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Greve de ônibus em Fortaleza anunciada para quinta-feira
segunda-feira, 9 de agosto de 2010Postado por Meu Transporte às 18:05 1 comentários
Marcadores: Ceára
Novos modelos de Transporte público serão implantados no Recife e região metropolitana
Em outubro, começa a funcionar na RMR o primeiro dos sete Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). O transporte se assemelha ao metrô do ponto de vista operacional, pois proporciona velocidade e conforto. Do aspecto financeiro, o custo de implantação é menor, pois não precisa investir em sistema de energia e na estrutura de estação. “Nessa questão, se parece com o ônibus, por possuir um motor a biodiesel. Ele tem a própria propulsão sem precisar montar um sistema elétrico”, explica o assessor da CBTU/Metrorec, Leonardo Beltrão, à frente do contrato do projeto. A RMR será a primeira a pôr na ativa o VLT entre as regiões metropolitanas do Brasil que receberão o trem a diesel.
O sistema ligará o Cabo de Santo Agostinho, pelo novo Terminal de Ônibus do Cabo, com a estação do metrô Cajueiro Seco, em Jaboatão. A tarifa será a mesma cobrada no metrô: R$ 1,70. “Integrado ao sistema de ônibus e do metrô, o passageiro pode sair do Cabo até Olinda e Paulista. Também pode ir para Jaboatão. Com um padrão de qualidade assegurado”, pontua Leonardo. Cada trem poderá transportar 600 pessoas por viagem. Quando os sete estiverem em atividade, em fevereiro de 2011, podem chegar a 80 mil passageiros/dia. Com contrapartida Federal e Estadual, o investimento é de R$ 59 milhões na compra dos veículos e R$ 62 milhões para estruturação do trecho de 18,4 quilômetros.
Paralelamente a isso, correm os projetos de BRT (Bus Rapid Transit) ou TRO (Trânsito Rápido de Ônibus) - corredor exclusivo de ônibus que reduz o tempo de embarque e desembarque de passageiros. O primeiro trecho é o Leste-Oeste, já existente entre a Praça do Derby e a avenida Caxangá, que será requalificado para implantar o chamado “ônibus do futuro” - concepção de estações-tubo, embarque em nível, pagamento antecipado e canaletas exclusivas, com capacidade para atender 180 mil passageiros/dia. O outro trecho é o Norte-Sul que ligará Igarassu a Jaboatão dos Guararapes, na Estação de Cajueiro Seco, onde está sendo construído um Terminal de Ônibus, integrado com o metrô e o VLT.
Serão 300 mil pessoas atendidas por dia. Em um corredor convencional de ônibus, a velocidade média do veículo é de oito quilômetros por hora, enquanto com o BRT fica em 30 quilômetros por hora. A avenida Norte também receberá um corredor de BRT ao longo dos oito quilômetros, que beneficiará 118 mil pessoas diariamente. Somente essas três intervenções correspondem a 33% da população que hoje utiliza transporte coletivo na RMR (1,8 milhão).
Os projetos aguardam o aval do governador Eduardo Campos para serem licitados. A expectativa do Grande Recife Consórcio de Transporte, que está à frente dos projetos, é que ao menos uma das obras de corredores seja licitada e iniciada ainda este ano. Somados, os três projetos representam um investimento de R$ 473 milhões (R$ 75 milhões para o Leste-Oeste; R$ 200 para o Norte-Sul; R$ 198 milhões para a avenida Norte).
“Primeiro, entra com o BRT, que executa a parte mais cara do projeto, justamente a desapropriação e construção da estrutura. Futuramente, depois de implantado, quando o sistema estiver já saturado, se implanta o VLT para aumentar a capacidade e a velocidade dos veículos, pois basta apenas implantar os trilhos e comprar os veículos”, adianta Leonardo Beltrão.
Postado por Meu Transporte às 01:04 0 comentários
Marcadores: B R T, Pernambuco
São Paulo: Término de obra normaliza itinerários na zona sul
Postado por Meu Transporte às 00:57 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Porto Alegre: Sistema BRT será também a solução do transporte da capital gaúcha
Este projeto foi adicionado via Termo Aditivo à Matriz de Responsabilidades em 29 de abril de 2010. Termo este, celebrado entre o Ministério do Esporte, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Recursos: Governo Federal (Financiamento Caixa)
Execução: Governo Municipal
Fonte: Portal da Transparência
Postado por Meu Transporte às 00:43 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
BHTrans lança pacote de licitações para melhorar o tráfego
Postado por Meu Transporte às 00:37 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Minas Gerais
Adiada a circulação do metrô entre o Maranhão e o Piauí
A recuperação até começou a ser realizada pela Secretaria Municipal de Obras, mas não foi concluída. A estação de embarque e desembarque ganhou uma nova pintura, o piso da calçada foi recuperado, assim como o telhado que estava deteriorado.
Ainda faltam alguns detalhes. O principal deles é a instalação de cadeiras para que os passageiros possam esperar o trem e os guichês para a venda de bilhetes. Quem aguarda com ansiedade pelo início do funcionamento do transporte acabou indo pessoalmente ao terminal em busca de informações sobre o funcionamento do metrô.
O lavrador Augusto Andrade foi um deles. Ele reside na zona rural e acredita que chegar a Teresina por meio do veículo poderá ser mais barato, principalmente para ele, que vive do que produz na roça. “Para mim, ia ser bom poder andar de metrô. Como as autoridades disseram que essa semana o trem começaria a funcionar, eu vim ver se era verdade. Como a passagem é mais barata, vai ser bom para nós, pois a gente já gasta R$ 6,00 para vir do interior para a cidade e ainda ter de pagar quase R$ 2,00 para me deslocar até Teresina acaba ficando caro”, detalhou o lavrador.
- Comprometimento
A Prefeitura de Timon se comprometeu a cumprir todas as exigências da Companhia Metropolitana. Dinheiro e projeto para isso já existe. Durante a viagem-teste, realizada no dia 29 de junho deste ano, a prefeitura apresentou o projeto para a recuperação da malha ferroviária e os pontos da cidade aonde o metrô chegará.
O projeto está orçado em R$ 1,5 milhão e, além da modernização do aspecto urbanístico da estação - preservando o valor histórico e arquitetônico da antiga estação da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (Reffsa) -, terá pista para cooper, ciclovias, praça elevada e plantação de árvores nativas.
A Estação Ferroviária de Timon tem extensão de mais de um quilômetro, começando na ponte metálica e se estendendo até o fim da passagem da linha férrea, no bairro São Francisco. A prefeitura, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), já realiza obras de infra-estrutura na área, como calçamentos e galeria pluvial.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Delfino Guimarães, o novo projeto contemplará toda a área com a melhoria do aspecto urbanístico e melhor infra-estrutura, principalmente para o bairro onde a estação está localizada. “Vai melhorar não apenas o transporte público, mas a urbanização da área e conseqüentemente a vida dos moradores do bairro. A movimentação de passageiros para a estação aquecerá e ampliará o comércio local”, justificou o secretário.
Extensão
O veículo leve sobre trilhos, como é denominado o metrô, também chegará a Caxias e Codó, no próximo ano, pelo fato de já contarem com uma linha férrea. Nas duas cidades, a novidade ainda é vista com desconfiança. Em Caxias, por exemplo, onde não há sequer transporte coletivo, a implantação do sistema de transporte só conquistará a atenção da população se o projeto “sair do papel”.
“Eu ando todos os dias em um coletivo apertado. Aqui em Caxias, a gente não consegue nem andar num ônibus bom. O sistema de transporte público caxiense é precário. Temos que nos deslocar de van ou de mototáxi. Não sei se o metrô daria certo”, comentou a verdureira Regina Pereira da Silva, moradora do bairro Cohab.
Na Câmara Municipal, a implantação do sistema de transporte ainda chegou a ser mencionado, mas nenhuma outra discussão importante foi suscitada. A exemplo de Timon, a Prefeitura de Caxias necessitaria firmar convênio com o governo federal para a recuperação da malha ferroviária e principalmente das estações de embarque e desembarque.
- Custo
Por enquanto, pelo menos para os timonenses o custo do tráfego entre as duas cidades diminuirá. A passagem de metrô em Teresina custará R$ 0,50, enquanto a de ônibus custa R$ 1,90. O trajeto entre os dois Estados não demora mais do que 12 minutos.
O diretor da CMTP explica que não há qualquer intenção de que o metrô diminua ou contribua para a redução da frota de ônibus nas ruas das duas cidades onde o transporte coletivo é muito usado pela população. Pelo contrário. A intenção é de que o serviço ajude a desafogar o trânsito e contribua para que a população de baixa renda possa circular entre os dois estados sem gastar mais do que R$ 0,50 por isso.
Postado por Meu Transporte às 00:32 0 comentários
Marcadores: Maranhão, Piauí, trem/metrô
Curitiba: Licitação do ônibus será homologada nesta segunda
Os envelopes da licitação foram recebidos pela prefeitura em fevereiro desde ano. Apenas três consórcios participam do processo licitatório, e não há disputa entre eles. Cada consórcio escolheu apresentar proposta para um lote diferente da cidade. A licitação dividiu a cidade em três lotes: Norte, Leste e Oeste.
A maior parte das empresas que participa da licitação já atua em Curitiba há vários anos. As únicas que vieram de fora são empresas de transporte com atuação na região metropolitana. Nenhuma empresa de fora da região decidiu competir.
A licitação foi feita por exigência do Ministério Público Estadual. A Constituição exige que, desde 1988, todas as concessões de serviços públicos sejam feitas por meio de licitação. No entanto, em curitiba, isso nunca havia sido obedecido. Os promotores passaram a cobrar a prefeitura em 2001, mas só agora, nove anos depois, a licitação saiu.
Postado por Meu Transporte às 00:30 0 comentários
Marcadores: Paraná
Fortaleza: Insatisfação leva à greve dos ônibus
Fonte: Diário do Nordeste
Postado por Meu Transporte às 00:23 0 comentários
Marcadores: Ceára