabelecimentos, proporcionando assim mais conforto e agilizando o embarque dos usuários. A oferta do serviço tem garantido a chegada mais rápida aos terminais de integração, de onde partem as linhas alimentadoras que dão acesso aos bairros.

Bacurau
A população da Grande Vitória pode contar com transporte coletivo durante 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Isto porque, além do serviço diário tradicional, a Ceturb-GV mantém uma programação especial de horários durante as madrugadas, que atende a quem precisa se deslocar nos chamados
horários de exceção, que vão da meia-noite às 04h30.

O serviço, denominado Bacurau, que é uma ave de hábitos noturnos, oferece atualmente 13 linhas que percorrem trechos estratégicos, capazes de atender a todos os que necessitam se deslocar durante as madrugadas.

Os ônibus do serviço Bacurau circulam por todos os municípios da Grande Vitória e, desde o último domingo (21), as 13 linhas do Serviço Noturno da Grande Vitória passaram a fazer integração no Terminal São Torquato, em Vila Velha, que passou a funcionar 24 horas. Desta forma, esta rede com linhas integradas permitem o pagamento de tarifa única também de madrugada.

Atualmente, 21 ônibus realizam 56 viagens todas as madrugadas. Confira
abaixo as linhas
:
622 - Praia da Costa / Hospital São Lucas – via Lindenberg / Terminal São Torquato
628 - Vale Encantado / Hosp. São Lucas - via Araçás / Terminal São Torquato
634 - Terra Vermelha / Terminal São Torquato
735 - Cariacica / Hosp. São Lucas - via Prolar / AFB / Itaquari / Terminal São Torquato
774 - Nova Rosa da Penha / Hosp. São Lucas - via Bubu / Terminal São Torquato
775 - Jd. Botânico / Hosp. São Lucas - via Castelo Branco / Terminal São Torquato
776 - Flexal II / Hosp. São Lucas - via Porto Velho via Terminal São Torquato
777 - Novo Brasil / Hosp. São Lucas - via Marcílio de Noronha / Terminal São Torquato
835 - Serra / Terminal São Torquato – via BR-101
836 - Serra Dourada I / Terminal São Torquato – via Serra dourada III / Eldorado
837 - Nova Almeida / Terminal São Torquato - via Jacaraípe / Feu Rosa / Camburi
838 - Balneáio de Carapebus / Terminal São Torquato - via Bicanga / Cidade Continental
927 - Viana / Hosp. São Lucas - via Vila Bethânia / Terminal São Torquato



Informações da CETURB

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Vem aí o Dia Mundial Sem Carro

No dia 22 de setembro, em cidades do mundo todo, são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, no que passou a ser conhecido como Dia Mundial Sem Carro. Na Europa, a semana que antecede a data é repleta de atividades, na chamada Semana Europeia da Mobilidade (16 a 22 de setembro).

A mobilização que ocorre nesta data é um exercício de reflexão muito bem-vindo sobre a dependência e o uso (muitas vezes) irracional dos automóveis em nossa sociedade, já que boa parte dos brasileiros, principalmente das grandes cidades, recebe um grande número de informações sobre o impacto do uso do carro na nossa vida. Nas notícias, além dos danos sobre a nossa saúde – mais notados na respiração, no sono afetado e no stress de congestionamentos e do transporte público -, vemos frequentemente a influência dos acidentes ocorridos no trânsito como pauta rotineira na sociedade moderna.

O Dia Mundial Sem Carro foi implantado pela primeira vez na França, em 22 de setembro de 1997. Em 2000, a União Européia instituiu a Jornada Internacional "Na Cidade, sem meu Carro", reunindo 760 cidades. Em 2001, 1.683 cidades participaram. Encorajados pelo êxito da iniciativa do Dia Europeu sem Carros, a comissão organizadora lançou, em 2002, a Semana Européia da Mobilidade. O movimento vem crescendo em todo o planeta e ganha novas programações envolvendo prefeituras, ONG’s e a sociedade civil a cada ano no Brasil.

O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, tema da campanha em 2011, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel. Na próxima quinta, deixe o carro na garagem e não deixe de participar!

Por Éverton Oliveira,
da redação Uai Meio Ambiente

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Em Brasília, Paralisação parcial de ônibus prejudicou parte da população

Chegou ao fim, por volta das 10h, a paralisação relâmpago dos rodoviários das empresas Viplan e Planeta. O atendimento à população foi normalizado, informou Jorge Farias, vice-presidente do sindicato da categoria. Desde às 5h os passageiros de Ceilândia, Gama e Samambaia enfrentavam dificuldades para chegar ao Plano Piloto. No total, 1,2 mil ônibus deixaram de rodar.

Segundo Jorge Farias, a paralisação é um protesto pela assinatura de um acordo coletivo entre os donos das empresas de ônibus do DF e a categoria. “Houve várias conversas, mas eles não assinaram. Eles falam que estão cumprindo o acordo, mas, sem assinatura, não há validade jurídica”, explica.

Em nota divulgada nesta segunda-feira (19/9), o Sindicato dos Empresários, afirmou que todos os itens da pauta de reivindicações dos rodoviários foram cumpridos. “Por esse motivo, achamos um absurdo essa paralisação”.

De acordo com Farias, novas paralisações relâmpago podem acontecer ao longo do dia na capital. Também há possibilidade de greve. “Se não houver resultado, vamos fazer uma assembléia da categoria, colocar 72 horas e dar indicativo de greve geral até a assinatura do acordo”, destacou o vice presidente do sindicato.


Informações do Correio Braziliense

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No Rio, Transoeste já tem estação BRT pronta

Previsto para ser inaugurado no ano que vem, o corredor expresso Transoeste (que ligará a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz) já tem sua primeira estação de BRT (do inglês, Ônibus de Trânsito Rápido) pronta. Localizada na Av. das Américas, na altura do condomínio Novo Leblon, na Barra, o ponto de embarque e desembarque terá capacidade para até 5 mil passageiros por hora.
Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
O corredor vai ter 56 km e contará com linhas expressas e paradoras de BRT. Por causa das obras, serão removidas 1.553 árvores. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente se comprometeu a plantar 19.652 mudas, 13 vezes o retirado.
A estação Novo Leblon tem 250 m² e ficará disponível para visitação. A próxima a ser inaugurada é a do Trevo do Magarça, em Guaratiba. Todas os 39 pontos serão padronizados e terão tamanho adaptado à demanda de cada local, podendo ter entradas com seis ou 12 catracas.
As estações foram projetadas no conceito ecologicamente correto. A ventilação é natural. As plataformas serão compatíveis com a altura do piso dos veículos, reduzindo tempo de embarque. Os bilhetes terão venda antecipada.
O corredor vai racionalizar a frota de ônibus na região: 40% das linhas, como a Barra-Santa Cruz e a Barra-Campo Grande, serão transferidas para o novo sistema.



Fonte: O Dia Online

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Em São Paulo, SPTrans altera pontos das linhas 917M/10, 917M/31 e 975A/10 na Av. Dr. Arnaldo

A SPTrans informa que as linhas 917M/10 e 917M/31, denominadas Morro Grande – Metrô Ana Rosa, e 975A/10 Vila Brasilândia – Metrô Ana Rosa passarão a atender à Parada 2 – Teodoro Sampaio da Av. Dr. Arnaldo, deixando de parar na Parada 1 – Major Natanael.

A Parada 1 deve ser atendida pelas linhas que têm como destino as Ruas Cardeal Arcoverde e Cardoso de Almeida, e a Parada 2 as linhas com destino à Av. Prof. Alfonso Bovero e Rua Heitor Penteado.

Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linhas e pontos:

Parada 1 – Major Natanael

175P/10 Edu Chaves - Ana Rosa
177H/10 Metrô Santana - Butantã - USP
669A/41 Term. Sto. Amaro – Hospital das Clínicas
701A/10 Pq. Edu Chaves - Metrô Vila Madalena
701U/10 Jaçanã - Butantã - USP
702U/21 Pinheiros - Term. Pq. D. Pedro II
714C/10 Cohab Educandário - Lgo. da Pólvora
719P/10 Pinheiros - Metrô Armênia
719R/10 Rio Pequeno - Metrô Barra Funda
7228/10 Pinheiros - Pça. Ramos de Azevedo
7241/10 Jd. Colombo - Pça. Ramos de Azevedo
724A/10 Cidade Universitária - Aclimação
7566/10 Rio Pequeno – Term. Princesa Isabel
875H/10 Terminal  Lapa - Metrô Vila Mariana
875P/10 Metrô Barra Funda - Metrô Ana Rosa
917M/10 Morro Grande - Metrô Ana Rosa
917M/31 Morro Grande - Metrô Ana Rosa
975A/10 Vila Brasilândia - Metrô Ana Rosa

Parada 2 – Teodoro Sampaio

178L/10 Lauzane Paulista - Hospital das Clínicas
178L/24 Lauzane Paulista - Hospital das Clínicas
478P/10 Sacomã - Pompeia
478P/31 Sacomã - Pompeia
7267/10 Apiacás – Pça. Ramos de Azevedo
7272/10 Mercado da Lapa – Pça. Ramos de Azevedo
7281/10 Lapa - Pça. Ramos de Azevedo
7282/10 Pq. Continental - Pça. Ramos de Azevedo
775N/10 Rio Pequeno - Metrô Vila Mariana
874C/10 Pq. Continental - Metrô Vila Mariana
917H/10 Terminal Pirituba - Metrô Vila Mariana



Informações da SPTrans

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Obras do metrô de BH terão início em 2012

O prefeito Marcio Lacerda (PSB) afirmou, em entrevista concedida a um telejornal local, nesta segunda-feira, que as obras de expansão da linha do metrô na capital terão início já no ano que vem. “É importante destacar que Belo Horizonte vai receber 10% do total da verba do PAC da Copa e do PAC Mobilidade. Isso é uma vitória para nós”, destacou. Dos R$ 30 bilhões destinados para a infraestrutura no país, BH vai receber R$ 3,16 bi, anunciados pela presidente Dilma Rousseff na semana passada.

“As linhas dois e três terão início daqui a um ano e devem acabar em até quatro ou cinco anos. É um projeto para a cidade de BH e para a Região Metropolitana”, disse Lacerda. Segundo o prefeito, os investimentos no Boulevard Arrudas, na Via 710 (Andradas/Cristiano Machado) e nos BRTs (Antônio Carlos/ Pedro I e Cristiano Machado) são da ordem de R$ 1,5 bilhão. Além disso, a BHTrans tem o plano de Mobilidade Urbana.



Fonte: Estado de Minas


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No Rio, Corredor da Alameda está sem manutenção

Um ano e meio após sua inauguração, o Corredor Metropolitano da Alameda São Boaventura, no Fonseca, precisa de manutenção. Os equipamentos instalados nas plataformas são danificados ou destruídos por vândalos sem que haja fiscalização ou manutenção. Nas plataformas, adesivos com informações sobre linhas e itinerários colados nos abrigos e nos totens informativos foram arrancados, e não houve, até hoje, reposição. Em alguns desses pontos, as chapas de metal com informações em braile também foram retiradas.

Segundo acordo firmado em 2007, caberia ao governo estadual a construção do corredor, orçado em R$ 6,9 milhões. A prefeitura de Niterói, por sua vez, é a responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos urbanos.

Mas, na prática, a realidade é outra. Os equipamentos das plataformas estão em más condições de uso. Os piores casos são os das estações Bairro Chic, João Brasil e Nossa Senhora das Mercês, onde alguns adesivos foram completamente removidos. Nesta última, um dos abrigos chegou a ser retirado do local e até hoje não foi substituído. Nas estações Horto, Riodades Brasil e Getulinho, a situação não é tão ruim, e os adesivos com informações foram removidos apenas parcialmente.

A prefeitura de Niterói, por meio da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) acrescentou que está verificando o estado de conservação do Corredor Metropolitano da Alameda São Boaventura. O levantamento servirá para definir ações de remodelação que serão promovidas nas plataformas e nas pistas, com o objetivo de proporcionar melhorias para o conforto e a segurança dos usuários do Corredor Viário. A prefeitura não informou em que fase está o trabalho nem quando será concluído.


Fonte: O Globo

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Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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