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São Paulo: Ônibus intermunicipais serão interligados aos trens e metrôs
domingo, 9 de outubro de 2011A Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos iniciará nos próximos meses a integração entre ônibus intermunicipais, trens e Metrô. Técnicos da Pasta executam adaptações para que o Bilhete de Ônibus Metropolitano possa ser lido pelas catracas instaladas em estações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. Com isso, o passageiro poderá utilizar apenas um cartão para se deslocar pela Grande São Paulo.
Além das modificações tecnológicas, o início da operação depende de acertos institucionais e jurídicos. "Estamos fazendo as análises para verificar se tudo isso está coerente juridicamente. Quando obtivermos a resposta, implantaremos o sistema 15 dias depois", explicou ontem o secretário Jurandir Fernandes, após fazer palestra para funcionários da EMTU na sede da empresa, em São Bernardo.
Os testes práticos serão iniciados na Barra Funda, Zona Oeste da Capital. A expectativa é que a operação tenha início ainda neste ano. Em seguida, mais 20 estações de grande movimento da CPTM estarão habilitadas a executar as transferências, entre elas, as de Mauá, São Caetano e Centro de Santo André.
A novidade deverá chegar à região até julho. No restante das estações o sistema será implementado até o fim de 2012. A CPTM informa que tem conhecimento sobre os estudos executados, mas que a condução dos trabalhos é feita pela secretaria.
Apesar da facilidade, inicialmente a novidade ainda não representará economia para os passageiros. "No primeiro momento, não iremos dar desconto. O que pensamos é no conforto para o usuário, por ele ter um meio de pagamento único, sem precisar ficar andando com dinheiro, Bilhete Único e o cartão BOM."
O secretário, no entanto, acrescenta que existem planos futuros para a aplicação de descontos na integração. "Essa etapa é mais complicada, pois depende de tratativas caso a caso com as prefeituras. Não há como começar a dar desconto de repente, sem ter a contrapartida dos fundos." Para exemplificar a necessidade de investimentos municipais, Fernandes recorre ao exemplo da SPTrans, empresa que opera o sistema de transportes na Capital. "São Paulo dá desconto na transferência para os ônibus municipais, mas esse dinheiro vem da prefeitura. No orçamento para 2012, são destinados R$ 700 milhões para isso. É maior do que o orçamento de quase todos os municípios da Região Metropolitana."
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos informa que cerca de 510 mil cartões BOM foram emitidos em 2010. No Grande ABC, aproximadamente 600 mil pessoas utilizam ônibus intermunicipais diariamente.
Governo vai enquadrar ônibus intermunicipal
A operação das linhas intermunicipais do lote 5 da Empresa Municipal de Transportes Urbanos será licitada em breve, garante o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. O lote engloba todas as cidades da região e é o único da Grande São Paulo que ainda não tem concessões definidas, o que precariza o serviço e diminui o poder de cobrança por parte do Estado. Desde 2006, a EMTU lançou quatro editais para a concorrência, mas nenhuma empresa participou da disputa.
"Ainda não tem data, mas vai ser feito (o certame). Caso contrário a gente caça todos os contratos", ameaça. A ideia é lançar termo provisório para que as atuais companhias operem até 2016, quando vencem os contratos dos demais lotes. "Nessa fase da permissão, todos os ajustes serão feitos. Os operadores terão de arcar com custeio e manutenção de terminais, além da diminuição da idade média da frota."
Postado por Meu Transporte às 11:56 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Prefeitura de Fortaleza dá início à licitação para construção de seis túneis
A Prefeitura de Fortaleza iniciou, ontem, o processo de licitação para as obras municipais de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de Futebol, em 2014. Dentre as intervenções, está prevista a construção de seis túneis em três vias: três na Via Expressa, dois na Dedé Brasil e um na Alberto Craveiro, principal acesso ao Estádio Plácido Aderaldo Castelo, o Castelão. No dia 9 de novembro, as propostas das construtoras concorrentes devem ser recebidas.
A divulgação do resultado e contratação da vencedora estão previstas para o início de dezembro deste ano, com o começo das obras no fim do mesmo mês. A expectativa para o término das obras, segundo a Prefeitura, é em dezembro de 2013.
A divulgação do resultado e contratação da vencedora estão previstas para o início de dezembro deste ano, com o começo das obras no fim do mesmo mês. A expectativa para o término das obras, segundo a Prefeitura, é em dezembro de 2013.
Cinco avenidas da Capital estão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana: Via Expressa, Alberto Craveiro, Dedé Brasil, Raul Barbosa e Paulino Rocha. Todas dão acesso ao Castelão.
Na Avenida Via Expressa, por exemplo, a Prefeitura eliminará os cruzamentos com as avenidas Santos Dumont, Alberto Sá e Padre Antônio Thomaz para construir os túneis. Já o Governo do Estado do Ceará é responsável pelo Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).
As outras quatro avenidas receberão melhorias na malha viária, drenagem e iluminação pública. A única avenida que será alargada é a Alberto Craveiro. Todas, com exceção da Via Expressa, ganharão BRTs (Bus Rapid Transit), corredores exclusivos para os ônibus.
O valor para as obras da Copa que competem à Prefeitura é de R$ 211,5 milhões. Do total, R$ 206,6 milhões são da Caixa Econômica Federal e o restante, R$ 4,9 milhões, da Prefeitura.
Compromisso
Para o gerente das ações municipais para a Copa, Herbert Lima, o início da fase de licitação para as obras de mobilidade urbana representa o compromisso da Prefeitura para que todas as intervenções ocorram dentro do prazo previsto, considerando que o Município se comprometeu, junto ao Ministério do Esporte e ao Ministério das Cidades, a publicar o edital das obras no início de outubro deste ano.
Segundo Lima, as obras na Avenida Alberto Craveiro deve ganhar prioridade pelo fato de estar mais próxima ao Castelão e porque Fortaleza pretende também sediar a Copa das Confederações em 2013.
Nesta semana, a Prefeitura se reuniu com diversas concessionárias e apresentou o plano trabalho para a Copa. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a Companhia Energética do Ceará (Coelce) e a operadora de telefonia móvel Oi foram algumas das que participaram do encontro.
De acordo com Herbert Lima, o objetivo foi solicitar que cada uma das instituições comecem a se adaptar às mudanças pelas quais a cidade passará. "As intervenções também vão gerar custos para algumas concessionárias. Por isso, o trabalho deve ser feito em conjunto e com muito diálogo", afirma.
A apresentação do plano de trabalho foi a primeira fase. Outras duas acontecerão. Na segunda fase, as concessionárias apresentarão seus orçamentos, apontando o que pode ser gasto por elas e no que a Prefeitura deve contribuir. A terceira etapa, na avaliação de Lima, é a mais importante, tendo em vista todas se reunirão mensalmente para acompanhar o andamento das obras. "Isso será feito para superar aquele problema de a Prefeitura realizar uma obra e, depois de tudo pronto, vir uma empresa e intervir no que foi feito", explica.
Todo o processo também será acompanhado pela Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFor), pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), pelo Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), pela Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado e pela Secretaria Especial da Copa (Secopa).
Transtornos
Sobre os possíveis transtornos causados pelas obras de mobilidade urbana, Herbert Lima garante que a Prefeitura fará o possível para diminuir os impactos nas comunidades que habitam no entorno dos locais que receberão as intervenções.
"Por mais que a gente tente uma ação conjunta, os transtornos sempre vão existir, mas vamos continuar conversando com a população e orientando a todos os moradores a respeito de todas as mudanças, como os desvios, por exemplo", comenta Lima, informando que a Prefeitura já promoveu audiências públicas em todas comunidades para falar sobre as intervenções. A aceitação do público, segundo fala, é positiva.
Fonte: Diário do Nordeste
Na Avenida Via Expressa, por exemplo, a Prefeitura eliminará os cruzamentos com as avenidas Santos Dumont, Alberto Sá e Padre Antônio Thomaz para construir os túneis. Já o Governo do Estado do Ceará é responsável pelo Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).
As outras quatro avenidas receberão melhorias na malha viária, drenagem e iluminação pública. A única avenida que será alargada é a Alberto Craveiro. Todas, com exceção da Via Expressa, ganharão BRTs (Bus Rapid Transit), corredores exclusivos para os ônibus.
O valor para as obras da Copa que competem à Prefeitura é de R$ 211,5 milhões. Do total, R$ 206,6 milhões são da Caixa Econômica Federal e o restante, R$ 4,9 milhões, da Prefeitura.
Compromisso
Para o gerente das ações municipais para a Copa, Herbert Lima, o início da fase de licitação para as obras de mobilidade urbana representa o compromisso da Prefeitura para que todas as intervenções ocorram dentro do prazo previsto, considerando que o Município se comprometeu, junto ao Ministério do Esporte e ao Ministério das Cidades, a publicar o edital das obras no início de outubro deste ano.
Segundo Lima, as obras na Avenida Alberto Craveiro deve ganhar prioridade pelo fato de estar mais próxima ao Castelão e porque Fortaleza pretende também sediar a Copa das Confederações em 2013.
Nesta semana, a Prefeitura se reuniu com diversas concessionárias e apresentou o plano trabalho para a Copa. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a Companhia Energética do Ceará (Coelce) e a operadora de telefonia móvel Oi foram algumas das que participaram do encontro.
De acordo com Herbert Lima, o objetivo foi solicitar que cada uma das instituições comecem a se adaptar às mudanças pelas quais a cidade passará. "As intervenções também vão gerar custos para algumas concessionárias. Por isso, o trabalho deve ser feito em conjunto e com muito diálogo", afirma.
A apresentação do plano de trabalho foi a primeira fase. Outras duas acontecerão. Na segunda fase, as concessionárias apresentarão seus orçamentos, apontando o que pode ser gasto por elas e no que a Prefeitura deve contribuir. A terceira etapa, na avaliação de Lima, é a mais importante, tendo em vista todas se reunirão mensalmente para acompanhar o andamento das obras. "Isso será feito para superar aquele problema de a Prefeitura realizar uma obra e, depois de tudo pronto, vir uma empresa e intervir no que foi feito", explica.
Todo o processo também será acompanhado pela Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFor), pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), pelo Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), pela Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado e pela Secretaria Especial da Copa (Secopa).
Transtornos
Sobre os possíveis transtornos causados pelas obras de mobilidade urbana, Herbert Lima garante que a Prefeitura fará o possível para diminuir os impactos nas comunidades que habitam no entorno dos locais que receberão as intervenções.
"Por mais que a gente tente uma ação conjunta, os transtornos sempre vão existir, mas vamos continuar conversando com a população e orientando a todos os moradores a respeito de todas as mudanças, como os desvios, por exemplo", comenta Lima, informando que a Prefeitura já promoveu audiências públicas em todas comunidades para falar sobre as intervenções. A aceitação do público, segundo fala, é positiva.
Fonte: Diário do Nordeste
Postado por Meu Transporte às 11:46 0 comentários
Marcadores: Ceára, Corredores de Ônibus
Mais ônibus novos circulam no Eixo Anhanguera
Já somam 32 os novos ônibus articulados e biarticulados em circulação no Eixo Anhaguera, em Goiânia. Com investimentos de R$ 87 milhões, a meta da Metrobus é garantir que até a segunda quinzena de novembro toda a frota do eixo seja substituída. Este mês a estatal faz ainda licitação para reforma das plataformas de embarque e desembarque e troca do asfalto central da Avenida Anhanguera.
Fonte: Goiás Agora
Postado por Meu Transporte às 11:33 0 comentários
Marcadores: Goiás
Transporte Coletivo de Manaus terá tarifa de R$ 2,75
O transporte coletivo de Manaus terá a tarifa reajustada para R$ 2,75 já na próxima quarta-feira (12). A medida foi anunciada no decreto nº 1.286 divulgado no Diário Oficial do Município (DOM) dessa sexta-feira (7). Já o valor do transporte Executivo passará de R$ 3 para R$ 5,5.
Outra mudança será a extinção da tarifa social, conhecida pela população amazonense como ‘domingueira’.
Na solenidade de entrega de 210 novos ônibus neste sábado (8), realizada na Avenida das Torres, Zona Norte, o prefeito Amazonino Mendes apenas sinalizou que anunciará o reajuste na próxima semana.
Contudo não falou em valores nem divulgou a data quando isto ocorrerá. Apenas se limitou a dizer que vai fazer “uma análise técnica”, e garantiu que acompanhará de perto o desenrolar da questão.
O reajuste da tarifa já vinha sido prometido desde agosto, quando o primeiro lote de novos ônibus foi entregue. (Joelma Muniz)
Fonte: A Critica
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Postado por Meu Transporte às 11:30 0 comentários
Marcadores: Amazonas
Governo quer fusão entre Metro de Lisboa com a Carris
A fusão da Carris com o Metro de Lisboa, da Metro do Porto com a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) e da Transtejo com a Soflusa foram medidas anunciadas e que fazem parte do Plano Estratégico de Transportes do Governo, que será aprovado em Conselho de Ministros na quinta-feira.
Da parte do Sindicato Nacional dos Motoristas, os trabalhadores vêm com preocupação a fusão entre os metros e as empresas de autocarros do Porto e de Lisboa, embora Jorge Costa, presidente do sindicato, admita que podem existir “vantagens” a nível administrativo e de gestão. No entanto, diz que as consequências a nível operacional apenas serão conhecidas depois de analisar o documento.
“O que conhecemos é muito vago e não sabemos qual a intenção, os objectivos, a definição e estratégia para o serviço”, disse o sindicalista.
Já os trabalhadores do grupo Transtejo querem mais esclarecimentos sobre a fusão com a Soflusa (responsáveis pelas ligações fluviais no Tejo) e criticam o fim do prémio de assiduidade, que a confirmar-se pode levar a greves.
“A fusão entre a Transtejo e a Soflusa vai avançar, mas agora temos é que saber em que moldes, pois têm que ser defendidos os interesses dos trabalhadores. O que nos preocupa são os moldes em que a fusão vai ser feita”, disse Artur Toureiro, presidente do Sindicato dos Fluviais.
Da parte do Sindicato Nacional dos Motoristas, os trabalhadores vêm com preocupação a fusão entre os metros e as empresas de autocarros do Porto e de Lisboa, embora Jorge Costa, presidente do sindicato, admita que podem existir “vantagens” a nível administrativo e de gestão. No entanto, diz que as consequências a nível operacional apenas serão conhecidas depois de analisar o documento.
“O que conhecemos é muito vago e não sabemos qual a intenção, os objectivos, a definição e estratégia para o serviço”, disse o sindicalista.
Já os trabalhadores do grupo Transtejo querem mais esclarecimentos sobre a fusão com a Soflusa (responsáveis pelas ligações fluviais no Tejo) e criticam o fim do prémio de assiduidade, que a confirmar-se pode levar a greves.
“A fusão entre a Transtejo e a Soflusa vai avançar, mas agora temos é que saber em que moldes, pois têm que ser defendidos os interesses dos trabalhadores. O que nos preocupa são os moldes em que a fusão vai ser feita”, disse Artur Toureiro, presidente do Sindicato dos Fluviais.
O sindicalista referiu que o anúncio do fim do pagamento do prémio de assiduidade pode originar greves nas ligações fluviais. “Foi anunciado o fim do prémio de assiduidade, que tem um grande peso no ordenado dos trabalhadores. São cerca de 25 por cento, mais em concreto 230 euros, e sem dúvida que a confirmar-se vai levar os trabalhadores para greves”, referiu.
A audição no Parlamento do ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, ficou marcada por protestos da oposição pela falta do Plano Estratégico dos Transportes (PET), que o governante deveria apresentar, mas que acabou substituído pelas linhas gerais para o sector.
A audição no Parlamento do ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, ficou marcada por protestos da oposição pela falta do Plano Estratégico dos Transportes (PET), que o governante deveria apresentar, mas que acabou substituído pelas linhas gerais para o sector.
Fonte: Publico
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Postado por Meu Transporte às 11:26 0 comentários
Marcadores: M u n d o
Em Fortaleza, Licitação do VLT será aberta dia 8 de novembro
Em junho de 2013, a linha Parangaba-Mucuripe do Metrô de Fortaleza (Metrofor) deverá estar começando a operar utilizando trens do tipo Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). A data foi confirmada pelo diretor de desenvolvimento tecnológico do Metrofor, Edílson Aragão. Segundo ele, a empresa que vencer a licitação aberta pelo Governo do Estado para a construção das obras terá de concluir os trabalhos previstos no projeto em 18 meses.
A abertura de propostas está marcada para o dia 8 de novembro, a partir das 9h30min, na Comissão Central de Concorrência da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Do tipo menor preço, a proposta governamental coloca como valor de referência para as empresas que se candidatarem o custo máximo de R$ 205.196.002,24.
O edital está disponível nos sites das secretarias da Infraestrutura (www.seinfra.ce.gov.br) e de Planejamento (www.seplag.ce.gov.br), e mediante a entrega de um CD virgem, na Comissão Central de Licitações, na sede da PGE.
Aragão afirmou que a partir da abertura das propostas, o Governo terá cerca de 20 dias para analisar os aspectos técnicos e financeiros propostos pelas empresas concorrentes para definir a vencedora. As obras deverão ser iniciadas até janeiro de 2012. (Rosa Sá)
Postado por Meu Transporte às 11:18 0 comentários
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