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Prefeitura de São Paulo vistoria obras do Terminal de Ônibus Intermodal Pinheiros
sexta-feira, 27 de julho de 2012
A Prefeitura de São Paulo vistoriou nesta quinta-feira (26/7) as obras do Terminal de Ônibus Intermodal Pinheiros, que fará a integração dos ônibus com a linha 4-Amarela do Metrô e permitirá a transferência de passageiros da Estação Pinheiros da CPTM, junto à Marginal do Rio Pinheiros. Os trabalhos seguem dentro do cronograma estipulado pela São Paulo Obras, vinculada à Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), e devem ser concluídos neste ano.
O Terminal faz parte do projeto de Reconversão Urbana do Largo da Batata, financiado pela arrecadação vinda da Operação Urbana Faria Lima. O novo Terminal de Ônibus Intermodal foi ampliado de 3 mil m² para 9 mil m² de área coberta para receber 26 linhas de ônibus municipais. A previsão é que saiam seis ônibus por minuto do novo terminal e que 120 mil passageiros passem pelo local todos os dias.
Revitalização urbana
O projeto ainda prevê um conjunto de intervenções urbanísticas no entorno que deverão ser finalizadas em junho de 2013. As ruas serão totalmente requalificadas com alargamento das vias, enterramento de cabos de transmissão de energia elétrica, de dados e de telefonia, sistema de drenagem, redes de água e esgoto, pavimentação do leito carroçável, colocação de guias e sarjetas e reforma dos passeios, nova iluminação pública e paisagismo.
As principais intervenções viárias compreendem o novo traçado para a Rua Fernão Dias; o alargamento e recuperação das ruas Teodoro Sampaio, Eugênio de Medeiros e Sumidouro; a recuperação da Rua Cunha Gago; a nova pista auxiliar da Marginal Pinheiros, lateral ao Terminal Pinheiros da CPTM; o alargamento e a recuperação da rua Eugênio de Medeiros; as novas ligações das ruas Paes Leme – Butantã e para conversão da Rua Butantã para a rua Padre Carvalho; e o alargamento das ruas Gilberto Sabino e Capri.
A ampliação das obras do Terminal de Ônibus Intermodal Pinheiros atendeu projeto proposto pela estratégia de instalação do terminal, articulado ao Plano Integrado de Transportes Públicos da Secretaria Municipal de Transportes. O projeto do terminal e de seu edifício operacional foi desenvolvido mediante programa, área e dimensionamento fornecidos pela SPTRANS, envolvendo as disciplinas de arquitetura e as consultorias em transporte e instalações e as obras. Todos os trabalhos, incluindo a garagem e a requalificação das ruas, terão um investimento de cerca de R$ 145 milhões. Atualmente, cerca de 450 operários trabalham no local.
Da Prefeitura de São Paulo
Postado por Meu Transporte às 14:02 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Após atrasos, obras do VLT de Cuiabá começam dia 1º de agosto
Em agosto de 2011, o governo federal oficializou a troca do BRT (Bus Rapid Transit, ou corredores exclusivos de ônibus) pelo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) como principal obra de mobilidade urbana da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá.
Praticamente um ano depois, as obras do sistema sobre trilhos ainda não começaram. A demora na formulação do anteprojeto nos moldes do RDC (Regime Diferenciado de Contratações) e no processo licitatório atrasou, de um modo geral, o início dos trabalhos em quase cinco meses.
Agora, com o consórcio definido (formado pelas empresas CR Almeida, Santa Bárbara, CAF, Magna e Astep) e o contrato assinado, as obras devem, enfim, começar na próxima quarta-feira (1), de acordo com a Secretaria da Copa local, a Secopa.
“O consórcio construtor está terminando os projetos básico e executivo da obra. Também está finalizando o relatório de desapropriações e obtendo uma autorização para operar em uma área histórica da cidade“, explica a assessoria da Secopa.
O grupo de empresas vai tocar o projeto a um custo estimado de R$ 1,47 bilhão, dos quais R$ 540 milhões serão destinados à CAF para a produção dos trens. A informação é da própria multinacional espanhola, responsável pelo metrô rápido de Edimburgo, na Escócia , entre outros projetos.
A primeira fase das obras, que começa em agosto, vai contemplar a construção de trincheiras, viadutos, elevados e pontes que serão implantados na rota de pouco mais de 22 km do metrô rápido cuiabano. Mas o início da montagem do material rodante, e do VLT em si, deve ficar apenas para o primeiro semestre de 2013, informou a assessoria do órgão estadual.
Custo e prazo
Para financiar a obra, o governo garantiu um empréstimo de R$ 423 milhões via Caixa Econômica Federal, que já estava contratado para o sistema de corredores de ônibus BRT e foi redirecionado para o novo modal.
Outros R$ 727 milhões estão praticamente acertados com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), financiamento este que deve ser contratado “em até um mês”, segundo a Secopa.
A soma destes empréstimos, porém, não bate com o valor proposto pelo consórcio. Faltariam cerca de R$ 200 milhões para completar a engenharia financeira do VLT. Para resolver esta questão, os gestores da Copa entraram com pedido para contar com isenções fiscais nos âmbitos estaduais e federais.
“A obra do VLT contará com uma isenção do ICMS, que é estadual. Nos casos do PIS e do Cofins, federais, já entramos com os pedidos de isenção”, afirma a assessoria do órgão de controle das obras da Copa.
Fonte: Mobilize Brasil
Postado por Meu Transporte às 13:47 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso, VLT
No Recife, Hidrovia será corredor exclusivo para transporte de passageiros
O corredor hidroviário do Rio Capibaribe, cuja dragagem deve começar em outubro, será exclusivo para o transporte público de passageiros.
Com isso, o projeto de navegabilidade do rio, no Recife, terá características semelhantes às do BRT (sigla em inglês que significa Transporte Rápido por Ônibus).
O BRT, projetado para a Avenida Agamenon Magalhães, terá via e paradas exclusivas, o que garante rapidez e regularidade nas viagens e conforto aos passageiros.
“A hidrovia toda será sinalizada”, informou a secretária executiva de Articulação Institucional e Captação de Recursos da Secretaria Estadual das Cidades, Ana Suassuna.
Para sinalizar os 13,9 quilômetros do corredor, deve-se investir R$ 3 milhões nas duas rotas de transporte.
A maior parte dos investimentos será para a Rota Oeste, com 11 quilômetros, e que ligará a BR-101 ao Centro do Recife.
A Rota Norte, destinada a interligar o Centro do Recife a Olinda, nas proximidades do Shopping Tacaruna, medirá 2,9 quilômetros.
O corredor hidroviário quando pronto, por exemplo, funcionará como opção para quem enfrenta os frequentes engarrafamentos da Avenida Rui Barbosa.
Pelo cronograma, o projeto deve ficar pronto em abril de 2014, devendo as embarcações entrar em operação antes da Copa do Mundo.
Até lá, muito terá que ser feito.
A meta é fazer um canal no Capibaribe com, no mínimo, 2,50 metros de profundidade. Essa medida vale para os períodos de baré baixa.
Por orientação da Marinha, o canal terá pelo menos 36 metros de largura, o que possibilitará o tráfego das embarcações com segurança.
O projeto da hidrovia, incluindo a dragagem e a construção de sete estações, está orçado em R$ 289 milhões, valor oriundo dos governos estadual e federal.
Com isso, o projeto de navegabilidade do rio, no Recife, terá características semelhantes às do BRT (sigla em inglês que significa Transporte Rápido por Ônibus).
O BRT, projetado para a Avenida Agamenon Magalhães, terá via e paradas exclusivas, o que garante rapidez e regularidade nas viagens e conforto aos passageiros.
“A hidrovia toda será sinalizada”, informou a secretária executiva de Articulação Institucional e Captação de Recursos da Secretaria Estadual das Cidades, Ana Suassuna.
Para sinalizar os 13,9 quilômetros do corredor, deve-se investir R$ 3 milhões nas duas rotas de transporte.
A maior parte dos investimentos será para a Rota Oeste, com 11 quilômetros, e que ligará a BR-101 ao Centro do Recife.
A Rota Norte, destinada a interligar o Centro do Recife a Olinda, nas proximidades do Shopping Tacaruna, medirá 2,9 quilômetros.
O corredor hidroviário quando pronto, por exemplo, funcionará como opção para quem enfrenta os frequentes engarrafamentos da Avenida Rui Barbosa.
Pelo cronograma, o projeto deve ficar pronto em abril de 2014, devendo as embarcações entrar em operação antes da Copa do Mundo.
Até lá, muito terá que ser feito.
A meta é fazer um canal no Capibaribe com, no mínimo, 2,50 metros de profundidade. Essa medida vale para os períodos de baré baixa.
Por orientação da Marinha, o canal terá pelo menos 36 metros de largura, o que possibilitará o tráfego das embarcações com segurança.
O projeto da hidrovia, incluindo a dragagem e a construção de sete estações, está orçado em R$ 289 milhões, valor oriundo dos governos estadual e federal.
Postado por Meu Transporte às 08:57 1 comentários
Marcadores: Hidrovias, Pernambuco
Prefeitura de Mogi das Cruzes pretende criar um corredor exclusivo de ônibus entre Jundiapeba e César de Souza
A Prefeitura de Mogi das Cruzes pretende criar um corredor exclusivo de ônibus entre os distritos de Jundiapeba e César de Souza, paralelamente à linha férrea da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) no Município. A Administração espera agora que a estatal faça estudos sobre a viabilidade técnica para que a obra, a ser realizada com recursos federais, saia do papel.
A proposta foi apresentada nesta quarta-feira (25) pela manhã pelo prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) ao secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, com quem esteve reunido na sede da Pasta, no Centro da Capital. Também participaram do encontro o presidente da CPTM, Manuel Bandeira, representantes da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), além dos secretários municipais de Planejamento, João Francisco Chavedar, e de Transportes, Carlos Nakaharada.
A ideia é que o corredor seja parecido com os já existentes em grandes municípios brasileiros, como São Paulo e Curitiba, e fique entre a Estação Jundiapeba da CPTM e o antigo terminal ferroviário de César. Ele deve estar localizado ao lado do Centro e contar com 10 quilômetros de extensão. (Lucas Meloni)
Fonte: O Diário de Mogi
Postado por Meu Transporte às 08:56 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
SPTrans altera itinerários para obras do monotrilho
quinta-feira, 26 de julho de 2012
Em virtude da realização das obras do monotrilho, a São Paulo Transporte (SPTrans) informa alteração nos itinerários de 16 linhas que circulam na Avenida Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, entre a Avenida Jacinto Menezes Palhares e a Rua São João do Sabugi, das 22h desta sexta-feira, 27 de julho, às 5h de sábado, dia 28.
Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.
Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.
Linhas e itinerários:
3391/10 Term. São Mateus – Term. Pq. D. Pedro II
3391/31 Term. São Mateus – Term. Pq. D. Pedro II
3391/32 Term. São Mateus – Cambuci
Ida: Sem alteração.
Volta: Normal até a Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Av. Jacinto Menezes Palhares, Rua Itapagipe, Rua São João do Sabugi, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, prosseguindo normal.
3021/10 Pq. Bancário – Term. Vila Prudente
3024/10 Vila Industrial – Term. Vila Prudente
5109/41 São Mateus – Metrô Tamanduateí
5109/51 São Mateus – Term. Mercado
5142/10 Term. Sap. Teot. Vilela – Term. Pq. D. Pedro II
5143/10 Term. Sap. Teot. Vilela – Term. Pq. D. Pedro II
Ida: Sem alteração.
Volta: Normal até a Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Av. Jacinto Menezes Palhares, Rua Itapagipe, Rua São João do Sabugi, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, prosseguindo normal.
373M/10 Jd. Guairacá – Shop. Metrô Tatuapé
Ida: Sem alteração.
Volta: Normal até a Rua. Suzana, Rua São João do Sabugi, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Av. Alberto Ramos, prosseguindo normal
4222/10 Pq. Santa Madalena – Term. Pq. D. Pedro II
Ida: Normal até a Rua. Suzana, Rua São João do Sabugi, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, acesso, Rua Domingos Afonso, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.
575C/10 Vila Matias – Metrô Conceição
Ida: Sem alteração.
Volta: Normal até a Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Av. Jacinto Menezes Palhares, Rua Itapagipe, Rua São João do Sabugi, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, acesso, Rua Domingos Afonso, prosseguindo normal
364A/10 Hospital Ipiranga – Shop. C. Leste Aricanduva
Ida: Normal até a Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Av. Jacinto Menezes Palhares, Rua Itapagipe, Rua São João do Sabugi, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, acesso, Rua Domingos Afonso, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.
373T/10 Jd. Itápolis – Metrô Bresser
Ida: Sem alteração.
Volta: Normal até a Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Av. Jacinto Menezes Palhares, Rua Itapagipe, Rua São João do Sabugi, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, acesso, Rua Domingos Afonso, prosseguindo normal.
514T/10 Term. Sacomã - Jd. Itápolis
Ida: Normal até a Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Av. Jacinto Menezes Palhares, Rua Itapagipe, Rua São João do Sabugi, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, acesso, Rua Domingos Afonso, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração
3391/31 Term. São Mateus – Term. Pq. D. Pedro II
3391/32 Term. São Mateus – Cambuci
Ida: Sem alteração.
Volta: Normal até a Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Av. Jacinto Menezes Palhares, Rua Itapagipe, Rua São João do Sabugi, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, prosseguindo normal.
3021/10 Pq. Bancário – Term. Vila Prudente
3024/10 Vila Industrial – Term. Vila Prudente
5109/41 São Mateus – Metrô Tamanduateí
5109/51 São Mateus – Term. Mercado
5142/10 Term. Sap. Teot. Vilela – Term. Pq. D. Pedro II
5143/10 Term. Sap. Teot. Vilela – Term. Pq. D. Pedro II
Ida: Sem alteração.
Volta: Normal até a Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Av. Jacinto Menezes Palhares, Rua Itapagipe, Rua São João do Sabugi, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, prosseguindo normal.
373M/10 Jd. Guairacá – Shop. Metrô Tatuapé
Ida: Sem alteração.
Volta: Normal até a Rua. Suzana, Rua São João do Sabugi, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Av. Alberto Ramos, prosseguindo normal
4222/10 Pq. Santa Madalena – Term. Pq. D. Pedro II
Ida: Normal até a Rua. Suzana, Rua São João do Sabugi, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, acesso, Rua Domingos Afonso, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.
575C/10 Vila Matias – Metrô Conceição
Ida: Sem alteração.
Volta: Normal até a Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Av. Jacinto Menezes Palhares, Rua Itapagipe, Rua São João do Sabugi, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, acesso, Rua Domingos Afonso, prosseguindo normal
364A/10 Hospital Ipiranga – Shop. C. Leste Aricanduva
Ida: Normal até a Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Av. Jacinto Menezes Palhares, Rua Itapagipe, Rua São João do Sabugi, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, acesso, Rua Domingos Afonso, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.
373T/10 Jd. Itápolis – Metrô Bresser
Ida: Sem alteração.
Volta: Normal até a Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Av. Jacinto Menezes Palhares, Rua Itapagipe, Rua São João do Sabugi, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, acesso, Rua Domingos Afonso, prosseguindo normal.
514T/10 Term. Sacomã - Jd. Itápolis
Ida: Normal até a Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Av. Jacinto Menezes Palhares, Rua Itapagipe, Rua São João do Sabugi, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, acesso, Rua Domingos Afonso, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração
524L/10 Pq. São Lucas – Tatuapé
Ida: Normal até a Rua. Suzana, Rua São João do Sabugi, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, acesso, Rua Domingos Afonso, prosseguindo normal.
Volta: Sem alteração.
Blog Meu Transporte
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Marcadores: São Paulo
Transporte coletivo nas olimpiadas de Londres fica a desejar
Já sobrecarregado com o grande número de turistas para os Jogos Olímpicos, o transporte público de Londres sentiu o efeito dominó criado pelas rotas olímpicas — faixas exclusivas para ônibus —, que passaram a funcionar ontem. Houve muitos transtornos, e a reportagem do ‘Ataque’ sentiu na pele como será a rotina da população até o dia 12. De um ponto fixo, a equipe decidiu ir de táxi, de ônibus e de metrô em direção ao Parque Olímpico, que concentrará a maioria das competições. O metrô foi o que se saiu melhor.
O ponto de partida foi o Big Ben, que fica na região central da capital inglesa. O famoso relógio marcava 11h55 quando o táxi parou. No banco do motorista, Frank tratou de alertar que o dia seria atípico. “Hoje começa a faixa das Olimpíadas. Nem taxista pode trafegar, o que é um absurdo. Isso tem dado muita confusão ultimamente”, disse o taxista, lembrando a ameaça de greve que a categoria promete se não puder utilizar a rota.
Foto: André Mourão / Agência O Dia |
O percurso até Stratford, que fica no leste e geralmente dura entre 15 e 20 minutos de carro, demorou 35, e a distância de 12 quilômetros doeu no bolso: 29 libras (cerca de R$ 92 reais).
Mas o pior ainda estava por vir. Como não existe ônibus direto de Westminster, local do Big Ben, para o Parque Olímpico, foi preciso pegar três coletivos. Devido ao tráfego intenso e à espera entre um veículo e outro, que chegou a mais de 20 minutos, o desembarque em Stratford aconteceu quase duas horas depois da partida. Até a presidente Dilma Rousseff, que se encontrou ontem com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, ficou presa no pesado tráfego londrino.
A campanha que as autoridades fizeram para aconselhar os cidadãos a evitar os horários de pico e até trabalhar em casa parece não ter dado certo. A Jubilee, linha do metrô que liga o Big Ben ao Parque Olímpico, não sofreu atrasos e passou pelas 10 estações nos 20 minutos previstos. Mas gente demais optou pelo metrô, o que acabou superltando as composições, que não têm ar condicionado e viraram um forno em virtude do calor do verão londrino. Foi difícil não reclamar.
“Está terrível, muito quente. Parece que vou derreter”, desesperou-se um turista em espanhol. “Esses são os nossos Jogos Olímpicos”, ironizou outro, com camisa da Grã-Bretanha, em inglês.
O Rio, sede da Olimpíada de 2016, corre contra o tempo para resolver os mesmos problemas. Com o metrô superlotado e as principais vias quase sempre congestionadas, projetos como corredores de ônibus exclusivos (conhecidos como BRT, da sigla em inglês de ‘Bus Rapid Transit’) serão implementados para tentar, ao menos, amenizar o sofrimento da família olímpica.
Mas o pior ainda estava por vir. Como não existe ônibus direto de Westminster, local do Big Ben, para o Parque Olímpico, foi preciso pegar três coletivos. Devido ao tráfego intenso e à espera entre um veículo e outro, que chegou a mais de 20 minutos, o desembarque em Stratford aconteceu quase duas horas depois da partida. Até a presidente Dilma Rousseff, que se encontrou ontem com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, ficou presa no pesado tráfego londrino.
A campanha que as autoridades fizeram para aconselhar os cidadãos a evitar os horários de pico e até trabalhar em casa parece não ter dado certo. A Jubilee, linha do metrô que liga o Big Ben ao Parque Olímpico, não sofreu atrasos e passou pelas 10 estações nos 20 minutos previstos. Mas gente demais optou pelo metrô, o que acabou superltando as composições, que não têm ar condicionado e viraram um forno em virtude do calor do verão londrino. Foi difícil não reclamar.
“Está terrível, muito quente. Parece que vou derreter”, desesperou-se um turista em espanhol. “Esses são os nossos Jogos Olímpicos”, ironizou outro, com camisa da Grã-Bretanha, em inglês.
O Rio, sede da Olimpíada de 2016, corre contra o tempo para resolver os mesmos problemas. Com o metrô superlotado e as principais vias quase sempre congestionadas, projetos como corredores de ônibus exclusivos (conhecidos como BRT, da sigla em inglês de ‘Bus Rapid Transit’) serão implementados para tentar, ao menos, amenizar o sofrimento da família olímpica.
Fonte: O Dia Online
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