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Monotrilho do ABC recebe licença ambiental
segunda-feira, 1 de julho de 2013
Na quinta-feira (27/06), o Metrô de São Paulo recebeu a Licença Ambiental Prévia (LAP) para a futura Linha 18-Bronze, que vai ligar a capital à cidade de São Bernardo do Campo, pelo sistema de monotrilho.
Com a LAP, expedida pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado), já é possível prosseguir com os trâmites licitatórios para a construção da linha, que será feita por meio de Parceria Público-Privada (PPP) e deverá custar cerca de R$ 3 bilhões. Ainda na primeira quinzena de julho será realizada uma Audiência Pública para a elaboração do edital. A previsão é a de que as obras comecem em 2014.
A Linha 18 vai ligar as cidades de São Paulo, São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo do Campo, contemplando o bairro Alvarenga. A linha vai permitir a integração entre as linhas 2-Verde, 10-Turquesa, além do Corredor São Mateus-Jabaquara, da EMTU.
Em uma primeira fase, a Linha 18 contará com 14,9 km de extensão e 13 estações: Tamanduateí; Goiás; Espaço Cerâmica; Estrada das Lágrimas; Praça Regina Matiello; Instituto Mauá; Afonsina; Fundação Santo André; Winston Churchill; Senador Vergueiro; Baeta Neves; Paço Municipal (São Bernardo); e Djalma Dutra, onde fará integração com um novo corredor de ônibus que será construído pela Prefeitura de São Bernardo.
Com a linha em funcionamento, 25 trens vão atender à demanda diária de 314 mil pessoas, permitindo uma ligação mais rápida entre os municípios do ABC e a rede metroferroviária de São Paulo. Também será construído um pátio de estacionamento, manutenção e manobras.
Informações: Metrô SP
Postado por Meu Transporte às 09:44 0 comentários
Marcadores: Monotrilho, São Paulo, trem/metrô
Greve de ônibus no Recife atinge 2 milhões de passageiros nesta segunda-feira
A partir desta segunda-feira (1º), dois milhões de pessoas que utilizam o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) na Região Metropolitana do Recife (RMR) estarão com menos ônibus para circular nas ruas. Isto porque tem início, sem data para acabar, a greve dos rodoviários, deflagrada por não terem chegado a um acordo de reajuste salarial com os donos das empresas. Na última sexta-feira, uma liminar expedida pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT 6ª Região) determinou que 80% da frota dos coletivos deve ser mantida nos horários de pico, ou seja, das 5h30 às 9h e das 17h às 20h. Já nas horas com menos movimento o quantitativo deve circular com 50% do efetivo. Contudo, no dia anterior o sindicato da categoria afirmou que apenas 30% dos veículos circulariam.Cerca de três mil ônibus circulam pela RMR diariamente.
Um dos líderes da Oposição Rodoviária de Verdade, Aldo Lima não concorda com a decisão da Justiça. “Isso é um absurdo. Não existe fazer uma greve com 80% da frota rodando nas ruas. Estamos no nosso direito de greve e eles (Justiça) querem tirar. Vamos fazer a manifestação, sim, amanhã (hoje)”, revelou o sindicalista. AFolhaentrou em contato com o presidente do sindicato, Patrício Magalhães, mas até o fechamento desta edição, ele não atendeu as ligações. Caso a categoria não cumpra a medida estabelecida pelo TRT, o sindicato será punido com uma multa diária de R$ 100 mil.
Apesar dos motoristas, cobradores e fiscais reivindicarem um reajuste de 33,33%, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE) ofereceu 3%. Por nota enviada à Imprensa ontem, o Urbana argumentou dizendo que os profissionais estão apresentando propostas elevadas e fora do contexto das negociações coletivas realizadas nos últimos meses, seja do setor ou fora dele. “As expectativas dos trabalhadores estão muito além do possível e seu atendimento impactaria excessivamente nos custos do transporte público”, afirma o patronato. A classe patronal ressaltou ainda que atendeu a dezenas de pleitos e de uma longa pauta de 108 reivindicações, conciliando mais de 90% deles, restando sete delas.
As empresas estão proibidas de contratar outras pessoas para substituir os grevistas e demitir qualquer um deles durante o movimento paredista. Para diminuir os transtornos, o Metrorec adicionará mais quatro trens, sendo dois em cada linha. No Centro, a quantidade aumentará de 14 para 16 veículos. Já na Sul, a ampliação passará de seis para oito trens. Tal incremento ocorrerá nos horários de pico, ou seja, das 6h às 8h 30 e das 17h às 19h 30, mas poderá ser estendido dependendo da demanda. Atualmente, os salários de motorista, cobrador e fiscal é de R$ 1,5 mil, R$ 690 e R$ 970, respectivamente. Em 2012, a greve da categoria foi feita em três dias diferentes e o valor conquistado de aumento ficou em 7,5%.
Por Wellington Silva
Informações: Folha de PE
Postado por Meu Transporte às 09:34 1 comentários
Marcadores: Pernambuco
Metrô do DF terá vagão exclusivo para mulheres e pessoas com deficiência
A partir desta segunda-feira (1), o metrô do Distrito Federal terá vagão exclusivo para mulheres e pessoas com deficiência nos horários de pico - de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h45 e das 16h45 às 20h15 -, para atender uma lei distrital aprovada em 2012.
A presidente do Metrô-DF, Ivelise Longhi, disse que julho será o mês de testes para saber como as pessoas e o próprio sistema irá reagir à mudança.
— Vamos avaliar a situação e fazer os ajustes necessários, pois nosso foco será sempre a satisfação dos usuários.
O carro exclusivo será sempre o primeiro de cada composição e há marcações na plataforma de embarque de todas as estações para sinalizar a restrição de público nesses vagões.
Uma campanha educativa começou há duas semanas e seguirá ao longo de todo o mês de julho, pois a Companhia do Metropolitano conta apenas com a colaboração dos usuários, porque nenhuma forma de punição está prevista para os homens que desrespeitarem o vagão exclusivo.
O carro exclusivo será sempre o primeiro, o chamado carro líder, localizado logo após a cabine onde está o piloto e nos demais carros, o uso continuará misto, inclusive permitindo a presença de mulheres e deficientes.
Informações: R7.com
Postado por Meu Transporte às 00:51 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal, trem/metrô
BRT Transoeste ganha ônibus com capacidade de transportar até 180 passageiros
Um modelo maior de ônibus articulado começa a operar no BRT Transoeste a partir de segunda-feira (1°). Na manhã desta sábado (29), a Prefeitura do Rio apresentou o novo modelo, que tem 21 metros de comprimento e capacidade de transportar um número de passageiros 30% maior. O objetivo, segundo a prefeitura, é reduzir o intervalo médio dos serviços do BRT.
Três dos 12 novos coletivos começam a circular na segunda-feira. Até o fim de julho, os outros nove veículos entram em operação. Atualmente, o sistema BRT Transoeste opera com 91 ônibus articulados de 18,6 metros e capacidade para 140 passageiros, 20 coletivos do tipo padrão com capacidade para 100 passageiros e 76 alimentadores. Os novos ônibus articulados têm capacidade para 180 pessoas.
"Eles (os ônibus) vêm pra somar. Estamos com uma media de 120 mil passageiros por dia. Pra você ter uma ideia a gente imaginava algo em torno de 90 mil, 95 mil quando batesse pico. Mostra que o sistema funciona. O lado ruim é que é a primeira iniciativa de BRT e nem nós esperávamos esse sucesso. Estamos entrando com mais 15 ônibus e, se for necessário, vou exigir do consórcio que coloque mais ônibus ainda", afirmou o prefeito Eduardo Paes.
O sistema foi inaugurado em junho do ano passado e, em pouco mais de um ano de operação, diversos acidentes foram registrados. No dia 3, um pedestre morreu após ser atropelado por um ônibus articulado. O acidente ocorreu na pista sentido Zona Sul, na altura da estação Pedra de Itaúna, na Barra da Tijuca, Zona Oeste.
Consórcio BRT
O prefeito Eduardo Paes aproveitou para comentar uma reportagem do jornal O Globo, publicada neste sábado, sobre uma quinta empresa que participaria do consórcio do BRT sem licitação. Em 2010, quatro empresas venceram a licitação para administrar todas as linhas de BRT do Rio.
"É uma exigência que a gente fez às empresas que participaram da licitação que para os BRTs elas tivessem um consórcio operacional único. Não faz sentido você ter várias empresas tocando o BRT. Não é um novo consórcio. Não é uma licitação feita às escondidas. Eles cumpriram uma exigência. Isso não é um escândalo. É uma obrigação do edital", explicou o prefeito.
Informações: G1 Rio
Postado por Meu Transporte às 00:40 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro
Novas tarifas entram em vigor em Foz do Iguaçu
Entram em vigor nesta segunda-feira (01), em Foz do Iguaçu, as novas tarifas do transporte coletivo urbano na Terra das Cataratas. O decreto que determina a redução no valor cobrado ao usuário foi assinado na manhã desta sexta-feira (28) pelo prefeito Reni Pereira.
Com a publicação do decreto no Diário Oficial do Município, oficializa-se a cobrança, a partir de 01/07, de R$ 2,85 para pagamento em dinheiro no momento da passagem pela roleta, R$ 2,55 com o uso do cartão Único e R$ 1,25 para o Passe Estudante. A redução, em cada faixa de tarifa, é de R$ 0,05.
Tal redução foi possível, segundo a prefeitura, em razão da isenção do ICMS que incide sobre o diesel utilizado no transporte coletivo, determinada pelo governador Beto Richa em decreto que beneficia os moradores das principais cidades paranaenses.
“Essa medida vai de encontro ao que a população iguaçuense quer e servirá, também, de referência nas negociações com o grupo empresarial do setor que têm como data base os meses de setembro e outubro”, disse o prefeito Reni Pereira, em declarações reproduzidas pela Agência Municipal de Notícias.
Segundo Reni, a desoneração de impostos federais ainda não foi aplicada em Foz do Iguaçu, o que pode fazer com que, na seguinte negociação com o Consórcio Sorriso, o reajuste seja menor ou, até mesmo, ocorra nova redução no valor da tarifa.
Outra novidade anunciada pela Prefeitura é o início dos testes para implementação, ainda em 2013, de sistema de consulta via SMS, em tempo real, do horário de passagem dos ônibus pelos diferentes pontos de Foz do Iguaçu, tendo como base monitoramento através de equipamentos de GPS.
Por Guilherme Wojciechowski
Informações: CBN Foz
Postado por Meu Transporte às 00:29 0 comentários
Marcadores: Paraná
Pernambuco sem projeto para ampliar rede do Metrô que tem apenas 39,5km
domingo, 30 de junho de 2013
Há 30 anos, eram iniciadas as primeiras obras do metrô do Recife, inaugurado dois anos depois. Em três décadas, o sistema alcançou 39,5 quilômetros de extensão com apenas duas linhas: Centro e Sul. A última só começou a operar em 2005. Embora seja o principal modal de transporte de massa da cidade, está longe de ter sido prioridade, e ainda não conseguiu se inserir na dinâmica urbana do Recife.
O estado acompanhou a opção nacional de priorizar o transporte rodoviário, inclusive nos investimentos para a Copa de 2014. Diante da insatisfação do atual modelo de transporte, com manifestações em todo o país, a presidente Dilma Rousseff fez uma autocrítica. Segundo ela, está na hora de mudar a matriz do transporte e priorizar o sistema ferroviário, seja metrô ou Veículo Leve sob Trilho (VLT). A presidente disponibilizou investimentos da ordem de R$ 50 bilhões.
A oferta pegou o estado de calça curta. Pernambuco não tem nenhum projeto para ir em busca de uma fatia desses recursos para o transporte ferroviário. O que há são possibilidades de expansão baseadas em estudos internos do Metrorec.
Informações: Diário de Pernambuco
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Marcadores: Pernambuco, trem/metrô
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