Atualmente, Curitiba conta com 1,1 milhão de carros. A frota circulante - ou seja, aqueles veículos que transitam todos os dias - corresponde a aproximadamente 400 mil veículos.
De acordo com a Diretoria de Trânsito da prefeitura de Curitiba (Diretran), o número de carros na capital pulou de 684 mil, em 1999, para um milhão em 2008. Nesse mesmo período, a população estimada da cidade passou de 1,5 milhão para 1,8 milhão de habitantes.
Ou seja, em uma década a frota aumentou em 413.618 carros e a população, em apenas 249.696 habitantes. Com isso, a capital paranaense é hoje a cidade brasileira com maior índice de motorização do País: 1,67 habitante por veículo.Em vista desses números, a procura por soluções que tragam melhorias na qualidade de vida, bem como redução de veículos em circulação, é cada vez mais presente.
Exemplo disso foi o Dia Sem Carro, ao qual Curitiba aderiu em setembro passado. A mobilização incentivou 120 mil motoristas a deixar o carro em casa e partir para meios de locomoção menos poluentes, como a bicicleta e o transporte público.É esse caminho que a diretora de Tráfego da Urbanização de Curitiba (Urbs), Rosangela Batistela, aposta como um meio de reduzir os engarrafamentos e o nível de estresse enfrentados pelos motoristas.
Segundo ela, a solução está na melhoria do transporte coletivo e nos caminhos da cidade, como a Linha Verde e a recente revitalização da Avenida Marechal Floriano Peixoto, que permite ultrapassagem de ônibus, reduzindo o tempo de viagem até o centro - o que pode atrair mais usuários e ajudar a reduzir o número de veículos nas ruas.
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