Nova Linha Verde
A intenção da prefeitura de Curitiba é iniciar as obras da segunda fase da Linha Verde no segundo semestre deste ano. A segunda etapa será dividida em três lotes. O primeiro, do Jardim Botânico até a Victor Ferreira do Amaral, será colocado em licitação entre fevereiro e março. “A tendência é que as obras do primeiro trecho comecem no segundo semestre”, afirma o presidente do Ippuc, Cléver Almeida. Para entregar a Linha Verde Norte até o fim de 2012, dentro do cronograma estipulado, as concorrências para as outras duas fases devem ser lançadas ainda em 2010.
Só para ônibus
A principal novidade de 2010 será a implantação de faixas exclusivas para ônibus em várias vias, como João Negrão, Desembargador Westphalen, Barão do Serro Azul, Avenida Iguaçu e Avenida Água Verde. “Daremos preferência ao transporte coletivo, que carrega vários passageiros simultaneamente, do que ao automóvel, que leva, em geral, uma ou duas pessoas”, diz o técnico de Trânsito da Urbs. “Procuramos facilitar para o carro, mas a urgência é incentivar o transporte público”, acrescenta. Esse processo, contudo, deve ser gradativo. Em um primeiro momento, há a necessidade de reforçar a sinalização das pistas preferenciais. Em algumas vias, como a Iguaçu, serão retirados estacionamentos e a faixa será ampliada. De certa maneira, a tendência é que se transforme em uma espécie de canaleta. O motorista que seguir pela via exclusiva será multado, apenas o acesso aos imóveis será permitido.
Mais bináriosOs binários são a solução encontrada pelos técnicos de trânsito para melhorar a fluidez de veículos nas ruas, especialmente as que fazem a ligação do bairro com o Centro. “Eles aumentam em 50% a capacidade da via. Para funcionar, procuramos uma via lateral em que o desvio não seja tão grande”, afirma Razera. “Também facilita para os pedestres, aumentando a segurança”, acrescenta. Pelo menos oito binários devem ser concluídos ou iniciados em 2010: Avenida dos Estados/Amazonas (Água Verde); João Bettega e Luiz Parigot de Souza (Portão); Nilo Peçanha e Albino Silva (São Francisco); Alberto Folloni/Marechal Hermes (Ahú); Mario de Barros/Manoel Eufrásio (Juvevê); Padre Germano Mayer/Camões (Cabral); Jerônimo Durski/Gastão Câmara (Bigorrilho).
Proibido estacionarO estacionamento vai seguir proibido em algumas ruas e será estendido a outras, como todas as vias rápidas. A proibição também será ampliada até a rápida sentido Pinheirinho na Visconde de Guarapuava e aumentada na Ângelo Sampaio, Brigadeiro Franco, Coronel Dulcídio, Silva Jardim e outras ruas. O impedimento deve seguir no horário de pico, com a autorização para estacionar depois de determinado horário e em fins de semana. Cada via, porém, terá condições específicas. “No caso da Visconde, a saturação já mostrou que o fluxo de veículos vai até o final da via. Por isso, existe essa necessidade”, relata Mauricio Razera. Em alguns pontos, será autorizado estacionar a partir das 20 horas.