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Trilhos do metrô de Salvador passarão por limpeza
quarta-feira, 12 de março de 2014
Os trilhos do metrô de Salvador passarão por um processo de limpeza ainda essa semana. Segundo a assessoria de imprensa da CCR, empresa que detém a concessão do equipamento, uma máquina específica para realizar o esmerilhamento dos trilhos já está na cidade e passa por etapa de calibragem. A assessoria afirmou que, assim que o equipamento estiver devidamente ajustado, a limpeza será iniciada. O processo deve durar 50 dias e não impactará o trânsito nas regiões adjacentes aos trilhos.
Trânsito
Uma outra operação, porém, já está em curso, segundo a a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador).
Uma publicação no Diário Oficial do Município de segunda-feira detalhou a autorização para interdição de uma faixa de tráfego, em vários trechos da Avenida Barros Reis.
Segundo o texto, a operação se faz necessária para "lançamento de pré-moldados para passagem de emergência de pedestres do Elevado Metroviário", e será realizada do dia 6 a 27 desse mês.
As interdições acontecem em sete etapas, quase sempre das 22h às 5h30. Apenas no dia 16 de março o bloqueio permanecerá até às 14h. A assessoria da CCR não deu mais detalhes sobre essa operação.
Trechos interditados
Até o dia 16/3Avenida Barros Reis, na faixa de tráfego à esquerda da pista Rodovia BR-324 / Retiro, no trecho sobre o Elevado Metroviário em frente à Via de acesso a Rua do Bom Juá.
De 23 e 24/3 Via de ligação da Avenida Barros Reis a Rodovia BR - 324, na faixa de tráfego à esquerda, no trecho sobre o Elevado Metroviário em frente à Via de acesso ao Arraial do Retiro.
Por Flávia Faria
Informações: A Tarde Online
Postado por Meu Transporte às 18:34 0 comentários
Marcadores: Bahia, trem/metrô
Licitação das linhas de ônibus de Teresina será publicada nesta sexta (14)
O edital de licitação das linhas de ônibus de Teresina, que deveria ter sido lançado em janeiro, de acordo com a previsão da Prefeitura de Teresina, será publicado nesta sexta-feira (14), no Diário Oficial do Município.
Durante a apresentação do edital, no começo do ano, o prefeito Firmino Filho garantiu que o preço da passagem do ônibus não será reajustado após sua publicação.
A licitação será ofertada na modalidade concorrência, o popular pregão, e terá prazo de concessão definido em 15 anos. Segundo a prefeitura, serão investidos R$ 104 milhões, obtidos por meio de recursos federais do PAC Mobilidade Grandes Cidades.
Melhorias na mobilidade urbana, como a implantação de corredores exclusivos e terminais de integração serão alguns dos benefícios vindouros com a implantação do modelo, que deve entrar em vigor ainda neste ano, segundo expectativa da prefeitura.
Haverá também a construção de oito terminais de integração, três estações de transbordo, uma ponte na Avenida Gil Martins, que, segundo os técnicos da Prefeitura Municipal de Teresina, criará um corredor de tráfego alternativo à própria Frei Serafim, tudo garantido com a disponibilização destes recursos.
Lei da Mobilidade Urbana
Os principais pontos que serão alterados após a licitação dizem respeito ao Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana de Teresina, que só pode ser implantado mediante processo licitatório.
A Lei 12.587/12 – Lei da Mobilidade Urbana – determina que o município só pode receber os recursos do Plano Nacional de Mobilidade Urbana depois da apresentação e aprovação da licitação.
Como Teresina ainda não realizou o processo, o município ainda hoje está impedido de obter os recursos, fato que acaba comprometendo ainda mais a qualidade e eficiência do transporte público da capital, uma vez que não há como receber os recursos para se investir em melhorias.
“Depois da parte técnica concluída, e de feitos ajustes no texto legal da documentação, que já está pronto, ela seguiu para a Secretaria de Administração do Município, e será divulgada nesta sexta-feira, no Diário Oficial do Município”, define o superintendente de Transportes e Trânsito de Teresina, Pang Yen Shiao.
Segundo o diretor de Trânsito e presidente da Comissão de Licitação, Ricardo Freitas, o modelo atual não tem capacidade de expansão, e possui linhas muito longas, portanto, há a necessidade de mudança que passe por uma reformulação complexa, apresentada na licitação.
Ele lembra que o novo sistema envolverá linhas alimentadoras, troncais e intermediárias, e que isso trará frequência, pontualidade, tecnologia, mobilidade ao transporte público.
Empresas e funcionários contratados
O superintendente explica que ele será dividido em quatro lotes que podem ser explorados por empresas individuais ou por consórcio. Os lotes das Zonas Norte, Leste-Centro, Sul e Sudeste, cada um com três terminais de integração, exceto o do Centro, com duas, unirão linhas alimentadoras, troncais e intermediárias, que totalizam 106 linhas.
Com a licitação, as novas empresas vencedoras irão gerir em duas etapas a transição do sistema atual para o novo. “A primeira etapa consiste na transição das atuais empresas para as vencedoras. Mesmo que as vencedoras sejam as atuais, muitas vão mudar de linha, e a forma de transportar os passageiros. Na segunda fase, após a finalização dos primeiros terminais de integração, a rota dos ônibus passará dos bairros para esses pontos, e depois para o centro e outras zonas da cidade.”
Outra promessa do superintendente é a de que as empresas licitadas, no caso de já realizarem o serviço de transporte, que continuarem admitindo os funcionários já contratados, receberão incentivos do Município.
A decisão foi anunciada logo após a polêmica que gerou até uma manifestação de motoristas e cobradores do transporte público, por temerem demissão em massa, quando dos procedimentos e negociações de criação da licitação.
"Existem regras de nota qualitativa, técnica, pra disputar aonde tem uma graduação nesse tipo de atendimento. Vai ter uma regra que vai privilegiar os existentes. Esse tipo de coisa a gente não pode obrigar”, disse Pang.
Por Lyza Freitas
Informações: capitalteresina.com.br
Postado por Meu Transporte às 18:29 0 comentários
Marcadores: Piauí
Ricos estão utilizando mais ônibus e metrô, diz pesquisa
terça-feira, 11 de março de 2014
São Paulo - O que mais chamou a atenção do governo do Estado na divulgação dos resultados da Pesquisa de Mobilidade 2012 foi uma "distribuição de renda" no uso transporte coletivo.
Enquanto houve uma diminuição de 2% nas viagens por modo coletivo entre as pessoas que ganham até R$ 1.244 e entre R$ 1.244 e R$ 2.488 por mês, a pesquisa mostrou crescimento de 6% nas viagens por transporte público feitas por quem ganha mais de R$ 9.330 por mês - e 1% de aumento entre quem ganha entre R$ 4.976 e 9.330.
Houve aumento de 44% no uso de metrô no centro expandido da capital (onde a renda média é maior) contra crescimento no uso do transporte no norte, noroeste e oeste da Região Metropolita (que cresceu, em média, 22%).
"Esse aumento nas classes mais altas, no entanto, não foi suficiente para fazer o porcentual do transporte coletivo crescer mais, porque as classes menos favorecidas usaram mais o transporte individual", disse o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.
"É um indicativo importante para nós porque mostra que, se o transporte for acessível e melhorar, as pessoas migram para o transporte coletivo", ressaltou o secretário.
Por Bruno Ribeiro
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo
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Marcadores: Reportagem especial, São Paulo, trem/metrô
Sistema BRT de Londrina poderá contar com ciclovias e ônibus ecologicamente corretos
Além de integrar Londrina nos sentidos Norte-Sul e Leste-Oeste, o sistema de ônibus em canaletas - o chamado BRT (Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido por Ônibus) - poderá contar com ciclovias e ônibus híbridos ou elétricos. É o que detalhou ao JL o prefeito Alexandre Kireeff (PSD) nesta segunda-feira (10).
Segundo o prefeito, para proporcionar uma mobilidade mais efetiva, além do trânsito em veículos coletivos, as ciclovias do novo sistema irão proporcionar ao usuário que chegue até às estações de embarque e desembarque com bicicletas. “Estamos estudando se o usuário poderá deixar a bicicleta estacionada nas estações ou se será possível ele levar a bicicleta no ônibus”, explicou Kireeff.
Ao todo serão 24 quilômetros de ciclovia instalados paralelamente às canaletas por onde os ônibus irão circular. Cada via será identificada por cor, conforme já ocorre em sistemas de metrô. “Teremos a linha verde, no sentido Norte-Sul, e a linha amarela, no sentido Leste-Oeste”, adiantou o prefeito. Segundo ele, apesar de o sistema ser instalado na superfície, nas ruas de Londrina, ele será análogo a uma estrutura de metrô, já que irá integrar todas as regiões da cidade. “Por mais que uma determinada região não seja diretamente beneficiada pelas supervias Norte-Sul e Leste-Oeste, todas as linhas operantes em Londrina terão alguma forma de integração com o sistema.”
O novo sistema prevê ainda adequações aos terminais urbanos já existentes. Kireeff afirma que o terminais urbanos do Centro da cidade e da Zona Oeste irão sofrer reformulações como ajustes de pistas, entrada e saída de passageiros e plataformas de acesso aos veículos. “Os terminais urbanos, do Centro e da Zona Oeste, não foram construídos pensando no BRT, mas o sistema foi projetado pensando nesses terminais.”
Estações
As 28 estações do Sistema BRT serão instaladas a uma distância de a cerca de um quilômetro de cada. Segundo Kireeff, apesar de inspiradas nas estações tubos de Curitiba, os pontos de embarque e desembarque londrinenses serão construídos em alvenarias e contarão com bancos para que os passageiros possam aguardar de forma confortável o ônibus. No entanto, assim como na capital, os cobradores vão trabalhar nas estações e não mais nos ônibus, como ocorre atualmente.
No projeto apresentado ao Ministério das Cidades o prefeito afirma que as estações foram todas nomeadas por uma questão de apresentação, mas que as identificações, como Terminal Acapulco, Shangri-lá e Sanepar, por exemplo, poderão ser novamente batizados até que o sistema esteja realmente funcionando.
Superbus
O prefeito Alexandre Kireeff afirma que o sistema de ônibus em canaletas deve ser apelidado de Superbus em Londrina. “Ainda estamos discutindo o nome, mas essa sugestão está cada vez mais ganhando apoio. Acreditamos que as pessoas irão falar que vão pegar o ‘Super’. É um jeito simples e simpático”. Na sexta-feira (7), o prefeito chegou a pedir, em seu perfil pessoal no Facebook, sugestões à população para batizar o Sistema.
Kireeff disse ainda que os ônibus do BRT, possivelmente, serão identificados pela cor vermelha, em alusão à bandeira de Londrina e aos ônibus londrinos Routemasters – veículo vermelho de dois andares, símbolo da capital inglesa.
O número de veículos que irão operar no BRT ainda não havia sido definido até esta segunda-feira (10). O prefeito explicou que isso será definido conforme a demanda do período de implantação do sistema.
Por Tatiane Salvatico
Informações: Jornal de Londrina
Postado por Meu Transporte às 22:22 0 comentários
Marcadores: B R T, Bicicletas, Corredores de Ônibus, Paraná
No Recife, Ônibus voltam a trafegar em trecho da Rua Benfica
Os usuários das linhas que trafegam pela Rua Benfica, no bairro da Madalena, devem ficar atentos a mudança de itinerário dos ônibus no sentido cidade/subúrbio. Devido a liberação de um trecho da via, situado entre a Av. Visconde de Albuquerque e a Rua Real da Torre, os ônibus voltarão trafegar no local a partir desta quarta-feira (12).
Com a liberação, as 11 linhas que tiveram seu itinerário alterado por conta da interdição, voltam a realizar o antigo percurso. Com isso, cerca de 66 mil usuários serão beneficiados com um ganho de cinco minutos no tempo de viagem realizada pelo 98 veículos que trafegam pelo local.
Mudança
Apenas no sentido cidade/subúrbio, os ônibus que vinham da Rua Benfica, dobravam à direita na Av. Visconde de Albuquerque, depois à esquerda na Rua José Osório para chegar à Av. Caxangá, agora seguirão direto da Rua Benfica para a Av. Caxangá.
Confira as linhas que sofrerão alteração no trajeto:
412 - SAN MARTIN (LARGO DA PAZ)
415 - SÍTIO DAS PALMEIRAS
421 - TORRÕES
422 - MONSENHOR FABRÍCIO
425 - BARBALHO (DETRAN)
432 - CDU (VÁRZEA)
433 - BRASILIT
437 - CAXANGÁ (CONDE DA BOA VISTA)
442 - JARDIM PRIMAVERA (VALE DAS PEDREIRAS)
445 - TABATINGA
450 - CAMARAGIBE (CONDE DA BOA VISTA)
Em caso de dúvidas, o Grande Recife disponibiliza a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. Lembramos que a CAC funciona todos os dias, das 07h às 19h.
Postado por Meu Transporte às 18:51 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Veja como estão as obras dos BRTs em capitais sede da Copa
Começou a funcionar no fim de semana o sistema de ônibus BRT em Belo Horizonte. É uma promessa de melhorar o trânsito no ano da Copa do Mundo.
Outras cidades também criaram essa faixa exclusiva – mas muitas delas têm problemas.
No novo sistema, os ônibus articulados circulam em via exclusivas para aliviar o trânsito. Mas não é isto que acontece na manhã desta segunda-feira (10), que tem muito congestionamento.
O BRT foi inaugurado em Belo Horizonte no último sábado (7), ainda um pouco improvisado: algumas catracas não funcionaram e muitos passageiros reclamaram da falta de informação.
O BRT faz parte do plano de mobilidade para a Copa e era para ter sido inaugurado em agosto passado. Nesta primeira fase são três linhas que ligam as regiões Nordeste, Centro-Sul e Central.
A etapa final, que vai atender a região do estádio do Mineirão, está prevista para ser inaugurada em maio, às vésperas da Copa.
O Rio de Janeiro tem um BRT em funcionamento e dois em construção. No terminal Alvorada partem os ônibus do BRT Transoeste – o primeiro a ser inaugurado na cidade. São 130 mil passageiros que usam esse transporte que liga a Barra da Tijuca a outros bairros da Zona Oeste.
Os passageiros reclamam da superlotação e dos acidentes. O consórcio diz que treina os motoristas e monitora as viagens para ajustar a oferta de lugares.
Os outros dois corredores em construção são o BRT Transcarioca, que vai ligar a Barra ao Aeroporto do Galeão, está prometido para a Copa do Mundo; e a Transolímpica, que vai ligar a Vila dos Atletas e o Parque Olímpico até o Parque Radical do Rio, onde serão disputadas algumas modalidades, e deve ficar pronta até o final do ano que vem.
Em São Paulo, o prazo para conclusão das obras em volta do estádio onde será a abertura da Copa do Mundo termina no mês que vem. Em Itaquera, na Zona Leste, tem obra para tudo quanto é lado.
A estação do metrô Corinthians-Itaquera, que deve ficar bem movimentada com a Copa, recebe obras de ampliação para facilitar a circulação dos torcedores.
Ruas e avenidas também estão sendo alargadas e um túnel está sendo construído como parte do Complexo Viário Itaquera. Até o momento, 89% das obras estão prontas. E a promessa das empresas é que tudo esteja pronto até abril.
No Recife, o sistema BRT ainda nem começou a funcionar. Serão 170 veículos tipo BRT para transportar 330 mil passageiros por dia. Os testes vão começar a partir do próximo mês porque os corredores para o transporte rápido ainda estão em obras.
Os corredores Norte-Sul e Leste-Oeste ligam várias partes do Recife e da Região Metropolitana a São Lourenço da Mata, onde fica a Arena Pernambuco. Perto da arena tem uma estação de metrô, que funcionou na Copa das Confederações, mas muito lotada. No local está sendo feito um terminal de integração.
Em Recife houve atraso, adiamento nos cronogramas, mas a promessa é de que vai estar tudo pronto até maio, limite estabelecido pela Fifa.
Informações: G1
Postado por Unknown às 09:31 0 comentários
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