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Volvo fabricará ônibus híbridos no Paraná
terça-feira, 14 de junho de 2011A Volvo vai fabricar em Curitiba o primeiro veículo híbrido do país. Depois de ganhar uma disputa com unidades da montadora na Índia e no México, a fábrica da Cidade Industrial de Curitiba (CIC) vai montar chassis de ônibus movidos a eletricidade e diesel. O investimento previsto é de R$ 16 milhões, e estão sendo contratados cerca de 30 engenheiros para adaptar a tecnologia desenvolvida pela empresa na Suécia para o mercado brasileiro.
Durante o anúncio do projeto ontem em Gotemburgo, na Suécia, onde está a sede da montadora, o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, afirmou que autorizou a compra de 60 veículos híbridos pelas empresas que operam no transporte da capital. Os ônibus devem começar a ser incorporados à frota no segundo semestre de 2012 e em 2013, em seis linhas de transporte. Estima-se que o preço de cada ônibus já encarroçado fique entre R$ 650 mil e R$ 700 mil, cerca de 70% mais do que os convencionais.
Serão produzidos inicialmente chassis híbridos convencionais, sem articulação, mas a direção da Volvo deve definir até o fim do ano se produzirá também chassis articulados. “Se formos produzir, teremos um incremento de investimento de pelo menos US$ 15 milhões para essa linha”, disse, em entrevista por telefone desde a Suécia, Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Latin America.
Os engenheiros contratados nesta primeira fase vão desenvolver o projeto em conjunto com as fabricantes de carrocerias. Fruto de cerca de dez anos de estudos, o híbrido da Volvo começou a ser feito na fábrica de Borös, na Suécia, e montado em Wroclaw, na Polônia, no ano passado. Ao contrário do Brasil, na Europa a Volvo também produz as carrocerias.
Os ônibus híbridos suecos já rodam em dez países, entre eles Inglaterra, Holanda, Espanha e Itália. “As grandes cidades estão sendo guiadas cada vez mais pela economia de combustível e redução de emissões. Trata-se de uma tecnologia que tende a crescer em cidades acima de 2 milhões de habitantes”, disse Pimenta.
O veículo híbrido – que tem um motor a diesel e outro elétrico – promete uma economia de 35% de combustível, e uma redução de 80% a 90% na emissão de poluentes. Mas o impacto na qualidade do ar em Curitiba, ao menos no início, será pequeno: os 60 veículos que devem ser comprados vão representar cerca 3% da frota total da cidade, de 1.915 ônibus. Os híbridos vão usar biodiesel B100, que já é usado em 30 veículos na cidade.
Segundo a Urbanização de Curitiba S.A (Urbs), serão 34 veículos híbridos em uma primeira fase, o que vai significar uma substituição inicial de 9,3% da frota das linhas onde vão operar os ônibus.
Desenvolvimento
A produção do híbrido em Curitiba deve começar no fim do primeiro semestre de 2012, com 80 unidades. Hoje a capacidade de montagem de ônibus da Volvo na Cidade Industrial de Curitiba é de 4 mil unidades por mês, em três turnos de produção.
Curitiba é considerada hoje um centro de desenvolvimento de novas tecnologias dentro do grupo Volvo, o que pesou na decisão de trazer para a cidade a nova linha de produção, segundo Pimenta. No ano passado, a Volvo testou um ônibus híbrido importado da Suécia nas ruas de Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Santiago, no Chile. A intenção é negociar a venda dos chassis produzidos no Brasil para outros estados e países onde a montadora já opera com os chamados BRTs (Bus Rapid Transit, na sigla em inglês), como Santiago, Bogotá e Cidade do México. “Com o crescimento dos BRTs em função da Copa do Mundo e da Olimpíada, acredito que esse mercado tem grande potencial de crescimento”, disse o executivo.
Sem aumento
O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, afirmou que a substituição de ônibus convencionais por híbridos não significará aumento do preço da tarifa. “O valor inicial maior é compensado pela redução dos gastos com a diminuição no consumo de combustível”, afirmou. A vida útil do híbrido é maior – de 12 anos, contra dez anos dos atuais. Segundo Ducci, a Volvo não recebeu incentivos fiscais para a implantar a nova linha de produção.
Autarquia que gere o transporte coletivo da capital, a Urbs anunciou que a primeira linha a operar o híbrido será a Interbairros 1 (sentido horário e antihorário), que circula em bairros no entorno do Centro. Dez dos 111 ônibus que fazem a rota serão trocados até o fim de 2012. Numa segunda etapa, até o fim de 2013, os híbridos vão circular nas linhas Detran-Vicente Machado, Água Verde-Abranches, Ahú-Los Angeles, Juvevê-Água Verde e Jardim Mercês-Guanabara. Dos 254 veículos que operam essas linhas, 24 serão do modelo novo. O objetivo da Urbs é iniciar as operações nas linhas que ligam bairros opostos e passam pelo região central de Curitiba, diminuindo a poluição sonora e atmosférica.
A Gazeta do Povo procurou as empresas que operam as linhas citadas pela Urbs – Auto Viação Marechal, Auto Viação Araucária, Transporte Coletivo Glória, Auto Viação Santo Antônio e Auto Viação Redentor –, mas não conseguiu contato ou um responsável para comentar o anúncio.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos e Interurbanos do Estado do Paraná (Setransp), afirmou que toda inovação tecnológica que busque melhorar a qualidade do transporte público é bem-vinda, mas que ainda é preciso discutir o custo dos novos veículos.
Fonte: Gazeta do Povo
Postado por Meu Transporte às 17:56 0 comentários
Marcadores: Paraná, Reportagem especial, Videos
Em Maceió, Câmara aprova projeto que normatiza transporte coletivo
Os 19 vereadores presentes à sessão desta terça-feira, dia 14, na Câmara de Maceió aprovaram os pareceres da CCJ e o projeto de lei que regulamenta o processo de licitação do transporte coletivo urbano de Maceió. O projeto segue – agora – para votação em segunda discussão, o que pode ocorrer na sessão desta quarta ou quinta-feira, segundo expectativa do presidente da Casa, Galba Novaes (PRB).
De acordo com o presidente da Casa de Mário Guimarães, a ‘celeridade’ dada ao projeto representa o comprometimento do Legislativo com a população da capital. “85% do projeto é baseado na lei federal, os 15% restantes foram adequados para atender as peculiaridades de Maceió”, destacou o edil.
Ainda segundo Novaes, o projeto chegou à casa em abril e dentro de uma semana pode ser sancionado pelo prefeito Cícero Almeida (PP). Questionado se poderia haver alguma alteração no projeto de lei, Galba disse que o colegiado é soberano. Os prazos declarados por Galba não condizem com informações veiculadas na imprensa, que dão conta que o projeto chegou ao Legislativo em novembro do ano passado.
Já o relator do projeto, vereador Ricardo Barbosa (Psol), apontou para a importância da aprovação dos pareceres emitidos pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa (CCJ). "Cumprimos com nossa obrigação. O serviço de transporte público na nossa cidade é de péssima qualidade, a população externa isso diariamente e não poderíamos deixar de discutir o tema", afirmou.
A polêmica envolvendo o transporte público da capital já se desenrola há tempos. O Ministério Público Estadual, por meio dos integrantes da Fazenda Pública, acionou a Justiça e obrigou a prefeitura a dar início ao processo licitatório.
Denúncias de favorecimento de empresas, inclusive com financiamento de campanhas políticas, além do evidente sucateamento da frota, levam a reclamações constantes sobre o setor. O projeto de lei aprovado na Câmara de Maceió deverá servir de norte para todo o processo licitatório, que será conduzido pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
Fonte: Alagoas 24 Horas
Postado por Meu Transporte às 17:50 0 comentários
Marcadores: Alagoas
Recife pode ter greve de ônibus nesta quarta-feira
Motoristas e cobradores se reúnem hoje para decidirem se entram em greve amanhã ou não, está é a 4ª e ultima mesa de negociação entre empresas e sindicato, segundo informes do sindicato, os rodoviários estão pedindo aumento de 22% e mais aumento no ticket de R$ 125,00 para R$ 192,00, os trabalhadores reivindicam ainda melhorias na qualidade dos serviços, devido a muitos terminais não terem condições de infra-estrutura e também por motivos operacionais de cumprimento de horários.
“Estamos sem reajustes salariais, não estão pagando os adicionais direito e nem a nossa hora extra. Quando pagam é de forma incorreta. Somado a isso, tem as condições precárias de trabalho. Alguns terminais não têm nem banheiro para usarmos. Por conta disso, tem muito motorista indo trabalhar em Suape, pois pagam melhor e dão boas condições de trabalho”, comentou um motorista, numa parada de ônibus, enquanto esperava os passageiros entrar no coletivo.
“Estamos sem reajustes salariais, não estão pagando os adicionais direito e nem a nossa hora extra. Quando pagam é de forma incorreta. Somado a isso, tem as condições precárias de trabalho. Alguns terminais não têm nem banheiro para usarmos. Por conta disso, tem muito motorista indo trabalhar em Suape, pois pagam melhor e dão boas condições de trabalho”, comentou um motorista, numa parada de ônibus, enquanto esperava os passageiros entrar no coletivo.
Se estas reinvidicações não forem aceitas, a cidade do Recife vai ficar sem ônibus nesta quarta-feira, deixando mais de 1,5 milhão de pessoas sem transporte.
Em breve mais informações sobre essa possível greve de ônibus na capital pernambucana e região metropolitana.
Fonte: Meu Transporte
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Postado por Meu Transporte às 13:03 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Em Fortaleza, Primeiro VLT da Linha Oeste começa circular
Começou a operar em fase de testes dinâmicos, nesta segunda-feira (13), o primeiro veículo leve sobre trilhos (VLT) que vai compor a Linha Oeste do Metrô de Fortaleza. O governador Cid Gomes acompanhou o início operação realizando o percurso que se iniciou na Estação de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e se encerrou na Estação João Felipe, no Centro de Fortaleza. O VLT é o primeiro, de seis trens adquiridos pelo Governo do Estado, que vai operar na Linha Oeste ligando Caucaia a Fortaleza. Na ocasião, Cid Gomes entregou a população os trens que já compõem essa Linha totalmente reformulados.
Segundo o Governador, o Estado vem realizando ações com o objetivo de ampliar e melhorar a oferta do transporte público no Ceará. Além da reformulação da Linha Oeste, deverá ser inaugurada até o fim do ano a Linha Sul do Metrô de Fortaleza, que se inicia em Pacatuba e vai até o Centro, funcionado com veículo elétricos. “O ramal que liga os bairros Parangaba e Mucuripe entrará em operação no início de 2014, para atender as demandas da Copa. Também está em processo avançado o projeto da Linha Leste, que vai do Centro de Fortaleza até o bairro Edson Queiroz”, explicou Cid. Com a implantação desses projetos serão 970 mil passageiros sendo transportados diariamente.
O Estado investiu R$ 124 milhões na aquisição dos seis VLTs; recuperação de 13 carros de passageiros, conhecidos como Pidners; reforma de quatro locomotivas; e melhorias na estações que compõe a Linha Oeste. Do montante, R$ 80 milhões - sendo R$ 70 milhões da União e R$ 10 milhões do Estado -, foram destinados somente na recuperação dos trens, que receberam revestimento em fibra de vidro reforçado e pintura automotiva, janelas em policarbonato, pisos em PVC/PRFC, bancos com acentos individuais, melhorias na iluminação e acionamento de portas e ar-condicionado. “O Governo Estadual quer garantir aos usuários tanto segurança como conforto. A aquisição desses VLTs vai ampliar a prestação desse serviço. Nessa fase vão funcionar em testes dinâmicos, para em breve operar em horário comercial transportando passageiros”, explicou o secretário da Infraestrutura, Adail Fontenele.
Além da reforma e aquisição de novos veículos, foram recuperados 17 quilômetros de via permanente e duplicados outros 2,5 quilômetros, reformadas nove estações, e realizado o trabalho de sinalização das passagens de nível. Também foi concluído o viaduto rodoviário Visconde de Cauípe, em Caucaia. Cerca de 13 mil passageiros, que fazem o trajeto Caucaia-Fortaleza diariamente, serão beneficiados a ação. “A Linha Oeste vai operar de forma mais eficiente. Os trens foram melhorados e consequentemente vai melhorar o nível desse tipo de transporte que é tão importante para a população”, reforçou o presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), órgão responsável pera recuperação dos trens, Rômulo Fortes.
Fases dos VLTs
Nessa primeira etapa não serão transportados passageiros. Em julho, deve ter início a operação assistida, em que o trem circula já com passageiros, mas em um período de tempo menor e sem cobrança de bilhete. Após a realização dos ajustes finais, terá início a operação comercial. Ao todo a Linha Oeste é composta por 46 viagens diárias.
Fonte: Governo do Ceará
Postado por Meu Transporte às 08:11 0 comentários
Marcadores: Ceára, trem/metrô, Videos, VLT
No Rio, Governo e SuperVia devem anunciar hoje compra de mais 90 trens até 2015
O governador Sérgio Cabral e o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, devem anunciar hoje uma série de medidas como o aumento dos investimentos da empresa, de R$ 1,25 bilhão, até 2048. Ambos estimavam aplicar juntos R$ 2,5 bilhões. Dentre as novidades, está uma nova licitação internacional do governo para compra de 60 trens.
Esta é a deixa para a SuperVia antecipar a encomenda de outros 30, com recursos próprios, num pacote de 90 composições. A ideia é ter todas prontas até 2015. Com isso e a reforma de 73 trens, a empresa chegará a 2023 com 231 composições refrigeradas. Essa renovação baixará a idade média da frota, de 35 para 16 anos.
A SuperVia anuncia ainda o fim da grade de horários e a adoção de uma de intervalos, como o metrô, em setembro. Essa medida foi revelada pelo EXTRA em sua edição de 16 de maio de 2010 e passa a vigorar em setembro. Trata-se do pontapé inicial para a implantação do sistema de proteção automática (ATP, na sigla em inglês), que estará instalado pela canadense Bombardier no ramal de Deodoro em novembro de 2012.
As demais linhas utilizarão o sistema já em 2013. Com o ATP, o tempo de espera entre um trem e outro cairá pela metade, chegando a três minutos no ramal de Deodoro. O investimento é de R$ 125 milhões.
Jà as informações de problemas na ferrovia serão dadas pelo centro de operações e não mais pelos maquinistas — que o faziam de improviso e a contragosto, por não ser sua atribuição. A ouvidoria da companhia também passará a atuar durante o dia todo.
A revitalização da antiga linha entre Santa Cruz e Itaguaí é outro item da pauta, bem como a lavagem dos trens, hoje feita a cada 40 dias. Esse intervalo cairá para 15 idas. Mas ainda pode melhorar. Em Londres, por exemplo, as composições do metrô são lavadas diariamente. A limpeza interna dos vagões também foi reforçada com a substituição da firma que prestava o serviço.
Os passageiros também terão bicicletários gratuitos à sua disposição nas estações mais movimentadas e permissão para transportar bicicleta nos trens, nos fins de semana, a partir das 14h.
Fonte: Extra Online
Postado por Meu Transporte às 08:11 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
Apresentado os corredores BRT ''Norte-Sul, Leste-Oeste e BR-101'', que prometem revolucionar o sistema de transporte coletivo no Recife e Região Metropolitana
A Região Metropolitana do Recife está a um passo de dar um dos maiores saltos de qualidade na história do Transporte Público de Passageiros, em um arrojado projeto realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades. Com a implantação dos corredores exclusivos de ônibus nos moldes do BRT (Bus Rapit Transit), a população terá um ganho no tempo de suas viagens de 15 a 30 minutos. Será a mais ambiciosa intervenção no setor, com investimento de, aproximadamente, R$ 1 bilhão e que chama atenção quando calculamos a redução do tempo gasto nas viagens diárias dos passageiros que trabalham no Grande Recife. Para percorrer os 12,3 km de extensão do Corredor Leste-Oeste, trecho que sai de início em Camaragibe e segue até o centro do Recife, por exemplo, os usuários gastam hoje em um ônibus comum cerca de 1h45min.
Com a implantação do corredor exclusivo de BRT, esse tempo cairá para 1h15min. Esse ganho de meia hora em cada viagem diária, significa que o trabalhador terá economizado um dia de seu tempo ao final de cada mês.
Além do ganho de tempo nas viagens, o modelo de transporte BRT a ser adotado nos 100 km de extensão dos corredores Norte-Sul, Leste-Oeste e BR-101, permitirá mais conforto e segurança aos usuários, já que todos são equipados com ar-condicionado, sistema de segurança através de registro de imagens, contagem eletrônica de passageiros e GPS. Esse modelo existe hoje em cidades como Bogotá (Colômbia), Paris (França) e Curitiba (Brasil). Esses veículos também cobram a tarifa antes de o passageiro entrar no ônibus e os embarques e desembarques são feitos em miniestações construídas no mesmo nível dos coletivos, o que agiliza o tempo de parada dos veículos.
Segundo o secretário das Cidades, Danilo Cabral, “outro benefício é que os corredores vão acabar com o conflito que existe hoje entre o transporte público e o individual, já que os ônibus circularão em vias exclusivas e os semáforos serão sincronizados. Também, serão realizadas intervenções viárias como a construção de estações elevadas, viadutos e túneis, evitando o tráfego rotineiro e facilitando assim o fluxo dos coletivos”.
Com a implantação do corredor exclusivo de BRT, esse tempo cairá para 1h15min. Esse ganho de meia hora em cada viagem diária, significa que o trabalhador terá economizado um dia de seu tempo ao final de cada mês.
Além do ganho de tempo nas viagens, o modelo de transporte BRT a ser adotado nos 100 km de extensão dos corredores Norte-Sul, Leste-Oeste e BR-101, permitirá mais conforto e segurança aos usuários, já que todos são equipados com ar-condicionado, sistema de segurança através de registro de imagens, contagem eletrônica de passageiros e GPS. Esse modelo existe hoje em cidades como Bogotá (Colômbia), Paris (França) e Curitiba (Brasil). Esses veículos também cobram a tarifa antes de o passageiro entrar no ônibus e os embarques e desembarques são feitos em miniestações construídas no mesmo nível dos coletivos, o que agiliza o tempo de parada dos veículos.
Segundo o secretário das Cidades, Danilo Cabral, “outro benefício é que os corredores vão acabar com o conflito que existe hoje entre o transporte público e o individual, já que os ônibus circularão em vias exclusivas e os semáforos serão sincronizados. Também, serão realizadas intervenções viárias como a construção de estações elevadas, viadutos e túneis, evitando o tráfego rotineiro e facilitando assim o fluxo dos coletivos”.
Transparência
Para garantir a transparência dos projetos dos três corredores a Secretaria das Cidades (Secid) montou um Grupo de Trabalho com o Tribunal de Contas do Estado para construir juntos os editais de licitação das obras. Também hoje, a Secid realiza uma audiência pública no auditório do TCE-PE às 14h30, para apresentar os projetos à sociedade.
Passada a audiência pública, o Estado tem mais 15 dias úteis para publicar o edital de licitação dos projetos. Tempo suficiente para fazer as alterações e ajustes que surjam durante o debate. “Estamos trabalhando para publicar esses editais em julho e assim termos a garantia de que em 2013 estaríamos com as obras prontas para que Pernambuco possa, inclusive, credenciar-se para sediar também a Copa das Confederações”, disse o secretário Danilo Cabral, lembrando que cada obra leva em torno de 24 meses para ser entregue.
Saiba mais
Corredor Leste-Oeste - Será responsável pelo transporte dos passageiros na praça do Derby até o Terminal Integrado de Camaragibe, com extensão de 12,3 quilômetros.
Corredor da BR 101 (IV Perimetral): Com início no entroncamento da BR-101 com a PE-15 seguindo até Cajueiro Seco, em Jaboatão, a obra de construção do corredor da BR-101 tem um investimento estimado de R$ 480 milhões.
Corredor Norte-Sul: Com uma demanda atual de 146 mil passageiros por dia, o corredor Norte Sul será implantado a partir do Terminal Integrado de Igarassu e nessa primeira etapa a intervenção seguirá até o Centro do Recife. O segundo trecho seguirá do Tacaruna até a avenida Barão de Souza Leão.
Corredor da BR 101 (IV Perimetral): Com início no entroncamento da BR-101 com a PE-15 seguindo até Cajueiro Seco, em Jaboatão, a obra de construção do corredor da BR-101 tem um investimento estimado de R$ 480 milhões.
Corredor Norte-Sul: Com uma demanda atual de 146 mil passageiros por dia, o corredor Norte Sul será implantado a partir do Terminal Integrado de Igarassu e nessa primeira etapa a intervenção seguirá até o Centro do Recife. O segundo trecho seguirá do Tacaruna até a avenida Barão de Souza Leão.
Fonte: Folha PE
Postado por Meu Transporte às 08:11 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
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