Trolebus em SP
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SPTrans altera itinerário de ônibus na zona leste
sexta-feira, 16 de abril de 2010Para atender com maior eficiência e qualidade aos alunos da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), a SPTrans informa que a linha 2730/10 V. Jacui - Metrô Artur Alvim, terá alteração do seu itinerário no sentido bairro/centro a partir do dia 17 de abril, viabilizando maior fluidez nas vias e menor tempo de percurso para os usuários.
Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.
Linha e itinerário: 2730/10 V. Jacui - Metrô Artur Alvim
Ida: sem alteração
Volta: normal até a Rua Cel. Manuel Feliciano de Souza, Rua Santana de Pirapama, Pça. José Cardoso de Moura, Av. Dr. Ussiel Cirilo, Rua Taiuvinha, Rua Tte. Laudelino Ferreira do Amaral, prosseguindo normal.
Fonte: SPTrans
Postado por Meu Transporte às 18:44 0 comentários
Marcadores: São Paulo
SPTrans cede espaço nos terminais para ajudar na vacinação contra o vírus H1N1
A SPTrans cede espaço em terminais para colaborar com a vacinação contra o vírus Influenza A (gripe suína). Desta vez os funcionários da Supervisão de Vigilância em Saúde (SUVIS) da Capela do Socorro vão estar nos terminais Varginha e Grajaú, na zona sul da cidade.
A medida facilitará a vida dos usuários que estão de passagem pelos terminais e que não tiveram tempo de se imunizarem contra a doença. A campanha de vacinação contra o vírus H1N1 teve início no dia 22 de março deste ano, intercalando por tipo de pessoa e doença crônica para a aplicação. A imunização deve ir até o dia 21 de maio deste ano.
Confira o calendário de vacinação desta fase da campanha nos terminais SPTrans:
Terminal Grajaú - dias 19/04/2010 das 10h às 19h
Terminal Grajaú - dias 16 e 20/04/2010 das 17h30 às 21h
Terminal Grajaú - dias 20, 22, 27 e 29/04/2010 das 18h às 21h
Para a campanha de vacinação contra a gripe (exclusiva para idosos) - a partir de 24 de abril
Terminal Grajaú - dia 24/04/2010 das 8h às 17h
Terminal Varginha - dia 24/04/2010 das 8h às 17h
Terminal Grajaú - dias 19/04/2010 das 10h às 19h
Terminal Grajaú - dias 16 e 20/04/2010 das 17h30 às 21h
Terminal Grajaú - dias 20, 22, 27 e 29/04/2010 das 18h às 21h
Para a campanha de vacinação contra a gripe (exclusiva para idosos) - a partir de 24 de abril
Terminal Grajaú - dia 24/04/2010 das 8h às 17h
Terminal Varginha - dia 24/04/2010 das 8h às 17h
Fonte: SPTrans
Postado por Meu Transporte às 18:36 0 comentários
Comissão discutirá implantação de sistema de ônibus rápidos
BRT na China
A Comissão de Viação e Transportes vai discutir a possibilidade de implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) em cidades brasileiras como forma de melhorar o transporte público coletivo em área urbanas. O requerimento foi aprovado nesta quarta-feira, 14.
O sistema BRT é caracterizado por vias exclusivas para ônibus de grande capacidade, como os veículos bi-articulados que podem transportar até 270 passageiros por viagem; por estações de embarque eficientes e confortáveis; e pela prioridade para ônibus em cruzamentos.
Segundo o deputado Mauro Lopes (PMDB-MG), autor do requerimento para a realização da audiência, o aumento da quantidade de veículos nas grandes cidades, além de comprometer o trânsito e a mobilidade da população, contribui para o desenvolvimento de doenças. "Diante do caos urbano, devemos buscar soluções técnicas que priorizem o trasnporte coletivo.
Segundo técnicos de transporte público, a solução é adoção de sistemas como o BRT, em razão do custo relativamente baixo e da rapidez de implantação", argumenta o deputado.
Serão convidados para o debate representantes:
- da Frente Nacional de Prefeitos;
- do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Transporte e Trânsito;
- da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades;
- da Associação Nacional de Transportes Públicos;
- da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos; e
- da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus.
A audiência ainda não tem data definida.
Fonte: Agência Câmara
Postado por Meu Transporte às 18:28 0 comentários
Marcadores: Brasil
Engenheiro: transporte integrado é urgência em Teresina
O trânsito de Teresina ainda tem solução? Na opinião do engenheiro Antonio Luiz Mourão Santana, idealizador do Plano de Diretor de Transportes da capital, sim. Ele ministrou palestra na noite de ontem na abertura da III Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho das Empresas de Transporte Urbano.
“Tem algumas soluções, fazendo inversão na prioridade de investimento, investir nos ônibus e sistema ciclo viário sem deixar de investir no sistema viário. Teresina tem um problema sério' é uma cidade cortada por um rio, o Poti, e tudo afunila para as pontes. O congestionamento é devido mais a questão de ter que afunilar tudo para as pontes. Temos 16 km de congestionamento na hora de pico, daqui a 20 anos teremos 80 km se não fizermos nada”, alerta.
Segundo ele, a integração do transporte coletivo seria a alternativa mais emergencial que deveria ser tomada no momento. “Fazer alguns corredores de transporte coletivo, além da implantação do bilhete para o passageiro andar algumas horas sem pagar outras tarifas”, sugere.
Para o engenheiro, as cidades, incluindo Teresina, foram feitas para o automóvel e não para o coletivo. “Essa não é só uma questão de Teresina e sim de todas as cidades. É preciso que sela implementado os projetos previstos pelo plano diretor de Teresina, que tenta prever nos próximos vinte anos todas essas questões”, afirma.
O engenheiro explicou a necessidade de criação do plano diretor de transportes. Segundo ele, todas as cidades se estruturaram desde a década de 30 tendo como principal meio de transporte o automóvel. A capital do Piauí, por exemplo, triplicou sua área urbana, ou seja, as pessoas têm que percorrer uma distância muito maior, gastando mais tempo, energia e causando mais acidentes.
“Mesmo tendo aplicado sua área, o centro continua ocupando quase 60% dos empregos e matrículas, que são os principais motivos de viagens da cidade, então a produtividade do sistema de transporte cai muito. O ônibus, que há 10 anos transportava mil pessoas por dia, hoje transporta 600 em um tempo muito maior. O cidadão perde mais tempo e reclama porque mais caro”, analisa.
Em cima disso, de acordo com o engenheiro, se buscou priorizar quais são os investimentos, como a construção de mais vias e pontes para a cidade de Teresina. “Esse plano é de R$ 500 milhões, sendo que para o transporte coletivo é de R$ 60 milhões. Investir em transporte coletivo seria prioridade. É um grande desafio fazer com que o cidadão que já tem um carro optar pelo transporte, atá pelo padrão de qualidade. Pois ele faz a conta só pela gasolina e assim sai mais barato, levando em conta também o tempo de espera”, afirma.
O plano diretor de transportes é uma determinação para as cidades com mais de 500 mil habitantes. Os investimentos são oriundos de financiamentos do BID e BNDES.
“O plano de Teresina é relativamente barato e as autoridades devem fazer o possível para implantá-lo o mais rápido possível”, finalizou o engenheiro, ressaltando que o plano da capital de São Paulo supera os R$ 30 bilhões.
“Tem algumas soluções, fazendo inversão na prioridade de investimento, investir nos ônibus e sistema ciclo viário sem deixar de investir no sistema viário. Teresina tem um problema sério' é uma cidade cortada por um rio, o Poti, e tudo afunila para as pontes. O congestionamento é devido mais a questão de ter que afunilar tudo para as pontes. Temos 16 km de congestionamento na hora de pico, daqui a 20 anos teremos 80 km se não fizermos nada”, alerta.
Segundo ele, a integração do transporte coletivo seria a alternativa mais emergencial que deveria ser tomada no momento. “Fazer alguns corredores de transporte coletivo, além da implantação do bilhete para o passageiro andar algumas horas sem pagar outras tarifas”, sugere.
Para o engenheiro, as cidades, incluindo Teresina, foram feitas para o automóvel e não para o coletivo. “Essa não é só uma questão de Teresina e sim de todas as cidades. É preciso que sela implementado os projetos previstos pelo plano diretor de Teresina, que tenta prever nos próximos vinte anos todas essas questões”, afirma.
O engenheiro explicou a necessidade de criação do plano diretor de transportes. Segundo ele, todas as cidades se estruturaram desde a década de 30 tendo como principal meio de transporte o automóvel. A capital do Piauí, por exemplo, triplicou sua área urbana, ou seja, as pessoas têm que percorrer uma distância muito maior, gastando mais tempo, energia e causando mais acidentes.
“Mesmo tendo aplicado sua área, o centro continua ocupando quase 60% dos empregos e matrículas, que são os principais motivos de viagens da cidade, então a produtividade do sistema de transporte cai muito. O ônibus, que há 10 anos transportava mil pessoas por dia, hoje transporta 600 em um tempo muito maior. O cidadão perde mais tempo e reclama porque mais caro”, analisa.
Em cima disso, de acordo com o engenheiro, se buscou priorizar quais são os investimentos, como a construção de mais vias e pontes para a cidade de Teresina. “Esse plano é de R$ 500 milhões, sendo que para o transporte coletivo é de R$ 60 milhões. Investir em transporte coletivo seria prioridade. É um grande desafio fazer com que o cidadão que já tem um carro optar pelo transporte, atá pelo padrão de qualidade. Pois ele faz a conta só pela gasolina e assim sai mais barato, levando em conta também o tempo de espera”, afirma.
O plano diretor de transportes é uma determinação para as cidades com mais de 500 mil habitantes. Os investimentos são oriundos de financiamentos do BID e BNDES.
“O plano de Teresina é relativamente barato e as autoridades devem fazer o possível para implantá-lo o mais rápido possível”, finalizou o engenheiro, ressaltando que o plano da capital de São Paulo supera os R$ 30 bilhões.
Fonte: Acessepiauí
Postado por Meu Transporte às 18:26 0 comentários
Marcadores: Piauí
Joinville: Entidades já se mobilizam contra reajuste
Mesmo antes de a Prefeitura conceder um reajuste da tarifa de ônibus, já existe um Comitê de Luta do Transporte Coletivo. Três reuniões já foram realizadas, mobilizando entidades estudantis e sindicais. Em caso de qualquer tipo de aumento, haverá manifestação na frente da Prefeitura.
“A Prefeitura de Joinville nos garantiu que não haveria aumento, em uma reunião. Caso haja qualquer tipo de aumento, vamos nos manifestar contra. Vamos mobilizar mais estudantes do que ano passado para protestar em frente à Prefeitura”, garante o estudante Maico Paixão, integrante do Comitê de Luta.
Nos encontros, o comitê discutiu questões ligadas ao transporte público da cidade. Um panfleto exigindo que a Prefeitura não conceda o aumento foi produzido e começará a ser distribuído em escolas, empresas e nos terminais de ônibus esta semana.
Fonte: A Notícia
Postado por Meu Transporte às 18:22 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Bike Bus: bicicleta também vai andar de ônibus em São Paulo
Desde o início do mês de abril, circulam na cidade de São Paulo alguns ônibus adaptados para transportar bicicletas na parte dianteira: os Bike Bus.
A iniciativa é de uma das empresas paulistanas de ônibus, a Sambaíba, para incentivar as pessoas a deixarem o carro em casa. Por enquanto, o serviço ainda não está disponível para a população e os Bike Bus estão circulando com os suportes de bicicleta vazios, apenas para ver como o veículo se adapta ao trânsito de São Paulo.
Quando realmente entrar em fase de teste – o que, segundo a SP Trans, ainda não tem data para acontecer, a prefeitura traçará as rotas desses ônibus, que a princípio devem passar por regiões da cidade onde já existem ciclofaixas. Assim, o passageiro pode pedalar com segurança até o ponto de ônibus.
Se a iniciativa for bem aceita pela população, a Secretaria Municipal de Transportes promete implantar os suportes para bicicleta em todos os ônibus da cidade e, assim, transformar todos eles em Bike Bus.
Qual é a sua opinião sobre o projeto? Vai funcionar? Deve servir de modelo para outras cidades? comente:
Fonte: Planeta Sustentável
Postado por Meu Transporte às 13:23 2 comentários
Marcadores: Bicicletas, São Paulo
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