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Pedidos de oito estados para mobilidade urbana somam R$ 52 bilhões
sexta-feira, 12 de julho de 2013
O pedido de recursos para investimentos em mobilidade urbana de oito estados somaram R$ 52 bilhões, disse hoje (10) a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. O montante ultrapassa os R$ 50 bilhões liberados para ações de melhoria do transporte público de massa. De acordo com ela, com as propostas apresentadas, o governo vai decidir como será feita a divisão dos recursos, anunciados pela presidenta Dilma Rousseff, no último dia 24, em resposta às manifestações populares por melhorias nos serviços públicos.
“Encerramos esse ciclo [de reuniões] e vamos parar para fazer o balanço”, disse. Segundo ela, ainda está indefinida a origem os recursos para os investimentos e os procedimentos a serem adotados para liberação do dinheiro para os estados.
Ainda falta definir também se outros estados serão ouvidos. Miriam Belquior destacou ainda que o anúncio deve ocorrer em breve e que propostas com projetos prontos terão prioridade. “Aqueles [pedidos] com projetos prontos poderão mais rapidamente se transformar em obras”, comentou.
Durante a manhã, a titular do Planejamento e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, receberam o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o prefeito do Recife, Geraldo Julio. Eles pedem R$ 4,5 bilhões ao governo federal. Estado e prefeitura apresentaram proposta única.
Segundo Eduardo Campos, o pleito contempla investimentos em transporte sobre trilhos (monotrilho), veículo leve sobre trilhos (VLT) e corredores exclusivos para ônibus. O governador enfatizou que todos os projetos apresentados podem ser iniciados até 2014.
“Trouxemos uma proposta que dialoga com o plano diretor de transporte urbano da região metropolitana. Todas essas propostas temos condição de colocar em obras até o primeiro semestre do próximo ano, algumas delas podemos ter obras ainda em 2013”, garantiu.
O encontro marcou o fim da primeira rodada de reuniões entre o governo e estados. Neste primeiro momento, foram recebidos os representantes dos governos do Rio de Janeiro, de São Paulo, da Bahia, do Ceará, de Minas Gerais, do Rio Grande do Sul e do Paraná.
Informações: Agência Brasil
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Marcadores: Alagoas, Ceára, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo
No Recife, Trânsito na Madalena será alterado para cravação das estacas do Túnel da Abolição
A partir deste sábado, 13 de julho, os motoristas que circulam pelo Bairro da Madalena, zona Norte do Recife, deverão ficar atentos às alterações que serão feitas no trânsito local. A partir da 00h, o trecho da Rua Real da Torre, entre os cruzamentos com a Rua José Osório e a Avenida Caxangá, será interditado. Apenas o tráfego local e os coletivos poderão circular na via. A medida é devido ao início da cravação das estacas para construção do Túnel da Abolição, localizado ao lado do Museu de mesmo nome. A construção do túnel, orçado em R$ 16 milhões, é mais uma etapa do Corredor Exclusivo de TRO (Transporte Rápido de Ônibus) do eixo Leste/Oeste, que está sendo implantado do Derby até Camaragibe.
Com a cravação das estacas na Rua Real da Torre, três das quatro faixas localizadas entre a Rua José Osório e a Av. Caxangá ficarão bloqueadas, com isso todos os veículos que desejarem cruzar a Av. Caxangá ou seguir para a Rua Benfica, pela Rua Real da Torre, serão obrigados a desviar na Rua José Osório e retornar pela Av. Caxangá. O acesso ao trecho em obras será exclusivo para os moradores, comerciantes e o transporte público. O acesso ao comércio local será permitido com saídas pelas ruas Lopes de Carvalho, 19 de Novembro ou Av. Caxangá.
Para o secretário Danilo Cabral essa é mais uma etapa importante da obra que vai precisar do apoio da população. “Todos os esforços estão sendo feitos para minimizar os transtornos aos motoristas e usuários de ônibus, mas é importante lembrar que o tráfego na área é muito grande e vamos precisar contar com a compreensão da população”, disse o secretário. As estacas são responsáveis por toda a sustentação do túnel. A cravação será iniciada pela Real da Torre, depois segue pela a Rua João Ivo da Silva e por fim será feita no cruzamento da Caxangá. Só depois dessa fase, que deve durar algo em torno de cinco meses, será feita a escavação e o assentamento da laje de cobertura do Túnel.
Em paralelo a esta etapa da cravação das estacas, serão pavimentadas as quatro faixas da João Ivo da Silva, onde foram demolidos os imóveis. “Com essa via pavimenta, vamos dar mais agilidade ao trânsito no local”, afirma o secretário Danilo Cabral.
O Túnel - Com a construção do Túnel da Abolição, o Governo de Pernambuco espera desafogar o trânsito, considerado como um dos pontos de maior congestionamento do Recife. Atualmente, passam, em média, 4.600 veículos por hora pelo cruzamento da Avenida Caxangá com a Rua Real da Torre. A expectativa é dobrar essa capacidade.O túnel terá 287 metros de extensão e nove de largura, com três faixas de rolamento num sentido único. Ele vai ter início na Rua Real da Torre, ao lado do Museu da Abolição, vai passar por baixo do encontro entre a Rua Benfica e a Avenida Caxangá e sairá pela Rua João Ivo da Silva. A previsão é concluir a obra em janeiro de 2014.
Sinalização – Todas as interdições durante a obra está contando com apoio dos órgãos de trânsito como da CTTU, Detran e BPTran e ainda do Consórcio Grande Recife e a turma do Fom Fom que vão ajudar na orientação aos motoristas e usuários de ônibus. As vias do entorno estarão sinalizadas durante todo o processo. Guardas Municipais estarão na redondeza orientando o trânsito e divulgadores circulando nas vias próximas, nos semáforos, com faixas e panfletos informando aos motoristas sobre a obra e as vias alternativas.
Informações: Sec. das Cidades
Postado por Meu Transporte às 20:22 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Pernambuco
MetrôRio começa a venda de cartões especiais para a Acolhida e a Via Sacra
quinta-feira, 11 de julho de 2013
O MetrôRio iniciou nesta segunda-feira (08/07), a venda de cartões especiais para os dois eventos da Jornada Mundial da Juventude que contarão com a presença do Papa Francisco: a Acolhida e a Via Sacra, que ocorrerão, respectivamente, no dias 25 e 26/07 na Praia de Copacabana. O objetivo é propiciar um deslocamento mais eficiente e tranquilo para os fieis. A venda acontecerá diariamente, até 17/07, entre 9h e 21h, nas bilheterias das estações Pavuna, Del Castilho, Maracanã, Saens Peña, Praça Onze, Central, Carioca, Glória, Flamengo, Botafogo e Siqueira Campos. Entre os dias 18 e 24/07, o cartão será comercializado somente nas estações Pavuna, Maracanã, Praça Onze, Central, Carioca e Glória.
Para a operação, que acontecerá, nos dois dias, entre 12h e 05h, serão disponibilizados 231,9 mil cartões a cada dia, sendo 171,2 mil cartões de ida e volta, 29,3 mil de ida e 31,4 mil de volta. Para a viagem de ida, os usuários terão à sua escolha sete faixas de horário (entre 12h e 19h) e deverão comprar o cartão correspondente a que deseja viajar. A volta acontecerá sem horário marcado, entre 19h e 05h, mas também será com cartão pré-adquirido. A Concessionária recomenda que a compra seja feita o quanto antes, para que o usuário possa planejar melhor o embarque no horário preferido.
Os cartões serão comercializados pelo preço da tarifa do MetrôRio: R$ 3,20 para os cartões de ida ou de volta e R$ 6,40 para os cartões de ida e volta. Cada cliente tem o limite de compra de até 10 cartões. Durante a Operação Especial da Jornada Mundial da Juventude, não será aceito nenhum outro tipo de cartão.
Os passageiros com direito a gratuidade (pessoas com deficiência e maiores de 65 anos), terão, à sua disposição, 13 mil bilhetes especiais. Serão 7 mil para a ida (divididos pelas faixas de horário) e 6 mil para as viagens de volta. O passageiro deverá comparecer a uma das bilheterias especiais e comprovar que faz jus ao direito.
Informações: Metrô Rio
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Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
Prefeitura de Manaus anuncia pacote de projetos para baratear tarifa de ônibus
O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, anunciou um pacote de projetos, na manhã desta quarta (10), para modernização e otimização do sistema de transporte coletivo. Ainda não há data para entrar em vigor. Uma das medidas é que o vale-transporte seja administrado pela prefeitura. Outro benefício aos usuários é que o cartão Passa Fácil poderá passar direto na catraca para que então a prefeitura possa desativar os terminais 1 e 2.
Arthur prometeu exigir também que todos os ônibus tenham câmeras administradas pelo Centro de Controle de Operações do ManausTrans. Foi anunciada ainda a criação de um consórcio operacional para o sistema de transporte coletivo, com acesso a todos os dados e planilhas de custos do Sinetram. Por fim, três projetos serão encaminhados à Camara Municipal de Manaus para a regulamentação dos mototaxistas e dos transportes alternativos e executivos, com previsão de licitação para execução dos serviços.
A intenção é reduzir, a longo prazo, a tarifa de ônibus, hoje ao preço de R$ 2,75 em Manaus. A prefeitura admite que, num primeiro momento, não vai ser possível diminuir o preço da passagem, mas a idéia é otimizar o sistema, resolvendo todas as pendências técnicas para reduzirem a tarifa.
De acordo com Arthur, as medidas devem elevar o Índice de Passageiros por Quilômetro (IPK) de 1.5 para 2.08, igual ao índice de Fortaleza. Na capital do Ceará, a tarifa de ônibus custa R$ 2,20. A meta da prefeitura é cobrar uma valor similar em Manaus futuramente.
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Marcadores: Amazonas
Governo do RS apresenta R$ 4,7 bilhões em projetos de mobilidade
O governo do Rio Grande do Sul apresentou na noite de terça-feira (9), em reunião em Brasília, um conjunto de projetos de mobilidade urbana no valor de R$ 4,7 bilhões. Entre as principais obras estão o metrô de Porto Alegre, para o qual foram solicitados R$ 2,7 bilhões, e ampliações de acessos a áreas mais conturbadas da Região Metropolitana e interior do estado. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, participaram. O encontro faz parte das ações para o Pacto Nacional pelo Transporte Urbano.
Todos os projetos entraram em análise nos Ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão e das Cidades, segundo o governo. "Entendemos que há maior viabilidade para o metrô e para os projetos já inscritos no PAC, mas há um período de avaliação que precisamos aguardar", declarou o governador em exercício, Beto Grill.
O prefeito da capital, José Fortunati, também participou da reunião e solicitou maior aporte financeiro para a construção do metrô. O projeto está baseado em um modelo de integração com os sistemas BRTs (transporte rápido de ônibus) e com o Trensurb. Com extensão de 14,88 km, a primeira fase de implantação do metrô prevê 13 estações, distribuídas entre as proximidades da Esquina Democrática e a Fiergs, na Zona Norte.
O traçado projetado passa pelas avenidas Borges de Medeiros (extensão Rua da Praia), Voluntários da Pátria, Farrapos, Cairú, Brasiliano de Moraes e Assis Brasil.
Os projetos apresentados pelo Rio Grande do Sul
1. Avenida Litoral
2. Caminho do Meio - Porto Alegre/Viamão/Alvorada
3. Avenida Frederico Dhiel - Alvorada/Viamão
4. Estrada da Branquinha - Porto Alegre/Viamão
5. Estrada do Conde - Eldorado/Guaíba
6. Thomaz Edison/Feitoria e Prolongamento da Avenida dos Municípios - São Leopoldo e Novo
Hamburgo
7. Corredor de ônibus na Avenida Getúlio Vargas e outras - Esteio
8. Obras de adequação e qualificação das vias urbanas centrais para transporte coletivo -
Erechim
9. Acesso Principal de Guaíba com obras de adequação e ciclovias na Avenida Dona Furtuosa e
Nestor de Moura Jardim - Guaíba
10. Obras de Mobilidade em Santo Antônio da Patrulha, Nova Santa Rita, Montenegro, Estância
Velha, Capela Santana, Rolante, Taquara, Nova Hartz, Sapiranga
11. Rebaixamento do Trensurb - Canoas
12. Aeromóvel segunda e terceira etapa - Canoas
13. Metrô Porto Alegre
14. Aumento em 30 quilômetros de extensão dos corredores de ônibus da região Metropolitana, já inclusos no PAC Mobilidade
15. Trensurb - Aeromóvel na região norte de Porto Alegre ligando ao existente no trecho do
Aeroporto ao Bairro Humaitá e região da Arena
16. Duplicação da Castelo Branco em 12 quilômetros na entrada de Porto Alegre
17. Obras de Mobilidade para construção de 8 Terminais de transbordo do transporte coletivo - Caxias do Sul
18. Viaduto e adequação de vias no trevo de acesso a Santa Cruz do Sul
19. Obras de Mobilidade em Rio Grande
20. Obras de mobilidade em Passo Fundo
Informações: G1 RS
Postado por Meu Transporte às 23:40 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Motoristas do Rio trocariam carro por ônibus se transporte fosse melhor
Uma pesquisa feita com 1,6 mil pessoas mostrou o tamanho da insatisfação dos passageiros com a qualidade do transporte público no Rio de Janeiro. O estudo também indicou que muitos dos motoristas que hoje congestionam as ruas das grandes cidades trocariam o carro pelo ônibus ou o metrô se o serviço tivesse mais qualidade.
“Os ônibus são muito cheios. Não tem organização de fila, é um tumulto. Coisa de louco”, diz uma passageira.
“Eles querem colocar muita gente dentro, encher o trem”, afirma um homem.
“A gente vive espremido”, diz uma passageira.
“Inclusive tem que empurrar os passageiros para poder fechar a porta”, conta um passageiro.
A superlotação foi um dos principais problemas apontados na pesquisa da organização ‘Rio Como Vamos’: 74% dos passageiros de trem, 72% dos de metrô e 67% dos de ônibus reclamaram do aperto para ir ou voltar do trabalho.
“A gente precisa de um pouco mais de humanidade nos transportes. Um pouco mais de respeito com o trabalhador”, diz o estudante Tiago Parente.
Meio de transporte utilizado por 54% dos cariocas, os ônibus receberam a pior avaliação dos entrevistados. “Por que dá esta nota ruim? Porque estão lotados, porque há uma demora muito grande. A população sente, fica esperando. Quem já não passou por grandes avenidas e viu aquelas imensas filas de pessoas, de braços cruzados, esperando passar o transporte, passar o ônibus?”, afirma a coordenadora da organização Thereza Lobo.
Quem depende do transporte público tem a receita na ponta da língua. “Mais composições e um intervalo máximo de cinco minutos”, diz o maqueiro Julio Andrade.
“Eu acho que todas as estações de trem, de metrô, deveriam ter um banheiro popular para todas as pessoas poderem utilizar”, diz Wildson Damião.
Para um terço dos entrevistados, o trânsito piorou no último ano. Uma das consequências da baixa qualidade do transporte público foi o aumento da venda de automóveis.
Mas os engarrafamentos também cresceram, junto com as despesas extras para a manutenção dos carros. Resultado: a pesquisa também revelou que a maioria dos motoristas até deixaria o carro em casa se houvesse uma opção melhor de transporte.
É o caso do advogado Sérgio Camargo. Faz sete anos que ele não usa nenhum transporte público. “Se melhorasse a condição da rede metroviária e da rede transporte dos ônibus, certamente eu preferiria vir de ônibus, de condução pública porque evitaria todo o transtorno de dirigir, que é um desconforto”, ressalta.
O Metrô-Rio informou que desde fevereiro, 19 novas composições entraram em operação, o que aumentou em 30% a oferta de lugares.
Já a Supervia, que opera os trens, disse que 30 trens, vindos da China, foram comprados pelo estado e já estão em circulação.
Sobre os ônibus, a Secretaria dos Transportes informou que, no segundo semestre, entra em operação um esquema de monitoramento das empresas para identificar e corrigir o problema da superlotação.
Informações: Bom Dia Brasil
Postado por Meu Transporte às 23:37 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
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