Trolebus em SP
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Metrô do Rio terá mudanças para passageiros no fim de semana
quinta-feira, 7 de outubro de 2010Passageiros do metrô devem ficar atentos para mudanças nos dias 9 e 10. A concessionária Metrô Rio vai realizar uma obra em uma das vias entre as estações de Colégio e Coelho Neto, no subúrbio, para a construção de um estacionamento para trens.
Para isso, os trens da Linha 2 vão operar normalmente de Estácio até Colégio e, a partir desta estação, os passageiros embarcarão em outro trem para seguir viagem até Pavuna. O mesmo esquema será adotado no sentido contrário.
A concessionária afirma que informará os passageiros sobre a operação especial por meio de cavaletes nas estações, avisos sonoros nas plataformas e dentro das composições.
Como já acontece nos finais de semana, a Linha 2 opera até Estácio, onde os passageiros fazem a transferência para a Linha 1. Os ônibus Metrô Na Superfície, que saem das estações Botafogo e Ipanema/General Osório em direção à Gávea, funcionarão seguindo o horário das Linhas 1 e 2. As linhas de integração expressas também adotam o mesmo esquema de horário do metrô, com exceção das linhas 634 A e 696 A (Nova América/Del Castilho para o Fundão) que não circulam nos feriados e finais de semana.
Na segunda-feira (11), o funcionamento do metrô será o mesmo dos dias úteis normais, das 5h à meia-noite. A Linha 2 terá circulação direta de Pavuna a Botafogo. Já no feriado do dia 12, o metrô funciona das 7h às 23h e a linha 2 opera até Estácio.
Fonte: G1.com
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Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
São Paulo: Novo circular da USP ligará campus a metrô
A USP (Universidade de São Paulo) vai reformar seu sistema de transporte para integrá-lo à futura Estação Butantã da Linha 4 - Amarela do metrô, prevista para o próximo mês. A principal mudança será a criação de uma linha de ônibus especial da instituição, que, pela primeira vez, vai rodar fora do câmpus. A previsão é que o serviço seja gratuito para a comunidade universitária e comece a funcionar com o Metrô Butantã.
O projeto da USP prevê que a nova linha circule pela região do Largo da Batata, em Pinheiros, passe pela futura Estação Butantã e faça na Cidade Universitária o trajeto feito hoje pelo "Circular 2". Será uma espécie de terceira linha circular - as duas existentes são internas e gratuitas. A Estação Hebraica/Rebouças da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também está no trajeto da linha.
Na época do planejamento da Linha Amarela, chegou a ser cogitada hipótese de uma estação na USP, mas a universidade recusou a ideia. Já a proposta de passar pelo Largo da Batata, segundo a USP, surgiu pelo local ser de confluência de ônibus. "É uma mudança muito radical. Imagine vir da zona leste até aqui em meia hora?", afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo o reitor João Grandino Rodas. "Pegar outro ônibus para percorrer esses dois quilômetros até a USP não tinha sentido. Criar essa linha é uma necessidade."
Os ônibus da nova linha devem circular em intervalos de dez minutos e fazer um trajeto de 20 quilômetros. Nos dias úteis, funcionarão nos mesmos horários dos circulares, que, a princípio, não seriam cortados: das 6h10 às 23h55. Aos sábados e domingos, das 7h às 16h. A ideia também é dar segurança aos alunos de cursos noturnos e aliviar estacionamentos. "Queremos estimular o não uso do automóvel. Quanto melhor e mais confortável for essa linha, atrairemos mais e mais usuários", disse José Sidnei Martini, prefeito da Cidade Universitária.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
O projeto da USP prevê que a nova linha circule pela região do Largo da Batata, em Pinheiros, passe pela futura Estação Butantã e faça na Cidade Universitária o trajeto feito hoje pelo "Circular 2". Será uma espécie de terceira linha circular - as duas existentes são internas e gratuitas. A Estação Hebraica/Rebouças da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) também está no trajeto da linha.
Na época do planejamento da Linha Amarela, chegou a ser cogitada hipótese de uma estação na USP, mas a universidade recusou a ideia. Já a proposta de passar pelo Largo da Batata, segundo a USP, surgiu pelo local ser de confluência de ônibus. "É uma mudança muito radical. Imagine vir da zona leste até aqui em meia hora?", afirmou ao jornal O Estado de S. Paulo o reitor João Grandino Rodas. "Pegar outro ônibus para percorrer esses dois quilômetros até a USP não tinha sentido. Criar essa linha é uma necessidade."
Os ônibus da nova linha devem circular em intervalos de dez minutos e fazer um trajeto de 20 quilômetros. Nos dias úteis, funcionarão nos mesmos horários dos circulares, que, a princípio, não seriam cortados: das 6h10 às 23h55. Aos sábados e domingos, das 7h às 16h. A ideia também é dar segurança aos alunos de cursos noturnos e aliviar estacionamentos. "Queremos estimular o não uso do automóvel. Quanto melhor e mais confortável for essa linha, atrairemos mais e mais usuários", disse José Sidnei Martini, prefeito da Cidade Universitária.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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Postado por Meu Transporte às 09:12 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Serra pretende levar metrô a cidades com mais de 500 mil habitantes
Bandeira defendida durante o primeiro turno da campanha eleitoral, o transporte público entrará nos trilhos com a vitória do candidato à Presidência, José Serra (SP), no próximo dia 31 de outubro. Eleito presidente, o tucano pretende aumentar os investimentos em infraestrutura e expandir o metrô em vários centros urbanos.
O plano do candidato é construir 400 quilômetros de linhas em capitais como Salvador, Belo Horizonte, Recife, Goiânia, Fortaleza, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba etc. “Eu vou organizar processos de investimentos com os Estados, os municípios, as instituições internacionais para termos 400 quilômetros de metrô a mais no Brasil”, anunciou na semana passada o tucano.
Ex-prefeito e ex-governador de São Paulo, Serra já conhece a receita para tirar obras do papel e levá-las à realidade da população. O plano de expansão do metrô estadual é considerado o maior da história dos transportes metropolitanos no Brasil. Nos últimos três anos, o governo de São Paulo já entregou 31 novos trens, e serão entregues 107 até o início do próximo ano.
Na verdade, o metrô de São Paulo é considerado um dos melhores do País e tem como pontos fortes a manutenção, segurança e pontualidade. Numa simples comparação, durante trinta anos, o metrô do Rio de Janeiro construiu somente duas linhas. No estado paulista, nove linhas já foram terminadas nas últimas três décadas.
Serra tem certeza de que o transporte público pode muito mais. Nesse sentido, ele anunciou ainda a implantação do bilhete único, em parceria com as prefeituras, pois ele acredita que o governo federal atual “tirou o time de campo” em matéria de transporte sobre trilhos.
Fonte: Folhape
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Postado por Meu Transporte às 09:06 0 comentários
Dilma promete instalação de um sistema eficaz de transporte público no Grande ABC
Fonte: Estação NotíciaA candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, visitou o Grande ABC nesta segunda-feira (5) e falou sobre os investimentos que pretende fazer para a região se for eleita no pleito de outubro. Entre as principais propostas, a ex-ministra da Casa Civil destacou a ampliação da cobertura de atendimento do programa Bolsa Família e a instalação de um sistema eficaz de transporte público.Sobre um transporte coletivo de qualidade, Dilma sublinhou que o governo federal e as prefeituras do Grande ABC precisam investir em projetos que desafoguem o trânsito intenso da região. “Não precisa ser necessariamente o Metrô, mas podemos pensar em variantes velozes que aliviem o trânsito com urgência”, pontuou.Outro ponto comentado pela presidenciável foi a criação de mais escolas técnicas na região, como suporte para o crescimento do ensino profissionalizante e como base para a chegada de mais unidades da Universidade Federal do Grande ABC (UFABC).
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Postado por Meu Transporte às 08:56 0 comentários
Guarulhos: Prefeitura apresenta Plano de Investimentos para Mobilidade Urbana
Em audiência pública realizada nesta semana, o secretário de Transportes e Trânsito, José Evaldo Gonçalo, apresentou o Plano de Investimentos em Infraestrutura para Mobilidade Urbana. “Este é um dos pontos que compõem o Plano de Mobilidade Urbana e todo trabalho será feito em conjunto com a Secretaria de Obras”, disse.
O plano tem como um dos principais eixos de intervenção a reestruturação do sistema de transporte, que prevê, entre outros itens, a implantação do Bilhete Único e a criação de corredores e terminais urbanos. Evaldo Gonçalo aproveitou para destacar a Lei 6.488/2009 e o Decreto 26.966/2009 que têm assegurado o aperfeiçoamento do modelo de transporte coletivo da cidade.
“Todas as ações previstas contam com suporte da Lei Orgânica do Município, da Constituição, de decretos e leis municipais. Além disso, as intervenções que faremos vêm para dar sequência ao Plano Diretor da cidade que, aliás, foi feito a partir do Plano Diretor de Curitiba”, contou.
O secretário destacou também as obras estaduais e federais que terão influência no sistema viário, como o Rodoanel, o Expresso Aeroporto, o Trem de Guarulhos, o corredor metropolitano e o Trem de Alta Velocidade (TAV).
De acordo com Evaldo Gonçalo, todas as ações previstas pelo plano estão estruturadas em análises próprias e em estudos como a Pesquisa Origem Destino 2007, organizada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô).
Investimentos
O plano tem como um dos principais eixos de intervenção a reestruturação do sistema de transporte, que prevê, entre outros itens, a implantação do Bilhete Único e a criação de corredores e terminais urbanos. Evaldo Gonçalo aproveitou para destacar a Lei 6.488/2009 e o Decreto 26.966/2009 que têm assegurado o aperfeiçoamento do modelo de transporte coletivo da cidade.
“Todas as ações previstas contam com suporte da Lei Orgânica do Município, da Constituição, de decretos e leis municipais. Além disso, as intervenções que faremos vêm para dar sequência ao Plano Diretor da cidade que, aliás, foi feito a partir do Plano Diretor de Curitiba”, contou.
O secretário destacou também as obras estaduais e federais que terão influência no sistema viário, como o Rodoanel, o Expresso Aeroporto, o Trem de Guarulhos, o corredor metropolitano e o Trem de Alta Velocidade (TAV).
De acordo com Evaldo Gonçalo, todas as ações previstas pelo plano estão estruturadas em análises próprias e em estudos como a Pesquisa Origem Destino 2007, organizada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô).
Investimentos
Outro ponto que consta no Plano de Investimentos em Infraestrutura para Mobilidade Urbana é a consolidação da malha viária, por meio da estruturação de importantes vias públicas para o transporte coletivo e o tráfego dos demais veículos. Essa ação tem como referência as ligações viárias necessárias para atender a demanda do sistema de transporte, além de contemplar o crescimento demográfico da cidade.
Evaldo Gonçalo comentou ainda sobre a realização de seis intervenções de grande porte que constam no programa: criação de túnel na Praça Getúlio Vargas, transposição entre as avenidas Tiradentes e Paulo Faccini e outra entre as avenidas Paulo Faccini e Monteiro Lobato, duplicação de viaduto sobre a rodovia Hélio Schmidt, execução de alças de acesso do viaduto Santos Dumont e readequação do trevo de Bonsucesso. Essas obras estão orçadas no valor de R$ 445 mil.
“Todas as ações que constam no plano estão com projetos em desenvolvimento, alguns na fase básica e outros no processo executivo. Por isso, lançaremos o edital de licitação em breve”, completou o secretário.
Segundo o secretário de Obras, João Marques Luiz Neto, o processo licitatório do Plano de Investimentos em Infraestrutura para Mobilidade Urbana ocorrerá por meio de sua pasta. “Podemos comparar as ações listadas como uma intervenção cirúrgica. Trata-se de um plano ousado, desafiador que irá causar uma grande transformação na cidade”, disse.
Evaldo Gonçalo comentou ainda sobre a realização de seis intervenções de grande porte que constam no programa: criação de túnel na Praça Getúlio Vargas, transposição entre as avenidas Tiradentes e Paulo Faccini e outra entre as avenidas Paulo Faccini e Monteiro Lobato, duplicação de viaduto sobre a rodovia Hélio Schmidt, execução de alças de acesso do viaduto Santos Dumont e readequação do trevo de Bonsucesso. Essas obras estão orçadas no valor de R$ 445 mil.
“Todas as ações que constam no plano estão com projetos em desenvolvimento, alguns na fase básica e outros no processo executivo. Por isso, lançaremos o edital de licitação em breve”, completou o secretário.
Segundo o secretário de Obras, João Marques Luiz Neto, o processo licitatório do Plano de Investimentos em Infraestrutura para Mobilidade Urbana ocorrerá por meio de sua pasta. “Podemos comparar as ações listadas como uma intervenção cirúrgica. Trata-se de um plano ousado, desafiador que irá causar uma grande transformação na cidade”, disse.
Fonte: Guarulhosnotícias
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Postado por Meu Transporte às 08:43 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Manaus: Prefeitura lançará edital do transporte coletivo em dezembro
O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, assinou, nesta quarta-feira, dia 6 de outubro, a nova licitação do transporte público do município. Em coletiva de imprensa na sede da Prefeitura Municipal, ele anunciou que o edital para contratação de novas empresas deve ser publicado em meados de dezembro deste ano.
Com a nova licitação, Amazonino promete que o transporte público de Manaus terá 'a frota mais nova do Brasil'. Segundo o prefeito, o edital determina que as empresas contratadas deverão substituir todos os ônibus velhos. Assim, até abril de 2011, a cidade receberá 450 ônibus. E, em junho de 2011, o município já deverá contar com um total de 900 unidades novas. Deste número final, o usuário irá contar com 800 ônibus comuns e 100 veículos articulados.
Conflito com a gestão anterior
Sempre comparando a nova licitação com a aplicada em 2007, durante a gestão do ex-prefeito Serafim Correa (PSB), Amazonino afirma que trará empresas de outros estados para operarem o transporte público em Manaus.
O prefeito também destaca que as empresas relacionadas ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram) só poderão concorrerem no edital 2010 se comprovarem por meio de documentos que estão legais.
"Na gestão anterior foi inventado uma espécie de consórcio. As empresas não podiam participar e fizeram uma fraude. Depois, eles formaram uma caixa-preta e não deixaram nós (Prefeitura) termos acesso às informações. Agora, vemos que o sistema está totalmente falido. Estas empresas estão com uma dívida de R$82 milhões", afirmou o prefeito Amazonino Mendes.
Passagem pode aumentar
Durante a coletiva, o prefeito Amazonino relatou a dificuldade de atrair novas empresas para o edital, devido ao caos no sistema atual. Entre as medidas para trazer outras empresas, o prefeito destaca a organização da própria gestão e a possibilidade de aumento da tarifa.
"Para eu estimular a vinda de empresas pra cá, eu cheguei a seguinte conclusão: eu vou ter que aumentar a tarifa", disse.
Ainda assim, Amazonino pede calma da população, afirmando que está é apenas uma hipótese que caso ocorra seria temporária.
Modernização
Após a licitação das empresas de ônibus, a Prefeitura também irá lançar um edital para contratar instituições responsáveis pelo monitoramento da frota e modernização do sistema.
Entre as mudanças promovidas pela utilização da tecnologia, o prefeito destaca a implementação de um novo sistema de bilhetagem e, ainda, que o usuário poderá receber informações sobre a saída e chegada dos ônibus via celular.
Fonte: D24am
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Postado por Meu Transporte às 08:35 0 comentários
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