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Rio de Janeiro: Projeto da linha 4 do metrô se estende até a Barra da Tijuca, na zona oeste
terça-feira, 26 de junho de 2012
O Inea (Instituto Estadual do Ambiente) aprovou nesta segunda-feira (25) a licença de instalação para as obras da linha 4 do metrô do Rio de Janeiro. Segundo o secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc, com isso já é possível iniciar as obras. O trecho licenciado é o que compreende os bairros de Ipanema, Leblon e Gávea. No entanto, houve alterações no projeto da estação Gávea, que agora terá dois níveis. Devido às mudanças, a empresa responsável pelo projeto terá mais seis meses para entregá-lo.
De acordo com o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, as alterações foram necessárias para que não ocorressem paralisações de operação quando a outra linha que vai ligar Humaitá ao Jardim Botânico e Gávea começar a ser construída. Segundo ele, esse novo trecho deve ser licenciado ainda no segundo semestre deste ano.
O trajeto deste novo trecho também vai sofrer modificações para reduzir o impacto nas árvores do Parque Lage e do Jardim Botânico. Com o novo projeto, haverá um túnel embaixo da rua Jardim Botânico, o que, de acordo com a secretaria não afetaria o lençol freático da região.
Também houve mudanças na estação da praça Nossa Senhora da Paz. Pelo projeto que foi licenciado 77 árvores serão transplantadas e não mais 130, como estava previsto inicialmente. Além disso, para não descaracterizar o espaço como área de lazer, a pedido dos moradores, o acesso à estação será feito pelas calçadas e não por dentro da praça. Por fim, não haverá espaços novos para comércio nem no interior, nem no entorno da estação.
No ano passado, moradores de Ipanema protestaram contra a instalação da estação de metrô na região da praça Nossa Senhora da Paz.
Ficou acertado ainda que serão plantadas 400 árvores em Ipanema como forma de compensação pelas obras. A Prefeitura do Rio de Janeiro é que vai determinar o local do plantio e as espécies.
Sobre uma possível saída da estação da praça Nossa Senhora da Paz para a lagoa Rodrigo de Freitas, a secretaria diz que a questão ainda está em discussão e que não há nada definido.
Fonte: R7.com
Postado por Meu Transporte às 01:13 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô, Videos
Poucos ônibus e muita confusão em Maceió deixaram usuários revoltados nesta segunda
A redução no número de coletivos em circulação na manhã desta segunda-feira, dia 25, provocou revolta entre os usuários de transporte coletivo da capital. Devido à redução da frota, que teria sido determinada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), uma longa espera nas paradas de ônibus pode ser constatada, além de tumulto no terminal do Complexo Benedito Bentes, na parte alta da cidade.
Nas primeiras horas da manhã desta segunda, dia 25, era possível observar os vários pontos da capital completamente lotados de usuários à espera de coletivos. De acordo com usuários entrevistados pelo Alagoas24Horas algumas pessoas estavam no ponto há mais de duas horas, sem que o ônibus passasse.
Revoltados com a redução da frota, usuários ameaçaram atear fogo a pneus e ônibus no Terminal do Complexo Benedito Bentes. De acordo com o capitão Limeira, supervisor do 8º BPM, não houve vandalismo, apenas os usuários exigindo o reforço no número de ônibus em circulação, cuja manifestação foi rapidamente contida com conversa.
Um representante da empresa Piedade, que não quis ter a identidade revelada, disse apenas que a empresa foi orientada pela SMTT a adotar o horário e número de coletivos de um dia de domingo. A empresa também se sentia prejudicada, assim como os usuários.
Por Carolina Galvão
Fonte: Alagoas24horas.com.br
Postado por Meu Transporte às 01:12 0 comentários
Marcadores: Alagoas
Frases de Enrique Penalosa, ex-prefeito de Bogotá e criador do transmillênio
segunda-feira, 25 de junho de 2012
O primeiro artigo de todas as constituições democráticas, inclusive a brasileira, diz que todos são iguais perante a lei. Se isso é verdade, um ônibus com cem passageiros tem direito a cem vezes mais espaço nas ruas que um carro com uma pessoa.
As pessoas usam carros porque é mais confortável, dá liberdade e segurança.
Os carros são maravilhosos para passear, para sair à noite. Mas se todos resolvem ir de carro ao trabalho, a cidade entra em colapso. Quando falamos de cidade sem carros, ou com poucos carros, não estamos falando da ilusão de um hippie louco. Estamos falando de cidades que já existem e que são as mais bem-sucedidas do mundo, como Nova York, Londres, Zurique. Em Paris, a maioria dos prédios no centro nem tem estacionamentos.
O Brasil vai na contramão, com o governo federal incentivando a compra de carros e o municipal exigindo garagem dos novos empreendimentos.
Isso é um erro. Não defendo que as pessoas não tenham carro. Defendo que repensem como usá-los. Não devemos proibir o carro, mas dificultar sua utilização e facilitar a vida daqueles que queiram viver sem ele.
“Tratar os engarrafamentos com vias maiores é como apagar fogo com gasolina” – Enrique Peñalosa
Blog Meu Transporte
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Marcadores: Bicicletas, Brasil, Entrevistas, M u n d o, São Paulo, Videos
Porto Alegre: Mais duas paradas de ônibus revitalizadas na Bento Gonçalves
Nesta terça-feira, 26, às 9h, serão entregues mais duas novas paradas de ônibus
na avenida Bento Gonçalves; as estações Agronomia e Odontologia, em frente à
Ufrgs. A conclusão dos trabalhos, realizados pela Empresa Pública de Transporte
e Circulação (EPTC), encerra o projeto de revitalização e qualificação de nove
paradas da Bento, entre as avenidas Cristiano Fischer e João de Oliveira Remião,
um trecho de quatro quilômetros, com um investimento total de R$ 826 mil por
parte da prefeitura.
Todas as novas estações de ônibus respondem aos
padrões técnicos de segurança, conforto e acessibilidade, contando com bancos,
lixeiras, iluminação protegidas com grades e cobertura de aço pré-pintado, que
oferece mais durabilidade. Nas proximidades das paradas, foram repintadas as
sinalizações do asfalto, as faixas de pedestres, além de implantados gradis, que
protegem e orientam a travessia segura de quem anda a pé. Novos semáforos de
LEDs, que gastam 85% menos energia, também foram instalados para organizar a
circulação de pedestres e veículos.
“A população pedia a recuperação das
paradas da Bento Gonçalves, que apresentavam problemas estruturais e sofriam
muito com o vandalismo. Em um pouco mais de um ano, realizamos um mutirão e
conseguimos revitalizar os nove pontos que mais necessitavam manutenção. O
fundamental é que estamos contando com o apoio das comunidades, que estão nos
ajudando a manter e cuidar das estações”, afirmou Vanderlei Cappellari,
diretor-presidente da EPTC.
As nove estações – Os
pontos revitalizados na Bento Gonçalves são as estações Cristiano Fischer,
Carrefour, Intercap, Rafael Clark, Antônio de Carvalho, São Carlos, Torquato
Finamor, Agronomia (Laboratório de Análises) e Odontologia.
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre
Postado por Meu Transporte às 17:50 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Na Grande Vitória, Sistema Transcol recebe 42 novos ônibus menos poluentes
A partir de agora, os
novos ônibus que forem adquiridos de fábrica para a renovação de frota do
Sistema de Transporte Metropolitano da Grande Vitória serão menos poluentes. A
medida foi anunciada nesta quinta-feira (21), pelo Governo do Espírito Santo,
por meio da Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) e da
Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória, e pelo Sindicato das
Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus).
Nesta
sexta-feira (22), já entrarão em circulação 42 novos veículos fabricados
nos
padrões do Proconve 7 (P7), capazes de reduzir em 90% a emissão de partículas
de enxofre na atmosfera. A medida integra o Programa de
Mobilidade Metropolitana do Governo do Espírito Santo (PMM), que prevê a
renovação da frota do Sistema Transcol, ações com foco no desenvolvimento
sustentável, além de diversas obras que irão promover a melhoria da mobilidade
urbana na Grande Vitória.
Estiveram presentes no evento de apresentação
dos novos ônibus o governador Renato Casagrande, o secretário de Estado dos
Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, o Diretor Presidente da
Ceturb-GV, Léo Carlos Cruz, representantes do GVBus, empresários do setor de
transportes e demais autoridades.
"A renovação do Sistema Transcol faz
parte das ações do Programa de Mobilidade Metropolitana do Espírito Santo,
que receberá R$ 3 bilhões de investimentos até 2016, garantindo mais conforto
e qualidade de vida à população capixaba. No entanto, a garantia de um futuro
melhor também está baseada na busca de novas tecnologias, mais limpas, para
reduzirmos os impactos ambientais causados pelo consumo excessivo. Ainda há
muito a ser realizado, mas esse já é um dos importantes passos dados pelo
Governo do Estado em direção a um desenvolvimento sustentável", destacou o
governador.
O secretário dos Transportes e Obras Públicas, Fábio
Damasceno, falou da preocupação em atender a demanda por melhoria no
transporte público coletivo, sem esquecer do impacto ambiental. "O Programa
de Mobilidade Metropolitana vai além das obras físicas e projetos, ele busca
ações de impacto direto na qualidade de vida, como é o caso dos ônibus que
estamos entregando. A mobilidade urbana também tem o papel de zelar pelo meio
ambiente e oferecer soluções de sustentabilidade para as cidades",
disse.
O diretor presidente da Ceturb-GV, Léo Carlos Cruz, informa que os
novos ônibus circularão com um selo especial, indicando que são mais
sustentáveis. “ Esse são só os primeiros, pois a partir de agora, todos os novos
veículos que forem adquiridos para o Sistema Transcol, Serviço Especial Mão na
Roda e Serviço Seletivo serão fabricados de acordo com esses padrões. Até 2014,
teremos 551 ônibus sustentáveis no Sistema Transcol”,
informou.
Benefícios
O principal diferencial dos ônibus fabricados
com tecnologia P7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos
Automotores) é o tratamento do gás antes de sua saída pelos escapamentos. Os
veículos são movidos a um tipo de diesel mais limpo do que utilizado atualmente.
O diesel S-50 possui 50 partes por milhão de enxofre e polui dez vezes menos que
o combustível S-500, que possui 500 partes por milhão de enxofre e é
utilizado nos ônibus do Sistema até os dias de hoje.
Aliado ao
combustível S-50, os motores dos novos ônibus funcionam com o aditivo Arla
32, que é injetado no escapamento do veículo e, submetido a altas temperaturas,
provoca uma reação química liberando ao final do processo nitrogênio e vapor
d’água. Dessa forma, as emissões de óxido de nitrogênio (Nox) podem ser
reduzidas em até 60%.
Proconve 7
A legislação determina que a
partir de 2012 todos os caminhões e motores a diesel que saírem das fábricas
brasileiras deverão seguir as especificações do Proconve 7, um programa de
redução de emissão de poluentes regulamentado pelo Conselho Nacional do Meio
Ambiente (Conama), subordinado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos
Recursos Renováveis (Ibama). O P7 é a versão brasileira do Euro 5, adotado na
Europa.
Todos os novos ônibus que forem adquiridos, tanto para renovação
quanto para ampliação das frotas do Sistema Transcol e serviços Seletivo e
Mão na Roda, terão motores com tecnologia de acordo com as especificações do
P7.
A previsão é que até 2014 o Sistema Transcol, que possui uma frota de
1.600 ônibus, tenha um total de 551 veículos menos poluentes, o que equivale
a 35%, aproximadamente.
Informações: Ceturb
Postado por Meu Transporte às 17:39 0 comentários
Marcadores: Espiríto Santo
Recife: O futuro da Av. Agamenom Magalhães, seus números e desafios para uma melhor mobilidade
A Avenida Agamenon Magalhães terá pela frente um dos seus maiores desafios desde que foi inaugurada, em 1975. A primeira perimetral do Recife integrará o Corredor Norte/Sul, com faixa exclusiva de ônibus, nos moldes do sistema BRT (Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido por Ônibus). As intervenções previstas propõem garantir mais velocidade ao transporte individual, com eliminação de semáforos em quatro cruzamentos, a partir da construção dos viadutos projetados para a via. Dentro desse contexto, há pelo menos dois aspectos que precisam ser observados: o crescimento da frota, que recebe uma média de 3,5 mil novos carros por mês, somente na capital, e a qualidade do transporte público para atrair o usuário do carro.
Um transporte público de qualidade é condição fundamental para que a cidade não entre em colapso até 2020, quando deverá ter um milhão de carros. O BRT é sucesso em várias metrópoles, como Bogotá e Cidade do México. No Recife, ainda não há estimativa de quanto ele será capaz de transferir, para o sistema coletivo, o usuário que hoje opta pelo transporte individual. Mais do que isso, a gestão dos novos ônibus articulados terá o desafio de manter no sistema os usuários que hoje dependem do transporte público e só aguardam oportunidade financeira de sair para um veículo próprio.
Um transporte público de qualidade é condição fundamental para que a cidade não entre em colapso até 2020, quando deverá ter um milhão de carros. O BRT é sucesso em várias metrópoles, como Bogotá e Cidade do México. No Recife, ainda não há estimativa de quanto ele será capaz de transferir, para o sistema coletivo, o usuário que hoje opta pelo transporte individual. Mais do que isso, a gestão dos novos ônibus articulados terá o desafio de manter no sistema os usuários que hoje dependem do transporte público e só aguardam oportunidade financeira de sair para um veículo próprio.
Segundo o secretário de Mobilidade da Secretaria das Cidades, Flávio Figueiredo, a demanda estimada para o Norte/Sul é de 328 mil passageiros por dia. Na Agamenon, passam por dia cerca de 100 mil carros, a maioria transportando apenas uma pessoa. Imagine a redução no número de veículos se parte desse público migrasse para o transporte público. "O corredor não atende a demanda de deslocamento de todo esse público que usa carro. Mas quem sai de Igarassu, Paulista ou Olinda, por exemplo, para o polo médico do Recife, na Ilha do Leite, é perfeitamente atendido", explicou o engenheiro especialista em mobilidade, Germano Travassos.
Tornar o transporte público mais atraente do que o carro é o desafio. O técnico em eletrônica João Dourado dos Santos, 46 anos, conta que normalmente viaja sentado nos degraus do ônibus por falta de espaço. Ele chega a gastar mais de duas horas de Igarassu, limite Norte do corredor, ao Recife. "Se houvesse condições de ter um carro, eu deixaria o ônibus".
Os argumentos do transporte individual são fortes: liberdade de ir e vir, conforto e total autonomia. "Não é fácil levar o usuário do carro para o transporte público. O ônibus precisa ser rápido, confortável e atender às necessidades de deslocamentos. Além disso, devem haver restrições ao transporte individual. Enquanto o carro valer a pena, o motorista não fará a migração", apontou Travassos.
Com o aumento da velocidade na Agamenon, a estimativa do governo é que o número de automóveis na via passe de 3,3 mil para 4,2 mil por hora. A velocidade média atual no sentido Olinda/Boa Viagem, hoje de 20,9 km/h, passará a 30,3 km/h. No trecho mais crítico, na altura da Rua Paissandu, a velocidade em horário de pico, que é de 5 km/h, alcançará 18km/h.
O que muda no trânsito
O tempo de viagem no trecho de 37 quilômetros do Corredor Norte/Sul, de Igarassu (Litoral Norte) até os dois ramais do Recife - estação do metrô Joana Bezerra e a estação central do metrô - deverá ter uma redução de cerca de 30 minutos, segundo estimativa da Secretaria das Cidades. As maiores mudanças serão sentidas no trecho da Avenida Agamenon Magalhães. Segundo o secretário executivo de mobilidade, Flávio Figueiredo, a PE-15, responsável pelo maior trecho do corredor, já dispunha de uma faixa central exclusiva para o ônibus. Mesmo assim, a velocidade poderá ser observada também por causa das estações de embarque, que terão pagamento antecipado e passagem em nível. Também na PE-15, haverá o fechamento de três dos quatro retornos existentes.
"O usuário do carro terá que fazer uma volta maior para fazer o retorno. A gente sabe que haverá crítica nesse sentido, mas o objetivo é garantir velocidade para o transporte público", ressaltou. No trecho da BR-101 - entre os municípios de Igarassu e Abreu e Lima - também serão reduzidos os retornos. Atualmente há um retorno a cada 400 metros. O intervalo será ampliado para cada 2 quilômetros. "Essas intervenções irão permitir mais segurança e velocidade para o Corredor Norte-Sul", apontou Flávio Figueiredo.
Na Agamenon, onde nos horários de pico o motorista gasta cerca de 45 minutos entre Tacaruna e a estação Joana Bezerra, o trecho será percorrido em 20 minutos. Segundo o secretário-executivo, na área mais crítica, entre o Derby e o Parque Amorim, são realizadas 7,7 mil viagens de ônibus por dia. Com o corredor a expectativa é de reduzir o número de viagens para seis mil por dia. Menos veículos, mas mais rápidos e eficientes.
"O usuário do carro terá que fazer uma volta maior para fazer o retorno. A gente sabe que haverá crítica nesse sentido, mas o objetivo é garantir velocidade para o transporte público", ressaltou. No trecho da BR-101 - entre os municípios de Igarassu e Abreu e Lima - também serão reduzidos os retornos. Atualmente há um retorno a cada 400 metros. O intervalo será ampliado para cada 2 quilômetros. "Essas intervenções irão permitir mais segurança e velocidade para o Corredor Norte-Sul", apontou Flávio Figueiredo.
Na Agamenon, onde nos horários de pico o motorista gasta cerca de 45 minutos entre Tacaruna e a estação Joana Bezerra, o trecho será percorrido em 20 minutos. Segundo o secretário-executivo, na área mais crítica, entre o Derby e o Parque Amorim, são realizadas 7,7 mil viagens de ônibus por dia. Com o corredor a expectativa é de reduzir o número de viagens para seis mil por dia. Menos veículos, mas mais rápidos e eficientes.
Características do sistema BRT (Bus Rapid Transit)
• Corredor exclusivo para o ônibus
• Plataforma de embarque e desembarque em nível
• Pagamento antecipado da tarifa
• Veículos de alta capacidade e tecnologia mais limpa
• Transferência entre rotas, sem incidência de custo
• Integração dos modais em estações e terminais
• Programação e controle da operação por GPS
• Sinalização e informação ao usuário
• Identidade visual própria
• Plataforma de embarque e desembarque em nível
• Pagamento antecipado da tarifa
• Veículos de alta capacidade e tecnologia mais limpa
• Transferência entre rotas, sem incidência de custo
• Integração dos modais em estações e terminais
• Programação e controle da operação por GPS
• Sinalização e informação ao usuário
• Identidade visual própria
A avenida que liga extremos
São sete mil metros dentro de um corredor de 37 km. Sem dúvida, o trecho mais polêmico e que exige maior atenção. A Agamenon Magalhães é uma perimetral estratégica por ligar o Recife de Norte a Sul e de Leste a Oeste. A avenida também serve de passagem para os municípios vizinhos e comporta uma frota maior do que muitas cidades pernambucanas. O governo escolheu implantar o sistema BRT entre outros dois tipos de modais: o Veículo Leve sobre Trilho (VLT) e o Monotrilho. Um dos argumentos foi de que o Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) previa para a malha viária da Região Metropolitana corredores exclusivos de ônibus.
O BRT não chega a superar o metrô, mas tem vantagens. Segundo os especialistas, com as características que o diferenciam do modelo convencional do transporte por ônibus, o sistema pode transportar de 30 mil a 35 mil passageiros por hora. É o que ocorre, por exemplo, com o Transmilênio de Bogotá, Colômbia. Na defesa do modelo, o urbanista paranaense Jaime Lerner, que chegou a desenhar o projeto do Norte/Sul, disse: "O BRT pode ser implantado em dois anos e se paga sem precisar de subsídios necessários para construir o metrê".
O corredor Norte/Sul terá dois ramais ao chegar no Recife. O primeiro passará pela Agamenon e se integrará à estação de metrô Joana Bezerra. O segundo passará pela Avenida Cruz Cabugá e se misturará ao tráfego misto até chegar à estação central do metrô. quando o usuário terá a opção de seguir viagem no metrô ou, se preferir, pegar uma embarcação em direção à Zona Oeste. O projeto de navegabilidade foi incluído no PAC Mobilidade, mas falta o governo definir a forma de financiamento. "Já estamos fazendo o estudo de impacto para não perdermos tempo", revelou Flávio Figueiredo, secretário executivo de mobilidade.
O BRT não chega a superar o metrô, mas tem vantagens. Segundo os especialistas, com as características que o diferenciam do modelo convencional do transporte por ônibus, o sistema pode transportar de 30 mil a 35 mil passageiros por hora. É o que ocorre, por exemplo, com o Transmilênio de Bogotá, Colômbia. Na defesa do modelo, o urbanista paranaense Jaime Lerner, que chegou a desenhar o projeto do Norte/Sul, disse: "O BRT pode ser implantado em dois anos e se paga sem precisar de subsídios necessários para construir o metrê".
O corredor Norte/Sul terá dois ramais ao chegar no Recife. O primeiro passará pela Agamenon e se integrará à estação de metrô Joana Bezerra. O segundo passará pela Avenida Cruz Cabugá e se misturará ao tráfego misto até chegar à estação central do metrô. quando o usuário terá a opção de seguir viagem no metrô ou, se preferir, pegar uma embarcação em direção à Zona Oeste. O projeto de navegabilidade foi incluído no PAC Mobilidade, mas falta o governo definir a forma de financiamento. "Já estamos fazendo o estudo de impacto para não perdermos tempo", revelou Flávio Figueiredo, secretário executivo de mobilidade.
A avenida e o corredor Norte/Sul
37,9 km é a extensão dos dois ramais do Norte/Sul de Igarassu às estações do metrô Joana Bezerra (pela avenida Agamenon) e Centro do Recife (pela Avenida Cruz Cabugá)
25 a 30 minutos é a estimativa de redução do tempo de viagem com o corredor
25 a 30 minutos é a estimativa de redução do tempo de viagem com o corredor
As estações
43 estações de embarque e desembarque serão inseridas no corredor Norte/Sul
10 estações somente no trecho da Avenida Agamenon Magalhães
Cada estação terá 180 metros quadrados de área nos dois lados do canal e capacidade para 600 pessoas cada uma
10 estações somente no trecho da Avenida Agamenon Magalhães
Cada estação terá 180 metros quadrados de área nos dois lados do canal e capacidade para 600 pessoas cada uma
Fonte: Diário de Pernambuco
Postado por Meu Transporte às 08:07 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Pernambuco
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