Trolebus em SP
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Em Guarulhos, STT altera novamente o edital do sistema de transporte público
quinta-feira, 29 de setembro de 2011A Secretaria de Transportes e Trânsito novamente fez alterações no edital de licitação que regulariza o transporte público nas modalidades alimentador e seletivo. A mudança diz respeito às reclamações do Sindicato dos Trabalhadores Autônomos em Lotação (Sindlotação) que questionava as divergências nos prazos de entrega da certidão de INSS - que no texto solicita em um prazo de 30 dias, porém, segundo o sindicato, ela leva de 50 a 60 diaas para ser expedida.
A segunda retificação do edital, publicada no Diário Oficial, estabelece a alteração do texto e a prova de regularidade junto ao INSS dar-se-á com a apresentação da Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual emitida na página da Receita Federal.
As pessoas físicas que não estejam filiadas ao INSS, ou que não estejam cadastradas como contribuintes individuais devem apresentar à falta da declaração, a Documentação de Atualização de Dados Cadastrais/Atividade - Pessoa Física, ou o Comprovante de Agendamento de Acerto de Cadastro ou de Recolhimento.
Fonte: Guarulhos Web
Postado por Meu Transporte às 18:32 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Em dezembro, Belo Horizonte terá duas linhas especiais com veículos refrigerados, acesso à internet e TV
Ar condicionado, cadeiras confortáveis, acesso livre à internet sem fio e o mais importante, viajar sentado. O sonho de praticamente todo passageiro do transporte coletivo municipal em Belo Horizonte será realidade em pelo menos dois itinerários. No dia 12 de dezembro, aniversário da cidade, começam a rodar duas linhas de ônibus de luxo para atender a uma demanda exigente.
Segundo o presidente da BHTrans, Ramon Victor Cezar, as primeiras duas linhas dos ônibus executivos farão o trecho Buritis/Luxemburgo/Savassi/Praça da Liberdade e Savassi/Cidade Administrativa. Até agosto do próximo ano, outras três linhas serão criadas: Bairro Belvedere/Área Hospitalar, Sion/Área Hospitalar e Estação Calafate/Área Hospitalar (passando pelo Barro Preto e Assembleia). A expansão do sistema para outras áreas vai depender do retorno da população.
"Ainda estudamos as novas rotas para 2012. No entanto, já fizemos um levantamento nestas regiões, onde identificamos a demanda pelo serviço”, declara Ramon Victor. Quem quiser percorrer essas áreas sem o desconforto característico do transporte coletivo, principalmente no horário de pico, terá que desembolsar R$ 4, valor diferenciado dos R$ 2,45 pagos pelo transporte comum.
O supervisor de Estudos Tarifários e Regulação da BHTrans, Adilson Daros, afirma que a previsão é que o ônibus opere sem cobradores. Haverá somente o motorista, que receberá um treinamento especial para trabalhar nestes veículos.
Os coletivos de luxo terão capacidade para 40 pessoas e, no horário de pico, pode operar com intervalos de 15 minutos entre as viagens. Não foi informado o número de ônibus que serão utilizados inicialmente.
Fonte: Hoje em Dia
Postado por Meu Transporte às 18:20 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Monotrilho de Manaus vai sair do Papel na próxima semana
A ordem de serviço para a construção do monotrilho deverá ser assinada pelo Governo do Estado, na próxima semana. O anúncio foi feito nessa quarta-feira (28), pelo governador do Amazonas, Omar Aziz, durante a abertura do Seminário ‘Copa 2014: Legado e Sustentabilidade’, no hotel Caesar Business, no bairro Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul de Manaus.
Durante o evento, que termina nesta quinta-feira (29), Omar Aziz cobrou mais celeridade do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Caixa Econômica Federal na liberação de recursos para obras da Copa 2014 em Manaus.
De acordo com o governador, com a ordem de serviço, a empresa vencedora da licitação inicia o projeto executivo e o delineamento da área onde será realizada a obra para implantação do monotrilho.
Ainda na área de mobilidade, o planejamento do Governo Estadual é lançar, nos próximos dias, a licitação para o projeto da continuação da avenida Governador José Lindoso - popularmente conhecida como "avenida das Torres" -, na Zona Norte de Manaus, obra que está incluída no Programação de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
Outro projeto que caminha para licitação nos próximos dias é do Memorial Encontro das Águas, que vai abrigar o "Fun Park", na Zona Leste de Manaus, para a Copa 2014.
No entanto, para que as obras aconteçam dentro dos prazos é preciso maior celeridade no processo de liberação de recursos, afirmou o governador.
Ele ressaltou que a maioria dos recursos aplicados até agora na Arena da Amazônia, cujas obras iniciaram no ano passado, é oriunda dos cofres do Estado, embora o Governo do Amazonas tenha assinado contrato com o BNDES em dezembro do ano passado.
Omar Aziz frisou, ainda, que para realizar as obras da Copa os governos estaduais das 12 cidades que vão sediar o evento deverão aplicar recursos próprios e de empréstimos realizados com os bancos.
“Não tem recurso a fundo perdido nessas obras", disse ao destacar que os Estados têm responsabilidades a serem cumpridas e que precisam de maior celeridade dos agentes financeiros.
Para as obras da Copa em Manaus, o Governo do Estado contratou R$ 400 milhões com o BNDES, para a construção da Arena da Amazônia, e aprovou outros R$ 600 milhões com a Caixa para a obra do monotrilho, para o qual o Estado também está negociando com o Governo Federal a liberação de mais R$ 800 milhões.
Fonte: (Bruno Kelly) A Critica
Postado por Meu Transporte às 18:07 0 comentários
Marcadores: Amazonas, trem/metrô
Na Bahia, Governador apresenta projeto da Ponte Salvador-Itaparica
O governador da Bahia, Jaques Wagner, apresentou, agora à tarde, o projeto da Ponte Salvador-Itaparica. Segundo o plano, a ponte terá 11,7 quilômetros de extensão, com seis faixas de trânsito (três em cada pista), sem falar dos acostamentos. O custo projetado é de R$ 7 bilhões.
O projeto, desenvolvido em consórcio pelas construtoras OAS, Odebrecht e Camargo Correa, prevê entre 200 e 250 metros de distância entre os pilares de sustentação da ponte, um vão central de 700 metros de largura e 70 de altura para a passagem de navios e ainda um trecho de pista móvel, com pilares girando sobre o próprio eixo, para possibilitar a passagem de estruturas maiores, como plataformas de petróleo.
De acordo com o governador, a obra tem previsão de início para 2014 e deve estar concluída em 2018. "O financiamento será feito por três fontes: o governo federal, o governo estadual e a iniciativa privada", afirma. "Já há um compromisso do governo federal com essa obra, mas seguramente vamos falar em pedágio."
Para Wagner, o anúncio de um projeto de tal porte em um período de crise econômica global não é megalomania. "Quando se tem bons projetos, o dinheiro aparece - e vamos construir esse dinheiro", garantiu.
"Estamos falando em desenvolvimento, em negócios. Já há empresas interessadas. Não podemos perder esta janela de oportunidade que o Brasil vive."
Fonte: A Critica
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Postado por Meu Transporte às 17:47 0 comentários
Em Manaus, Obra do BRT deve ser concluída em 24 meses
Orçado em R$ 290 milhões e com previsão de início das obras em janeiro de 2012, o Bus Rapid Transit (BRT) deverá ser concluído em 24 meses, seis meses após o término da Copa das Confederações. O edital de licitação para contratação da empresa que deverá implantar o projeto elaborado pela prefeitura foi lançado na tarde de ontem pelo secretário municipal de Infraestrutura, Américo Gorayeb.
A construção dos corredores do BRT, que serão voltados ao eixo Leste-Centro, e das estações previstas pelo projeto básico, elaborado pela empresa Vetec, devem demandar a desapropriação de mais de 1,3 mil imóveis, boa parte deles na Zona Leste da cidade, no trecho que vai da avenida Camapuã, no Jorge Teixeira, até o Terminal 5, no São José, informou o secretário. A abertura dos envelopes com a documentação das empresas concorrentes no processo licitatório está marcada para 9h do próximo dia 3 de novembro.
Segundo Gorayeb, a estimativa da secretaria é de que as propostas sejam recebidas pela Comissão de Licitação, presidida por Marcelo Campelo, até o dia 27 de novembro. “Então deveremos ter entre 15 e 20 dias para a avaliação de cada uma dessas propostas e a assinatura do contrato no mês de dezembro, para que as obras possam ser iniciadas em janeiro”, disse. Mas segundo Gorayeb, esses prazos podem sofrer alterações por conta de imprevistos durante o processo licitatório e, também, durante as obras, por conta das desapropriações.
“A obra vai demandar muitas desapropriações, principalmente na Zona Leste, onde vamos construir um corredor exclusivo para o BRT em uma rua paralela à Grande Circular, para não comprometer o trânsito da avenida, que já é intenso.
Muitos comércios e residências estão no caminho das obras e precisarão ser desapropriados”, explicou. O secretário informou que a retirada de moradores e comerciantes custará mais de R$ 30 milhões, do total de R$ 290, que deve ser liberado pela Caixa Econômica Federal, por meio de financiamento. A obra, em si, deve custar R$ 247 milhões. Outros R$ 4,8 milhões foram pagos à Vetec pela elaboração do projeto básico, segundo a Seminf. De acordo com Gorayeb, as desapropriações devem ocorrer paralelamente às obras, para evitar atrasos no cronograma. “Faremos as desapropriações por trechos. À medida em que forem sendo desapropriados, vão recebendo as obras.”
Fonte: A Crtitica
Postado por Meu Transporte às 17:34 0 comentários
Estudo revela que andar de bicicleta custa só R$ 0,12 por km
Estudo do Coppe (Instituto Alberto Luiz Coimbra da Universidade Federal do Rio) mostra que o custo por quilômetro percorrido de bicicleta é seis vezes menor que o do carro. Na comparação com ônibus, pedalar custa três vezes menos O levantamento, feito no Rio (RJ) e em Porto Alegre (RS). analisou os gastos de dois ciclistas com viagens diárias de ida e volta do trabalho, percorrendo 20 km.
Além de ser mais rápida durante os horários de pico, a bicicleta consome cerca de R$ 0,12 por km rodado, enquanto o ônibus gasta R$ 0,32 e o carro, R$ 0,76.
Os cálculos foram feitos tendo como base a mesma fórmula aplicada pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) para calcular quanto um veículo gasta por quilômetro rodado. Foram contabilizados os gastos dos usuários de bicicletas, motos, carros ( álcool e gasolina) e ônibus.
O cálculo leva em conta os gastos com acessórios, depreciação, combustível, manutenção, impostos e custos sociais (como poluição), os quais são divididos pela distância percorrida.
Além de ser mais rápida durante os horários de pico, a bicicleta consome cerca de R$ 0,12 por km rodado, enquanto o ônibus gasta R$ 0,32 e o carro, R$ 0,76.
Os cálculos foram feitos tendo como base a mesma fórmula aplicada pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) para calcular quanto um veículo gasta por quilômetro rodado. Foram contabilizados os gastos dos usuários de bicicletas, motos, carros ( álcool e gasolina) e ônibus.
O cálculo leva em conta os gastos com acessórios, depreciação, combustível, manutenção, impostos e custos sociais (como poluição), os quais são divididos pela distância percorrida.
Fonte: Destak Jornal
Postado por Meu Transporte às 17:21 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, Brasil, Pesquisas
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