Trolebus em SP
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Licitação do transporte coletivo de Marília ficou para Fevereiro
domingo, 26 de dezembro de 2010O monopólio da Circular sobre o transporte coletivo deve durar, pelo menos, mais seis meses. A informação é da própria prefeitura, que ainda tenta reverter junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) a suspensão do processo licitatório para seleção das duas empresas que irão assumir o serviço na cidade, após a empresa cearense Viação São José Ltda apresentar pedido de impugnação do edital.
A solicitação questiona nove itens do texto, entre eles a necessidade das empresas transferirem a frota para Marília e a obrigatoriedade de realização de visitas técnicas. Segundo o secretário municipal da Administração, José Carlos da Silva, a prefeitura protocolou no TCE, na última quarta-feira (22), suas justificativas e ratificou todos os itens do edital.
“É importante ressaltar que o TCE ainda não analisou o mérito do assunto, seja da impugnação, seja dos esclarecimentos prestados pela Prefeitura. Apenas suspendeu a abertura para que haja tempo para essa análise”.
De acordo com o secretário, a decisão deve sair em 30 dias e a licitação deve ser retomada em fevereiro. Não havendo novas surpresas, a prefeitura espera ter as duas empresas operando a partir do segundo semestre de 2011.
Quem depende do transporte coletivo reclama da demora na mudança do sistema. O estudante Luan Almeida critica o serviço prestado pela Circular.
“Acho que falo por toda população quando digo que é mais do que necessária essa mudança. Ninguém aguenta mais os ônibus lotados e o serviço precário prestado pela Circular”, diz. “Com duas empresas a situação melhora bastante”, emenda o eletricista Gerson dos Santos.
Fonte: Jornal Diário
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Marcadores: São Paulo
Metrô do Recife agora está 100% Climatizado
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Os passageiros que costumam utilizar o metrô vão poder andar com mais conforto. Pois toda a frota da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) / Superintendência de Trens Urbanos (Metrorec) estar climatizada. São 25 trens, que foram reformados e modernizados, para ficar à disposição de 230 mil usuários, proporcionando uma viagem com temperaturas mais amenas dentro dos vagões. Embora todo a frota já circule com os trens com ar condicionado, havia quatro veículos sendo reformados que foram entregues e a partir de agora estão liberados para operação comercial.
O novo sistema de refrigeração está distribuído em oito aparelhos de ar condicionado, dois em cada vagão. Segundo o gerente regional de Manutenção da CBTU, Ricardo Beltrão, o risco dos equipamentos quebrarem é mínimo. ´O sistema funciona alimentado por inversores eletrônicos redundantes, que atuam em duplicidade. Assim, se houver algum problema com um equipamento, o outro é acionado automaticamente. O que antes não acontecia com os antigosmotores com alternadores`, esclareceu.
A reforma dos trens, que teve um custo de R$ 64 milhões, foi realizada pelo consórcio formado entre as empresas Faiveailey e Siemens e supervisionada pela Coordenadoria de Manutenção da CBTU-Metrorec. Além da aquisição e instalação dos aparelhos de refrigeração, segundo Ricardo Beltrão, foram realizados investimentos para reforçar a estrutura dos carros de passageiros. ´Cada ar-condicionado representa um acréscimo de 8 mil quilos para cada trem. Por isso tivemos que reforçar a estrutura dos carros`, disse. Beltrão informou que os usuários não terão nenhum acréscimento no preço da passagem por conta do serviço.
Segundo o gerente de manutenção, o controle de fluxo de ar refrigerado e da temperatura é realizado por microprocessadores, permitindo, dessa forma, manter o ambiente com a mesma temperatura, apesar da movimentação de embarque e desembarque e a constante abertura das portas. Beltrão adiantou que os 15 novos trens encomendados pela CBTU/Metrorec já virão com ar condicionado.
O novo sistema de refrigeração está distribuído em oito aparelhos de ar condicionado, dois em cada vagão. Segundo o gerente regional de Manutenção da CBTU, Ricardo Beltrão, o risco dos equipamentos quebrarem é mínimo. ´O sistema funciona alimentado por inversores eletrônicos redundantes, que atuam em duplicidade. Assim, se houver algum problema com um equipamento, o outro é acionado automaticamente. O que antes não acontecia com os antigosmotores com alternadores`, esclareceu.
A reforma dos trens, que teve um custo de R$ 64 milhões, foi realizada pelo consórcio formado entre as empresas Faiveailey e Siemens e supervisionada pela Coordenadoria de Manutenção da CBTU-Metrorec. Além da aquisição e instalação dos aparelhos de refrigeração, segundo Ricardo Beltrão, foram realizados investimentos para reforçar a estrutura dos carros de passageiros. ´Cada ar-condicionado representa um acréscimo de 8 mil quilos para cada trem. Por isso tivemos que reforçar a estrutura dos carros`, disse. Beltrão informou que os usuários não terão nenhum acréscimento no preço da passagem por conta do serviço.
Segundo o gerente de manutenção, o controle de fluxo de ar refrigerado e da temperatura é realizado por microprocessadores, permitindo, dessa forma, manter o ambiente com a mesma temperatura, apesar da movimentação de embarque e desembarque e a constante abertura das portas. Beltrão adiantou que os 15 novos trens encomendados pela CBTU/Metrorec já virão com ar condicionado.
Fonte: Diario de Pernambuco
Postado por Meu Transporte às 11:47 0 comentários
Marcadores: Pernambuco, trem/metrô
Metrô de Salvador pode permanecer inoperante por falta de recursos financeiros
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Ao tomar conhecimento das declarações de João, o deputado federal e senador eleito Walter Pinheiro disse lamentar o fato de só agora o alcaide reconhecer a possibilidade de o metrô permanecer inoperante por falta de recursos financeiros. Sobre as declarações do prefeito, de que depende de subsídio da União para pôr o metrô em funcionamento, Pinheiro disparou: “Não existe isso. Não há isso em lugar nenhum. Precisamos de uma discussão responsável sobre o metrô”.
Pinheiro disse ainda que já tentou conversar com o prefeito para buscar uma saída para o problema, inclusive com a proposta de deixar a incumbência com o Estado. “Nenhum metrô de seis quilômetros vai funcionar. Ligar nada a lugar nenhum”, ironizou. “Cada ano muda o motivo. Agora não vai botar para rodar porque a tarifa é impraticável”. Pinheiro propõe que o atual trecho seja integrado com uma nova estação a ser construída na Avenida Paralela sob obra viária para a Copa do Mundo.
Fonte: Tribuna da Bahia
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Marcadores: Bahia, trem/metrô
Em Salvador, Aumento da tarifa de ônibus continua em suspense
A publicação no Diário Oficial do Município (DOM), na última segunda-feira, dia 20, do Decreto Municipal nº 21.491, que transfere do chefe do Executivo para o titular da Secretaria Municipal de Transporte e Infraestrutura (Setin) a responsabilidade para fixar os valores das tarifas de ônibus gerou a expectativa de que haverá aumento no valor da passagem nas próximas semanas.
Essa sensação é reforçada pelas datas em que ocorreram os aumentos nos últimos dois anos, sempre durante o recesso escolar e período de festas. Este ano, o prefeito João Henrique publicou no Diário Oficial do Município do dia 15 de janeiro uma portaria majorando em 4,18% o valor da passagem. O reajuste passou a vigorar a partir da zero hora do dia 16 de janeiro, passando de R$ 2,20 para R$ 2,30 o valor da tarifa convencional.
Indício - Para o líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador, vereador Gilmar Santiago, esse histórico é um indício das intenções do governo municipal. “É um prenúncio de que vem aumento, que costuma ocorrer em períodos que dificultam a mobilização e impedem o debate”, critica Santiago.
O secretário da Setin, Euvaldo Jorge, foi procurado nesta quarta, 22, mas se encontrava em viagem. A assessoria de imprensa do órgão, contudo, negou que haja qualquer definição sobre aumento da tarifa de ônibus coletivo ou que houve reuniões da Prefeitura com o Setps para tratar do assunto.
Fonte: A Tarde
Postado por Meu Transporte às 20:46 0 comentários
Marcadores: Bahia
Que presente de Natal, Passagem de ônibus em Caxias do Sul será R$ 2,50
Em meio a protestos de estudantes e integrantes de movimentos sociais, o Conselho Municipal de Trânsito e Transportes aprovou na tarde desta quinta-feira a passagem de ônibus a R$ 2,50 em Caxias do Sul. Dos 16 conselheiros, 13 votaram a favor do aumento.
O preço foi sugerido por um estudo técnico da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM). Isso representa um aumento de 13,6% sobre o preço atual, que é de R$ 2,20. O valor do táxi-lotação subirá de R$ 2,50 a R$ 2,75.
A aprovação, porém, não significa uma decisão final. A tarifa precisa ser autorizada pelo prefeito José Ivo Sartori (PMDB). Mas são grandes as chances do preço ser fixado em R$ 2,50 porque Sartori geralmente tem aceitado as decisões do Conselho.
As novas tarifas devem vigorar a partir de 1º de janeiro, por meio de decreto.
O Conselho é formado por representantes de 18 entidades e secretarias municipais, além da Visate, a concessionária do transporte coletivo urbano. As novas tarifas, segundo estudo da SMTTM, levaram em conta o aumento das gratuidades, o aumento da quilometragem percorrida, o resultado dos dissídios dos funcionários e o custo dos insumos veiculares, entre outros encargos.
Conforme o titular da SMTTM, Jorge Dutra, as planilhas de custos e cálculos serão divulgadas no prazo máximo de 15 dias após o decreto do prefeito. A transparência no processo é cobrada pela vereadora Denise Pessôa (PT).
O material, segundo Dutra, estará disponível no site da prefeitura, atendendo a exigência das diretrizes do transporte público de Caxias.
A aprovação, porém, não significa uma decisão final. A tarifa precisa ser autorizada pelo prefeito José Ivo Sartori (PMDB). Mas são grandes as chances do preço ser fixado em R$ 2,50 porque Sartori geralmente tem aceitado as decisões do Conselho.
As novas tarifas devem vigorar a partir de 1º de janeiro, por meio de decreto.
O Conselho é formado por representantes de 18 entidades e secretarias municipais, além da Visate, a concessionária do transporte coletivo urbano. As novas tarifas, segundo estudo da SMTTM, levaram em conta o aumento das gratuidades, o aumento da quilometragem percorrida, o resultado dos dissídios dos funcionários e o custo dos insumos veiculares, entre outros encargos.
Conforme o titular da SMTTM, Jorge Dutra, as planilhas de custos e cálculos serão divulgadas no prazo máximo de 15 dias após o decreto do prefeito. A transparência no processo é cobrada pela vereadora Denise Pessôa (PT).
O material, segundo Dutra, estará disponível no site da prefeitura, atendendo a exigência das diretrizes do transporte público de Caxias.
Fonte: Pioneiro
Postado por Meu Transporte às 20:36 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Em Recife, Corredor de ônibus da av. Norte está virando uma utopia
Sobre a implantação de um corredor exclusivo de transporte coletivo na Avenida Norte, a Prefeitura do Recife informa que o projeto está sendo compatibilizado junto com o Governo do Estado. “O ônibus compete com o carro e o transporte individual. Então estamos compatibilizando todo o processo de requalificação do projeto que tínhamos contratado juntamente com o Governo do Estado para que a Avenida Norte possa ter o fluxo de veículos e a circulação melhorados”, afirma o secretário de controle, desenvolvimento urbano e obras do Recife, Amir Schvartz.
A previsão é de que o projeto da implantação do corredor esteja concluído até julho de 2011. “A partir do projeto concluído com o orçamento, iniciaremos o processo de captação de recursos para viabilizar a execução necessária, garantindo não só a questão do corredor coletivo, como também a ciclovia e a calçada acessível para todos aqueles que venham transitar de veículo, de bicicleta, de ônibus ou a pé na Avenida Norte”, diz Amir.
A previsão é de que o projeto da implantação do corredor esteja concluído até julho de 2011. “A partir do projeto concluído com o orçamento, iniciaremos o processo de captação de recursos para viabilizar a execução necessária, garantindo não só a questão do corredor coletivo, como também a ciclovia e a calçada acessível para todos aqueles que venham transitar de veículo, de bicicleta, de ônibus ou a pé na Avenida Norte”, diz Amir.
1ª Promessa
O edital seria publicado até o final do primeiro trimestre de 2010 e o prazo estipulado para a operação do corredor era pra ser de 18 meses, porém nada aconteceu.
2ª Promessa
O edital seria publicado até o final do primeiro trimestre de 2010 e o prazo estipulado para a operação do corredor era pra ser de 18 meses, porém nada aconteceu.
2ª Promessa
Fonte: pe360graus.com
Postado por Meu Transporte às 14:42 1 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Pernambuco
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