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Metrô do Rio reabre dois últimos acessos da estação Botafogo
segunda-feira, 18 de outubro de 2010O Metrô Rio reabre nesta segunda-feira os últimos dois acessos da estação Botafogo que ainda estavam em obras: São Clemente (Humaitá) e Voluntários (Mena Barreto). A concessionária reformou os seis acessos da estação e instalou cobertura nos que faltavam.
Segundo a empresa, o investimento da obra de modernização em Botafogo é de R$ 4,9 milhões. O projeto prevê ainda a revitalização total das áreas comuns e bilheterias da estação. As obras serão concluídas até o fim de outubro.
Fonte: Terra
Postado por Meu Transporte às 12:59 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
Usuários sofrem com os transtornos da paralisação de ônibus em Palhoça, na Grande Florianópolis
Moradores da localidade de Enseada do Brito, em Palhoça, na Grande Florianópolis, foram surpreendidos na manhã desta segunda-feira. Motoristas e cobradores da empresa Paulo Tur paralisaram as atividades e fazem um manifesto ao lado do campo de futebol da comunidade, nas proximidades do posto da Polícia Militar.
A diarista Nazaré França, 47 anos, disse que a segunda-feira será um dia perdido já que, sem o transporte coletivo, ela não conseguirá ir trabalhar.
— Como recebo por dia, hoje não ganharei nada Não tenho como reverter isso. Desisto de esperar. Volto para casa para avisar a minha patroa que não terei como ir trabalhar.
Suzana Fernandes, 50 anos, é doméstica em São José. Também desistiu depois de esperar até às 8h3omin.
— Vamos fazer o quê? Quem tem como pegar carona dá um jeito. Eu não tenho como. Vou ligar para a minha patroa para avisar.
O encanador João Batista Martins, 46 anos, trabalha na reforma do Centro Integrado de Cultura (CIC). Depois de esperar por mais de duas horas pelo ônibus, a empresa na qual ele trabalha foi buscá-lo.
Os usuários do ponto, localizado em frente à igreja da localidade, reclamam que ninguém foi avisado sobre a paralisação.
A greve é parcial e motivada porque três funcionários teriam sido demitidos na semana passada.
O secretário de finanças e jurídico do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Urbano em Transporte Urbano da Região Metropolitana de Florianópolis (Sintraturb), Díonisio Lendel, disse que manifestação ocorre para forçar uma negociação com a empresa.
A Paulo Tur foi procurada, mas não quis comentar o assunto.
Postado por Meu Transporte às 12:54 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Kassab usa fundo de multas para subsidiar ônibus
A Prefeitura de São Paulo transferiu recursos do FMDT (Fundo Municipal de Desenvolvimento de Trânsito) para o pagamento de subsídios às viações de ônibus. Já foram retirados este ano R$ 120 milhões destinados ao fundo - criado para centralizar o dinheiro das multas - para a rubrica "compensações tarifárias e renovação da frota". A legislação determina que o dinheiro do fundo seja investido em sinalização, fiscalização, educação e engenharia de tráfego.
O FMDT foi criado no ano passado para impedir que os recursos obtidos com multas fossem transferidos para finalidades não previstas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Antes, a receita das infrações de trânsito ia para o caixa único da prefeitura, o que impossibilitava acompanhar o investimento.
- A Prefeitura de São Paulo informou que usa todo o dinheiro arrecadado com multas em investimentos para a melhoria do trânsito. Os cálculos do município apontam que foram arrecadados neste ano R$ 374,3 milhões com o pagamento das infrações. A reportagem questionou a gestão Gilberto Kassab (DEM) sobre o destino específico desses recursos - foi solicitada uma relação detalhada dos gastos com o dinheiro do FMDT. A prefeitura não respondeu conforme foi solicitado, o que esclareceria se a legislação está realmente sendo cumprida.
- A previsão inicial era de que fossem arrecadados com multas R$ 685 milhões ao longo deste ano, meta que não deve ser atingida. Por outro lado, o município afirma que já investiu um total de R$ 613 milhões, 8 milhões em melhorias no trânsito - ou seja, foi acrescentada uma quantia ao que foi arrecadado com multas. No entanto, a legislação prevê que o fundo tenha uma fonte de arrecadação autônoma, justamente para que os recursos não sejam misturados com outras receitas, para permitir o acompanhamento dos investimentos.
- A prefeitura informou também em sua resposta que utiliza dinheiro de fundo em obras como "corredores e terminais de ônibus urbanos". Entretanto, nem o Código de Trânsito Brasileiro nem a lei municipal dizem que recursos de multas podem ser aplicados em obras para o transporte coletivo. A nota da prefeitura diz que não foram retirados recursos do fundo para a rubrica "compensação tarifária", embora as transferências tenham sido publicadas no Diário Oficial da Cidade.
Fonte: R7.com
Postado por Meu Transporte às 12:52 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Natal: Obras do pró-transporte devem se estender até o final de 2011
O Pró-Transporte é um programa do Ministério da Cidades que visa financiar o setor público e a iniciativa privada de infraestrutura de transporte coletivo urbano. No caso da capital potiguar, o programa foi anunciado em 2006 como grande solução para melhorar a mobilidade urbana da zona Norte da cidade, beneficiando seus mais de 300 mil habitantes.
Na época, foi firmado o convênio entre a Prefeitura de Natal e o Governo do Estado, onde ficou acertado que o Município seria responsável pela execução das obras, enquanto que o o financiamento ficaria por conta do Estado.
Com orçamento total estimado em R$ 80 milhões, a obra abrange o traçado que se inicia na avenida Tomaz Landim, passando pelas avenidas das Fronteiras, Rio Doce e Tocantínea, até a avenida Moema Tinoco. Desse entroncamento para um lado passa pela avenida Conselheiro Tristão até a Ponte Newton Navarro e para o outro lado até a BR 101.
Entre as obras previstas, estão a construção de passarelas, viaduto, estações de transferência, a duplicação e o prolongamento do chamado Corredor das Fronteiras (avenida das Fronteiras, Rio Doce e Tocantínea), que terá uma faixa exclusiva para ônibus e ciclovia.
Fonte: Nominuto
Postado por Meu Transporte às 12:48 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Norte
Em São Paulo, Foram colocados à disposição R$ 396 milhões para obras viárias e investimentos em transporte público, mas foram usados 13,6% desse total
Mudanças em projetos e a transferência da responsabilidade pelas obras são as principais causas para que metade dos recursos destinados ao Estado de São Paulo - tanto para os municípios quanto para o governo estadual - esteja parada. Nos últimos três anos, foram colocados à disposição R$ 396 milhões para obras viárias e investimentos em transporte público, mas foram usados 13,6% desse total.
Cerca de R$ 200 milhões em projetos aprovados agora estão indisponíveis. Grande parte é consequência da transferência de obras da Prefeitura de São Paulo para o Estado - os projetos precisariam ser analisados novamente para receber o crédito. Foi o que ocorreu com o antigo Expresso Tiradentes e com o corredor de ônibus da Avenida Celso Garcia, na zona leste.
O antigo Expresso Tiradentes teve dois projetos aprovados e eles obtiveram R$ 93,8 milhões, mas nada foi usado. Em 2009, foi fechada uma parceria entre administração municipal e Estado, na qual foi decidido que a obra deixaria de ser um corredor de ônibus elevado para se tornar um monotrilho com 24,5 quilômetros e 17 estações - as primeiras previstas para 2012.
O corredor Celso Garcia - que havia obtido R$ 58 milhões - também vai virar monotrilho. A São Paulo Transportes (SPTrans) informou que o município não retirou o valor previsto porque a execução dos empreendimentos foi repassada ao governo do Estado.
Troca. Para o secretário-geral da ONG Contas Abertas, Gil Castelo Branco, a troca de atribuições nos projetos pode ser uma das explicações para a baixa execução do programa. "Quando um determinado corpo técnico aprende as regras, muda-se o comando da Prefeitura, o projeto passa para o Estado ou algo do tipo acontece." Falhas na formulação das licitações ou na obtenção da licença ambiental também explicam o problema.
Estados e municípios culpam também as exigências burocráticas, os baixos valores aprovados pelo ministério e a insegurança em relação à disponibilidade da verba - que pode sofrer cortes ao longo do ano. É o que afirma a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em relação ao Expresso ABC, uma ligação sobre trilhos entre o centro da capital, Mauá e Rio Grande da Serra. Dos R$ 72,4 milhões disponíveis, foram usados R$ 16 milhões. Segundo nota da companhia. a verba foi solicitada por bancada parlamentar e o total liberado era "insignificante" perante o custo estimado para o projeto, que é de R$ 1,3 bilhão.
Outros R$30,8 milhões foram destinados para uma ligação entre a Avenida Jacu-Pêssego, a Via Dutra e o Aeroporto de Cumbica, obra do município de Guarulhos, mas nada foi usado. Segundo a prefeitura, a liberação depende ainda de aprovação do governo federal.
Fonte: Estadão
Postado por Meu Transporte às 09:01 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Estados e municípios deixam de usar R$ 1,2 bi para projetos de transporte coletivo
Filas quilométricas de carros, em um "anda e para" infinito. São Paulo? Sim. Mas o cenário também é visto em outras cidades de grande e médio porte do País. Para reverter o quadro, especialistas defendem investimentos em transporte público - mas falta dinheiro, alegam os governantes. No entanto, Estados e municípios deixaram parados nos últimos quatro anos R$ 1,2 bilhão em recursos para projetos de mobilidade.Esse é o total de verbas reservadas pelo Ministério das Cidades para ser usado em obras de transporte coletivo e não-motorizado que acabou não saindo dos cofres federais desde 2007. Os recursos fazem parte do Programa Nacional de Mobilidade Urbana, cujo objetivo é financiar projetos apresentados e executados por Estados e municípios que os inscreveram no ministério.
No total, R$ 1,77 bilhão foi projetado pelo governo federal para ser gasto, mas apenas R$ 529 milhões foram pagos. Isso significa que apenas 29% de toda a verba reservada para obras como terminais de ônibus, corredores exclusivos de transporte público, ciclovias e ciclofaixas foi efetivamente gasta. Com o valor que ficou parado nos cofres públicos, poderiam ser construídos 70 quilômetros de corredores de ônibus - Belo Horizonte, por exemplo, planeja construir cerca de 53 km até a Copa do Mundo de 2014.
Especialistas ouvidos pelo Estado atribuem a baixa execução à falta de capacidade técnica dos municípios que pleiteiam a verba. "O processo de inscrever um projeto é muito rápido e a exigência técnica é muito baixa. Mas depois fica difícil cumprir todas as regras necessárias para receber o dinheiro", diz o superintende da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), Marcos Bicalho.
O Ministério das Cidades alega também que parte dos recursos se refere a emendas parlamentares, mais suscetíveis aos cortes de gastos do governo e que necessitam de projetos executivos bem feitos para serem liberados. Os recursos que não são usados contam como superávit nas contas federais.
Fonte: Estadão
Postado por Meu Transporte às 08:54 0 comentários
Marcadores: Brasil, Minas Gerais, São Paulo
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