Trolebus em SP
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Metrô e CPTM vão operar sem parar durante réveillon
quarta-feira, 28 de dezembro de 2011A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos informou que o Metrô e a CPTM realizarão operação comercial para transportar o público que participará da festa do réveillon na Avenida Paulista. As principais linhas do sistema metroferroviário vão operar ininterruptamente na virada do sábado, dia 31 de dezembro, e toda a madrugada de domingo, dia 1º de janeiro. A circulação dos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU-SP não terá alterações.
Na virada do ano, a circulação de trens nas linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente-Vila Madalena) e 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda) será contínua durante toda a madrugada. Na Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo Treze), o horário de funcionamento das estações não sofrerá mudanças, fechando à meia-noite do dia 31 e reabrindo às 4h40 do dia 1º.
A estação Trianon/Masp irá operar até as 2 horas da manhã. Após esse horário, para atender aos que estiverem no Show da Virada, as estações Paraíso, Brigadeiro e Consolação permanecerão abertas para embarque e desembarque. As demais continuarão em operação somente para desembarque. Por estratégia de segurança, devido à sua proximidade do local do evento, a estação Trianon/Masp será fechada às 19h30 do dia 31 e reabrirá às 4h40 do dia 1º.
Durante o réveillon, a frota de trens em operação será reforçada e o contingente de empregados operativos e de segurança aumentado. Por meio de comunicação visual e de mensagens sonoras, os usuários serão orientados sobre os horários de funcionamento e as melhores estações para chegarem ao evento. No primeiro dia de 2012, as linhas do Metrô voltarão a operar nos horários habituais. As frotas programadas para circular serão equivalentes às utilizadas nos fins de semana.
Da CPTM, as linhas 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi), 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), 10-Turquesa (Luz-Rio Grande da Serra), 11-Coral (Luz-Estudantes) e 12-Safira (Brás-Calmon Viana) vão operar ininterruptamente na madrugada do dia 1º, com intervalos de 15 minutos entre as composições.
Até 1 hora do dia 1º, todas as estações dessas linhas estarão abertas para embarque e desembarque. Após esse horário, o embarque só poderá ser feito nas seguintes estações que fazem integração gratuita com o metrô: Brás, Luz, Pinheiros, Palmeiras/Barra Funda e Tamanduateí. As demais estações do sistema continuarão funcionando somente para desembarque. Em caso de aumento da demanda, a frota de trens será reforçada.
Informações: Agência Estado
Postado por Meu Transporte às 06:28 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
China testa trem bala de 500 km/h
No último fim de semana, a China lançou um novo modelo-teste de trem-bala que chega a 500 km/h. A cerimônia foi realizada na sexta-feira em Qingdao, na província chinesa de Shandong.
O trem é composto por seis carros, e foi projetado para assemelhar-se a uma antiga espada chinesa. Seu corpo é feito de material plástico reforçado com fibras de carbono. O projeto e fabricação foram feitos pela CSR Sifang Locomotive & Rolling Stock, uma subsidiária da CSR Corp, a maior fabricante de trens da China.
A força máxima de tração do modelo-teste é de 22.800 kW. Em comparação, os trens já operantes na ferrovia de alta velocidade Pequim-Shangai têm 9.600 kW e possuem o recorde chinês em velocidade de 300 km/h. O recorde mundial pertence à França, com 574,8 km/h.
Mas os futuros trens chineses não vão necessariamente operar com velocidades tão altas, disse o presidente da CSR, Zhao Xiaogang, ao Beijing Morning News. "Nós visamos garantir a segurança da operação de trens", disse ele.
A China tenta superar problemas em sua rede de alta velocidade. Em fevereiro, o ministro de Estradas de Ferro, Liu Zhijun, foi demitido por acusações de corrupção ainda não julgadas em tribunal. Em julho, uma colisão entre dois trens matou pelo menos 40 pessoas.
O trem é composto por seis carros, e foi projetado para assemelhar-se a uma antiga espada chinesa. Seu corpo é feito de material plástico reforçado com fibras de carbono. O projeto e fabricação foram feitos pela CSR Sifang Locomotive & Rolling Stock, uma subsidiária da CSR Corp, a maior fabricante de trens da China.
A força máxima de tração do modelo-teste é de 22.800 kW. Em comparação, os trens já operantes na ferrovia de alta velocidade Pequim-Shangai têm 9.600 kW e possuem o recorde chinês em velocidade de 300 km/h. O recorde mundial pertence à França, com 574,8 km/h.
Mas os futuros trens chineses não vão necessariamente operar com velocidades tão altas, disse o presidente da CSR, Zhao Xiaogang, ao Beijing Morning News. "Nós visamos garantir a segurança da operação de trens", disse ele.
A China tenta superar problemas em sua rede de alta velocidade. Em fevereiro, o ministro de Estradas de Ferro, Liu Zhijun, foi demitido por acusações de corrupção ainda não julgadas em tribunal. Em julho, uma colisão entre dois trens matou pelo menos 40 pessoas.
Fonte: piniweb.com.br
Postado por Meu Transporte às 00:33 0 comentários
Em João Pessoa, Tarifa de ônibus vai custar R$ 2,30
O Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT) da Capital paraibana avaliou e aprovou, no início da tarde desta terça (27), na sede da Superintendência de Transporte e Trânsito de João Pessoa, a planilha dos custos operacionais do sistema de transporte público local elaborada pela STTrans. O estudo da autarquia, balizado em dados técnicos-operacionais, indicou a necessidade de um reajuste para R$ 2,30 no preço da passagem de ônibus cobradas em João Pessoa.
De acordo com o superintendente da STTrans, Nilton Pereira, o cálculo é resultado da política tarifária da Prefeitura Municipal de João Pessoa que, além de oferecer ao usuário um sistema de transporte público considerado um dos mais qualificados do Nordeste, também promove a integração de todo o sistema de transporte da cidade, diminuindo os custos do usuário com o deslocamento em face da gratuidade na segunda passagem quando utilizada a integração física ou temporal. “Estamos realizando uma série de melhorias para garantir a mobilidade da população de João Pessoa. Diminuímos o custo do usuário com a segunda passagem, não impomos restrições quanto ao uso de benefícios tarifários como passe estudantil, gratuidades, mas a população precisa compreender que isso tudo reduz a receita das empresas”, disse.
Na oportunidade, Nilton explicou que todo sistema de transporte público, quando não é subsidiado pelo poder público, sobrevive apenas do valor da tarifa cobrada. No caso de João Pessoa, afirmou ele, o valor cobrado atualmente tem sido até abaixo do de algumas capitais nordestinas com população semelhante e que não oferecem os benefícios que os usuários de João Pessoa dispõem. “É o caso, por exemplo, de Natal, que já cobra R$ 2,20 pela passagem e já está em processo de reajuste, só disponibiliza a integração temporal ao usuário”, disse o superintendente. “Em João Pessoa temos a integração Temporal, Física e a Metropolitana. É uma combinação só encontrada aqui. Nenhuma outra capital nordestina com menos de um milhão de habitantes tem todos esses benefícios. Além disso, a idade média da nossa frota que é de 3,9 anos, é a mais nova de todas as cidades pesquisadas”, continuou o dirigente, referindo-se às cidades de Aracaju-SE, Natal-RN, São Luís-MA, Maceió–AL e Teresina-PI.
Depois de explicitada toda a planilha, com demonstração ponto a ponto dos dados que a compõem, a proposta de reajuste de R$ 2,30 da STTrans foi acatada por todos os membros do CMTT. Como o Conselho Municipal de Transporte e Trânsito (CMTT) não tem caráter deliberativo, mas apenas consultivo, a decisão será agora encaminhada ao prefeito Luciano Agra, através da STTrans, para homologação, a fim de que possa entrar em vigência no início de 2012. Atualmente, a tarifa da Capital é de R$ 2,10, uma das mais acessíveis do país.
Além do superintendente da STTrans, Nilton Pereira, que atua como presidente do Conselho, fazem parte do CMTT representantes do Sintur-JP; Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Seplan); Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra); Federação Paraibana das Associações Comunitárias (Fepac); Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb); União Pessoense dos Estudantes Secundaristas (UPES); Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Taxistas, Caminhoneiros, Escolares e Auxiliares de Condutores (Sindtáxi); Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP); Departamento Estadual de Trânsito (Detran); União Pessoense das Associações Comunitárias (UPAC); Sindicato dos Motoristas da Paraíba; Diretório Central dos Estudantes do UNIPÊ (DCE/UNIPÊ), DCE/UFPB e BPTran.
Representando a Câmara Municipal de João Pessoa, esteve tanto o membro titular, o vereador Marcos Vinícios, quanto seu suplente, o vereador Valdir José Dowsley (Dinho).
Fonte: paraiba.com.br
Postado por Meu Transporte às 00:33 0 comentários
Marcadores: Paraíba
Transporte coletivo noturno no Brasil ainda é timido
As leis que punem motoristas alcoolizados vêm ano a ano se tornando cada vez mais pesadas. Nada contra! Quem vai querer criticar algo que na verdade é super bem vindo. A maioria dos países europeus tem leis extremamente severas para lidar com o problema do álcool ao volante e isso ajudou a baixar consideravelmente o número de acidentes ou mortes em consequencia desse perigoso casamento do álcool com a direção.
Foto: Vinícius Rebello |
A única diferença entre o Brasil e esses países, é que por lá, os governos oferecem sistema de transporte coletivo noturno para que as pessoas tenham a possibilidade de sair para a sua balada sem colocar em risco as demais pessoas. Praticamente, todas as principais linhas de cada cidade funcionam 24 horas, passando de hora em hora nas regiões centrais, ou a cada 80 minutos nos bairros mais afastados. Algumas cidades como Berlim, até o metrô funciona 24 horas, pelo menos nos finais de semana. São poucos trens mas já ajuda porque você tem a opção de voltar para casa às 2h da manhã e também às 3h30, e não se sentir preso na balada, tendo que escolher entre ir embora à meia-noite ou somente às 5h da manhã.
Nossos governantes costumam se mostrar avessos à implantação de um sistema similar no Brasil por alegarem não poder garantir a segurança em nossas perigosas cidades, pois pelos coletivos circularia muito dinheiro. Mas se olharmos mais uma vez para o sistema europeu, notaremos que lá não existe cobrador de ônibus, a não ser nos quiosques montados nos terminais.
A maioria dos cobradores que deixaram de trabalhar nos ônibus e que não encontraram vagas nesses quiosques, atualmente trabalha no setor de fiscalização. Como as passagens são vendidas em quiosques das empresas, nas farmacias, livrarias e outros tipos de estabelecimento cadastrados para vender passagens, os fiscais (ex-cobradores em sua maioria) passaram a entrar nos coletivos para averiguar se a passagem dos usuários ainda não teve sua validade expirada.
E o que é melhor, ao comprar uma passagem e passar na catraca, aquele carimbo feito na passagem te dá direito de usar o sistema até aquele mesmo horario no dia seguinte, completando 24 horas de transporte garantido com o pagamento da mesma passagem. Bem diferente do que é feito no nosso país, onde passagens subiram absurdamente como na Europa em outros tempos, mas onde o prazo para usar a mesma passagem é de míseros 45 minutos ou em alguns casos de apenas 2 horas.
Como vivemos num país onde todos os governantes se dizem defensores de um sistema que privilegie o social, causa estranheza que nosso sistema de transporte seja exatamente o oposto disso. Na verdade, é um sistema altamente elitista, ainda mais se analisarmos o periodo noturno, que obriga o cidadão a pagar tarifas altissimas dos taxis que circulam pelas cidades.
E depois, vamos combinar que te obrigar a frequentar a mesma balada onde vai teu vizinho, só porque ele é o único que pode dividir uma bandeirada de taxi com você, é uma tremenda de uma chateação, principalmente se vocês não gostarem do mesmo estilo de música. Está na hora de dar um basta na hipocrisia e no terrorismo que politicos e a mídia fazem dos acidentes causados por motoristas embriagados, e passar a oferecer um sistema de transporte que ajude a diminuir o número de mortes devido ao álcool e a direção. É por todas essas razões, que de agora em diante eu decidi que vou reclamar até nossos governantes implementarem um transporte coletivo noturno de qualidade à população.
Resumo:
Ônibus madrugada p/ hora região central e 80 mins bairros + afastados, s/cobrador, só fiscais vendo validade 24h passagens. 2 opções metrô madrugada (2h e 3h30) como Berlim.
Fonte: Nossa São Paulo
Postado por Meu Transporte às 00:33 0 comentários
Marcadores: Reportagem especial, São Paulo
Em Palmas, Conselho de Trânsito aprova nova tarifa de ônibus
Dentre os 15 conselheiros de trânsito que compareceram à assembleia de deliberação da nova tarifa de trânsito, que aconteceu na manhã desta terça, 27, no auditório da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (SMSTT), 12 foram favoráveis e três contra ao novo valor da passagem de coletivo.
O preço de R$2,50 foi sugerido após a apresentação da nova planilha de custos, feita pela comissão nomeada pelo Coronel Antônio Joaquim Benvindo, presidente do conselho. A deliberação do conselho será encaminhada ainda hoje ao prefeito Raul Filho, para apreciação e aprovação da nova tarifa. O chefe do executivo, com base nos documentos enviados pela comissão, poderá manter ou aumentar o valor da passagem.
Fonte: O Girassol
Postado por Meu Transporte às 00:32 0 comentários
Marcadores: Tocantins
Na Bahia, Transporte intermunicipal pode ter novo reajuste de tarifas
Está soando muito estranho e nebuloso o resultado de duas notas divulgadas nesta terça-feira (27), em blogs políticos, dando como certo um tal aumento de tarifas para o transporte intermunicipal/metropolitano de passageiros. Se acontecer, será o segundo reajuste em menos de um ano. A nota diz que ''está circulando em secretarias do governo do Estado um estudo sobre o reajuste de tarifas".
Ao contrário do que disse o secretário Otto Alencar a esses blogs, o último reajuste do transporte intermunicipal não ocorreu em janeiro deste ano.
Na verdade, foi no dia 2 de abril de 2011 que a Agerba liberou um aumento, na surdina, de 7,86% para o transporte intermunicipal. A agência não fez qualquer divulgação sobre o assunto, o que pegou os usuários de surpresa.
Na época, o JORNAL DA MÍDIA divulgou matéria informando que pela primeira vez o Governo do Estado, através da Agerba, estava autorizando um reajuste de tarifas sem fazer qualquer divulgação, o que revoltou os usuários, que foram surpreendidos pela estranha medida.
O diretor-executivo da Agerba, Eduardo Pessoa, disse naquela oportunidade que "na próxima vez'' iria tomar ''mais cuidado" e divulgar o reajuste amplamente. Veja o que disse Pessoa:
"É uma sugestão (divulgar o aumento) que a gente pode perfeitamente passar a assumir. Vamos assumir este compromisso de fazer uma divulgação mais ampla para que a população não seja pega de surpresa" , declarou.
Na verdade, divulgar reajuste de tarifa não é "sugestão'', mas sim uma obrigação de qualquer órgão, principalmente de uma agência de regulação e fiscalização. Afinal, o transporte intermunicipal movimenta nada menos que 10 milhões de pessoas por mês.
A Agerba tem um setor que cuida especificamente de cálculo de tarifas. Trata-se da Diretoria de Pesquisas e Tarifas, que hoje, por sinal, é controlada pelo secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, apesar do diretor principal, Cássio Moreti, ser ligado ao deputado estadual Roberto Carlos (PDT). Sabe-se que Otto já avisou ao parlamentar que vai querer o cargo logo logo.
A notícia sobre esse reajuste que o secretário Otto Alencar espalhou na mídia política surpreendeu a vários funcionários da Agerba. Alguns deles disseram que a nota do vice-governador nesses blogs foi no mínimo muito estranha. Mas, quando começam a ser plantadas essas notícias é porque alguém quer liberar logo o aumento para os empresários de ônibus. Então, que a população prepare o bolso.
E tem mais: o reajuste do transporte intermunicipal/metropolitano nunca refletiu em aumento, também, para as tarifas do transporte urbano de Salvador e vice-versa. Isso aí é outra balela que jogaram na mídia, niunguém sabe com que interesse ou intenção.
Fonte: jornaldamidia.com.br
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Postado por Meu Transporte às 00:32 0 comentários
Marcadores: Bahia
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