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Após queixas de usuários, Curitiba vai mudar suas ciclovias
terça-feira, 7 de junho de 2011Postado por Meu Transporte às 09:29 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, Paraná
Teste da linha Sul do Metrô de Fortaleza está previsto para este mês
Definida também a data de inauguração do Terminal de Múltiplo Uso do Porto do Pecém (TMUT), que será 5 de agosto deste ano. O investimento do empreendimento é avaliado em R$ 410 milhões, e irá atender a demanda de movimentação de contêineres.
Na reunião ficou marcado para dia 4 de agosto o início da terraplanagem do terreno onde será implantada da Siderúrgica do Pecém. O investimento previsto da Compania Siderúrgica do Pecém (CSP) é da 4 bilhões de dólares.
Além das datas, foram apresentados projetos a serem executados até 2014, último ano de gestão do governador Cid Gomes. Entre os projetos estão universalização do abastecimento de água potável, formação de médicos especialistas para hospitais públicos e desenvolvimento da pesca.
Postado por Meu Transporte às 09:28 0 comentários
Marcadores: Ceára, trem/metrô
Em Aracaju, Cadastramento biométrico é para usuários acima dos 60 anos que utilizam o transporte coletivo
Postado por Meu Transporte às 09:23 0 comentários
Marcadores: Acessibilidade, Sergipe
Em Fortaleza, Terminal de Messejana recebe mutirão de organização de filas
O projeto, de iniciativa da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), já mobilizou mais de 500 mil usuários dos terminais de ônibus do Siqueira, da Parangaba e do Papicu. O objetivo é estimular o respeito entre os usuários do serviço de transporte coletivo, enfatizando o cuidado com idosos, gestantes e crianças.
Fonte: O Povo Online
Postado por Meu Transporte às 09:15 0 comentários
Marcadores: Ceára
Araraquara lança campanha contra música alta sem fone em ônibus
“O motorista não vai prosseguir viagem enquanto a pessoa não desembarcar ou desligar o aparelho”, disse Nelson Brito dos Santos, diretor técnico da CTA. A ideia surgiu após constantes reclamações dos usuários do transporte coletivo da cidade. “Algumas músicas têm palavras obscenas”, completou dos Santos.
Adesivos no interior dos ônibus alertam os passageiros sobre as novas medidas e também buscam incentivá-los a usar os fones. Segundo dos Santos, cada passageiro terá o papel de fiscal, a exemplo de motoristas e cobradores.
Projeto de leiUm projeto de lei em discussão na Câmara Municipal se propõe a tratar do incômodo do som em vias públicas.
O texto, de autoria do vereador Elias Chediek, sugere “a proibição do uso de aparelhos de som, portáteis ou instalados em veículos automotores estacionados ou em movimento, nas vias e logradouros públicos, nos horários e nas condições que estabelece e dá outras providências”. O assunto ainda não foi votado.
Fonte: EPTV
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Postado por Meu Transporte às 09:09 1 comentários
Estudo da viabilidade do sistema de transporte VLT em Cuiabá sai esta semana
O estudo encomendado pelo governador Silval Barbosa (PMDB) tem como finalidade analisar o número de desapropriações, valor da tarifa e a real viabilidade do sistema visando a Copa do Mundo de 2014. O maior receio do governo é com relação ao valor da tarifa do transporte, que é um fator que poderia inviabilizar o projeto, segundo o próprio Silval Barbosa anteriormente.
Conforme Só Notícias já informou, o presidente da Assembleia Legislativa e principal defensor deste sistema de transporte, José Riva (PP), disse que a principal saída para a implantação do novo sistema de transporte seria viável em uma Parcerias Público-Privadas (PPP) entre o governo do Estado e a iniciativa privada. O empreendimento, segundo ele, poderia ser realizada dentro de 24 meses.
Postado por Meu Transporte às 08:52 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso
Fortaleza: Projeto proíbe motoristas de transporte coletivo acumular função de cobrador
Postado por Meu Transporte às 08:46 0 comentários
Marcadores: Ceára
Em Brasília, 60% dos passageiros precisam de mais de um coletivo para chegar ao destino
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Um estudo de linhas e de pontos de ônibus realizado pela mestre em física Mirian Mitusuko Izawa, da Universidade de Brasília (UnB), mostrou que 62% das rotas analisadas são completadas só com o apoio de transbordo. Ou seja, no Distrito Federal, em mais de 60% dos casos, para se chegar a um destino é necessário usar pelo menos dois coletivos. Segundo Mirian, apenas 31% têm acesso direto — uma linha para ligar os pontos inicial e final. Ela não avaliou o quantitativo de passageiros ou o número de linhas que passa em cada parada nem os custos de cada usuário no sistema sem integração.
A pesquisadora, que passou em concurso para o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) em 2009, aceitou o conselho do professor Fernando Albuquerque, que lhe orientou estudar sobre um assunto mais ligado ao cotidiano profissional. Mirian, então, decidiu olhar as idas e as vindas dos ônibus de uma forma diferente. Pacientemente, a professora buscou numa ferramenta de satélite da internet a localidade exata de cada um dos 3.438 pontos de ônibus do DF. Em seguida, cruzou a informação com as 856 linhas do transporte público brasiliense, usando a teoria de redes complexas, modelo teórico que permite analisar um sistema de elementos a partir das conexões que se formam entre eles.
Divulgada recentemente, a tese de mestrado defendida em outubro do ano passado, com base em arquivos de 2008 e de 2009 fornecidos pelo DFTrans e pesquisados no Google Earth, apresenta um mapa com todos os abrigos e os itinerários que constituem o sistema básico (com exceção dos transportes de vizinhança, conhecido como zebrinha, e o rural). Com isso, revela as regiões onde o sistema é mais denso. “Quanto maior a quantidade de arestas que ligam dois nós, maior a força dessa ligação. Quando a rota de um veículo passa por duas dessas paradas, existe uma aresta entre elas”, afirmou.
Atraso
Após um ano, Mirian elaborou um mapa explicativo sobre a densidade das linhas por região (veja mapa). Coração nervoso de Brasília, a Rodoviária do Plano Piloto conta com 333 trajetos. Apesar do formato uniforme do Plano Piloto, na Asa Sul, a oferta de linhas é maior do que na Asa Norte. Mirian acredita que a concentração está relacionada à distribuição de habitantes na região oeste do DF, onde estão localizadas cidades como Taguatinga, Gama e Ceilândia.
Assim, o Eixo Sul fica em segundo lugar no ranking de locais por onde trafegam mais ônibus. “Apesar das diversas vias possíveis para a ligação do Plano às satélites da região oeste, a maioria dos itinerários passa pela Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Tanto o Eixo Sul quanto a EPTG são atendidos por 160 linhas diferentes”, analisou Mirian. Moradora de Ceilândia, a técnica em edificação Gardênia Costa, 38 anos, depende diariamente de um desses veículos para chegar à área central. “A concentração de ônibus engarrafa as vias e atrasa a chegada ao trabalho”, analisou a passageira, que gasta duas horas no trajeto.
Postado por Meu Transporte às 19:11 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal