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Há mais carros em circulação no DF, para os especialistas, uma das saídas é o investimento pesado no transporte público
quarta-feira, 13 de janeiro de 2010Em 2009, 91,5 mil veículos engrossaram a frota do DF, agravando problemas como a falta de vagas para estacionar. Total de unidades emplacadas foi maior no ano passado
Nunca tantos carros entraram em circulação no Distrito Federal em um período de um ano. Em 2009, foram quase 131 mil unidades emplacadas, de acordo com dados do Departamento de Trânsito (Detran), ou 11,61% a mais que em 2008, quando o número ficou em 117.367. Felizes com o lucro recorde, as concessionárias planejam ações para continuar crescendo mesmo sem a ajuda da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que acaba em março. O otimismo do mercado contrasta, porém, com a preocupação de quem teme o agravamento de problemas como engarrafamentos e a falta de vagas de estacionamento por todos os lados.
Do total de veículos emplacados em 2009, 55.808 carros, motos e caminhões foram transferidos para outros estados e 802 foram baixados do sistema, ou seja, saíram de circulação. Outros 15.863 veículos vieram de várias cidades brasileiras para serem emplacados no DF. Sobram, portanto, pouco mais de 90 mil carros (91,5 mil) a mais no último ano, um crescimento de 8,7% em relação a 2008 (veja quadro).Para o presidente do Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito (IST) e professor da Universidade de Brasília (UnB), David Duarte, construir e ampliar ruas e rodovias não serão soluções capazes de resolver problemas relacionados com um crescimento tão alto da frota. “O sistema de trânsito é como um gás perfeito. Quanto mais espaço tiver, mais vai expandir. Infelizmente, não tem limite”, diz.
Para o especialista, uma das saídas é o investimento pesado no transporte público. “As pessoas optam pela opção mais cômoda. E os números mostram que o carro está em grande vantagem”, avalia ele.Além de investir em transporte, é preciso dar espaço e segurança para os ciclistas e os pedestres, diz Duarte. “Senão, o que acontece é que a cidade fica sem espaço para acomodar essa enorme frota. Vai haver mais congestionamentos, mais acidentes, menos vagas e mais infrações de trânsito”, enumera.
Postado por Meu Transporte às 08:17 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
Transporte público de Santos ganhará placas informativas
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), junto com a empresa Piracicabana, permissionária do sistema de transporte de Santos, instalará, a partir de março, placas com o itinerário e frequência das linhas em determinados pontos de ônibus.
Segundo informações da CET, os estudos para a implantação ainda estão sendo concluídos, mas alguns detalhes já estão definidos. Por exemplo, as placas só serão instaladas em pontos considerados de intensa demanda, ou seja, com várias linhas e grande fluxo de passageiros. Também só serão instalados em locais cujo ponto seja na forma de um abrigo.
A novidade deve agradar os usuários, que hoje têm de consultar o site http://www.santosonibus.com.br/ para obter essas informações.
Postado por Meu Transporte às 08:15 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Empresa responsável pelo transporte público de Rio Claro-SP terá contrato renovado
O contrato entre a Prefeitura Municipal de Rio Claro e a Rápido São Paulo, empresa responsável pelo transporte coletivo urbano, vai ser prorrogado. A informação foi confirmada na tarde de segunda-feira pelo prefeito Du Altimari (PMDB)."Se faz necessária a realização de estudo da análise do equilíbrio econômico-financeiro para que possamos encerrar o contrato em vigência", comenta o prefeito. "Também é preciso abrir o processo licitatório para definir quem será responsável pelo serviço nos próximos anos", acrescenta.
O contrato com a Rápido São Paulo vence neste mês. Como a concorrência pública ainda não foi realizada, a prorrogação do contrato se faz necessária. "Esse tipo de licitação leva cerca de seis meses para ser concluído", comenta o secretário municipal de Mobilidade Urbana, José Maria Chiossi.Na avaliação do procurador-geral do município, Cláudio Zerbo, a administração municipal está agindo de forma correta. "Se esse contrato não for prorrogado, a prefeitura estará descumprindo o princípio de continuidade do serviço público essencial", alerta.
Questionado sobre do que se trata esse estudo, Perissinotto observa que por lei a concessionária tem o direito de ser ressarcida caso tenha sido obrigada a operar "no vermelho". "Teremos de fazer esse ajuste", aponta.Dessa forma, duas situações estão claras nesta discussão.
A primeira é que o contrato entre prefeitura e Rápido SP não chegará ao fim neste mês. A segunda é que o tempo de prorrogação poderá ser estendido até 31 de dezembro deste ano. Caberá ao Governo Altimari estabelecer o prazo.
Postado por Meu Transporte às 08:06 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Saiba como Tóquio conseguiu acabar com os engarrafamentos
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Tóquio, muitas vezes, lembra São Paulo. São prédios e mais prédios que escondem o horizonte. Ruas lotadas de gente apressada. Até o número de habitantes é semelhante. São quase 13 milhões na capital japonesa contra 11 milhões na capital paulista. Uma das diferenças mais visíveis está no meio da rua. Em Tóquio não tem engarrafamento.
O número de carros é grande. São 4,5 milhões. Mas é menos do que em São Paulo, que tem 6,5 milhões de automóveis. "Eu tenho carro mas deixo em casa. O estacionamento é muito caro em Tóquio", justifica uma mulher. "Eu nem tenho carro. O metrô funciona muito bem", destaca um homem. Os trens fazem parte da paisagem de Tóquio.
São 15 linhas de metrô, na região central, e mais 102 de trem para os subúrbios e outras cidades do Japão. Os trens são limpos, eficientes e, a não ser no caso de terremotos estão sempre precisamente no horário. Até executivos de grandes empresas abrem mão do carro. Osvaldo Kawakami é presidente da refinaria que a Petrobras tem no Japão. Antes de sair para qualquer reunião, ele consulta a internet para saber o horário do trem, a que horas vai sair e a que horas vai chegar no destino. Um dos maiores pecados que um executivo como ele pode cometer no Japão é chegar atrasado. Pode colocar a perder um bom negócio. Osvaldo também vai e volta para casa de metrô. A estação fica perto do escritório.
O presidente Jal, a maior companhia aérea do Japão, é famoso por também ser um passageiro frequente do transporte público. Usa o ônibus para fazer o trajeto de casa para o trabalho. Os ônibus em Tóquio são extremamente pontuais, raramente atrasam. Os passageiros podem consultar o horário exato em que vão chegar no ponto na internet ou no celular. Para não deixar dúvidas, um painel eletrônico mostra a que distância o ônibus está do ponto e quanto tempo falta para chegar no destino final. Isso é possível porque os ônibus são ligados a satélites por GPS.
A informação é transmitida para uma central e também para os pontos onde ele vai parar. Como não há engarrafamento, é mais fácil para os motoristas respeitar o horário. Com um sistema de transportes desses, não tem como usar o trânsito como desculpa para chegar atrasado ao trabalho.
Fonte: G1.com.br
Postado por Meu Transporte às 20:20 0 comentários
No Rio, Ônibus da Viação Oriental são impedidos de transportar passageiros
A Viação Oriental teve a permissão cassada. Com isso, os ônibus que circulam principalmente pelos bairros da Zona Oeste foram impedidos de fazer o transporte de passageiros. Técnicos da Secretaria municipal de Transportes foram à garagem da empresa na madrugada desta segunda-feira (11) para proibir a prestação do serviço.
Segundo o secretário de Transportes, Alexandre Sansão, as linhas de ônibus que eram operadas pela Oriental serão atendidas por um conjunto de empresas. Ele disse que cassação se deve ao péssimo serviço prestado pela empresa. “Constatamos isso desde o início da gestão em 2009, a empresa não vinha cumprindo com a qualidade de serviços prestados à população. Todas as linhas desta empresa serão operadas por ônibus de outras empresas mais saudáveis”, disse o secretário, lembrando que isso vinha sendo feito gradativamente para que os ônibus da Oriental pudessem ser retirados definitivamente de circulação.
Segundo o secretário, o edital para licitação já foi publicado. Sansão disse ainda que 400 ônibus já foram colocados em circulação na Zona Oeste, e outros 300 de melhor qualidade serão disponibilizados em breve para atender a população.
Postado por Meu Transporte às 08:26 1 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, Videos
Grande Recife altera provisoriamente paradas de 10 linhas de ônibus para Implantação de corredor exclusivo da PE-15
O Grande Recife Consórcio de Transporte iniciou nesta segunda-feira (11/01) uma série de alterações devido a implantação do corredor exclusivo de ônibus da av. Pan Nordestina. A primeira interdição ocorreu esta tarde, com o fechamento do trecho entre a av. Joaquim Nabuco e a entrada do 7º Grupo de Artilharia de Campanha (7º GAC), localizada na PE-15. Devido a mudança, 10 linhas de ônibus que trafegam pelo corredor exclusivo deixaram de atender as três paradas existentes na via.
Os usuários de ônibus que possuem ponto de parada no local, devem se dirigir até as paradas provisórias implantadas na pista lateral, existentes nos dois sentidos. Ao todo, quatro paradas já estão servindo de pontos de embarque e desembarque das linhas. São elas: as paradas em frente ao Salão Novo Visual, e em frente ao nº 1096, ambas no sentido Recife/Olinda, e as paradas próximo ao 7ºGAC e ao Edifício Etelfino Lins, no sentido Olinda/Recife.
Já a partir deste sábado (16/01) o Grande Recife, junto com o Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER) irá realizar uma nova alteração, fechando o ponto de retorno localizado em frente ao Quartel do Exército (7ºGAC) para o tráfego de carros de passeio. Com a mudança o ponto de retorno será utilizado exclusivamente por ônibus.
Divulgação - O Grande Recife está informando aos usuários sobre a desativação das paradas através de cartazes afixados nas mesmas, indicando os pontos provisórios de embarque e desembarque. Já para a mudança que será realizada no próximo sábado, o consórcio promoverá, por meio de divulgadores, a distribuição de panfletos, a partir da próxima quarta-feira (13/01) seguindo até o dia 16/01, em locais estratégicos nas proximidades da via.
Já a partir deste sábado (16/01) o Grande Recife, junto com o Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER) irá realizar uma nova alteração, fechando o ponto de retorno localizado em frente ao Quartel do Exército (7ºGAC) para o tráfego de carros de passeio. Com a mudança o ponto de retorno será utilizado exclusivamente por ônibus.
Divulgação - O Grande Recife está informando aos usuários sobre a desativação das paradas através de cartazes afixados nas mesmas, indicando os pontos provisórios de embarque e desembarque. Já para a mudança que será realizada no próximo sábado, o consórcio promoverá, por meio de divulgadores, a distribuição de panfletos, a partir da próxima quarta-feira (13/01) seguindo até o dia 16/01, em locais estratégicos nas proximidades da via.
Lista de linhas que terão seu ponto de parada alterado:
050-PE-15/Boa Viagem
909-Paulista/Joana Bezerra
913-PE-15/Joana Bezerra
915-PE-15
946-Igarassu (BR-101)
956-Igarassu (Bacurau)
967-Igarassu (sítio Histórico)
976-Paulista (prefeitura)
977-Paulista (Conde da Boa Vista)
979-Paulista (Rua do Sol) Expresso
050-PE-15/Boa Viagem
909-Paulista/Joana Bezerra
913-PE-15/Joana Bezerra
915-PE-15
946-Igarassu (BR-101)
956-Igarassu (Bacurau)
967-Igarassu (sítio Histórico)
976-Paulista (prefeitura)
977-Paulista (Conde da Boa Vista)
979-Paulista (Rua do Sol) Expresso
Postado por Meu Transporte às 08:14 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Pernambuco
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