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No Rio, Inaugurado primeiro dos 19 trens do MetrôRio
sábado, 25 de agosto de 2012
O primeiro dos 19 trens do MetrôRio que vieram da China para substituir a atual frota foi inaugurado na manhã desta sexta-feira. A composição saiu da Estação Estácio e foi até o Maracanã. Em seguida, recebeu os primeiros passageiros, e seguiu viagem para a Pavuna.
A composição, que durante o primeiro mês vai operar, em regime de operação assistida, das 10h às 15h e das 21h às 0h, conta com menos assentos do que o trem antigo. Por outro lado, o espaço interno é maior, permitindo o embarque de mais passageiros. Oficialmente, eles começam a circular neste sábado (25).
Na primeira viagem, pôde-se perceber que a composição balança mais do que os trens antigos. Esta característica chegou a ser alvo de polêmica, já que teria obrigado, segundo o Sindicato dos Metroviários do Estado do Rio, uma adaptação dos trajetos para que os trens não esbarrassem nas paredes. A concessionária MetrôRio nega o fato, e o presidente do MetrôRio, Flávio Almada, minimizou o balanço do trem. "Está dentro da normalidade".
O vão entre os trens e a plataforma é maior do que o das antigas composições (de 4cm passou para 9cm), mas, de acordo com o MetrôRio, a distância também está dentro da normalidade e não afetará o embarque e desembarque de passageiros. A inauguração contou ainda com a presença do governador Sérgio Cabral.
Jornal do Brasil
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Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
Em BH, Revitalização do Anel poderá incluir a implantação do BRT
A reforma do Anel Rodoviário de Belo Horizonte pode contemplar a preparação da via para a implantação do Transporte Rápido por Ônibus (BRT). De acordo com a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), a proposta foi bem-recebida pelo governo do Estado, responsável pela licitação do projeto executivo de modernização da via. A ideia é que o BRT seja instalado nas marginais do Anel e faça a interligação das avenidas, que vão receber o sistema.
Segundo o diretor de planejamento da BHTrans, Célio Freitas, a revitalização do Anel será uma oportunidade para articular um sistema de transporte público ligando as principais avenidas da cidade. "Solicitamos ao governo estadual para preparar as marginais para receber o sistema. A prefeitura aproveitaria a obra e implantaria os corredores e as estações do BRT", explicou Freitas. Conforme a proposta, seriam ligadas transversalmente às avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos, Pedro II, Amazonas, Tereza Cristina e a Via do Minério - região entre os bairros São Gabriel, na região Nordeste, e Olhos d’Água, no Barreiro. Por enquanto, apenas a Cristiano Machado e a Antônio Carlos estão em obras para a implantação do BRT. A expectativa é de que, a cada ano, o sistema seja implementado em uma das avenidas sugeridas. Portanto, as próximas seriam a Amazonas, a Pedro II e a Via do Minério. No Anel Rodoviário, o transporte funcionaria da mesma forma que será feito nas avenidas da cidade, com estações elevadas, pagamento antecipado da passagem e embarque no nível da calçada. "O usuário economiza muito tempo no deslocamento, já que vai ir de uma região a outra da cidade, sem precisar passa pelo centro", disse Freitas.
Segundo o diretor de planejamento da BHTrans, Célio Freitas, a revitalização do Anel será uma oportunidade para articular um sistema de transporte público ligando as principais avenidas da cidade. "Solicitamos ao governo estadual para preparar as marginais para receber o sistema. A prefeitura aproveitaria a obra e implantaria os corredores e as estações do BRT", explicou Freitas. Conforme a proposta, seriam ligadas transversalmente às avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos, Pedro II, Amazonas, Tereza Cristina e a Via do Minério - região entre os bairros São Gabriel, na região Nordeste, e Olhos d’Água, no Barreiro. Por enquanto, apenas a Cristiano Machado e a Antônio Carlos estão em obras para a implantação do BRT. A expectativa é de que, a cada ano, o sistema seja implementado em uma das avenidas sugeridas. Portanto, as próximas seriam a Amazonas, a Pedro II e a Via do Minério. No Anel Rodoviário, o transporte funcionaria da mesma forma que será feito nas avenidas da cidade, com estações elevadas, pagamento antecipado da passagem e embarque no nível da calçada. "O usuário economiza muito tempo no deslocamento, já que vai ir de uma região a outra da cidade, sem precisar passa pelo centro", disse Freitas.
Temor. Para o subcomandante da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), major Agnaldo Lima de Barros, antes de pensar em BRT, o governo deveria tratar de outras prioridades mais urgentes no Anel Rodoviário. "É preciso estudar muito para saber se é viável. Além disso, temos vários outros problemas no Anel que até hoje não foram resolvidos. Não podemos mais atrasar as obras de revitalização", disse o major.
"A princípio, acredito que existam soluções mais viáveis e mais baratas, como o próprio sistema de linhas de ônibus. O Anel tem uma função mais rodoviária do que de passageiros", avaliou Márcio Aguiar, especialista em transporte e trânsito.
"A princípio, acredito que existam soluções mais viáveis e mais baratas, como o próprio sistema de linhas de ônibus. O Anel tem uma função mais rodoviária do que de passageiros", avaliou Márcio Aguiar, especialista em transporte e trânsito.
Informações: O Tempo Online
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Marcadores: B R T, Minas Gerais
São Paulo vai ganhar mais 12,4 km de faixas exclusivas de ônibus a partir de segunda-feira
A cidade de São Paulo vai ganhar mais 12,4 km de faixas exclusivas de ônibus a partir de segunda-feira (27) nas avenidas Itaquera e Líder, na Zona Leste. Segundo a São Paulo Transportes (SPTrans), as novas faixas serão implantadas para aumentar a velocidade dos coletivos e diminuir o tempo da viagem.
Os novos trechos estão localizados na Avenida Itaquera, entre a Avenida Aricanduva e Rua Serra das Divisões, seguindo na Avenida Francisco Munhoz Filho e Rua Harry Dannemberg; e na Avenida Líder, entre a Rua Serra das Divisões e a Avenida Francisco Munhoz Filho. As faixas exclusivas funcionarão de segunda a sexta-feira, entre 6h e 20h, em ambos os sentidos.
As novas faixas fazem parte de um pacote da implantação de mais de 100 km de faixas exclusivas de ônibus à direita, em toda a cidade, que pretende aumentar em 15% a velocidade dos coletivos até o fim deste ano. Com os novos trechos nas avenidas Líder e Itaquera, a cidade soma 62,5 km de faixas entregues, segundo a Prefeitura.
De acordo com a SPTrans, a Radial Leste, que teve a faixa exclusiva implantada em setembro de 2011, a redução no tempo de viagem foi de 38,4% no sentido centro e de 31,7%, no sentido bairro, em novembro de 2011 comparado ao mesmo período de 2010.MultaOs carros que usarem as faixas para trafegar em horários proibidos serão penalizados com quatro pontos na carteira e em R$ 85,13. Os táxis poderão utilizá-las, desde que com passageiros, assim como nos corredores de ônibus.
As novas faixas fazem parte de um pacote da implantação de mais de 100 km de faixas exclusivas de ônibus à direita, em toda a cidade, que pretende aumentar em 15% a velocidade dos coletivos até o fim deste ano. Com os novos trechos nas avenidas Líder e Itaquera, a cidade soma 62,5 km de faixas entregues, segundo a Prefeitura.
De acordo com a SPTrans, a Radial Leste, que teve a faixa exclusiva implantada em setembro de 2011, a redução no tempo de viagem foi de 38,4% no sentido centro e de 31,7%, no sentido bairro, em novembro de 2011 comparado ao mesmo período de 2010.MultaOs carros que usarem as faixas para trafegar em horários proibidos serão penalizados com quatro pontos na carteira e em R$ 85,13. Os táxis poderão utilizá-las, desde que com passageiros, assim como nos corredores de ônibus.
Fonte: G1 SP
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Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Mobilidade para o espaço: Governo estuda manter redução do IPI dos carros
O governo deve manter a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos veículos, que venceria na próxima sexta-feira (dia 31), por pelo menos mais dois meses, informa o jornal Folha de S. Paulo nesta sexta-feira. A estratégia do Palácio do Planalto é manter o incentivo ao setor para garantir os primeiros sinais de crescimento da indústria brasileira.
A prorrogação, de acordo com a reportagem, deve ser anunciada na próxima semana, no último dia de validade da atual redução do IPI. Em maio, o governo reduziu o IPI de carros nacionais de motor 1.0 de 7% para zero. Dos veículos com motor flex até 2.0, o imposto caiu de 11% para 5,5%. Nos veículos utilitários, o corte foi de 4% para 1%.
Reunião – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai se reunir na próxima semana com representantes do segmento para avaliar dados que subsidiarão a decisão do governo sobre o IPI para automóveis. Segundo apurou a Agência Estado, o ministro deve receber informações sobre o período de vigência do benefício fiscal. De acordo com fontes, a análise do ministro levará em conta o repasse do incentivo para os preços, dados de emprego e de produção.
Como está às vésperas do final do prazo da redução do IPI e, nesse período, há um aumento das vendas com os feirões de automóveis espalhados por todo o país, integrantes da equipe econômica mantêm muita cautela em relação às informações sobre a possibilidade de prorrogação do incentivo que podem comprometer esse esforço final de vendas. As montadoras estão fazendo feirões e preveem o melhor mês de vendas da história.
Há integrantes do governo que defendem a prorrogação como necessária para estimular e acelerar a atividade econômica nos últimos meses do ano. A assessoria do ministério da Fazenda, no entanto, informou que não há definição, até o momento, sobre a questão.
Informações: Veja Abril
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A prorrogação, de acordo com a reportagem, deve ser anunciada na próxima semana, no último dia de validade da atual redução do IPI. Em maio, o governo reduziu o IPI de carros nacionais de motor 1.0 de 7% para zero. Dos veículos com motor flex até 2.0, o imposto caiu de 11% para 5,5%. Nos veículos utilitários, o corte foi de 4% para 1%.
Reunião – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, vai se reunir na próxima semana com representantes do segmento para avaliar dados que subsidiarão a decisão do governo sobre o IPI para automóveis. Segundo apurou a Agência Estado, o ministro deve receber informações sobre o período de vigência do benefício fiscal. De acordo com fontes, a análise do ministro levará em conta o repasse do incentivo para os preços, dados de emprego e de produção.
Como está às vésperas do final do prazo da redução do IPI e, nesse período, há um aumento das vendas com os feirões de automóveis espalhados por todo o país, integrantes da equipe econômica mantêm muita cautela em relação às informações sobre a possibilidade de prorrogação do incentivo que podem comprometer esse esforço final de vendas. As montadoras estão fazendo feirões e preveem o melhor mês de vendas da história.
Há integrantes do governo que defendem a prorrogação como necessária para estimular e acelerar a atividade econômica nos últimos meses do ano. A assessoria do ministério da Fazenda, no entanto, informou que não há definição, até o momento, sobre a questão.
Informações: Veja Abril
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Na Grande Vitória, Ceturb-GV e empresas de transporte coletivo assinam adesão ao Prêmio ANTP de Qualidade 2013
A Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV) e outras sete
empresas operadoras de transporte assinaram nesta quinta (16) o Termo de Adesão
ao Prêmio ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) de Qualidade 2013.
A Ceturb-GV ganhou por duas vezes consecutivas (2009 e 2011) o prêmio, que tem
abrangência nacional e é bienal. O objetivo do prêmio é incentivar a melhoria da
eficiência da gestão dos transportes públicos e trânsito.
A adesão ao prêmio durante o I Encontro de Lideranças, organizado pela ANTP, no auditório do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo (Setpes). O diretor presidente da Ceturb-GV, Léo Carlos Cruz, disse que a participação da empresa no prêmio é importante porque significa a busca constante da qualidade do serviço oferecido para a população.“Nós prestamos um dos melhores serviços do país. A Ceturb ganhou dois ciclos, o que mostra nosso entendimento de que é preciso ter foco na qualidade da gestão”.
A presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), Simone Chieppe, disse que a busca pela qualidade, hoje, é um caminho sem volta. “Hoje nós não temos usuários do sistema, temos clientes. Por isso precisamos ter a qualidade em foco. Até as instituições financeiras, antes de liberarem financiamentos, querem saber como estamos investindo em qualidade, por isso, a grande maioria da empresas operadoras do Transcol já oferece serviço dentro dos padrões adequados”.
Na opinião da coordenadora do Prêmio ANTP de Qualidade, Denise Cadete, o que todos esperam é resultado. “A população espera ser bem servida; os funcionários das empresas esperam ser bem tratados e valorizados; os fornecedores esperam ter parceria nos negócios com as empresas; os acionistas esperam números positivos. Por isso o prêmio é importante: porque leva todos os envolvidos a trabalharem para melhorar a gestão da organização como um todo, com foco nas pessoas, processos e sociedade”.
O prêmio
Esse é o 9º Ciclo do Prêmio ANTP de Qualidade (cada ciclo é de dois anos) e já acontece há 18 anos. A Ceturb-GV concorrerá ao Prêmio Referencial de
Excelência, tendo em vista já ter sido vencedora de dois prêmios da ANTP. Para participar, as organizações de transporte público e trânsito podem se beneficiar de duas formas: adesão ao programa ou candidatura ao prêmio. A adesão consiste no estabelecimento de um compromisso formal de melhoria, acompanhado de uma autoavaliação em relação aos critérios do prêmio e da elaboração de planos de ação. A adesão não obriga a empresa a candidatar-se.
Já a candidatura implica na elaboração de um relatório sobre o sistema de gestão da empresa e os resultados. Esse relatório será submetido à avaliação de uma banca examinadora independente. Um dos resultados do processo de candidatura é o relatório de realimentação, contendo uma avaliação do grau de aderência do sistema de gestão da empresa aos critérios do prêmio e suas principais oportunidades de melhoria.
Adesão
Além da Ceturb-GV, também assinaram ao Termo de Adesão as empresas Praia Sol, Vereda, Viação Serrana, Tabuazeiro, Metropolitana, Unimar e Viação Flecha. Ao todo, quinze empresas estiveram presentes ao evento e se comprometeram a assinar a adesão posteriormente.
A data limite para a inscrição ao prêmio é o dia 29 de março de 2013. Entre abril e maio do ano que vem será feita a análise dos relatórios de inscrição e em junho serão realizadas as reuniões de consenso. Já entre julho e agosto serão feitas as visitas técnicas às empresas e a avaliação final acontecerá em setembro. A cerimônia de entrega do prêmio à empresa vencedora acontecerá em outubro de 2013, durante o 19º Congresso da ANTP.
A adesão ao prêmio durante o I Encontro de Lideranças, organizado pela ANTP, no auditório do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Espírito Santo (Setpes). O diretor presidente da Ceturb-GV, Léo Carlos Cruz, disse que a participação da empresa no prêmio é importante porque significa a busca constante da qualidade do serviço oferecido para a população.“Nós prestamos um dos melhores serviços do país. A Ceturb ganhou dois ciclos, o que mostra nosso entendimento de que é preciso ter foco na qualidade da gestão”.
A presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), Simone Chieppe, disse que a busca pela qualidade, hoje, é um caminho sem volta. “Hoje nós não temos usuários do sistema, temos clientes. Por isso precisamos ter a qualidade em foco. Até as instituições financeiras, antes de liberarem financiamentos, querem saber como estamos investindo em qualidade, por isso, a grande maioria da empresas operadoras do Transcol já oferece serviço dentro dos padrões adequados”.
Na opinião da coordenadora do Prêmio ANTP de Qualidade, Denise Cadete, o que todos esperam é resultado. “A população espera ser bem servida; os funcionários das empresas esperam ser bem tratados e valorizados; os fornecedores esperam ter parceria nos negócios com as empresas; os acionistas esperam números positivos. Por isso o prêmio é importante: porque leva todos os envolvidos a trabalharem para melhorar a gestão da organização como um todo, com foco nas pessoas, processos e sociedade”.
O prêmio
Esse é o 9º Ciclo do Prêmio ANTP de Qualidade (cada ciclo é de dois anos) e já acontece há 18 anos. A Ceturb-GV concorrerá ao Prêmio Referencial de
Excelência, tendo em vista já ter sido vencedora de dois prêmios da ANTP. Para participar, as organizações de transporte público e trânsito podem se beneficiar de duas formas: adesão ao programa ou candidatura ao prêmio. A adesão consiste no estabelecimento de um compromisso formal de melhoria, acompanhado de uma autoavaliação em relação aos critérios do prêmio e da elaboração de planos de ação. A adesão não obriga a empresa a candidatar-se.
Já a candidatura implica na elaboração de um relatório sobre o sistema de gestão da empresa e os resultados. Esse relatório será submetido à avaliação de uma banca examinadora independente. Um dos resultados do processo de candidatura é o relatório de realimentação, contendo uma avaliação do grau de aderência do sistema de gestão da empresa aos critérios do prêmio e suas principais oportunidades de melhoria.
Adesão
Além da Ceturb-GV, também assinaram ao Termo de Adesão as empresas Praia Sol, Vereda, Viação Serrana, Tabuazeiro, Metropolitana, Unimar e Viação Flecha. Ao todo, quinze empresas estiveram presentes ao evento e se comprometeram a assinar a adesão posteriormente.
A data limite para a inscrição ao prêmio é o dia 29 de março de 2013. Entre abril e maio do ano que vem será feita a análise dos relatórios de inscrição e em junho serão realizadas as reuniões de consenso. Já entre julho e agosto serão feitas as visitas técnicas às empresas e a avaliação final acontecerá em setembro. A cerimônia de entrega do prêmio à empresa vencedora acontecerá em outubro de 2013, durante o 19º Congresso da ANTP.
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Marcadores: Espiríto Santo
Sistema de transporte opcional de Natal está literalmente falido
A exemplo da empresa Riograndense, que cerrou definitivamente as portas no último dia 12, o sistema de transporte opcional de Natal também está literalmente falido e dificilmente terá fôlego para concorrer no edital de licitação do transporte público que há vários meses aguarda uma lei autorizativa da Câmara Municipal de Natal (CMN) para ser publicado. O temor é dos próprios permissionários dos opcionais que, através de números, mostram que o sistema pode estar com os dias contados, devido principalmente à incapacidade de renovação da frota, à escassez de passageiros nos itinerários impostos pela Semob, às multas freqüentes impostas aos motoristas e ao sistema de bilhetagem eletrônica, que só favoreceria o sistema convencional de transporte urbano.
Das 180 permissões existentes, pouco mais de 90 ainda estariam operando, mas 66 permissionários desistiram do serviço. Foto: Fotos: Fábio Cortez/DN/D.A Press |
O resultado de todos esses problemas é o afundamento do sistema nos últimos anos. Das 180 permissões existentes, hoje só estão em atividade pouco mais de 90, sendo que destes 66 já devolveram a permissão. Bairros como Felipe Camarão que contavam com nove veículos hoje só tem um. Quando foi licitado, Parque dos Coqueiros era a melhor linha de Natal com 10 carros, hoje também só conta com um. O mesmo se repete no Bairro Nordeste que caiu de seis para um. Pior no Gramaré: não restou nenhum dos oito veículos. Com a desistência dos permissionários, o sistema que empregava diretamente 800 funcionários, despencou para 230 trabalhadores. Cada carro empregava pelo menos quatro pessoas, hoje caiu para dois ou até um funcionário que na maioria das vezes é o próprio permissionário.
Atualmente, as linhas de Ponta Negra, Parque das Dunas e Nova Natal que eram consideradas as melhores, não conseguem ultrapassar a casa dos 200 passageiros nas seis viagens diárias. Antes elas chegavam a 500 passageiros, enquanto que as linhas de percurso menor chegavam a 350 passagens. Segundo dados da Coppetur, para colocar um carro para rodar, um permissionário gasta aproximadamente R$ 18 mil por mês. Como o sistema não está correspondendo, os carros estão envelhecendo e os problemas vão se acumulando. "A maioria dos permissionários está acumulando prejuízos e tirando do próprio bolso para poder rodar", informa Edileusa Queiroz, presidente da Transcoop Natal.
"Estamos a todo instante esperando a última pá de cal que sepulte vez o sistema de transporte alternativo. É só o que falta acontecer. Descapitalizados como estamos, como vamos poder concorrer numa licitação pública?", questiona o permissionário Franklin Alves. Ele é o único sobrevivente dos seis opcionais que faziam a linha do Bairro Nordeste e só não parou porque dá emprego a três pessoas da própria família. Franklin também dirige o opcional. Diz que a situação está insustentável e, se não houver mudanças rápidas, poderá também parar com a atividade.
Bilhetagem
A principal reclamação dos permissionários é a redução drástica no número de passageiros, decorrente da falta de uma bilhetagem eletrônica unificada que dê o direito ao passageiro de poder escolher o próprio destino e como usar seus créditos. "O chip com duas janelas não correspondeu, a parceria foi uma tentativa já desesperada de fazer sobreviver o sistema e só firmamos porque já estávamos falidos. Para se ter um ideia, recebemos um repasse do Seturn de cerca de R$ 83 mil para dividir com 97 associados, o que dá em torno de R$ 850 para cada um. Hoje não é mais vantagem ter o equipamento. Se nada acontecer a tendência da categoria é retirar o equipamento passando a rodar como era antes", disse Edileusa Queiroz. A bilhetagem dos opcionais é feita pela Fijitec, a mesma do transporte convencional, sendo que os ônibus transportam diariamente cerca de mil passageiros, enquanto o alternativo não leva 200, mas paga o mesmo valor de R$ 230 pelo uso do equipamento.
Além disso, o permissionário Franklin Alves diz que o sistema de bilhetagem é uma verdadeira caixa preta, direcionada para favorecer ao Seturn. "Um trabalhador normal que recebe o Natal Card já vem creditados valores para serem usados apenas nos ônibus. Para mudar e colocar também o opcional tem que enfrentar uma burocracia muito grande que normalmente faz desistir. Se ele pedir um extrato de sua utilização é também outra via crucis, exigem um login e uma senha que só quem tem acesso é a empresa e, normalmente, não se consegue. É só fazer um teste e verificar", disse ele.
Fonte: Diário de Natal
Postado por Meu Transporte às 08:46 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Norte
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