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Jaboatão adere ao Vale Eletrônico Metropolitano
segunda-feira, 8 de março de 2010O prefeito Elias Gomes e o secretário de Serviços Urbanos, Evandro Avelar, nesta sexta-feira, representaram o Governo Municipal na assinatura do convênio para operacionalização da bilhetagem eletrônica metropolitana no sistema de transporte por veículos de pequeno porte do Jaboatão. O Consórcio Grande Recife garante que assim que os permissionários adquirirem os equipamentos para leitura dos cartões homologados pela empresa será disponibilizado para eles o chip do VEM (Vale Eletrônico Metropolitano).
Serão beneficiados com essa medida mais de três milhões de usuários que utilizam as 20 linhas do sistema, além dos permissionários, motoristas e cobradores dos 400 veículos. Para o prefeito Elias Gomes, a assinatura do convênio é um momento importante no caminho das mudanças em Jaboatão: “Não é que não existam pressões. Dos pequenos que acham que lucram com a desordem aos grandes que querem o monopólio. Mas não ia a lugar nenhum deste Município sem ouvir das pessoas a pergunta ‘quando é que vamos poder usar o cartão do VEM nos veículos do Município?”.
O presidente do Consórcio Grande Recife, Dílson Peixoto, assegurou que após a assinatura do convênio será necessária a compra dos validadores pelos permissionários e que em, no máximo, três meses os jaboatanenses já vão poder utilizar seus cartões nas linhas do Município. Ele elogiou o trabalho comandado pelo prefeito Elias Gomes que, “além de outras alegrias, trouxe esse ponto positivo de termos o debate técnico efetivamente estruturado na área dos transportes”.
Ex-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, o secretário Evandro Avelar foi o principal responsável pela implantação do Sistema de Transporte Complementar Metropolitano e iniciou o processo que culminou na criação do Consórcio Grande Recife. Ele conta que 303 veículos de pequeno porte de Jaboatão já estão equipados com GPS, seguem um quadro de horários, os profissionais trabalham fardados e estão voltando a utilizar as linhas nas quais venceram a licitação.
O Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de Jaboatão deve se reunir para analisar a possibilidade de igualar o valor das passagens com os do anel A. Essa foi uma das medidas solicitadas pelo Grande Recife para a implantação da bilhetagem eletrônica. A Prefeitura e o Governo do Estado também devem realizar uma pesquisa para análise das linhas e implantação de uma rede integrada, que irá incluir também linhas com destino às estações de integração com o metrô de Cajueiro Seco (em construção) e de Prazeres, que será iniciada nos próximos meses, segundo Dílson Peixoto.
Fonte: Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes
Postado por Meu Transporte às 07:29 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Empresa de Curitiba vai gerenciar transporte público em Mauá
Quase quatro anos travada judicialmente, a licitação para a contratação da empresa que irá explorar os transportes públicos de Mauá chegou ao fim ontem (5). A prefeitura publicou no Diário Oficial a vencedora do lote 2 do certame, que ficou nas mãos da Leblon Transporte de Passageiros Ltda., de Curitiba, no Paraná.
Os valores e o tempo de contrato não foram informados, pois as concorrentes derrotadas poderão entrar, dentro de cinco dias, com recurso contra a decisão. A administração chefiada pelo prefeito Oswaldo Dias informou que só vai se posicionar depois de completado o trâmite.
A definição do lote 1 gerou muitas críticas. Em um primeiro momento, a Comissão de Licitações do Paço desclassificou todas as pleiteantes alegando falta de documentos. Na reabertura da disputa, a administração pediu dados que nem todas as empresas conseguiriam rapidamente, ocasionando em retirada de grande parte das concorrentes. As eliminadas afirmaram que a manobra deixou apenas as companhias com acordo prévio com a prefeitura.
Os valores e o tempo de contrato não foram informados, pois as concorrentes derrotadas poderão entrar, dentro de cinco dias, com recurso contra a decisão. A administração chefiada pelo prefeito Oswaldo Dias informou que só vai se posicionar depois de completado o trâmite.
A definição do lote 1 gerou muitas críticas. Em um primeiro momento, a Comissão de Licitações do Paço desclassificou todas as pleiteantes alegando falta de documentos. Na reabertura da disputa, a administração pediu dados que nem todas as empresas conseguiriam rapidamente, ocasionando em retirada de grande parte das concorrentes. As eliminadas afirmaram que a manobra deixou apenas as companhias com acordo prévio com a prefeitura.
Mesmo com o imbróglio, a Viação Cidade de Mauá foi declarada vencedora do lote, que corresponde pelo maior número de ruas da cidade.
Mas foi o lote 2 que levou a licitação para a Justiça. Apesar de obter o maior número de pontos, a Leblon Transportes de Passageiros Ltda. foi eliminada pela comissão por não apresentar o quadro de marcha (definição de datas e horários que circularão os ônibus) conforme o edital. A empresa curitibana entrou com vários recursos, mas a prefeitura não acatou nenhum deles.
A companhia, que gerencia os transportes de Curitiba, entrou com um mandado de segurança para impedir a homologação do certame. Advogado da Leblon na época, Sacha Reck acusou a gestão de Leonel Damo de favorecer Baltazar novamente. Segundo ele, a Viação Cidade de Mauá pertence a um grupo de pessoas ligadas ao empresário, e que a administração mauaense queria fazer o mesmo com o lote 2.
Fonte: Clique ABC
Postado por Meu Transporte às 07:21 0 comentários
Caos no trânsito vai aumentar em Cuiába
O acesso ao Estádio José Fragelli, o Verdão, para a Copa de 2014, pode ser inviabilizado caso a Capital não invista pesado em obras de trânsito. O congestionamento, que já toma conta principalmente da Miguel Sutil, uma das principais avenidas de Cuiabá, poderá aumentar e a via se transformar em um corredor inviável. O alerta é feito pelo professor de Engenharia de Tráfego e Logística do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Eldemir Pereira de Oliveira, que afirma faltar um planejamento integrado de mobilidade urbana para os municípios de Cuiabá e Várzea Grande, o que contribui cada vez mais para o caos que se instala no tráfego entre os 2 municípios.
Em relação ao Estádio Verdão, existem pelo menos 3 pontos de conflitos já instalados hoje na Miguel Sutil. Um deles é no trevo de acesso ao bairro Santa Isabel, outro que leva a ponte Mário Andreaza e no Trevo da Ponte Nova. As avenidas Barão de Melgaço e a Agrícola Paes de Barros, principais corredores de acesso ao estádio, também não têm espaço para ampliação e já apresentam grande deficiência hoje para receber o fluxo da frota em horários de pico.
Oliveira é um dos professores-doutores que integra o Núcleo de Logística e Transporte da UFMT, criado em 2009 e que conta com outros 4 doutores. Mesmo não tendo sido consultado para os projetos de mobilidade urbana que devem ser implantados em decorrência da escolha da Capital como uma das cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol, o Núcleo quer dar sua contribuição, se consultado.
A preocupação do especialista está na possibilidade da situação se tornar insustentável nos próximos anos, a ponto de haver um colapso em todo sistema de transporte na cidade. Segundo ele, o planejamento passa pela eficiência no sistema de sinalização, que hoje é precário e que interfere cada vez mais na segurança de motoristas e pedestres. Priorizar o transporte coletivo na ação e não somente no discurso também pode mudar o atual quadro.
Segundo ele, na atual conjuntura econômica de incentivo ao crédito, que implica naturalmente na tendência de aumento de frota de veículos, é preciso investir cada vez mais em um transporte coletivo de qualidade, rápido e seguro, que estimule o condutor a deixar o automóvel em casa.
O professor lamenta que Cuiabá nunca teve, ao longo dos últimos anos de crescimento, qualquer investimento de impacto na área de engenharia de trânsito, que fosse planejada dentro de um contesto macro, de mobilidade urbana voltada para a região metropolitana. Segundo ele, só são feitas obras pontuais, que enquanto resolvem problemas em algumas regiões, criam conflitos em outras.
Ele cita a grande obra da avenida das Torres, que "desemboca" em um dos pontos de maior conflito de trânsito hoje. "Todo o fluxo da via acaba na estreita avenida Dante de Oliveira (antiga Trabalhadores), que por sua vez é barrado em um dos 18 gargalos da avenida Miguel Sutil".
Fonte: Gazeta Digital
Em relação ao Estádio Verdão, existem pelo menos 3 pontos de conflitos já instalados hoje na Miguel Sutil. Um deles é no trevo de acesso ao bairro Santa Isabel, outro que leva a ponte Mário Andreaza e no Trevo da Ponte Nova. As avenidas Barão de Melgaço e a Agrícola Paes de Barros, principais corredores de acesso ao estádio, também não têm espaço para ampliação e já apresentam grande deficiência hoje para receber o fluxo da frota em horários de pico.
Oliveira é um dos professores-doutores que integra o Núcleo de Logística e Transporte da UFMT, criado em 2009 e que conta com outros 4 doutores. Mesmo não tendo sido consultado para os projetos de mobilidade urbana que devem ser implantados em decorrência da escolha da Capital como uma das cidades-sede da Copa do Mundo de Futebol, o Núcleo quer dar sua contribuição, se consultado.
A preocupação do especialista está na possibilidade da situação se tornar insustentável nos próximos anos, a ponto de haver um colapso em todo sistema de transporte na cidade. Segundo ele, o planejamento passa pela eficiência no sistema de sinalização, que hoje é precário e que interfere cada vez mais na segurança de motoristas e pedestres. Priorizar o transporte coletivo na ação e não somente no discurso também pode mudar o atual quadro.
Segundo ele, na atual conjuntura econômica de incentivo ao crédito, que implica naturalmente na tendência de aumento de frota de veículos, é preciso investir cada vez mais em um transporte coletivo de qualidade, rápido e seguro, que estimule o condutor a deixar o automóvel em casa.
O professor lamenta que Cuiabá nunca teve, ao longo dos últimos anos de crescimento, qualquer investimento de impacto na área de engenharia de trânsito, que fosse planejada dentro de um contesto macro, de mobilidade urbana voltada para a região metropolitana. Segundo ele, só são feitas obras pontuais, que enquanto resolvem problemas em algumas regiões, criam conflitos em outras.
Ele cita a grande obra da avenida das Torres, que "desemboca" em um dos pontos de maior conflito de trânsito hoje. "Todo o fluxo da via acaba na estreita avenida Dante de Oliveira (antiga Trabalhadores), que por sua vez é barrado em um dos 18 gargalos da avenida Miguel Sutil".
Fonte: Gazeta Digital
Postado por Meu Transporte às 07:18 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Mato Grosso
Em São Luis, Tarifa social aumenta movimento nos terminais da integração aos domingos
O segundo domingo de vigência da tarifa social ou “domingueira”,instituída pelo prefeito de São Luís, João Castelo, por meio dedecreto, no transporte coletivo urbano da capital, registrou ummovimento maior de usuários nos terminais da integração. A medida daPrefeitura reduziu em 50%, ou seja, pela metade, o valor das passagensnos coletivos.
Em vigor desde o domingo passado (28 de fevereiro), o usuário dotransporte coletivo paga apenas R$ 0,65 (65 centavos) no nível 1, R$0,85 (85 centavos) no nível 2 e R$ 1,05 (um real e cinco centavos) nonível 3.
Segundo o gerente administrativo do Terminal de integração do SãoCristóvão, Reginaldo Fernandes, as linhas de ônibus com destino àspraias foram as que registraram a maior movimentação de passageiros.
“O itinerário do Olho D’água foi um dos mais procurados por quempassou pelo terminal”, disse ele ao informar que o fluxo depassageiros registrado neste domingo (07) cresceu em relação aodomingo passado, primeiro dia de vigência da tarifa social.
O gerente garantiu que o movimento aumentou depois da redução do valorda passagem com a tarifa social ou domingueira. Os dados numéricosserão divulgados ainda pela Secretaria Municipal de Trânsito eTransportes (SMTT).
No Terminal de Integração da Praia Grande também não foi diferente.Conforme o gerente administrativo, Walder Henrique Assunção, a linhaCalhau/Litorânea, que, em seu trajeto faz o percurso das praias daPonta d´Areia e Litorânea, foi uma das mais procuradas.
O profissional autônomo Valeriano Licar, 51 anos, que foi à praia daPonta d´Areia com oito pessoas da família aproveitar o domingo, estavabastante entusiasmado em poder sair junto com todos eles para umprograma familiar. “Foi excelente para o povo a iniciativa do prefeitoJoão Castelo de implementar a passagem pela metade aos domingos“,destacou.
Para Valeriano, que estava arcando com os custos das passagens de todoo grupo, a iniciativa é muito boa na medida em que dá oportunidade àfamília ludovicense de ter uma diversão fora de casa. “O melhor detudo é que sobra um dinheiro a mais para podermos nos distrair porlá”, complementou.
O turista Adilton da Costa Lessa, que veio do Rio de Janeiroacompanhado da mulher e dos três filhos para passar um mês de fériasem São Luís, disse ter ficado surpreso quando chegou ao posto de vendade passagens do Terminal de Integração da Praia Grande e encontrou ovalor da passagem reduzido pela metade.
“São poucos os lugares do Brasil em que existe esse benefício; dessemodo, quem só tem a agradecer somos nós visitantes que podemosconhecer as belezas e os pontos turísticos e culturais da cidade a umcusto reduzido”, relatou o turista depois de voltar de um passeiopelas belezas do Centro Histórico.
Em vigor desde o domingo passado (28 de fevereiro), o usuário dotransporte coletivo paga apenas R$ 0,65 (65 centavos) no nível 1, R$0,85 (85 centavos) no nível 2 e R$ 1,05 (um real e cinco centavos) nonível 3.
Segundo o gerente administrativo do Terminal de integração do SãoCristóvão, Reginaldo Fernandes, as linhas de ônibus com destino àspraias foram as que registraram a maior movimentação de passageiros.
“O itinerário do Olho D’água foi um dos mais procurados por quempassou pelo terminal”, disse ele ao informar que o fluxo depassageiros registrado neste domingo (07) cresceu em relação aodomingo passado, primeiro dia de vigência da tarifa social.
O gerente garantiu que o movimento aumentou depois da redução do valorda passagem com a tarifa social ou domingueira. Os dados numéricosserão divulgados ainda pela Secretaria Municipal de Trânsito eTransportes (SMTT).
No Terminal de Integração da Praia Grande também não foi diferente.Conforme o gerente administrativo, Walder Henrique Assunção, a linhaCalhau/Litorânea, que, em seu trajeto faz o percurso das praias daPonta d´Areia e Litorânea, foi uma das mais procuradas.
O profissional autônomo Valeriano Licar, 51 anos, que foi à praia daPonta d´Areia com oito pessoas da família aproveitar o domingo, estavabastante entusiasmado em poder sair junto com todos eles para umprograma familiar. “Foi excelente para o povo a iniciativa do prefeitoJoão Castelo de implementar a passagem pela metade aos domingos“,destacou.
Para Valeriano, que estava arcando com os custos das passagens de todoo grupo, a iniciativa é muito boa na medida em que dá oportunidade àfamília ludovicense de ter uma diversão fora de casa. “O melhor detudo é que sobra um dinheiro a mais para podermos nos distrair porlá”, complementou.
O turista Adilton da Costa Lessa, que veio do Rio de Janeiroacompanhado da mulher e dos três filhos para passar um mês de fériasem São Luís, disse ter ficado surpreso quando chegou ao posto de vendade passagens do Terminal de Integração da Praia Grande e encontrou ovalor da passagem reduzido pela metade.
“São poucos os lugares do Brasil em que existe esse benefício; dessemodo, quem só tem a agradecer somos nós visitantes que podemosconhecer as belezas e os pontos turísticos e culturais da cidade a umcusto reduzido”, relatou o turista depois de voltar de um passeiopelas belezas do Centro Histórico.
Fonte: Jornal o Pequeno
Postado por Meu Transporte às 07:09 2 comentários
Marcadores: Maranhão
Anunciada nova tarifa para transporte coletivo em Chapecó
Em dezembro de 2009 o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Oeste (Sintroeste), protocolou junto a Prefeitura Municipal, um pedido de reajuste de preço das tarifas cobradas no transporte coletivo urbano em Chapecó. Depois de 03 meses de análise criteriosa, levando-se em consideração as conseqüências que a majoração significaria ao usuário, o Prefeito João Rodrigues, amparado pelo decreto nº 21.816, assinado em 04 de março de 2010, negou o aumento das passagens pagas antecipadamente.
Diante da imprensa e dos proprietários das duas empresas que operam o transporte coletivo na cidade, o Prefeito anunciou nesta sexta-feira (05), que o preço da tarifa para estudantes continua o mesmo, R$ 1,00 e as passagens adquiridas nos postos de venda e nas concessionárias através do cartão permanecem R$ 2,03.
Em virtude das alegações apontadas pelas empresas como aumentos consecutivos no preço de pneus e de combustíveis no último ano e o acréscimo de gastos funcionais, devido à contratação de novos trabalhadores, a Administração decidiu conceder a majoração apenas para a passagem vendida diretamente nos veículos, passando de R$ 2,10 para R$ 2,30. “Mesmo assim, o valor fica longe dos R$ 2,50 solicitado pelo Sindicato”, explica o Prefeito. Com a medida pretende-se aumentar a segurança, conscientizando o usuário para a compra do passe antecipada e, por conseqüência, diminuindo a circulação de moeda corrente nos ônibus e a possibilidade de assaltos.
Com esta decisão, o Prefeito afirma que Chapecó ainda possui uma das tarifas mais baratas de todo o Estado de Santa Catarina e garante que não haverá prejuízo para as cerca de um milhão de pessoas que utilizam o serviço por mês na cidade. Segundo dados emitidos por relatórios do sistema de bilhetagem eletrônica concedidos pelas empresas, 74% dos usuários do transporte coletivo urbano em Chapecó adquirem passagens antecipadamente. “Mesmo majorando o valor na catraca, nossa comunidade não terá mais despesas. Aumentamos o preço somente para quem utiliza o transporte eventualmente, e por isso, não possui o seu cartão”, destaca o Prefeito.
Diante da imprensa e dos proprietários das duas empresas que operam o transporte coletivo na cidade, o Prefeito anunciou nesta sexta-feira (05), que o preço da tarifa para estudantes continua o mesmo, R$ 1,00 e as passagens adquiridas nos postos de venda e nas concessionárias através do cartão permanecem R$ 2,03.
Em virtude das alegações apontadas pelas empresas como aumentos consecutivos no preço de pneus e de combustíveis no último ano e o acréscimo de gastos funcionais, devido à contratação de novos trabalhadores, a Administração decidiu conceder a majoração apenas para a passagem vendida diretamente nos veículos, passando de R$ 2,10 para R$ 2,30. “Mesmo assim, o valor fica longe dos R$ 2,50 solicitado pelo Sindicato”, explica o Prefeito. Com a medida pretende-se aumentar a segurança, conscientizando o usuário para a compra do passe antecipada e, por conseqüência, diminuindo a circulação de moeda corrente nos ônibus e a possibilidade de assaltos.
Com esta decisão, o Prefeito afirma que Chapecó ainda possui uma das tarifas mais baratas de todo o Estado de Santa Catarina e garante que não haverá prejuízo para as cerca de um milhão de pessoas que utilizam o serviço por mês na cidade. Segundo dados emitidos por relatórios do sistema de bilhetagem eletrônica concedidos pelas empresas, 74% dos usuários do transporte coletivo urbano em Chapecó adquirem passagens antecipadamente. “Mesmo majorando o valor na catraca, nossa comunidade não terá mais despesas. Aumentamos o preço somente para quem utiliza o transporte eventualmente, e por isso, não possui o seu cartão”, destaca o Prefeito.
Fonte: Rádiochapecó
Postado por Meu Transporte às 07:03 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Em Maceió, Motoristas ignoram faixa para ônibus na Fernandes Lima
Os motoristas que passam pela Avenida Fernandes Lima, principal corredor viário da capital, perceberam nas últimas duas semanas uma faixa, à direita, com a inscrição “ônibus” pintada sobre o asfalto. Não é preciso saber quantos pedais tem um carro para deduzir que se trata da faixa exclusiva para os coletivos, o que não tem acontecido na prática.
“Colocar uma faixa exclusiva para os ônibus significa retirar uma dos carros. Mas eles continuam lá”, explica Rostand Lanverly, professor de Planejamento de Transportes dos cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Para o também professor do Centro de Tecnologia (Ctec) da Ufal, José Antônio Facchinetti, a saída é melhorar o transporte coletivo.Especialista sugere cautelaProfessor dos cursos de Engenharia Civil e de Engenharia de Agrimensura da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde ministra as disciplinas de Pavimentação, de Estradas e de Infraestrutura e Drenagem de Estradas, José Antônio Facchinetti se diz contrário à proposta de redução do canteiro central da Fernandes Lima como forma de melhorar o fluxo de veículos na via.
“Minha posição se baseia em questões ambientais, mas, avalio também do ponto de vista técnico: é algo que não vai resolver. Então teríamos um dano ambiental muito grande com uma medida que, de fato, não resolveria o problema”, avalia.
Fonte: Gazeta.web
Postado por Meu Transporte às 00:50 0 comentários
Marcadores: Alagoas, Corredores de Ônibus
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