Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Quatro ônibus elétricos da frota do transporte coletivo chegam à Porto Alegre

quarta-feira, 24 de abril de 2024

Os quatro primeiros ônibus elétricos que integrarão a frota de ônibus de Porto Alegre foram entregues nesta terça-feira, 23, ao prefeito Sebastião Melo pelas fabricantes Caio/Eletra. Até junho, a Capital terá 12 veículos elétricos circulando nas linhas alimentadoras 178.1 Praia de Belas Elétrica e Linha Integradora.

Os oito veículos que devem chegar nas próximas semanas foram adquiridos pelas operadoras de ônibus junto à Marcopolo. A inclusão de veículos elétricos na frota de ônibus permitirá uma redução da emissão de gases poluentes de mil toneladas ao ano.

“Tornar o sistema de transporte público mais sustentável é uma preocupação global e estamos vendo um avanço se concretizar em nossa capital. É desafiador para as cidades oferecer uma mobilidade humana que polua menos e entregue conforto ao passageiro, ao mesmo passo que mantenha um valor de tarifa que caiba no seu bolso’’ – Prefeito Sebastião Melo.

Durante a entrega, Melo, acompanhado do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, e do diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Pedro Bisch Neto, conheceu o veículo comprado pela empresa Sudeste. O ônibus tem 12,1 metros de comprimento, ar-condicionado, espaço para cadeirante e capacidade para 36 passageiros sentados além de 34 em pé.

A partir de agora, os motoristas que irão operar os veículos passarão por treinamento e serão feitos testes com os veículos sem passageiros nas duas rotas. As duas linhas começarão seus trajetos no Terminal Azenha, passam pelo Terminal Borges de Medeiros, localizado próximo ao Trensurb, retornando ao Terminal Azenha.  Além disso, as garagens da Nortan, Sudeste e VTC, que irão receber a infraestrutura de recarga, passam pela fase de instalação das estruturas que irão carregar os veículos elétricos.

“Entramos em uma fase muito importante desse projeto com a chegada dos primeiros ônibus da frota. As linhas farão uma região mais central, com o objetivo de melhorar a qualidade do ar e pela integração com todos os eixos do transporte que as rotas escolhidas proporcionam”, explica Castro Júnior.

De acordo com a diretora executiva da Eletra, Iêda Oliveira, Porto Alegre é uma cidade com excelentes condições para a implementação de um sistema de transporte público com ônibus elétricos. “Os veículos foram construídos para durar, pelo menos, 15 anos. Pela experiência que temos de mercado, sabemos que o rendimento de um ônibus elétrico em Porto Alegre comparado, por exemplo, com a periferia de São Paulo, é melhor. Esse projeto da prefeitura nos permitirá fazer os ajustes necessários para a melhorar a operação”, comentou a empresária.

Planejamento – Ainda nesta terça-feira, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana reuniu fabricantes, operadores de transporte e equipe técnica para planejar os próximos passos do projeto de eletrificação da frota. Foram avaliados os testes realizados entre 5 de fevereiro e 22 de março, período em que Marcopolo e a Caio/Eletra disponibilizaram um veículo cada para circular na Capital em fase experimental.

Além do compartilhamento de experiências, foram apresentados os números da operação. Nos 45 dias, os veículos realizaram 1.052 viagens e transportaram 30.505 passageiros.

Recarga -  A infraestrutura de recarga está sendo implementada nas garagens da Nortran, Sudeste e VTC. As estações WEMOB Station de 120kW proporcionam segurança e eficiência no processo de recarga. Serão colocadas estações de recarga com capacidade de 180 kW com dois cabos para recarga, com capacidade de recarregar dois ônibus simultaneamente por equipamento com 90 kW de potência cada, ou podem realizar a recarga de um único ônibus em até 180 kW.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre

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Transporte clandestino cresce 54% no Brasil

O transporte de ônibus clandestinos é um problema no Brasil. De janeiro a outubro do ano passado, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autuou 1.287 veículos em todo o país. Todos por não cumprirem algumas normas. O número corresponde a um aumento de 54% sobre as 835 autuações no mesmo período de 2022. Os proprietários dos carros irregulares pagam multa de R$ 7.400 quando flagrados. Mas muitas empresas continuam se arriscando neste mercado.

Para o gerente de unidade da Pássaro Verde, João Holanda, um dos maiores problemas do mercado irregular de transportes é que ele não cumpre os requisitos com os quais as empresas regulamentadas são obrigadas a trabalhar, entre eles idade média de frota, frequência de linha, além de todo um processo estruturado de captação, formação e acompanhamento do motorista. “É importante dizer também que todos os nossos ônibus, no que diz respeito aos passageiros e terceiros, são segurados. Isso significa que diante de qualquer adversidade ou imprevisto na viagem, ninguém fica no prejuízo. Temos ainda – isso no caso da Pássaro Verde - um parque de manutenção, unidades nas principais cidades e sempre nos preocupamos em operar com a renovação da frota. Todo esse rol de práticas resulta em mais segurança.”

Ainda conforme o executivo, as empresas regularizadas contribuem com todas as obrigações trabalhistas/fiscais nos âmbitos municipal, estadual e federal, o que movimenta a economia e gera empregos. “Vale destacar ainda que as operações clandestinas tentam disfarçar a atividade através da prática de fretamento, porém ele [fretamento] também exige regulamentação, que é igualmente negligenciada. Diante de todo esse cenário o passageiro fica muito vulnerável”.

Para dar uma dimensão do quanto o problema é grave, Holanda, faz uma breve comparação: “se um ônibus regulamentado quebra, temos uma estrutura capaz de suprir todos os gargalos causados, desde carros substitutos para transportar o passageiro a acompanhamento e custo com despesas hospitalares, em caso de acidentes. Já no transporte clandestino essas garantias não existem”.

João também reforça que a atuação dos clandestinos contribui, sobretudo, para a deterioração do mercado em virtude do conjunto de práticas que eles não cumprem. “Quando o carro irregular tira um dos nossos passageiros, consequentemente, desequilibra nosso fluxo de caixa. Ficamos catando moeda no chão (uma expressão interna que usamos aqui na Pássaro Verde) para fazer frente aos compromissos que temos e eles não.”

Como se resguardar e canais de denúncia

O gerente de unidade da Pássaro Verde orienta que o melhor caminho para o consumidor não sofrer as consequências provocadas pela falta de cobertura e segurança do transporte clandestino, é sempre buscar os meios oficiais, de empresas com concessão do governo para operar. “Aonde o passageiro for transportado com concessão, obviamente terá garantias. Problemas, naturalmente, podem acontecer em qualquer viagem, mas quando eles ocorrem nas empresas respaldadas pela Lei, o usuário terá suas garantias mantidas. Ninguém, por exemplo, coloca um ônibus para circular em Belo Horizonte se a BHTrans não autorizar, vistoriar o veículo ou souber quem é o motorista e se está com a habilitação em dia, se não tem problemas com multas ou se fez os exames médicos adequados.”

Por fim, a recomendação de Holanda para quem tem conhecimento de uma frota clandestina e quer denunciá-la, é recorrer, no âmbito estadual, ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Na esfera interestadual, o órgão responsável por fiscalizar e punir irregularidades é a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Já a nível municipal é acionar a prefeitura. “Vale se certificar ainda sobre a lisura das empresas. A grande maioria das viações sérias possuem sites de compra com todas as informações sobre vendas de passagens, parcelamento, normas de segurança e seguros. É bem melhor pagar um pouco mais caro, mas viajar de forma segura e amparada pela Lei, do que achar que está economizando e pagar com a vida”, finaliza.

Informações: ANTT
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Grande Recife Consórcio de Transporte fiscaliza ônibus no Cais de Santa Rita

Com objetivo de garantir maior conforto no deslocamento nos ônibus da Região Metropolitana do Recife – RMR, técnicos da Gerência de Fiscalização do Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, estiveram no Terminal Cais de Santa Rita, quando realizaram inspeção nos ônibus que param naquele terminal. A ação teve como foco o funcionamento do ar-condicionado nos veículos, uma vez que, o Brasil enfrenta uma onda de calor em vários estados, e consequentemente, a perspectiva é de altas temperaturas pela frente.
No local, as equipes verificaram a funcionalidade da plataforma elevatória veicular – PEV, dos botões e cordas de parada, e conservação dos assentos. Além disso, conversam diariamente com os operadores e verificando in loco a situação dos ônibus. Ao ser constatada alguma irregularidade, os fiscais orientaram o prosseguimento da linha e o veículo será recolhido para manutenção ao final da viagem, e, após sanar o problema, o equipamento voltará a operar em perfeitas condições.

Para o Diretor-Presidente do CTM, Matheus Freitas, as ações de inspeção nas ruas e garagens fazem parte da rotina diária da equipe de fiscalização. “Orientamos as empresas que, à medida que as manutenções acontecerem, imediatamente os veículos passem a circular com o ar-condicionado ligado. Estamos sempre fiscalizando os terminais, e, devido ao aumento nas temperaturas, analisamos a necessidade de ter uma ação mais corriqueira”.

Em caso de dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511/5518.

Informações: GRCT

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Em Porto Alegre, Carris incorpora 10 novos ônibus na frota


A privatizada Carris incorporou 10 novos coletivos na frota. Os primeiros coletivos começaram a circular, de acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, nesta segunda-feira (22).

Os novos ônibus irão atender a linha 343 – Campus Ipiranga e algumas viagens da 353 – Ipiranga/PUC/UFRGS.

Os coletivos fazem parte de uma obrigação contratual da vencedora do leilão da Carris. Ao todo, a Empresa de Transportes Coletivos Viamão precisa adquirir 62 ônibus novos no primeiro ano de concessão. Seis desses veículos são articulados, para operação em linhas de maior demanda, como as Transversais.

Os veículos precisam ser equipados com ar-condicionado, GPS, suspensão a ar e quatro câmeras de segurança. As imagens do sistema de monitoramento precisam ser acessíveis ao motorista pelo painel do coletivo.

Informações: Agora RS

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SPTrans mudará linhas em pontos do Terminal Jd. Ângela


A SPTrans informa que as linhas 737A/10 e N703/11, ambas denominadas Term. Jd. Ângela - Term. Sto. Amaro, terão mudança de ponto na mesma plataforma devido à realização de obras no Terminal Jardim Ângela, a partir de segunda-feira (29). Já as linhas 677A/10 Term. Jd. Ângela – Itaim Bibi, 6008/41 Term. Jd. Ângela – Jd. Copacabana e 7049/10 Pq. do Lago – Term. Campo Limpo permanecerão remanejadas, atendendo na Plataforma 1.

Confira as mudanças:

Linhas da Plataforma 3 que terão mudança de ponto:

737A/10 Term. Jd. Ângela – Term. Sto. Amaro - PMV 2
N703/11 Term. Jd. Ângela –Term. Sto. Amaro - PMV 2

Linhas que permanecerão remanejadas

Plataforma 1

677A/10 Term. Jd. Ângela – Itaim Bibi -  PMV 7
6008/41 Term. Jd. Ângela – Jd. Copacabana -  PMV 4  
7049/10 Pq. do Lago – Term. Campo Limpo –  PMV 4

Informações: SPTrans

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EMTU aumenta 41 viagens em linhas que atendem Santana de Parnaíba e Francisco Morato

A partir desta segunda-feira (22/04), a EMTU amplia o atendimento de cinco linhas metropolitanas que circulam em Santana de Parnaíba, Francisco Morato, Jandira, Franco da Rocha e São Paulo.

Os serviços, operados pelas concessionárias Anhanguera, terão acréscimo nos dias úteis de 41 viagens no total e de cinco ônibus, beneficiando 14 mil passageiros que utilizam as linhas diariamente.

A reprogramação foi realizada com base nos monitoramentos diários feitos pelos setores de planejamento e fiscalização da EMTU, e nas informações obtidas pelo Centro de Gestão e Supervisão da empresa, que acompanha a operação dos ônibus intermunicipais em tempo real.

Os passageiros podem consultar os novos horários das linhas pelo site ou aplicativo EMTU

Oficial, disponível para iOS e Android.

Confira as linhas que terão reforço nas viagens:

852 - Francisco Morato (centro)/Santana de Parnaíba (Terminal Rodoviário da Fazendinha)

346 - Jandira (Jardim Nossa Senhora de Fátima)/ Santana de Parnaíba (Terminal Rodoviário Alphaville)

352 - Santana de Parnaíba (Cidade de São Pedro)/ São Paulo (Lapa)

216 - Francisco Morato (Jardim da Alegria)/ Franco da Rocha (Centro)

386 - Santana de Parnaíba (Várzea De Souza)/ São Paulo (Pinheiros)

Informações: EMTU SP


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Recife: Obras no pavimento alteram paradas na Conde da Boa Vista

segunda-feira, 22 de abril de 2024

O Governo do Estado, por meio do Grande Recife Consórcio de Transporte – CTM, informa que a partir de hoje (22), na Av. Conde da Boa Vista, sentido cidade/subúrbio, no trecho ao lado da Estação de BRT Rua do Hospício – Engenheiro Pelópidas Silveira, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana – Emlurb, começa a realizar reposição de novas placas em concreto no pavimento da via. Em virtude das obras, Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife – CTTU, realizou a interdição total daquela área por um período previsto de 15 a 20 dias. Durante a interdição, a Estação de BRT Rua do Hospício – Engenheiro Pelópidas Silveira está desativada.

Com o objetivo de amenizar o impacto para os usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife – STPP/RMR, foi transformada provisoriamente mão dupla, sentido subúrbio/cidade, no trecho da Av. Conde da Boa Vista, para que os ônibus das 36 linhas (além de algumas linhas BACURAU) realizem desvio pelo contra-fluxo criado, acessando este trecho na interseção com a Rua do Hospício, e retornando à pista com fluxo normal (da direita), sentido subúrbio, logo após a Estação de BRT.

Linhas afetadas devido a interdição provisória do sentido cidade/subúrbio da Av. Conde da Boa Vista são:

014 – BRASÍLIA (CONDE DA BOA VISTA)
032 – SETÚBAL (CONDE DA BOA VISTA)
041 – SETÚBAL (OPCIONAL)
061 – PIEDADE
064 – PIEDADE (OPCIONAL)
071 – CANDEIAS
101 – CIRCULAR (CONDE DA BOA VISTA / RUA DO SOL)
121 – VILA DA SUDENE
168 – TI TANCREDO NEVES (CONDE DA BOA VISTA)
185 – TI CABO – Via UNICAP
214 – UR-02 / IBURA (OPCIONAL)
224 – UR-011 / JORDÃO (OPCIONAL)
243 – VILA DOIS CARNEIROS – VIA CAIS DE SANTA RITA
311 – BONGI (AFOGADOS)
313 – SAN MARTIN (ABDIAS DE CARVALHO)
314 – MANGUEIRA
315 – BONGI
321 – JARDIM SÃO PAULO (ABDIAS DE CARVALHO)
324 – JARDIM SAO PAULO (PIRACICABA)
331 – TOTÓ (JARDIM PLANALTO)
341 – CURADO I
342 – CURADOS (OPCIONAL)
346 – TI TIP (CONDE DA BOA VISTA)
411 – PLAZA SHOPPING (CONDE DA BOA VISTA)
414 – TORRE
516 – CASA AMARELA (TORRE/RECIFE ANTIGO)
521 – ALTO SANTA ISABEL (CONDE DA BOA VISTA)
524 – SÍTIO DOS PINTOS (DOIS IRMÃOS)
624 – BREJO (CONDE DA BOA VISTA)
644 – LARGO DO MARACANÃ (CONDE DA BOA VISTA)
741 – DOIS UNIDOS (BEBERIBE)
1981 – TI RIO DOCE (CONDE DA BOA VISTA)
2437 – TI CAXANGÁ (CONDE DA BOA VISTA) – BRT
2441 – TI CDU (CONDE DA BOA VISTA) – BRT
2444 – TI GETÚLIO VARGAS (CONDE DA BOA VISTA) – BRT
2450 – TI CAMARAGIBE (CONDE DA BOA VISTA) – BRT

Com a interdição, foi necessário desativar temporariamente a parada seletiva – PED, nº 180305 localizada defronte a Loja C&A. Com isso, os usuários terão as opções das paradas em frente ao Empresarial Pessoa de Melo, Shopping Place, nº 50 (Parada SELETIVA nº 180300); em frente ao Bradesco, nº 126 (Parada SELETIVA nº 180301); em frente ao Edf. Sion, nº 170 (Parada SELETIVA nº 180303); em frente ao Edifício Pirapama, nº 250-B (Parada SELETIVA nº 180304); e em frente ao Banco do Nordeste (Parada SELETIVA nº 180307).

As linhas atendidas na PED nº 180305 têm essas opções:

243 – VILA DOIS CARNEIROS – VIA CAIS SANTA RITA – Opções PED 180301e PED 180307

311 – BONGI (AFOGADOS) – Opções PED 180303 e PED 180307

313 – SAN MARTIN (ABDIAS DE CARVALHO) – Opções PED 180300 e PED 180307

314 – MANGUEIRA – Opções PED 180303 e PED 180307

315 – BONGI – Opções PED 180303 e PED 180307

321 – JARDIM SÃO PAULO (ABDIAS DE CARVALHO) – Opções PED 180300 e PED 180307

324 – JARDIM SAO PAULO (PIRACICABA) – Opções PED 180300 e PED 180307

331 – TOTÓ (JARDIM PLANALTO) – Opções PED 180303 e PED 180307

341 – CURADO I – Opções PED 180303 e PED 180307

342 – CURADOS (OPCIONAL) – Opções PED 180303 e PED 180307

346 – TI TIP (CONDE DA BOA VISTA) – Opções PED 180303 e PED 180307

411 – PLAZA SHOPPING (CONDE DA BOA VISTA) – Opções PED 180304 e PED 180307

414 – TORRE – Opções PED 180301 e PED 180307

516 – CASA AMARELA (TORRE/RECIFE ANTIGO) – Opções PED 180304 e PED 180307

521 – ALTO SANTA ISABEL (CONDE DA BOA VISTA) – Opções PED 180304 e PED 180307

524 – SÍTIO DOS PINTOS (DOIS IRMÃOS) – Opções PED 180304 e PED 180307

624 – BREJO (CONDE DA BOA VISTA) – Opções PED 180304 e PED 180307

644 – LARGO DO MARACANÃ (CDE. DA BOA VISTA) – Opções PED 180304 e PED 180307

741 – DOIS UNIDOS (BEBERIBE) – Opções PED 180304 e PED 180307

1981 – TI RIO DOCE (CONDE DA BOA VISTA) – Opções PED 180300 e PED 180307

Em caso de dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511/5518.
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Tarifa zero aumenta número de passageiros, mostra estudo da NTU

domingo, 21 de abril de 2024

Estudo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) mostra um aumento significativo no número de passageiros nas localidades onde foi implementada a tarifa zero no transporte coletivo público. No total, segundo a pesquisa, há 106 municípios no país que reúnem mais de 5 milhões de habitantes em que não há nenhuma cobrança no transporte urbano de ônibus, a tarifa zero universal.

O levantamento comparou a quantidade de passageiros antes e depois da adoção do passe livre em 12 cidades. Em todos os municípios pesquisados houve elevação significativa na demanda por viagens de ônibus, que variou de 33% a 371%.

Entre as cidades pesquisadas estão Caucaia (CE), que adotou a tarifa zero em 2021, e 2 anos depois viu o número de passageiros subir 371%, de 510 mil mensais para 2,4 milhões mensais. Luziânia (GO) teve elevação de 202% no número de passageiros em um período de 2 meses, de 4,3 mil por dia, em outubro de 2023, quando adotou o passe livre, para 13 mil por dia, em dezembro de 2023.  

Maricá (RJ) teve aumento de 144% após três anos da adoção da tarifa zero; Ibirité (MG), de 106%, após três meses; São Caetano do Sul (SP), de 218%, após quatro meses; Paranaguá (PR), de 146%, após um ano; Balneário Camboriú (SC), de 43%, após seis meses; Itapeva (SP), de 267%, após um ano e meio; Cianorte (PR), de 99%, após um ano; Lins (SP), de 150%, após um mês; Mariana (MG), de 145%, após dois anos; e Santa Isabel (SP), de 33%, após um ano e meio.

Mais sobre o tema Tarifa Zero

“O aumento da demanda indica o potencial de uso do transporte público pela população. A tarifa zero promove uma maior mobilidade e acessibilidade, facilitando deslocamentos para as atividades essenciais no ambiente urbano, em diferentes horários do dia, não só em horário de pico”, avalia o diretor executivo da NTU, Francisco Christovam.

“Esse aumento da demanda precisa ser considerado pela prefeitura que planeja adotar a tarifa zero. Não basta ter recursos para cobrir o custo atual, é preciso avaliar a necessidade de aumento da frota e definir fontes permanentes de recursos, para que a tarifa zero tenha sustentação”, acrescentou Christovam. 

Informações: Isto É Dinheiro

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