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Em Natal, Licitação mudará todo o sistema de transportes
quarta-feira, 16 de junho de 2010Natal conta hoje com 110 linhas, somando ônibus (86) e opcionais (24). Após a licitação do sistema de transportes, que deve ocorrer até o final deste ano, restarão 48. Essa é uma das definições do Plano de Mobilidade Urbana do Município, entregue à Prefeitura no mês de fevereiro e que passará por uma “modelagem” para servir de base à licitação. De acordo com o secretário adjunto de Transportes da Secretaria de Mobilidade (Semob), Sílvio Medeiros, o resultado final das mudanças será muito favorável aos usuários.
“A concepção do novo plano é criar 27 linhas vicinais, que percorrem bairros próximos, com tarifa diferenciada; e 21 linhas estruturais, que percorrem a cidade. Hoje, existe um desperdício no sistema. As linhas atuais foram criadas na década de 80, quando o destino de viagem do natalense era para o Alecrim, o Centro e a Ribeira. Todo mundo convergia para esses três locais e até hoje os trajetos são os mesmos, porque para mudar ou criar uma linha você precisava licitar, mas não se licita uma linha, se licita o sistema”, explica.
Segundo o secretário, os polos geradores de viagens passaram de três para 13 e agora incluem localidades como Igapó, Felipe Camarão e Ponta Negra. “O mais importante, e que de acordo com o estudo será o de maior crescimento na geração de viagens daqui a alguns anos, é o que fica no quadrilátero entre Bernardo Vieira e Mor Gouveia, Salgado Filho e a avenida do Km 6 (Napoleão Laureano)”, aponta.
Sílvio Medeiros lembra que embora o desejo de viagem dos natalenses tenha mudado e somente 6% da população se desloque para o Centro e a Ribeira, 56% das linhas continuam indo até esses bairros. “A população hoje quer ir para um lado e os ônibus vão para o outro. Esse engessamento do sistema gera desperdício e superposição de linhas”, resume.
Uma máxima comum na zona Norte, de que é mais fácil o morador da região ir até o Midway Mall do que qualquer outra parte da própria zona Norte, é considerada um exemplo clássico dos problemas atuais do sistema. “Hoje a zona Norte tem vida própria e 32% dos usuários de ônibus da região ficam na própria zona Norte”, revela.
Por isso mesmo, das 27 linhas vicinais praticamente metade irá circular naquela região. Serão 13 na zona Norte, 4 na Sul, 6 na Oeste, 2 na Leste e 2 na região central da cidade. “As pequenas distâncias vão ser feitas pelas vicinais, pagando uma tarifa menor. A ideia é termos uma tarifa escalonada, conforme o percurso. Se você pega duas linhas vicinais, é um preço. Se pega uma vicinal e uma estruturante, será outro.”
Uma das metas com as linhas vicinais é atrair para o transporte público parte dos 37% de natalenses que se deslocam a pé para o trabalho, ou os estudos. “É uma média bem acima da nacional, que não chega a 30%, e mais da metade deles (51%) são estudantes. E tanto os alunos, quanto os trabalhadores, muitos preferem ir andando porque o ônibus não faz o percurso que eles desejam, ou porque não tem dinheiro para pagar”, destaca.
Já as linhas estruturantes terão como características atender aos deslocamentos de maior distância, transportando grande quantidade de passageiros com mais velocidade, utilizando faixas exclusivas. “Teremos nessas linhas veículos com maior capacidade, talvez até biarticulados”, cogita Sílvio Medeiros.
Fonte: Tribuna do Norte
Postado por Meu Transporte às 14:30 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Norte
Região leste de São José dos Campos agora integração total de ônibus
Os moradores do distrito de Eugênio de Melo, bairro Galo Branco e adjacências agora podem utilizar a integração total do transporte coletivo da cidade. Os usuários terão acesso às 82 linhas de ônibus.
No dia 10 de maio, o sistema integrado do transporte coletivo foi implantado para os usuários do Campos de São José e mais oito bairros, também da região leste. Para utilizar a integração total das linhas e ir para qualquer bairro da cidade pagando uma só passagem, o usuário deve adquirir o cartão eletrônico.
Para fazer o cartão, é necessário levar a cópia e o original do CPF e documento de identidade e o comprovante de residência. A emissão é feita na hora e a primeira via é de graça.
A integração do transporte coletivo foi uma das reivindicações apresentadas pelos moradores da região leste na audiência pública, realizada pelo prefeito de São José dos Campos e secretários no dia 26 de maio. O encontro foi na Escola Municipal Possidônio José de Freitas, no Galo Branco.
Fonte: VNews
Postado por Meu Transporte às 14:26 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Passagens do transporte coletivo urbano recebem aumento em Araguari-MG
Serviço necessário à população, o transporte coletivo urbano da cidade está mais caro desde segunda-feira, 14. A prefeitura concedeu o reajuste à empresa responsável pelo transporte, Expresso Cidade Araguari. A empresa trabalha com três tarifas: a urbana, que custava R$ 1,80 e a dos dois distritos: Amanhece, cujo preço era R$2,20 e Piracaíba, no valor de R$ 5. Os novos valores para as respectivas tarifas são R$1,90, R$ 2, 60 e R$ 6.
Segundo Fábio Luciano Gomes da Silva, proprietário da empresa Expresso Cidade Araguari, o aumento visa recuperar a condição da empresa de manter a operação do serviço, tendo em vista as alterações salariais de motoristas e cobradores e necessária para que se possa investir na melhoria e expansão das linhas conforme a necessidade em atender a população. “É claro que não é agradável mexer no bolso da pessoa, que muitas vezes não recebe vale transporte em seu serviço. É algo complicado. Geralmente quando se trata de aumento de alguma tarifa, sempre há descontentamento,” ressaltou.
No entanto, existem mecanismos que regem o acréscimo na tarifa, que é pública. Todo ano ela é revisada, e o custo da empresa é apresentado para prefeitura, que a partir daí autoriza ou não o reajuste. Esse processo durou cerca de quatro meses, até que o Departamento de Trânsito da secretaria de Serviços Urbanos aprovasse o acréscimo.
Fonte: Gazeta do Triângulo
Postado por Meu Transporte às 14:21 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Transporte coletivo de Paulínia pode entrar em greve
Representantes da empresa Passaredo e do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Campinas e Região vão se reunir nesta quinta-feira, dia 17, para decidir se haverá ou não, greve dos trabalhadores do setor em Paulínia a partir da próxima segunda-feira, dia 21, por tempo indeterminado.
O sindicato pede vale refeição no valor de R$ 250, salários e cestas básicas iguais a dos trabalhadores de Campinas, convênio odontológico e médico subsidiado a 80% para os titulares e 50% para os dependentes.
A Passaredo já havia feito uma contraproposta, que foi recusada pelos trabalhadores durante assembleia realizada, na segunda-feira, dia 14, na portaria da garagem da empresa em Paulínia.
O sindicato pede vale refeição no valor de R$ 250, salários e cestas básicas iguais a dos trabalhadores de Campinas, convênio odontológico e médico subsidiado a 80% para os titulares e 50% para os dependentes.
A Passaredo já havia feito uma contraproposta, que foi recusada pelos trabalhadores durante assembleia realizada, na segunda-feira, dia 14, na portaria da garagem da empresa em Paulínia.
Fonte: Portal de Paulínia
Postado por Meu Transporte às 14:12 0 comentários
Marcadores: São Paulo
1,2,3,4,5 ........... 9 dias de greve de ônibus em Fortaleza
Tumulto no terminal da Parangaba é resolvido, após confronto entre população e policiais na manhã desta quarta-feira (16). O terminal foi liberado, e os ônibus já podem transitar livremente. Os passageiros foram acalmados com a disponibilização de veículos mais vagos.
Tudo começou com uma manifestação popular pacífica. Os usuários que estavam no terminal da Parangaba ficaram tão revoltados com os prejuízos ao sistema transporte público que partiram para uma ação mais violenta. O resultado foi um confronto sério com a polícia.
Tudo começou com uma manifestação popular pacífica. Os usuários que estavam no terminal da Parangaba ficaram tão revoltados com os prejuízos ao sistema transporte público que partiram para uma ação mais violenta. O resultado foi um confronto sério com a polícia.
A reivindicação ocorreu por conta da radicalização da greve anunciada na última terça (08) pelo Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários e devido a declaração da prefeita Luizianne Lins de que o movimento teria motivação política.
Por volta das 8h, no terminal da Parangaba, passageiros revoltados com a greve dos motoristas bloquearam o tráfego de ônibus e entraram em confronto com a polícia. Foram colocados cavaletes nas entradas do terminal, impedindo a saída dos ônibus, assim como a entrada dos veículos que chegavam ao local.
Paralisação continua
Neste nono dia de greve de motoristas, cobradores e fiscais continuam paralisando as atividades nas garagens e terminais, prejudicando o tráfego dos veículos.
Por volta das 8h, no terminal da Parangaba, passageiros revoltados com a greve dos motoristas bloquearam o tráfego de ônibus e entraram em confronto com a polícia. Foram colocados cavaletes nas entradas do terminal, impedindo a saída dos ônibus, assim como a entrada dos veículos que chegavam ao local.
Paralisação continua
Neste nono dia de greve de motoristas, cobradores e fiscais continuam paralisando as atividades nas garagens e terminais, prejudicando o tráfego dos veículos.
Fonte: Portal Verdesmares
Postado por Meu Transporte às 14:06 1 comentários
Marcadores: Ceára
Prefeitura do Rio vai assumir, no lugar de empresas, racionalização das linhas de ônibus
A prefeitura desistiu de transferir às empresas de ônibus a tarefa de apresentar projetos visando a racionalização das linhas, objeto de críticas quando foi anunciada a licitação do sistema. De acordo com o edital de concorrência, lançado nesta terça-feira, caberá à Secretaria municipal de Transportes formular o plano, que resultará na redução do número de ônibus nas regiões Sul e Norte, na Barra e em Jacarepaguá, bem como no aumento da frota na Zona Oeste. As propostas começarão a ser analisadas em 30 de julho. A expectativa do secretário de Transportes, Alexandre Sansão, é que, em agosto, sejam assinados os contratos e os concessionários comecem a operar. O Rio Ônibus - sindicato que representa as empresas de ônibus municipais - não se manifestou nesta terça-feira.
De acordo com o edital, em 20 anos de concessão das linhas, as passagens pagas pelos usuários somarão R$ 15,9 bilhões. Nesse período, os concessionários deverão investir R$ 1,8 bilhão na melhoria do serviço. Entre as exigências está a instalação, em todos os veículos e em até 24 meses, de GPS e de equipamento para a localização dos ônibus, a cada minuto, interligados à Secretaria de Transportes. Também num prazo de dois anos todos os veículos terão, no mínimo, uma câmera de filmagem. Outra obrigação da concessionária será a de gravar e armazenar, por 72 horas, as imagens gravadas durante o trajeto dos ônibus. Os vencedores da concorrência terão ainda que assumir a manutenção dos terminais e implantar novos pontos de ônibus. Aumento de 30% na frota da Zona Oeste
A aprovação de projeto de lei, pela Câmara de Vereadores, instituindo o bilhete único municipal (R$ 2,40) para os coletivos sem ar condicionado, é condição para a assinatura dos contratos com os consórcios ou empresas vencedores da concorrência. Incluído na licitação, o prazo para implantar o bilhete único será de 30 a 120 dias após a assinatura dos contratos. Os licitantes que se dispuserem a implantar o quanto antes o cartão que garantirá embarque em dois ônibus durante duas horas receberão pontuação maior. Sansão explicou que o reordenamento das linhas só começará após a avaliação do impacto do bilhete único:
- O bilhete único vai mudar o padrão de viagem. Usuários que, agora, pegam um ônibus, para não pagar duas passagens, vão passar a usar dois. - disse o secretário - A intenção é começar a racionalização até o início de 2011, concluindo o processo no fim do ano.
A estimativa de Sansão é de que, pelo menos 20% dos cerca de 1.800 ônibus da Zona Sul e da Grande Tijuca (inclui Grajaú, Vila Isabel, Maracanã e adjacências) e 20% dos coletivos do restante da Zona Norte deixem de circular. Na Barra e em Jacarepaguá, a previsão é de reduzir em 10% a frota de dois mil ônibus. Para a Zona Oeste, a expectativa é de aumentar entre 20% e 30% o atual número de coletivos (1.900).
O secretário alegou que optou por não incluir na licitação as propostas de reordenamento da frota por considerar que 45 dias para elaborar os planos seria um tempo curto para as empresas:
- Além disso, nossa malha é muito complexa, e as empresas de fora poderiam ser prejudicadas. - acrescentou Sansão - De qualquer forma, a proposta anterior não tirava o direito do poder público de intervir. Os licitantes apresentariam os seus projetos, mas continuaria sob a responsabilidade do município fazer todos os ajustes que considerasse necessários.
O edital de licitação divide a cidade em cinco Redes de Transportes Regionais (RTRs), das quais quatro serão Regiões de Exploração a serem licitadas: a Região 2 (Zona Sul e Grande Tijuca); Região 3 (Zona Norte); Região 4 (Baixada de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio); e a Região 5 (Zona Oeste). A Região 1 (Centro) não será licitada, já que, no novo modelo, é considerada área neutra e de uso comum. As empresas têm liberdade de concorrer em duas ou mais regiões, embora só possam assumir uma delas. Contrapartida pode ser paga em 3 anos.
De acordo com o edital, em 20 anos de concessão das linhas, as passagens pagas pelos usuários somarão R$ 15,9 bilhões. Nesse período, os concessionários deverão investir R$ 1,8 bilhão na melhoria do serviço. Entre as exigências está a instalação, em todos os veículos e em até 24 meses, de GPS e de equipamento para a localização dos ônibus, a cada minuto, interligados à Secretaria de Transportes. Também num prazo de dois anos todos os veículos terão, no mínimo, uma câmera de filmagem. Outra obrigação da concessionária será a de gravar e armazenar, por 72 horas, as imagens gravadas durante o trajeto dos ônibus. Os vencedores da concorrência terão ainda que assumir a manutenção dos terminais e implantar novos pontos de ônibus. Aumento de 30% na frota da Zona Oeste
A aprovação de projeto de lei, pela Câmara de Vereadores, instituindo o bilhete único municipal (R$ 2,40) para os coletivos sem ar condicionado, é condição para a assinatura dos contratos com os consórcios ou empresas vencedores da concorrência. Incluído na licitação, o prazo para implantar o bilhete único será de 30 a 120 dias após a assinatura dos contratos. Os licitantes que se dispuserem a implantar o quanto antes o cartão que garantirá embarque em dois ônibus durante duas horas receberão pontuação maior. Sansão explicou que o reordenamento das linhas só começará após a avaliação do impacto do bilhete único:
- O bilhete único vai mudar o padrão de viagem. Usuários que, agora, pegam um ônibus, para não pagar duas passagens, vão passar a usar dois. - disse o secretário - A intenção é começar a racionalização até o início de 2011, concluindo o processo no fim do ano.
A estimativa de Sansão é de que, pelo menos 20% dos cerca de 1.800 ônibus da Zona Sul e da Grande Tijuca (inclui Grajaú, Vila Isabel, Maracanã e adjacências) e 20% dos coletivos do restante da Zona Norte deixem de circular. Na Barra e em Jacarepaguá, a previsão é de reduzir em 10% a frota de dois mil ônibus. Para a Zona Oeste, a expectativa é de aumentar entre 20% e 30% o atual número de coletivos (1.900).
O secretário alegou que optou por não incluir na licitação as propostas de reordenamento da frota por considerar que 45 dias para elaborar os planos seria um tempo curto para as empresas:
- Além disso, nossa malha é muito complexa, e as empresas de fora poderiam ser prejudicadas. - acrescentou Sansão - De qualquer forma, a proposta anterior não tirava o direito do poder público de intervir. Os licitantes apresentariam os seus projetos, mas continuaria sob a responsabilidade do município fazer todos os ajustes que considerasse necessários.
O edital de licitação divide a cidade em cinco Redes de Transportes Regionais (RTRs), das quais quatro serão Regiões de Exploração a serem licitadas: a Região 2 (Zona Sul e Grande Tijuca); Região 3 (Zona Norte); Região 4 (Baixada de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio); e a Região 5 (Zona Oeste). A Região 1 (Centro) não será licitada, já que, no novo modelo, é considerada área neutra e de uso comum. As empresas têm liberdade de concorrer em duas ou mais regiões, embora só possam assumir uma delas. Contrapartida pode ser paga em 3 anos.
As melhores propostas para as quatro áreas serão escolhidas levando em conta critérios de melhor técnica (consórcio com mais condições de assumir as linhas e cumprir as metas) e maior oferta pela outorga da concessão. Não é fixado um valor mínimo para a contrapartida, a ser repassada à prefeitura em 36 parcelas mensais, a partir da assinatura do contrato.
A concessão pode ser renovada por mais 20 anos, também mediante outorga. O edital inclui os três corredores expressos (Bus Rapid Transit, ou BRTs): TransCarioca (ligando a Barra à Penha), TransOeste (entre Barra e Guaratiba) e TransOlímpica (entre Barra e Deodoro). Serão feitos acordos entre os vencedores para operar os BRTs que interligarão áreas distintas da licitação.
Com nove anexos, o edital apresenta cronogramas para todas as mudanças, fixando as metas anuais de renovação da frota, com a obrigação de chegar a 2016 com cem por cento dos veículos dentro do novo padrão. Até as Olimpíadas, toda a frota terá de ter direção hidráulica, suspensão a ar, escadas de acesso rebaixadas e elevador para pessoas com deficiência, motor traseiro (para reduzir a poluição sonora dentro dos coletivos) e carroceria dupla articulada.
O aumento do bilhete único, de acordo com o edital, será anual. Para o cálculo do percentual, serão levados em conta os reajustes de insumos do sistema de transportes, como o do óleo diesel e o da mão de obra. Está prevista ainda revisão do contrato a cada quatro anos.
Ainda conforme o edital, a transferência da concessão ou do controle societário da concessionária, sem que o poder público seja informado com antecedência, implicará o rompimento do contrato. O edital também não estabelece eventuais ressarcimentos para as empresas que hoje exploram o sistema e que não vençam a licitação.
Fonte: O Globo
Postado por Meu Transporte às 00:51 0 comentários
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