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Metrô de Fortaleza inaugura primeira estação do Centro
terça-feira, 23 de outubro de 2012
Há menos de um mês o Governo do Estado, através do Metrô de Fortaleza, entregava a população o trecho da Linha Sul que vai de Parangaba a Benfica. Agora, a previsão de chegar ao Centro de Fortaleza começa a virar realidade nesta quarta-feira (24) quando ocorre a inauguração de mais uma estação: a São Benedito. O evento, que contará com as presenças do governador em exercício Domingos Filho, inicia às 9h30min na Estação Benfica, de onde seguirá para a nova Estação.
Localizada ao lado da igreja de mesmo nome, na Avenida Tristão Gonçalves com Rua Clarindo de Queiroz, a Estação São Benedito é a próxima parada dos Trens Unidade Elétrica (TUEs) após o bairro Benfica. Esta é a primeira das três estações da Linha Sul no Centro de Fortaleza e a segunda subterrânea. É constituída fisicamente em três níveis: no primeiro (no nível da rua) encontra-se setor administrativo e duas bilheterias; logo abaixo, no intermediário, há um mezanino e no último há a plataforma, a casa de máquinas do elevador, as salas técnicas e o acesso aos equipamentos de exaustão. Há ainda quatro escadas fixas, quatro rolantes e dois elevadores. A estação tem capacidade para um fluxo de 18.000 passageiros/hora, sistema de iluminação de emergência através de gerador de energia elétrica a diesel com acionamento automático e plataforma central com 110 metros de comprimento.
Para que a via seja completamente finalizada e tenha início a operação comercial na Linha Sul, resta a conclusão das estações José de Alencar e Chico da Silva. Quanto as estações Juscelino Kubitschek e a Padre Cícero, incluídas nas obras da Copa 2014, serão finalizadas posteriormente, sem que isso seja um empecilho para a viagem em todo percurso que vai de Pacatuba a Fortaleza.
A cada inauguração, um novo trecho passa automaticamente para operação assistida, que consiste em um período de testes, no qual o metrô funciona em horário reduzido e gratuitamente, para que a população possa conhecer o equipamento. Nessa fase, os TUEs têm operado das 8 horas às 12 horas, de segunda-feira a sexta-feira.
Números da Estação São Benedito
Investimento de R$ 44.141.181,14;
Primeira no Centro de Fortaleza;
Segunda subterrânea;
Área total construída de 4.459,90 m²;
A 1,1 quilômetro da estação Benfica;
Com ela já foram entregue 22 quilômetros da via.
Linha Sul
Na segunda-feira (15) a operação assistida na Linha Sul do Metrô de Fortaleza completou quatro meses de funcionamento, chegando a uma média de quase 5 mil passageiros por dia. Ressalte-se que este número diz respeito apenas ao período da manhã, pois é quando há disponibilização do equipamento para teste da população. Até o momento, cerca de 300 mil pessoas já utilizaram o serviço que permanece gratuito até meados de 2013, quando está previsto o início da operação comercial. O investimento total na obra é de R$ 1,8 bilhão.
Quando completamente concluída, a Linha Sul contará com 24,1 km de extensão em via dupla entre Pacatuba e Fortaleza, sendo 18 km de superfície, 3,9 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. Ao todo, o projeto da Linha Sul contempla 20 estações: Carlito Benevides (antiga Vila das Flores); Jereissati; Maracanaú; Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú); Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara); Alto Alegre; Aracapé; Esperança (antiga Conjunto Esperança); Mondubim; Manoel Sátiro; Vila Pery; Parangaba; Juscelino Kubitschek; Couto Fernandes, Porangabussu; Padre Cícero; Benfica; São Benedito; José de Alencar (antiga Lagoinha); e Central – Chico da Silva.
Estações que ainda serão inauguradas: Juscelino Kubitschek (antiga Montese), Padre Cícero, José de Alencar (antiga Lagoinha) e Central – Chico da Silva
Estações em operação assistida:
São Benedito: Avenida Tristão Gonçalves (próximo ao número 1700), esquina com Rua Clarindo de Queiroz
Benfica: Av. Carapinima nº 2087 - Benfica
Porangabussu: Rua Professor Costa Mendes s/n, entre a Av. José Bastos a Rua Machado de Assis – Porangabussu.
Couto Fernandes: Av. José Bastos, nº 4601 - Rodolfo Teófilo
Parangaba: Rua Dom Pedro II, 91 - Parangaba
Vila Pery: Rua Cônego de Castro, 1387 - Vila Pery
Manoel Sátiro: Rua Manoel Sátiro, 529 - Vila Manoel Sátiro
Mondubim: Rua Manoel Sátiro, 1159 - Mondubim
Esperança (antiga Conjunto Esperança): Av. Penetração Norte, 235 C. Esperança
Aracapé: Linha Férrea, 2611 - Aracapé
Alto Alegre: Linha Férrea, s/n - Alto Alegre
Raquel de Queiroz (antiga Pajuçara): Av. Central, s/n - Acaracuzinho
Virgílio Távora (antiga Novo Maracanaú): Rua 20, - Novo Maracanaú
Maracanaú: Rua Henrique Mendes, s/n - Centro - Maracanaú
Jereissati: LINHA FERREA S/N - Maracanaú
Carlito Benevides (antiga Vila das Flores): Rua 17, 01 Bom Futuro - Vila das Flores - Pacatuba
Horário estendido até domingo
A operação assistida da Linha Sul se estenderá de 8 às 14 horas excepcionalmente durante os dias 24 25, 26 e 27 de outubro para que o Metrô de Fortaleza possa obter uma melhor análise sobre a sua demanda . No domingo (28), em virtude do aumento de passageiros que ocorre devido as eleições municipais, os Trens Unidade Elétrica (TUEs) permanecerão em atividade até às 18 horas.
A programação da fase assistida volta a acontecer das 8 horas às 12 horas a partir da próxima segunda-feira (29), somente em dias úteis. A previsão para que a linha comece a funcionar em sua totalidade, operando comercialmente, é em meados de 2013, quando já estarão concluídas e testadas as estações José de Alencar e Chico da Silva.
Informações: Governo do Ceará
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Marcadores: Ceára, trem/metrô
São Paulo: Cartão BOM passa a valer nas estações de trem da região do ABC
As estações de São Caetano, Prefeito Celso Daniel/Santo André e Rio Grande da Serra estão entre as 30 estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e do Metrô que terão a opção do Cartão BOM (Bilhete do Ônibus Metropolitano) da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) para o pagamento de tarifas. O prazo estipulado para a inclusão do sistema é de seis meses.
O acordo firmado entre a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, CMT (Consórcio Metropolitano de Transporte) e as empresas coligadas EMTU/SP, Metrô e CPTM foi assinado em 1º de outubro de 2012. Entretanto, foi publicado somente na última quarta-feira no Diário Oficial do Estado.
A unificação do Cartão BOM para o pagamento da tarifa é uma ação do Governo do Estado de São Paulo. Trata-se de um investimento de aproximadamente R$ 40 milhões. O cronograma prevê que em 18 meses todas as 160 estações do Metrô e da CPTM aceitarão o Cartão BOM para o pagamento da tarifa.
Procurada pelo REPÓRTER a EMTU informou através de nota que "a integração tarifária depende dos estudos que estão em desenvolvimento pela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) e que subsidiarão a formulação de uma política de integração temporal entre os modos de transporte".
Nesta primeira etapa, em seis meses, somente 30 estações da CPTM e do Metrô estarão aceitando o BOM para o pagamento da tarifa.
Informações: ABC Repórter
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Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Fortaleza já tem mais de mil ônibus acessíveis
Para garantir o direito de ir e vir de todos os cidadãos, independente de suas condições de mobilidade, a Prefeitura de Fortaleza vem conduzindo uma série de políticas com o objetivo de tornar o transporte público da cidade cada vez mais acessível. Exemplo disso é que a frota de ônibus adaptado teve um aumento bastante significativo nos últimos anos, passando de 23 veículos em janeiro de 2005 para 1.041 em outubro de 2012.
A acessibilidade veicular está em permanente ampliação também nos outros modais de transporte público. Atualmente, 124 vans já portam plataforma elevatória para facilitar o acesso de pessoas com deficiência, além de 40 táxis que prestam um serviço diferenciado e inclusivo cobrando a mesma tarifa dos táxis convencionais.
Como parte das ações que promovem a inclusão social das pessoas com deficiência em Fortaleza, vem sendo assegurado pela atual gestão municipal que mais de 12 mil cidadãos nestas condições se desloquem gratuitamente nos ônibus da cidade. Em 70% destes casos, o benefício dá direito a acompanhante.
Postado por Meu Transporte às 20:24 0 comentários
Marcadores: Acessibilidade, Ceára
Em São Luís, SMTT entrega mais 10 novos ônibus à população
Com o intuito de ampliar e renovar e, consequentemente, melhorar a qualidade do transporte coletivo da capital, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), entrega nesta quarta-feira (24), 10 novos ônibus à população de São Luís. A solenidade acontecerá no pátio da secretaria trânsito, na Avenida Daniel de La Touche no Ipase às 9hs.
Segundo o secretário de trânsito e transportes, Canindé Barros, com a entrega destes 10 novos ônibus, a Prefeitura de São Luís desde fevereiro de 2010, já inseriu à frota mais 322 novos coletivos.
Ainda segundo Canindé Barros, todos os ônibus são adaptados com elevadores, favorecendo melhor acessibilidade dos portadores de necessidades especiais. Os veículos são longos com 16 metros de comprimento e três portas, próprios para Terminais de Integração.
Os 10 novos veículos tem como principal objetivo proporcionar maior conforto aos usuários do Sistema Integrado de Transporte dos bairros do Bequimão, Vicente Fialho, Divinéia e Vinhais. Serão beneficiadas em média 85 mil pessoas.
Informações: Imirante.com
Postado por Meu Transporte às 17:36 0 comentários
Marcadores: Maranhão
Metroviários de São Paulo ameaçam parar na quarta-feira
Os metroviários de São Paulo ameaçam entrar em greve nesta quarta-feira (24), devido a um impasse nas negociações sobre o pagamento da participação nos resultados (PR). A discussão ocorre fora da data-base da categoria, que é 1º de maio. A Companhia do Metropolitano (Metrô) apresentou hoje (22) contraproposta ao Sindicato dos Metroviários, alterando a data do pagamento de fevereiro de 2013 para dois meses depois. A proposta foi rechaçada pelos sindicalistas. Para eles, o Metrô tem um “política elitista” de distribuição dos lucros.
Segundo a entidade, um assessor da presidência, cujo salário é superior a R$ 20 mil, recebe uma PR quatro vezes maior do que a recebida por um funcionário cujo salário é de R$ 1.225,51. “O Metrô manteve uma proposta que privilegia a alta chefia. "Na nossa conta, segundo o que eles nos passaram, só 400 funcionários – assessores e diretores – seriam beneficiados, e o restante, inclusive, receberia R$ 200 a menos na PR”, reclamou o vice-presidente da entidade, Sérgio Magalhães. A categoria quer uma distribuição mais justa da PR.
O Metrô marcou negociação com os dirigentes do sindicato para amanhã (23) de manhã. Mais tarde, às 15h, as partes se encontrarão em audiência com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT). “Não queremos fazer greve. Isso que falam é uma falácia. Fazer greve é terrível, então estamos tentando negociar de todas as formas”, disse Magalhães. Ele afirmou que o Metrô tem quebrado todas as normas negociais. “No essencial, a proposta deles continua sendo a mesma que a anterior, só que escrita de forma diferente”, comentou. No final de setembro, a categoria ameaçava greve em 4 de outubro, mas o movimento foi adiado após audiência no TRT à época. Após a audiência, os trabalhadores farão assembleia, marcada para as 18h30.
A categoria exige equiparação salarial e jornada de trabalho de 36 horas semanais para os funcionários de turno ininterrupto. Segundo o sindicato, os metroviários cumprem jornada excessiva.
Em nota, o Metrô declarou ter melhorado a proposta anterior, prevista no acordo coletivo de trabalho. A empresa buscou “a padronização das escalas de trabalho, respeitando as jornadas vigentes de, no máximo, 36 e 40 horas”. As condições dos intervalos continuaram as mesmas, segundo a nota. “Os intervalos remunerados para refeições e descanso para os empregados em regime de escala foram mantidos em 30 minutos, conforme acordo coletivo vigente”, diz a nota.
Assim como na paralisação ocorrida em 23 de maio, o sindicato propõe a liberação das catracas no dia da greve. O governo do estado e o Metrô, no entanto, rechaçam a proposta, alegando impossibilidade administrativa. Magalhães critica a posição do governo e aponta que este oferece, quando faz obras ou há contratempos, ônibus gratuitos para os mesmos trajetos das linhas de metrô que seriam interrompidas temporariamente. “É um contrassenso. Colocam mais ônibus nas ruas, provocando muito mais trânsito, mas proíbem a catraca livre. Passagem de ônibus de graça pode, de metrô, não”, disse.
Informações: Rede Brasil Atual
Postado por Meu Transporte às 07:43 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
No Recife, Corredor de ônibus na Av. Domingos Ferreira só será implantado depois da conclusão da Via Mangue
Está sendo preciso construir uma Via Expressa para que os governantes achassem possível a implantação de um corredor na Av. Domingos Ferreira. Com a implantação da Via Mangue já próximo dos 40% da obra concluída, espera-se que a conclusão completa desta via expressa aconteça no final de 2013.
Uma ordem de prioridades no mínimo injusta, pois a população do Recife está sofrendo todos os dias com os engarrafamentos em quase toda a cidade e a raiz do problema é a falta de investimentos em transporte público na cidade, especialistas e urbanistas criticam esses modelos de implantação de vias e viadutos, principalmente na cidade do Recife onde não tem mais espaços sequer para construções de novas vias, onde se chegou ao passo de se implantar uma via expressa sobre o mangue, mas você já parou para se perguntar porque esta Via Mangue não poderia sim ser usada de maneira mais justa como uma via Expressa de Ônibus, ou mesmo com um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), pois muito já se fala que esta Via Expressa logo estará congestionada devido ao número de carros que entram em circulação todos os dias.
O certo é que quando falamos que temos que priorizar o transporte coletivo na cidade do Recife, temos que tomar vias já existentes e dividi-las de forma justa com a implantação de faixas e corredores para ônibus. Vias com grande circulação de ônibus hoje não tem prioridade para circulação nas mesmas, o Blog Meu Transporte vem batendo na tecla que o Recife há mais de 04 anos não ganhou um sequer km de corredor ou faixa para ônibus, e neste mesmo prazo já vimos a duplicação de viadutos e mudanças em algumas vias, mas nenhuma medida que priorizasse o transporte coletivo.
Segundo a Prefeitura da Cidade, a construção deste corredor no momento é inviável devido ao grande fluxo de carros, ora, se a implantação de corredores visa melhorar a qualidade do transporte público e consequentemente atrair as pessoas que usam carros para dentro do sistema, mas se formos levar também em conta, hoje a Avenida Domingos Ferreira tem 06 faixas de rolamentos com apenas um sentido, e nenhuma prioriza os ônibus, na qual leva mais de 70% da população. Se fossemos levar esta conta de maneira exata de acordo até a constituição, na qual todos tem o mesmo direito e por aí se vai, das 06 faixas, 04 teriam que ser destinadas aos ônibus, mas infelizmente não é assim.
‘’Então como é que o cidadão que está no seu carro, mesmo no engarrafamento, vai deixar seu carro, se ele vê ao seu lado o ônibus parado ao seu lado no mesmo congestionamento, agora imagine isso ao contrário’’.
Outras vias da cidade também poderiam receber corredores e faixas exclusivas para ônibus como: Av. Mascarenhas de Moraes, Avenida Norte, Av. Recife, Estrada dos Remédios, Av. Cosme e Viana, Av. Abdias de Carvalho entre outras.
Nota da Prefeitura em seu Site fala apenas da possibilidade de implantação do corredor de ônibus e o resto só fala em ampliação do sistema viário ´´para os carros’’.
Via Mangue - Estão previstos cerca de R$ 553 milhões em recursos provenientes da Prefeitura do Recife e Governo Federal. O investimento irá modernizar a infraestrutura da capital, com obras de urbanização, saneamento e habitação. O novo corredor viário será uma alternativa de tráfego para milhares de pessoas que moram nos bairros da Zona Sul e irá expandir o desenvolvimento econômico de uma região considerada um importante polo de serviços do Recife. Além disso, o empreendimento foi responsável por gerar 1.200 empregos diretos e indiretos. Esses trabalhadores vêm atuando nos seis canteiros de obra, localizados no Cabanga, Aeroclube, Rua Antonio Falcão, Ruas Imperial e nas comunidades Encanta Moça e Jardim Beira Rio.
Além do benefício relacionado à mobilidade urbana, a implantação do corredor viário criará um cinturão de proteção do manguezal do Rio Pina, melhora-se o tráfego nos bairros de Boa Viagem e do Pina, e abre-se a possibilidade de implantação de um corredor exclusivo de ônibus na Avenida Domingos Ferreira, viabilizando o Corredor Norte-Sul. Além das intervenções viárias, o projeto contempla a construção de três habitacionais, que já foram entregues, beneficiando, ao todo, 992 famílias que moravam em palafitas e locais próximos ao trajeto da via.
Blog Meu Transporte
Postado por Meu Transporte às 07:43 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Pernambuco, Reportagem especial, VLT
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