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Motoristas e cobradores de SP decidem parar por três horas nesta quarta

terça-feira, 30 de julho de 2019

Motoristas e cobradores do transporte coletivo da capital paulista decidiram nesta segunda (29), em assembleia da categoria, que farão uma paralisação de três horas nos terminais de ônibus na manhã de quarta-feira (31).

Segundo o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, os ônibus deixarão de circular a partir das 9h.

A decisão dos motoristas e cobradores de ônibus é um protesto contra o que o sindicato classificou de “desmonte” do sistema de transporte público pelo prefeito da capital, Bruno Covas. “A preocupação no meio da categoria cresce na medida em que o prefeito Bruno Covas coloca em prática o “desmonte” do sistema de transporte público, com a redução da frota de ônibus, restruturação das linhas estruturais e locais, bem como, a extinção da função do cobrador”, destacou em nota, o sindicato.

Além da paralisação, a categoria decidiu fazer na quarta-feira à tarde uma passeata pelas principais vias da capital paulista, passando pela Avenida Paulista e Rua da Consolação, deslocando-se até a sede da prefeitura, no centro da cidade.

Em nota, a prefeitura informou que acompanha a movimentação do sindicato e disse que “fará todos os esforços para garantir o deslocamento da população”.

Informações: Exame Abril


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No Recife, Campanha “E se fosse você?” mostra dificuldades enfrentadas por idosos e pessoas com deficiência nos ônibus

A Inclusão e a empatia foram desenvolvidas nesta terça-feira (30) por mais uma ação “E se fosse você?”. Desta vez, a campanha foi realizada na Associação de Moradores do Conjunto Beira Mar, localizado em Paulista. A iniciativa tem como objetivo a conscientização da população e profissionais do transporte sobre as dificuldades enfrentadas por idosos e pessoas com deficiência nos ônibus.

Durante a ação, a equipe educativa da Gerência de Relacionamento do Consórcio (GERE) convidou as lideranças comunitárias do local a passarem por simulações dos diversos tipos de deficiência utilizando muletas, cadeiras de rodas, abafadores, óculos e muletas. Além disso, foram utilizados pesos nos braços e nas pernas com o intuito de aumentar a dificuldade na locomoção.

Para o gerente de Relacionamento do Consórcio, Marcus Petrônio Iglesias, a ação visa atingir as comunidades e suas lideranças, estreitando o relacionamento com o Grande Recife. “É importante que o Grande Recife obtenha esse contato permanente com a comunidade, para a construção de um transporte público melhor ouvindo a sociedade”, disse.

Além de vivenciar as situações que os idosos e pessoas com deficiência passam diariamente, a população recebeu dicas de higiene bucal com os representantes da Secretaria de Educação de Paulista, a oportunidade de entregar o currículo para a empresa operadora Conorte e orientação profissional com os representantes do Grupo Ser Educacional.

Informações: GRCT



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Linha 17 recebe maior passarela em monotrilho

Neste fim de semana foi instalada uma das maiores passarelas, com 57 metros de extensão e 270 toneladas, na futura estação Chucri Zaidan. É a sexta de um total de dez que serão colocadas ao longo da linha 17 – ouro.

O Metrô já realizou o lançamento de duas passarelas da estação Brooklin Paulista, duas da estação Vereador José Diniz e uma da estação Campo Belo.

Este primeiro trecho da linha 17 ligará a estação Morumbi, da linha 9 – esmeralda, da CPTM, ao Aeroporto de Congonhas, passando pela linha 5 – lilás, do Metrô, na estação Campo Belo. Por enquanto, devido novas licitações que necessitam ser feitas, não há prazo para entrega deste trecho.

Informações: ViaTrolebus


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Prefeitura de São Paulo vai tirar 144 ônibus das ruas

A partir da próxima quinta-feira (1º), os paulistanos não poderão mais contar com pelo menos 144 ônibus de diversas empresas, que deixarão de circular pela cidade. A prefeitura iniciou a redução da frota, prevista nos novos contratos com as empresas que operam na capital paulista, embora ainda esteja firmando contratos emergenciais. O número pode ser ainda maior porque nem todas as Ordens de Serviço Operacional (OSO) da São Paulo Transporte (SPTrans) estão disponíveis para consulta. A redução se dá em comparação com o número de veículos em operação até 31 de maio, antes do período de férias escolares.

Na região de Perus, zona noroeste da capital, o Consórcio Bandeirante (Área 1, ônibus verde-claro) terá diminuição de 830 para 808 veículos. Na zona norte, a Sambaíba (Área 2, ônibus azul escuro) vai ter redução de 1.183 para 1.165. A MobiBrasil (Área 6, ônibus azul claro), que opera na região do Grajaú, vai de 540 para 531 veículos. Na zona oeste, (Área 8, laranja) a Viação Gatusa passa de 226 para 213, a KBPX de 240 para 224 e a Campo Belo, de 497 para 469. E a na região do Capão Redondo (Área 7, vinho), as viações Gato Preto e Transpass, que operavam juntas com 785 ônibus, agora operam separadas, com 747 veículos no total.

Sobre outras empresas que operam nas zonas sul, leste e sudeste, não é possível saber se houve redução de veículos. Em nota, a SPTrans admitiu os cortes e alegou que a mudança – que diz acompanhar a expansão das linhas do Metrô – não vai prejudicar a população. “A programação das linhas não é feita baseada na quantidade de veículos, mas nos intervalos programados para cada trajeto. As linhas têm suas programações de partidas ajustadas periodicamente com base nas oscilações de suas demandas, mas sempre obedecendo a critérios de oferta de transporte e de lugares estabelecidos para o sistema”.

As OSO constantes dos novos contratos emergenciais tratam do total de veículos que devem ser colocados à disposição pelas empresas de ônibus e não definem em que linhas eles devem operar. Desde 2013 a frota de ônibus da capital paulista vem sendo reduzida constantemente. Naquele ano, havia 15.025 veículos operando na cidade. Em 2018 eram 14.458. E a meta da nova licitação é chegar a 12.667. Os contratos, no entanto, deixam brechas para reduções ainda maiores nos próximos meses.

Conforme a RBA revelou no final de 2017, a nova licitação definia a redução do número total de ônibus no sistema de 13.603 para 12.667 veículos. Além disso, o edital previa a extinção de 149 linhas e redução da extensão de outras 134. A prefeitura justifica que, apesar dessas reduções, a oferta de lugares vai subir em 100 mil assentos, de 1 milhão para 1,1 milhão e a cobertura da rede de transporte vai aumentar de 4.680 para 5.100 quilômetros. Desde o início da gestão do ex-prefeito e atual governador paulista, João Doria, do qual o atual prefeito Bruno Covas era vice, foram extintas ou alteradas mais de cem linhas.

Informações: Rede Brasil Atual


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