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Nada de greve, Transporte coletivo de Salvador está normal nesta segunda-feira
segunda-feira, 16 de maio de 2011Não há paralisação de rodoviários e os ônibus circulam normalmente em Salvador nesta segunda-feira (16), após promessa de greve feita pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Salvador. A categoria decidiu realizar assembleias em dois turnos para avaliar as propostas dos empresários, que ofereceram aumento salarial de 3,72% para os profissionais do transporte urbano e 4,2% para o intermunicipal. Os rodoviários reivindicam aumento de 18%. Atualmente, um motorista de ônibus urbano recebe R$ 1.264, enquanto um cobrador ganha R$ 740. Desde o início do mês, os rodoviários têm feito paralisações de advertência.
Informações do portal G1.
Postado por Meu Transporte às 15:02 0 comentários
Marcadores: Bahia
Recife: Passageiros da Linha PE-15/Boa Viagem reclamam da retirada dos ônibus articulados
Ônibus Articulados |
Passageiros de ônibus da linha PE-15/Boa Viagem estão insatisfeitos com a prestação de serviços feita pela empresa de ônibus Borborema e pela falta de fiscalização do Consórcio Grande Recife de Transporte, é que a demanda desta linha é absurda e a empresa retirou os ônibus articulados desta linha sem nenhuma explicação, para muitos passageiros, a demora dos ônibus aumentou e muito devido aos ônibus serem menores, a Agente Ambiental Vanessa Lopes reclama que antes a demora no terminal era de 10 a 20 minutos, e agora ela fica cerca de 30 minutos para poder embarcar, pois a fila é muito grande e por os ônibus serem pequenos, enchem logo fazendo com que muitos passageiros cheguem atrasados em seus trabalhos.
Resposta do Consórcio Grande RecifeA linha 050-PE-15/Boa Viagem atua com um total de 34 ônibus que realizam 247 viagens todos os dias, com um intervalo médio de três minutos nos horários de pico. Deste total, oito veículos são articulados, um número que já foi maior. Em fevereiro de 2010, parte dos articulados que operava nesta linha foi transferido para a linha 080-Joana Bezerra/ Boa Viagem.
Esta transferência foi realizada por dois motivos: o primeiro é que estes veículos estavam saindo ociosos do terminal (com demanda abaixo do esperado). O segundo é que a linha 080-Joana Bezerra/ Boa Viagem apresentava maior demanda de usuários e, consequentemente, mais necessidade destes ônibus.
A linha 050-PE-15/Boa Viagem é uma das que são frequentemente monitoradas e reavaliadas pelo Grande Recife. A qualidade do serviço apresentado pela linha não está restrito a quantidades de empresas que operam por ela. Outros fatores influenciam nesta qualidade, como por exemplo, a demanda de usuários pela linha, o itinerário que ela realiza e a presença de integrações.
Fonte: Meu TransporteShare |
Postado por Meu Transporte às 14:48 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Metrô que vai ligar Barra da Tijuca a Ipanema ficará pronto em dezembro de 2015
Marcelo Horn / Divulgação |
Segundo levantamento do governo do Estado, a nova linha do metrô deve atender 240 mil pessoas, que circularão pelas seis novas estações entre Ipanema e Barra, passando por Gávea, Leblon e São Conrado. Júlio Lopes comentou sobre a alta movimentação de usuários.
- Nossos estudos apontam que há 120 mil pessoas que vão para o centro do Rio pela manhã e retornam no final da tarde realizando esta atividade pendular. E teríamos mais 120 mil pessoas que são usuárias e que teriam, como destino, as atividades comerciais, de entretenimento e de serviços na zona sul, agregando um número muito maior de usuários que vão sair e entrar no metrô diariamente.
A obra do metrô vai custar RS 4 bilhões de construção civil e R$ 1 bilhão em equipamentos.
Superlotação
- Para que o novo fluxo de passageiros seja atendido, os intervalos serão reduzidos e cada trem terá capacidade para 1.200 passageiros.
Quanto ao problema de superlotação das linhas já existentes, Lopes afirmou que esta situação será resolvida em breve com a chegada de trens novos comprados na China.
- Atualmente, temos poucos trens no metrô do Rio: são 184 unidades para cerca de 640 mil passageiros. Por isso, já efetuamos a compra de 114 carros de metrô. Desta forma, diminuiremos o intervalo de tempo entre as pontas das estações dos atuais seis minutos para dois minutos - finalizou.
Fonte: R7.com
Postado por Meu Transporte às 11:02 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
São Paulo: Governo confirma estação de metrô em Higienópolis
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que a estação não sairá do bairro: "Higienópolis terá estação de metrô. Não é porque alguns não querem que não vai ter estação, a localização é uma decisão técnica", disse.
Essa afirmação foi feita na quinta-feira passada, depois de ser divulgado que a estação, inicialmente prevista na Avenida Angélica, seria transferida para o Pacaembu.
No final da noite da quinta-feira, o ex-presidente Lula decidiu comentar rapidamente o tema depois de uma homenagem recebida no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, ABC Paulista.
"Eu acho um absurdo porque isso demonstra um preconceito enorme contra o povo que anda de transporte coletivo neste país", declarou.
Fonte: DCI
Postado por Meu Transporte às 11:00 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Florianópolis amanhece com ônibus na segunda-feira
Daniel Queiroz/Arquivo/ND |
Pelo menos na segunda-feira, a população ainda deve estar a salvo de uma paralisação de ônibus na Grande Florianópolis. O Sintraturb (Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo) resolveu adiar a greve depois que as negociações avançaram no fim de semana. No sábado (14), o secretário de Transportes e vice-prefeito João Batista reuniu-se com o Sintraturb e Setuf (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e de Passageiros). O impasse permanece agora em poucos pontos.
A exemplo da redução da jornada de trabalho e o comprometimento de que, a cada três horas, as empresas se comprometeriam a escalar uma jornada de seis horas e 40 minutos com uma hora de intervalo, podendo realizar horas extras. Outra reivindicação que gera divergência envolve a passagem de todos os trabalhadores que recebem triênio para duênio de 3% sobre a base.
O secretário de comunicação e imprensa do Sintraturb, Antônio Carlos Martins, não confirmou o avanço nas negociações e não descartou a greve. Mas, segundo o presidente do Setuf, Valdir Gomes, nesse fim de semana a categoria fez uma votação pela greve segunda-feira e resolveu não cruzar os braços ainda. O próprio assessor financeiro, Dionísio Linder, confirmou”, garantiu Gomes.
O secretário de Transportes João Batista está otimista quanto a um acordo. “Acho que amanhã (segunda-feira) é o dia para bater o martelo. Só faltam algumas poucas cláusulas”, destacou. “Não seria prudente uma paralisação agora. Estamos avançando”, acrescentou o secretário.
Na semana passada, o prefeito Dário Berger disse achar “pouco provável ocorrer uma greve”. “O acordo está pendente por pequenos detalhes que deverão ser superados em favor da coletividade. Não tenho dúvidas de que no final vai falar mais alto o compromisso que os trabalhadores têm com a população. Mas, se houver greve, espero que a Justiça do Trabalho possa agir com rigor”, justificou o prefeito.
Fonte: Notícias do Dia
Postado por Meu Transporte às 11:00 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Tarifa de ônibus de R$ 2,00 em Belém entra em vigor
A partir de hoje (16), os usuários do transporte coletivo em Belém precisarão disponibilizar uma parte maior da renda para trafegar de ônibus na capital. A homologação do valor da tarifa de R$2 já entra hoje (16) em vigor. Além de Belém, o aumento também é válido para o município de Marituba, por meio de um convênio cooperativo. Em Ananindeua, o preço da passagem continua R$1,85.
A superintendente da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), Ellen Margareth, explica que o preço será cobrado de acordo com o local onde os passageiros adentrarem nos ônibus, independente da origem da linha. “Não podemos interferir em outras jurisdições, por isso respeitaremos os limites estabelecidos entre os dois municípios como referência para a cobrança”. O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Estado do Pará (Dieese-PA) aponta um impacto sobre o salário mínimo de 17,61%. Quem usa dois ônibus por dia, de segunda-feira a sexta-feira, vai gastar R$ 96 por mês.
Segundo o contador Liomar Reis, o aumento já era esperado. “Enrolaram, mas acabou subindo o preço. Sou contra porque não acho justo ao que nos é oferecido, mas estou acostumado com o reajuste quase anual. Incluo logo no orçamento”, afirma.
Na manhã do último sábado, de óculos escuros, boné e roupas casuais, a superintendente da CTBel percorreu diversos trajetos de ônibus. O objetivo foi conferir as condições do sistema público de transportes, realizando uma fiscalização diferenciada. “Acredito que essa forma de fiscalizar é mais eficaz e produtiva, porque vemos os problemas e ainda conseguimos um contato direto com a população, que pode fazer reclamações mais naturalmente”.
A superintendente da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), Ellen Margareth, explica que o preço será cobrado de acordo com o local onde os passageiros adentrarem nos ônibus, independente da origem da linha. “Não podemos interferir em outras jurisdições, por isso respeitaremos os limites estabelecidos entre os dois municípios como referência para a cobrança”. O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Estado do Pará (Dieese-PA) aponta um impacto sobre o salário mínimo de 17,61%. Quem usa dois ônibus por dia, de segunda-feira a sexta-feira, vai gastar R$ 96 por mês.
Segundo o contador Liomar Reis, o aumento já era esperado. “Enrolaram, mas acabou subindo o preço. Sou contra porque não acho justo ao que nos é oferecido, mas estou acostumado com o reajuste quase anual. Incluo logo no orçamento”, afirma.
Na manhã do último sábado, de óculos escuros, boné e roupas casuais, a superintendente da CTBel percorreu diversos trajetos de ônibus. O objetivo foi conferir as condições do sistema público de transportes, realizando uma fiscalização diferenciada. “Acredito que essa forma de fiscalizar é mais eficaz e produtiva, porque vemos os problemas e ainda conseguimos um contato direto com a população, que pode fazer reclamações mais naturalmente”.
VISTORIA
Logo cedo, Ellen pegou o primeiro ônibus na avenida Gentil Bittencourt. Depois deste, foram outros quatro trajetos feitos em áreas diferentes da cidade, passando pelos bairros do Guamá, Nazaré e outras avenidas que registram fluxo intenso. Dentro dos coletivos, ela conversou com usuários, pedindo opiniões sobre o serviço. Alguns se assustaram quando souberam quem sentava ao seu lado. “Nunca pensei que fosse ver a doutora num ônibus, mas achei legal porque só quem passa por isso todo dia sabe o sofrimento que é”.
Na fiscalização, foram autuados nove veículos, que apresentavam problemas de documentação e danos na estrutura física. Com vidros quebrados, um ônibus foi recolhido. Para Ellen, um dos principais problemas detectados foi o tempo excessivo que os usuários passam nas paradas à espera dos coletivos. “Iremos verificar com urgência a razão dessa demora, que pode ser devido ao descumprimento de ordens de serviço, desvios de rota ou aumento de demanda em algumas áreas”, explica.
Logo cedo, Ellen pegou o primeiro ônibus na avenida Gentil Bittencourt. Depois deste, foram outros quatro trajetos feitos em áreas diferentes da cidade, passando pelos bairros do Guamá, Nazaré e outras avenidas que registram fluxo intenso. Dentro dos coletivos, ela conversou com usuários, pedindo opiniões sobre o serviço. Alguns se assustaram quando souberam quem sentava ao seu lado. “Nunca pensei que fosse ver a doutora num ônibus, mas achei legal porque só quem passa por isso todo dia sabe o sofrimento que é”.
Na fiscalização, foram autuados nove veículos, que apresentavam problemas de documentação e danos na estrutura física. Com vidros quebrados, um ônibus foi recolhido. Para Ellen, um dos principais problemas detectados foi o tempo excessivo que os usuários passam nas paradas à espera dos coletivos. “Iremos verificar com urgência a razão dessa demora, que pode ser devido ao descumprimento de ordens de serviço, desvios de rota ou aumento de demanda em algumas áreas”, explica.
TRÂNSITO
Para a professora Celina Cardoso, a iniciativa deveria ser expandida a outros serviços. “Ela também poderia ir em alguns pontos ver ausência de placas, sinais quebrados e tentar atravessar as ruas nas faixas de pedestre. Porque, além dos ônibus, temos muitos outros problemas no trânsito”.
Atualmente existem 116 linhas de ônibus em Belém. Alguns pontos, contudo, não suportam mais o acréscimo de nenhuma linha, devido à superlotação e limitações de espaço, como a avenida Presidente Vargas, que recebe veículos vindos de 40 locais distintos.
A atividade começou na última quinta-feira (12) e permanecerá por tempo indeterminado. “Todos os dias, dois agentes farão trajetos nas linhas que circulam em Belém para averiguar as condições e o cumprimento das normas de trânsito”, afirma Ellen.
Sobre a implantação do bilhete único, que ainda tem gerado muitas dúvidas na população, a superintendente afirma que a novidade entrará em vigor somente 90 dias após a publicação do decreto no Diário Oficial do Município. Ellen explica que, durante os três meses, a CTBel irá organizar os dados normativos e técnicos sobre a utilização e validade do sistema, que permite ao usuário usar quantos ônibus quiser durante duas horas, pagando uma passagem. Quando implantado o bilhete, a tarifa deve chegar a R$ 2,10.
Para a professora Celina Cardoso, a iniciativa deveria ser expandida a outros serviços. “Ela também poderia ir em alguns pontos ver ausência de placas, sinais quebrados e tentar atravessar as ruas nas faixas de pedestre. Porque, além dos ônibus, temos muitos outros problemas no trânsito”.
Atualmente existem 116 linhas de ônibus em Belém. Alguns pontos, contudo, não suportam mais o acréscimo de nenhuma linha, devido à superlotação e limitações de espaço, como a avenida Presidente Vargas, que recebe veículos vindos de 40 locais distintos.
A atividade começou na última quinta-feira (12) e permanecerá por tempo indeterminado. “Todos os dias, dois agentes farão trajetos nas linhas que circulam em Belém para averiguar as condições e o cumprimento das normas de trânsito”, afirma Ellen.
Sobre a implantação do bilhete único, que ainda tem gerado muitas dúvidas na população, a superintendente afirma que a novidade entrará em vigor somente 90 dias após a publicação do decreto no Diário Oficial do Município. Ellen explica que, durante os três meses, a CTBel irá organizar os dados normativos e técnicos sobre a utilização e validade do sistema, que permite ao usuário usar quantos ônibus quiser durante duas horas, pagando uma passagem. Quando implantado o bilhete, a tarifa deve chegar a R$ 2,10.
A partir de hoje (16), os usuários do transporte coletivo em Belém precisarão disponibilizar uma parte maior da renda para trafegar de ônibus na capital. A homologação do valor da tarifa de R$2 já entra hoje (16) em vigor. Além de Belém, o aumento também é válido para o município de Marituba, por meio de um convênio cooperativo. Em Ananindeua, o preço da passagem continua R$1,85.
A superintendente da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), Ellen Margareth, explica que o preço será cobrado de acordo com o local onde os passageiros adentrarem nos ônibus, independente da origem da linha. “Não podemos interferir em outras jurisdições, por isso respeitaremos os limites estabelecidos entre os dois municípios como referência para a cobrança”. O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Estado do Pará (Dieese-PA) aponta um impacto sobre o salário mínimo de 17,61%. Quem usa dois ônibus por dia, de segunda-feira a sexta-feira, vai gastar R$ 96 por mês.
Segundo o contador Liomar Reis, o aumento já era esperado. “Enrolaram, mas acabou subindo o preço. Sou contra porque não acho justo ao que nos é oferecido, mas estou acostumado com o reajuste quase anual. Incluo logo no orçamento”, afirma.
Na manhã do último sábado, de óculos escuros, boné e roupas casuais, a superintendente da CTBel percorreu diversos trajetos de ônibus. O objetivo foi conferir as condições do sistema público de transportes, realizando uma fiscalização diferenciada. “Acredito que essa forma de fiscalizar é mais eficaz e produtiva, porque vemos os problemas e ainda conseguimos um contato direto com a população, que pode fazer reclamações mais naturalmente”.
A superintendente da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel), Ellen Margareth, explica que o preço será cobrado de acordo com o local onde os passageiros adentrarem nos ônibus, independente da origem da linha. “Não podemos interferir em outras jurisdições, por isso respeitaremos os limites estabelecidos entre os dois municípios como referência para a cobrança”. O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Estado do Pará (Dieese-PA) aponta um impacto sobre o salário mínimo de 17,61%. Quem usa dois ônibus por dia, de segunda-feira a sexta-feira, vai gastar R$ 96 por mês.
Segundo o contador Liomar Reis, o aumento já era esperado. “Enrolaram, mas acabou subindo o preço. Sou contra porque não acho justo ao que nos é oferecido, mas estou acostumado com o reajuste quase anual. Incluo logo no orçamento”, afirma.
Na manhã do último sábado, de óculos escuros, boné e roupas casuais, a superintendente da CTBel percorreu diversos trajetos de ônibus. O objetivo foi conferir as condições do sistema público de transportes, realizando uma fiscalização diferenciada. “Acredito que essa forma de fiscalizar é mais eficaz e produtiva, porque vemos os problemas e ainda conseguimos um contato direto com a população, que pode fazer reclamações mais naturalmente”.
VISTORIA
Logo cedo, Ellen pegou o primeiro ônibus na avenida Gentil Bittencourt. Depois deste, foram outros quatro trajetos feitos em áreas diferentes da cidade, passando pelos bairros do Guamá, Nazaré e outras avenidas que registram fluxo intenso. Dentro dos coletivos, ela conversou com usuários, pedindo opiniões sobre o serviço. Alguns se assustaram quando souberam quem sentava ao seu lado. “Nunca pensei que fosse ver a doutora num ônibus, mas achei legal porque só quem passa por isso todo dia sabe o sofrimento que é”.
Na fiscalização, foram autuados nove veículos, que apresentavam problemas de documentação e danos na estrutura física. Com vidros quebrados, um ônibus foi recolhido. Para Ellen, um dos principais problemas detectados foi o tempo excessivo que os usuários passam nas paradas à espera dos coletivos. “Iremos verificar com urgência a razão dessa demora, que pode ser devido ao descumprimento de ordens de serviço, desvios de rota ou aumento de demanda em algumas áreas”, explica.
Logo cedo, Ellen pegou o primeiro ônibus na avenida Gentil Bittencourt. Depois deste, foram outros quatro trajetos feitos em áreas diferentes da cidade, passando pelos bairros do Guamá, Nazaré e outras avenidas que registram fluxo intenso. Dentro dos coletivos, ela conversou com usuários, pedindo opiniões sobre o serviço. Alguns se assustaram quando souberam quem sentava ao seu lado. “Nunca pensei que fosse ver a doutora num ônibus, mas achei legal porque só quem passa por isso todo dia sabe o sofrimento que é”.
Na fiscalização, foram autuados nove veículos, que apresentavam problemas de documentação e danos na estrutura física. Com vidros quebrados, um ônibus foi recolhido. Para Ellen, um dos principais problemas detectados foi o tempo excessivo que os usuários passam nas paradas à espera dos coletivos. “Iremos verificar com urgência a razão dessa demora, que pode ser devido ao descumprimento de ordens de serviço, desvios de rota ou aumento de demanda em algumas áreas”, explica.
TRÂNSITO
Para a professora Celina Cardoso, a iniciativa deveria ser expandida a outros serviços. “Ela também poderia ir em alguns pontos ver ausência de placas, sinais quebrados e tentar atravessar as ruas nas faixas de pedestre. Porque, além dos ônibus, temos muitos outros problemas no trânsito”.
Atualmente existem 116 linhas de ônibus em Belém. Alguns pontos, contudo, não suportam mais o acréscimo de nenhuma linha, devido à superlotação e limitações de espaço, como a avenida Presidente Vargas, que recebe veículos vindos de 40 locais distintos.
A atividade começou na última quinta-feira (12) e permanecerá por tempo indeterminado. “Todos os dias, dois agentes farão trajetos nas linhas que circulam em Belém para averiguar as condições e o cumprimento das normas de trânsito”, afirma Ellen.
Sobre a implantação do bilhete único, que ainda tem gerado muitas dúvidas na população, a superintendente afirma que a novidade entrará em vigor somente 90 dias após a publicação do decreto no Diário Oficial do Município. Ellen explica que, durante os três meses, a CTBel irá organizar os dados normativos e técnicos sobre a utilização e validade do sistema, que permite ao usuário usar quantos ônibus quiser durante duas horas, pagando uma passagem. Quando implantado o bilhete, a tarifa deve chegar a R$ 2,10.
Para a professora Celina Cardoso, a iniciativa deveria ser expandida a outros serviços. “Ela também poderia ir em alguns pontos ver ausência de placas, sinais quebrados e tentar atravessar as ruas nas faixas de pedestre. Porque, além dos ônibus, temos muitos outros problemas no trânsito”.
Atualmente existem 116 linhas de ônibus em Belém. Alguns pontos, contudo, não suportam mais o acréscimo de nenhuma linha, devido à superlotação e limitações de espaço, como a avenida Presidente Vargas, que recebe veículos vindos de 40 locais distintos.
A atividade começou na última quinta-feira (12) e permanecerá por tempo indeterminado. “Todos os dias, dois agentes farão trajetos nas linhas que circulam em Belém para averiguar as condições e o cumprimento das normas de trânsito”, afirma Ellen.
Sobre a implantação do bilhete único, que ainda tem gerado muitas dúvidas na população, a superintendente afirma que a novidade entrará em vigor somente 90 dias após a publicação do decreto no Diário Oficial do Município. Ellen explica que, durante os três meses, a CTBel irá organizar os dados normativos e técnicos sobre a utilização e validade do sistema, que permite ao usuário usar quantos ônibus quiser durante duas horas, pagando uma passagem. Quando implantado o bilhete, a tarifa deve chegar a R$ 2,10.
Fonte: Diário do Pará
Postado por Meu Transporte às 10:59 0 comentários
Marcadores: Pará
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